Achamos o timbre perfeito? [Post Longo]

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Casper

É vero. Mas sabe que é preciosismo né?

Casper
Veterano
# fev/16 · Editado por: Casper
· votar


Caro Ismah:

Sei que é preciosismo, mas é só para deixar
claro que existem limites que o simulador
inevitavelmente não tem condições de
reproduzir.

MMI
Veterano
# fev/16
· votar


Casper
Ismah

Sei que é preciosismo, mas é só para deixar
claro que existem limites que o simulador
inevitavelmente não tem condições de
reproduzir.


Sem mais.

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/16
· votar


Pode até ser preciosismo... mas quando se fala de "timbre perfeito", acho que todo preciosismo conta. O refinamento do timbre perfeito vai ser resultado da soma de um monte de fatores que não são considerados tão relevantes em um "timbre utilitário" ou no famigerado "custo-benefício". Um monte de preciosismos acumulados é o que acaba criando aquele som quase esotérico dos equipamentos top de linha.

Casper
Veterano
# fev/16
· votar


Um exemplo:

Pegue um amplificador Matchless típico.
Nele tudo é superdimendionado. O transformador
de saída, fonte de alimentação...

O engenheiro da Matchless pensa assim:

- Quanto esse resistor vai dissipar no máximo?
- 1/2 Watt
- Então vou botar 5 Watts.

RESISTOR NO MATCHLESS

Não tem essa de pequenas economias, em nenhum
componente. Por isso que o Matchless é bom pra c@r@lh0,
custa uma fortuna e tem fila de espera para comprar.
Como disse o colega BrotherCrow, essa soma de detalhes
que faz a diferença.

Tudo isso porque o título do post é:

Achamos o timbre perfeito? [Post Longo]

Timbre perfeito implica nesse grau de discussão.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Timbre perfeito desce pelo ralo se trocar de guitarra com 90% de chances.

Casper
Veterano
# fev/16
· votar


Caro Ismah:

Certamente. A cadeia do timbre de uma guitarra depende
de todos componentes envolvidos, e o pior elemento da
cadeia costuma definir a qualidade do conjunto (como
quase tudo na vida).

Por isso, a chance de uma Strato Tom Anderson com
um cabo Monster em um Matchless Chieftain soar melhor
que uma Strato Tonante com um cabo cabo Santo Angelo
ligado em um Meteoro Nitrous é de 100%.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Casper

Não precisa ser tanto. Aposto muitas fichas que se pegar tudo o que ele tem ali e colocar num PA top, seja lá o que for, JBL Vertec, Clay Bros, EV, LS... Ou na caixa de som do bar da esquina, vai soar diferente (melhor ou pior) que ali.

Manteiga
Membro Novato
# fev/16
· votar


SkyHawk
Hitman
Caras, quando rola feedback em altos volumes, minha epi 335 parece um ventilador heheh sai um vento absurdo do f-hole

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Casper
Opa, mais ou menos.... Quando uso simulador ao vivo, plugo no Amp e dá feedback sim. Igualzinho !!! Com a 335 tenho até que controlar para não apitar.

O simulador nesse caso só atua como pedaleira o que é igual a um set normal. Nesse caso o feedback é gerado pelo 4x12 vibrando a guitarra que vai de volta para o simulador e volta para o amp. Não é a mesma coisa pois o sinal vai ser processado outra vez mas é bem legal sim.

Casper
Veterano
# fev/16
· votar


Caro SkyHawk:

Quando uso simulador ao vivo, plugo no Amp ...

Mas ai o falante do seu Amplificador faz sua guitarra vibrar.
Isso é o feedback normal.

E isso não acontece quando vc só usa fones de ouvido.

edalko
Veterano
# fev/16
· votar


Sei la... Ainda acho que os defensores ferrenhos dos equipamentos de simulação de amp são aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ter em casa um bom amp valvulado, e poder sentir toda a sua dinâmica em altos volumes.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


edalko

Tenho sob meu comando JCM200, DualRecto, já tive uso de JCM900, JCM800, Deluxe Reverb, Vibrolux, e mais uma pancada de amplficadores que fui encontrando pela estrada. Simulações hoje, como a POD HD500, GuitarRig, Amplitube etc, são uma mentira (muito) bem contada.

Casper
Veterano
# fev/16 · Editado por: Casper
· votar


Já que é para simular, porque parar no amplificador?
Vamos fazer a coisa toda:

http://www.adamsguitar.com/

boblau
Veterano
# fev/16
· votar


edalko
Sei la... Ainda acho que os defensores ferrenhos dos equipamentos de simulação de amp são aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ter em casa um bom amp valvulado, e poder sentir toda a sua dinâmica em altos volumes.

Eu tinha esta opinião. Sempre toquei com valvulados. Mas ultimamente tenho mudado um pouco esta opinião com as novas tecnologias que estão por aí.

Tem muita coisa boa que deixa a vida do guitarrista muito mais fácil.

Casper
Veterano
# fev/16
· votar


Caro boblau:

Se a busca pelo timbre perfeito fosse fácil, todo
guitarrista teria o timbre perfeito.

Buja
Veterano
# fev/16
· votar


Casper
Já que é para simular, porque parar no amplificador?
Vamos fazer a coisa toda:

http://www.adamsguitar.com/




Eu REALMENTE não entendi como fazer absolutamente nada no site =|

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Casper

https://www.youtube.com/watch?v=UBJkR4Vu7EM

MMI
Veterano
# fev/16 · Editado por: MMI
· votar


Casper

Se a busca pelo timbre perfeito fosse fácil, todo
guitarrista teria o timbre perfeito.

