Informações sobre circuito amplificador

    Autor Mensagem
    Yunkage
    Veterano
    # abr/16


    Boa noite, galera!

    Tô querendo fazer umas modificações num amp antigo meu, de baixo, e queria umas informações de vocês.

    Primeiro, quais componentes são responsáveis pelo brilho do som? São os capacitores? (Quais?)
    Depois, o circuito de amplificação dele é de 100 W, mas queria transformá-lo em um amp de guitarra, OU pelo menos colocar um pouco mais de definição e brilho no som, que são bem precários até pra um amp de baixo... Tem como fazer de maneira simples, ou pra tanto teria que trocar o circuito de amplificação dele?

    No aguardo!

    Abraços!

    xDsvini
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Yunkage

    Se for possível postar o modelo , seria mais fácil .

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Yunkage

    Na moral, comece pela eletrônica básica. Estude lei de Ohm, associação de resistores e capacitores, etc etc etc Faça um LED piscar, um LPB1, Bertola Fuzz, depois um TS, OCD... Até aí deve ter passado um meio ano, só então passe para o amp...

    Por que?

    Absolutamente sem sentido tudo que tu falou, falta de agudos pode ser tanta coisa... Mudar uma curva de resposta de um amp não é complicado, mas exige conhecimento prévio do básico, tem que muitas coisas que são variáveis.

    Se não tem paciência para isso, passa a bola para um técnico capacitado, e evite choques e acidentes desnecessários.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah
    assino embaixo.

    Yunkage
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Yunkage
    · votar


    Ismah, não consegui encontrar a "falta de sentido" que você notou. Apesar de você não ter perguntado( já imagino que inferiu a partir dessa "falta de sentido" ), eu sei sim eletrônica básica. Já fiz alguns pedais, mas não me especializei muito nisso porque não consegui desenvolver uma técnica muito boa pra PCB. Com essa pergunta eu só quis ser objetivo é conseguir a resposta diretamente. Posso ter errado o chute sobre o brilho, mas e daí? Completamente desnecessária essa agressividade toda. Se não quer responder ou criar uma discussão construtiva, passa a bola e deixa que outro responde.
    Ainda assim, obrigado.

    Pra quem quiser realmente me dar uma luz, devo postar uma foto do circuito. O modelo do amp é Palmer Combo 100. Não achei nenhum igual nem informações na internet. O circuito de equalização (que provavelmente seria o modificado) é o Palmer 555.

    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Yunkage

    Duas questões:
    1 - Não seria mais fácil pegar um pedal de baixo e dar um "Up" neste som aí?
    Pedal para UP em Bass
    2 - Poderia mudar a curva da equalização dele, ou apenas dar um UP na presença dele, teria que mexer nos resistores do pré, dai teria que analisar o circuito e etc.

    Yunkage
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Yunkage
    · votar


    Jeferson.Gomes

    O meu amp é de baixo por um acaso da vida! Hahahahahaha
    A questão é que quando eu comecei, meu pai pegou esse amp junto de uma guitarra, e eu não liguei muito pro fato dele ser de baixo, mas depois o timbre abafado dele começou a me irritar um pouco... Não consigo uma equalização decente nele nem com baixo, mesmo com pedais =/
    O que eu queria era a segunda questão mesmo, mudar a curva de equalização, pra conseguir algum timbre mais aceitável.

    Mais tarde vou colocar umas fotos do circuito dele.
    Abraço!

    A.Sim
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Olá.

    Põe o diagrama esquemático que te dou uma ajuda para abrir o brilho dele.

    Yunkage
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Fotos do circuito :
    Foto1
    Foto2

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Yunkage

    De maneira nenhuma fui agressivo. Mexer num circuito complexo desses, pode ocasionar choques, e erros podem queimar mais coisas, a ponto de inutilizar o circuito completamente.

    O meu amp é de baixo por um acaso da vida! [...] Um Palmer Combo 100

    Primeiramente, achei que fosse um dos valvulados do Carlos Sossêgo, que criou a Palmer quando saiu da Giannini em meados de 70. Não sei porque a marca parou. Existe uma Palmer alemã também, bem impopular por aqui.

    Antes de querer mudar coisas, é preciso saber se de fato o circuito está funcionando. Supondo que não esteja (e é o que acredito)...
    Teoricamente, pode ser impedância de entrada, tone stack, capacitor de acoplamento em algum ponto etc etc etc
    Não sou conhecedor desses circuitos, pela impopularidade, pra saber de problemas frequentes.

    Um teste simples é ver se sai agudo: agudo no máximo, médio e grave no mínimo, se sim, teste com outro falante, que tu saiba que reproduz agudos, pode estar aí o problema.
    Como não há danos aparentes, começaria testar todos os capacitores do circuito de pré. Os de input, e do tone stack são os mais prováveis. Geralmente se segue o modelo Fender (3 vias), mas pode seguir o modelo Vox (2 vias).

    PS não achei fotos do modelo, se puder indicar um link, ou mandar uma foto seria de grande ajuda.

