Powered By Gambiarra - 110V -> 220v ?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jun/16
· votar


macaco veio

"Exemplo, tive problema com um 3 em 1 sony (anos 80) que insistia em queimar o IC STk450 por excesso de tensao por causa do 127V"

A Tensão no Brasi, em muitas cidades, têm uma distribuição ruim, porca. Um sistema de cabeamento antigo e um "sistema de compensação" antiguado e sucateado.

Ainda que muitas companhias digam "não ser possível", já medi fase com 130V a 133V... e não foi uma vez só não!

A coisa chega a ser indecente pelo preço de energia que pagamos no País.

Para um País com a bacia hidrográfica que temos e as usinas que temos uma das energias elétricas mais caras do mundo, 45% acima da média mundial.

Nossa energia é 3 vezes mais cara que a dos EUA.

Como um País pretende ser competitivo com energia elétrica de má qualidade (sistema distribuição) e a este custo?

Cup Noodles
Veterano
# jun/16
· votar


Falando na Gambiarra das rodinhas


Olha como ficou.

Foto




Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Esse amp é pequeno, e vc colocou rodinhas nele!?

A.Sim
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: A.Sim
· votar


Olá a todos :

Achei um excelente artigo sobre a história da energia elétrica nos brasis:

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-arti gos-e-materias-relacionadas/244-padroes-brasileiros.html

Duas ressalvas quanto ao texto :

a) "A padronização" , parágrafo 3o. :

Há registros de uniformizações estaduais, como a que aconteceu no Rio Grande do Sul. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), concessionária daquele Estado, cerca de quatro anos após a data do primeiro decreto-lei, alterou a frequência adotada nas poucas cidades rio-grandenses que operavam em 60 Hz para 50 Hz, a exemplo de Caxias do Sul, Garibaldi, Tupanciretã e Rio Grande. Por outro lado, algumas concessionárias de outros estados, em especial do Centro-Sul, continuaram a operar em 60 ciclos por segundo. Conforme o folheto explicativo da CEEE, a frequência foi mantida “devido principalmente às dificuldades criadas pela Segunda Guerra Mundial e, depois de terminado o conflito, continuaram a expandir-se na mesma frequência”.

Segundo me foi ensinado ( no curso técnico ainda ), uma das primeiras iniciativas da CEEE, ao ser formada, foi unificar a frequência em 60 Hz. São Leopoldo e muitas outras cidades, que eram 50 Hz, foram passadas para 60 Hz e isso gerou renda para os torneiros mecânicos, com o serviço de rebaixar a polia escalonada dos motores de toca-disco.

b) os três transformadores no poste, conforme narrado em postagem anterior :

Em São Paulo, por exemplo, existiam três faixas de tensão: 208 V/120 V, na região central da cidade, onde há uma instalação subterrânea; 230 V/115 V, o chamado sistema híbrido; e 220 V/ 127 V. Nas regiões em que havia consumidores residenciais e industriais na mesma área, a São Paulo Light adotava um sistema híbrido que fornecia energia trifásica em 230 V e monofásica em 115 V ou 230 V. Nesse ponto, Duílio relata que “os transformadores trifásicos ou bancos de transformadores monofásicos tinham um ponto central em um dos secundários que não era o neutro. Deste enrolamento ou deste transformador com ponto central saíam as alimentações para as residências e do conjunto de transformadores (ou de um transformador trifásico) saíam as tensões trifásicas para as oficinas e fábricas”.

Algumas fábricas recebiam, então, os dois sistemas: 230 V/115 V, para iluminação, e 230 V, trifásico, para as máquinas. Essas diversas faixas de distribuição, entretanto, geravam confusão e alguns choques aconteciam. Especialmente quando uma pessoa pegava um fio direto do trifásico (em 230 V) e um terra e aplicava a um novo circuito, com cerca de 180 V entre fase e neutro. Isso gerava a queima de lâmpadas e de pequenos aparelhos monofásicos.


Para a escolha de 60 Hz como padrão nacional, também vale mencionar a influência da vinda do sistema M de TV para o Brasil em 1956, o qual evoluiu para o PAL-M em 1973. Nesses sistemas, a frequência de campo é de 60 Hz. Um aparelho de TV que opere num sistema desses, ligado numa rede de 50 Hz, vai sofrer dois efeitos nefastos :

1 - uma barra na imagem que se movimenta no sentido vertical, causada pelo ripple da fonte ( lembre que os aparelhos da época eram valvulados, sem fonte regulada e, muitas vezes, com filtragem deficiente );
2 - a tela "pisca" desagradavelmente, impossibilitando assistir TV com a iluminação ligada.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Essa "ligação com ponto central", nada mais é que ligação em estrela. E quanto ao caso da TV, poderia falar mais das causas disso?

A.Sim
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: A.Sim
· votar


Olá, Ismah :

A ligação com ponto central não é o centro da estrela. Em ambos os casos citados ( transformador trifásico e três transformadores independentes ) os secundários são ligados em triângulo. Essa é a causa do problema descrito no texto. Leia a minha postagem anterior de 18/06. O ponto central é o meio de um dos secundários do transformador trifásico, ou o meio do enrolamento secundário do transformador "maior ".

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Pois é, estava já pensando no secundário, donde saem 4 fios não?

A.Sim
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: A.Sim
· votar


Olá, Ismah :

Sim, saem quatro fios. Os transformadores que usamos hoje têm o secundário em estrela; três fios correspondendo às três pontas dos secundários e o quarto fio é o centro da estrela, que é o neutro e é aterrado.

No sistema descrito, os secundários estão em triângulo. Saem três fios, correspondentes às pontas do triângulo, mais o fio da derivação central de um dos secundários, que não é o "neutro" exatamente, mas que decerto é, também, aterrado.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Esse sim dá sentido ao nome do tópico... Mas não refletiria em uma tensão final de 127+63,5*Sin120, coisa de 165 V por fase neutro?

A.Sim
Membro Novato
# ago/16
· votar


Olá, Ismah :

Sendo:

a) 230 V a tensão de cada secundário;
b) R, S e T as pontas do triângulo;
c) N a derivação central do secundário R - S

teremos :

a) as três tensões trifásicas
R - S = 230 V
S - T = 230 V
T - R = 230 V

b) as três tensões monofásicas
R - S = 230 V
R - N = 115 V
N - S = 115 V

Aparece ainda uma sexta tensão T - N = 230 cos 30o = 200 V

Ismah
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ismah
· votar


Entendi onde está meu erro. Só não entendi de onde saiu o cosd30º...

EDIT: entendi sim, Cosd30 = Sind120.

A.Sim
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: A.Sim
· votar


Olá, Ismah :

O ângulo de 30 graus representa a metade do vértice da fase T. Desenha o triângulo que vais vê-lo.

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Essa parada foge do meu conhecimento...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Powered By Gambiarra - 110V -> 220v ?