Usar pré amp direto no Gabinete?

    Autor Mensagem
    marcelo_ea
    Membro Novato
    # fev/16


    Olá pessoal,
    Bom eu toco em uma banda de hardcore e estamos conversando pra formar uma de Trash Metal, com essa pegada não preciso de tanta versatilidade no timbre, as bandas são mais um hobby porém eu sou da política do "se vai fazer alguma coisa, faça bem feito".

    Acho muito complicado possuir um amplificador valvulado pela fragilidade no transporte e o alto valor, já que bares e pequenos eventos não são os lugares mais seguros do mundo, sem falar nas dezenas de casos de roubos de instrumentos e equipamentos em estacionamentos de shows.

    Pensei em algo mais dinâmico, robusto, com bom timbre e um valor não tão exorbitante (apesar de q com o dólar em alta sei que é um fator redundante).
    Sou de Brasília, da auge do hardcore na cidade e lembro que o cara do Surto usava apenas um gabinete 4x12 ligado num rack e fazia um estrago danado no Teatro Garagem lá nos idos de 1997.

    Depois dele, vi o Digão usando algo parecido, mas no caso do Raimundos eram mais de um rack e mais de um gabinete... Eu também vi o Túlio do DFC tocar uma vez do mesmo jeito com um pré-amp Marshall para rack mas o preço dele era algo insano, dá pra comprar um JCM900 com gabinete só pelo preço dele. Preciso de algo mais acessível.

    Enfim, vi alguns gabinetes nacionais com 2x12 que entregam mais de 100w de potência, mais do que necessário para ensaios e pequenos shows.

    Minha pergunta é: Um pré-amp tipo o Sansamp PSA-1 sozinho já empurra o som ou precisa de um amplificador? E se precisar, quais são os modelos para rack disponíveis a preços razoáveis. Novamente, não faço nenhuma questão de válvulas no momento.

    Obrigado amigos!

    amilanezi
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Não dá pra usar preamp direto no falante, não tem força pra empurrar...

    Preamp entrega alguns miliwatts na saída, não faz nem cosquinha no falante...

    o/

    LeandroP
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    marcelo_ea

    Sem potência não funciona!

    Você pode não ter visto a potência, mas ela estava lá.

    O pré-amplificador, como o próprio nome já diz, pré amplifica, pra que você possa fazer alguns ajustes no timbre do seu instrumento, como ajustar os graves, médios, agudos, etc, e depois mandar um "timbre pronto" pra ser amplificado e sair nas caixas (gabinetes). Mesmo assim, o amplificador influencia no seu timbre, bem como os gabinetes.

    marcelo_ea
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Obrigado pelas respostas LeandroP e Amilanezi.

    Vou pesquisar mais, suas informações foram importantes.

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Se quer tocar na noite, não tem pra onde correr... O risco de roubo sempre existe, e por isso que não se deve abandonar o veículo sozinho (ou de porta-malas aberto como já vi nego fazer), ou estacionar ele a 10km do lugar do show.

    Versatilidade ? Se resolve com uma caixa ativa e uma POD, fim.

    Les Strato
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    marcelo_ea

    vi alguns gabinetes nacionais com 2x12 que entregam mais de 100w de potência, mais do que necessário para ensaios e pequenos shows.

    Apenas um adendo meu amigo. Quando você vê nos gabinetes esses valores de 150W, 50W, 30W, etc. saiba que esse valor nao se refere a potencia gerada, mas sim a potência que o mesmo aguenta receber do amplificador. Resumindo, uma caixa de 100W como você observou, nao gera 100W, mas sim aguenta RECEBER até 100W de um amplificador, sem que gere complicações para os auto-falantes

    Tanto que se você observar, os gabinetes são apenas caixas com auto-falantes e uma entrada com cabinhos que levam o sinal até eles, sem nenhum sistema de amplificação por la.

    Abraço

    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Quase isso Les Strato, se os falantes seguem alguma norma, eles devem aguentar picos com até 4vezes a potência. Trabalhar com os falantes 1:1 com os amplificadores não é comum por questão simples da distorção gerar mais potência. Há ainda quem diga que isso arranca o real timbre do amp, mas... Trabalhar no limite (creio) desgasta os falantes mais cedo, logo eu é que não quero gastar novamente com falantes...

    Os amps Vox tem parte do seu timbre característico, da distorção de falante.

    Uma ótima reportagem sobre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar pré amp direto no Gabinete?