Microfonar caixas KeenWood de Micro System

    Autor Mensagem
    mvrasseli
    Veterano
    # jun/16


    Tenho aqui em casa umas caixas passivas que estavam prestes a ir para o lixo a alguns anos atrás. Elas ficam ligadas num amplificador xing-ling Lepy que de vez em quando uso para ouvir áudio e como falante para a guitarra. Daí veio a idéia de microfonar a guitarra para ver se o resultado ficava semelhante às centenas de plugins free que já tinha usado para simulação, mas sempre via que faltava alguma coisa, sempre dava pra ver que tinha um resquício daquele som de linha.
    Aí microfonei a caixa com um TGX 48 da Beyerdynamic, que eu acho que ajudou bastante no resultado final e por incrível que pareça, com o setup quase todo xing-ling que usei para gravar o resultado ficou melhor dos que o que eu consigo quando gravo tudo em linha e coloco simulações de equipamentos hi-fi.

    O que usei foi a guitarra Tagima série especial fabricada na China, ligada num PG-2 da NUX(chinesa) daí pra um MIC100 da Behringer que vai para o amplificador, um Lepy(também xing-ling), daí para as caixas Keenwood. Se for colocar em valores, acho que o equipamento todo que usei, comprando usado, não vale R$1000,00. As únicas duas coisas que são um pouco mais caros e que por um acaso são o que "salvaram" a gravação são o TG-X 48 e o MIC100, isso porque o som que saí do PG-2 é bem fraquinho, tanto no clean quanto com overdrive e os efeitos são bem fuleragem também. O reverb botei no computador, foi um VST free bem antigo mas que gosto do som e das configurações dele, o Ambience.

    Taí o resultado:
    https://app.box.com/s/joindwr3ds73a2o6s2vmhxj0e3bdq3vhhttps://app.box. com/s/joindwr3ds73a2o6s2vmhxj0e3bdq3vh

    Tou achando que se aprimorar a técnica tem como até como fazer alguma coisa "decente" com essa configuração.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Cara, microfonação tem certos segredos, como por exemplo a cápsula, o globo etc...

    Comece por tirar COM CUIDADO, o globo do teu mic, vais ter uma segunda opinião do que o sistema pode fazer.

    Senti falta de graves, pode ser que tua referência esteja entregando graves demais.

    Faça um teste com o clip do próprio MIC 100, talvez dê um resultado bom.

    De resto divirta-se, tens muito pra aprender com isso :)

    mvrasseli
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Ismah
    Fiz alguns testes sem a cápsula mas acho que nesse microfone não faz muita diferença, ou talvez foram só meus ouvidos... Quanto aos graves, eu fiz um passa alta para colocar mais instrumentos depois, mas devia ter postado a gravação ajustada para os dois instrumentos, aí foi erro meu mesmo. O MIC100 entrou mais na jogada pra tentar melhorar o timbre da guitarra, prefiro ajustar esses detalhes de equalização no PC mesmo, fica bem mais fácil.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Fiz alguns testes sem a cápsula

    Nem saiu som. rs
    Acho que quis dizer sem o globo, que na verdade é um pop filter, e mata alguns agudos que o mic tem em excesso.

    Faz sim diferença, pois é algo mecânico. Quanto mais som entrar atrás do mic, mais duro/sensível é o mic, e mais forte é o comb filter formado entre os dois sinais. O que pode acontecer é que teu HPF matou essa diferença.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonar caixas KeenWood de Micro System