    Matec
    Membro
    # abr/16
    · votar


    O Palmer modelo TR555 é nacional, transistorizado, feito pela mesma fábrica que o Carlos Sossego fundou. Não é um bom amplificador, e por isso, não sobraram muitos exemplares deles por aí. Talvez eu tenha o esquema, mas não garanto.

    Yunkage Sempre que for pedir a ajuda para uma modificação ou conserto de um aparelho poste todas as informações possíveis: marca, modelo, ano, esquema, fotos, etc. Na sua primeira postagem não houve isso, então não havia o que fazer.


    Ismah Amigo, pega leve. Não é pra arranjar discórdia que estamos no fórum. Se vc não tem a informação necessária para ajudar, pergunte.
    É mais fácil pedir desculpas e reiniciar a conversa, do que comprar briga por nada.

    Abs

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Matec

    Cara na boa, chega um momento que a gente fica cansado de dar receita, o cara pega, vai e vaza... Se o cara não se interessa em aprender, e entender como funciona, a qualidade do fórum vai decaindo (vide reclamações no tópico da despedida do SilvG8), até num ponto que ele morre de vez.
    Não adianta apontar coisas que comentei no meu segundo post, sendo que o cara não faz ideia do que seria um LRC, HPF, LPF, BPF, capacitor de acoplamento etc...

    Ótimo que o cara sabe eletrônica básica, posso dar começo a ajudar ele, como o fiz. Mas entre montar um pedal, e cada componente fazer sentido, ainda é um caminho árduo.

    OBS.: Por contribuição tua meu post foi editado. Não sabia que a Palmer tinha SS, creio que não é do tempo do Sossego, ele não é muito chegado em transistores kkk.

    Yunkage
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Yunkage
    · votar


    Ismah
    Relaxa, cara! Eu não ando muito por essas bandas, mas entendo perfeitamente a sua irritação. Realmente, em um exemplo esdrúxulo, aqueles caras que chegam, postam uma pergunta e logo depois postam um "Deixa, consegui resolver" são um pé no saco, e isso não contribui em nada ao fórum.
    Com relação ao conhecimento, eu poderia realmente não conhecer nada do que você tá falando, mas a internet não existe por esse fim? Você estaria ajudando a aumentar o meu conhecimento e o de quem mais passasse por aqui com a mesma dúvida! Infelizmente essa não é minha profissão, e eu não tenho muito tempo pra sentar e entender tudo perfeitamente, mas procuro entender todo o necessário pra realizar o que quero. e buscar umas curiosidades sempre que possível. E quanto aos choques e componentes queimados, confesso que já aconteceu os dois comigo várias vezes Kkkkkkkkk Mas acontece....Normal pra todo iniciante, não? Hoje em dia não costumo queimar o que soldo, pelo menos..

    O amp tá funcionando sim! Não foi por isso que eu postei essa dúvida aqui. O que acontece é que os agudos dele são muito poucos, e isso tira um bocado da qualidade, na minha opinião... Ele já passou por conserto, e já tinha mandado os falantes dele pra retífica. O som continuou o mesmo.

    Matec
    Perdão pela falta de informação, e obrigado pela dica! Eu realmente não sabia muita coisa sobre esse amp e nem sobre a marca dele.. Até conheço a que o Ismah comentou, que achei quando procurava alguma informação da original, mas achei (Erroneamente) que não fossem reconhecê-lo. Enfim, desculpe.

    Tirei uma foto do amp. Ele é um cubo com o painel na parte traseira :
    Amp Palmer Combo 100

    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Estar funcionando, e estar funcionando corretamente é diferente hehe
    Talvez, seja um problema que já veio com ele (deve ter seus bons 25 anos), como disse tenho um 100B que é de 76 (quarentão já!) e toda pessoa velha precisa de cuidado extra...

    Sobre o resto... Po bicho, to num grupo com quase 10mil copiadores de pedal... Quando monta e não funciona, é aquele bolor, que é difícil, que isso não presta e blá blá blá...

    Te dei a letra, lá em cima. Traga notícias. :)

    Yunkage
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Vish, entendi Hahahaha Pode ser isso sim... E se ele tem isso tudo, é mais velho que eu O.O

    Hahahaha Tranquilo! Eu vou dar uma estudada no circuito dele assim que tiver um tempinho, e logo depois posto aqui. Valeu!

    Abraços!

    Matec
    Membro
    # abr/16
    · votar


    Yunkage

    Verifiquei nos meus esquemas mas parece que não se encaixam no que eu pude ver na placa do pré. Pode ser que os esquemas sejam de um modelo diferente do mesmo amplificador (houveram muitos que saíram com o nome TR-5XX)
    Se vc tirar umas fotos em que se possa ver claramente os valores dos componentes, pode-se criar um esquema e aí sim, pensar em algum mod.
    (Tire fotos do painel também).

    Abs

    marfu
    Membro
    # mai/16
    · votar


    Ola camaradas.
    Posso ajudar Yunkage.

    Qual é o CI utilizado ??? LM 339 ou 324??? ou algum parecido?

    Tente mandar mais fotos da placa, pode ser em pedaços com maior definição.

    VAmos tentar levantar este circuito.
    abrax

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Informações sobre circuito amplificador