Fácil é. Eu acho um todo dia, se bobear mais de uma vez. Só que em pouco tempo acho que não é perfeito mais.

Pegue um amplificador Matchless típico.
Nele tudo é superdimendionado. O transformador
de saída, fonte de alimentação...

O engenheiro da Matchless pensa assim:

- Quanto esse resistor vai dissipar no máximo?
- 1/2 Watt
- Então vou botar 5 Watts.


Isso é típico da engenharia americana, pode ver com o pessoal da área. E essa é a diferença entre um Boing e um Airbus, por exemplo - o manual do Boing manda ele subir com 80% se estiver lotado, o Airbus vai no 100%.

Mas Matchless é um bom amplificador, alguns são muito bons. Mas nunca achei que fossem O amplificador. Até porque o nosso Carlos Alberto "Sossego" Lopes já teve que ir lá corrigir projetos errados. Daí que eu me pergunto: será que esse tal engenheiro da Matchless é tão bom assim? rs

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Até porque o nosso Carlos Alberto "Sossego" Lopes já teve que ir lá corrigir projetos errados. Daí que eu me pergunto: será que esse tal engenheiro da Matchless é tão bom assim? rs


Lenda urbana?

MMI
Veterano
# fev/16 · Editado por: MMI
· votar


Soultunes

Não, isso é sério. Aconteceu. Ele mesmo conta, não é segredo. Segredo é um outro handmaker brasileiro que corrigiu um projeto de uma marca por aí (isso não pode contar, mas foi uma tal de Estrela Preta, kkkk).

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Você conhece o Sossego ? Então releve a informação.

Ele sofre de ego inflado na minha opinião, se deixar ele falar, ele foi até a nasa corrigir o propulsor do foguete que levou Louis Armstrong à Lua.

boblau
Veterano
# fev/16 · Editado por: boblau
· votar


Casper
Se a busca pelo timbre perfeito fosse fácil, todoguitarrista teria o timbre perfeito.
MMI
Fácil é. Eu acho um todo dia, se bobear mais de uma vez. Só que em pouco tempo acho que não é perfeito mais

Eu penso como o MMI. Timbre perfeito? Para quem? Quando? Onde?

Para mim esta é uma discussão meio inútil. Eu acredito no conjunto da obra. A música deve ser a meta. Os timbres fazem parte do todo, mas não é o objetivo em si.

O que eu estou discutindo hoje em dia é qual a dificuldade logística de um guitarrista para um ensaio ou uma apresentação. Cabeçote, gabinete 4x12, três guitarras, pedaleira, rack e todos os cabos? Isso aí é trabalho de caminhão de mudança.... Eu tenho quase 50 anos.

Será que um Kemper, um Fractal, uma guitarra confortável adequada à sua pegada, não fazem tudo o que vc precisa a um custo logístico muito menor? Eu já machuquei um dedo carregando equipo. ~Só que foi depois da apresentação. E se fosse antes?

Num estúdio é a mesma coisa: posicionar os mics, ambientar a sala e os efeitos, gastar um tempo danado mixando. Gasta-se muito mais tempo fazendo isso do que executando a peça, que já vi muitas vezes acabando sendo secundário.

Sei lá, depois das guitarras do Cassias (não sei se vou parar de comprar elas, cada vez que eu vou lá, encomendo mais uma...), acho que vou partir para substituir meu valvulado. Adoro ele, mas o peso não compensa mais para mim.

rsf
Veterano
# fev/16 · Editado por: rsf
· votar


Soultunes

'Você conhece o Sossego ? Então releve a informação.

Ele sofre de ego inflado na minha opinião, se deixar ele falar, ele foi até a nasa corrigir o propulsor do foguete que levou Louis Armstrong à Lua."


ísso que eu chamo de ego inflado, levar o "Louis" Armstrong à lua para tocar trompete.


Quanto ao timbre perfeito, assumindo que quem define o "perfeito" do timbre é o próprio guitarrista, tenho que eu encontrei o meu com o seguinte equipamento:
1) guitarra strato com caps custom shop 54
2) ampli 65 deluxe reverb reissue
3) ts 808
tenho algumas outras tralhas, mas se me largassem no mundo só com essas três eu estaria satisfeito...


Passei anos procurando o timbre "perfeito" com um hot rod deluxe..troquei as válvulas pelas da eurotubes, o alto falante por um weber vintage classic.. até que desisti...Na minha opinião, quando vc fica muito tempo tentando timbrar um amplificador é muito provável que esse amplificador não seja o mais adequado para o "seu timbre perfeito".

Com o 65 deluxe reverb, precisei de apenas cinco minutos para achar o meu timbre "perfeito" e já faz algum tempo isso..

Soultunes
Membro
# fev/16 · Editado por: Soultunes
· votar


Pra você ver, meu caro rsf que palavra escrita, estoria contada e curriculum vitae não valem muito heheh

ironia ;)

Mas falando serio, o referido eh o tipo de cara que você pode colocar qualquer coisa na frente dele que o cara vai dizer sobre algum defeito, na óptica dele, óbvio.

Se ele foi ate a América corrigir um defeito na casa do Matchless, pq o Louis não pode ter ido à Lua?

rsf
Veterano
# fev/16 · Editado por: rsf
· votar


Soultunes


Pra você ver, meu caro rsf que palavra escrita, estoria contada e curriculum vitae não valem muito heheh"


na parte do curriculum então....hehehehe

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


edalko
Não é bem assim não, eu toco de valvulado em casa e no estúdio da banda e sendo bem sincero, os simuladores hoje deixam muita gente de queixo caido.

Estou falando de Orange, Mesa, ENGL e Soldano de verdade, tudo de 100 watts, com cabs 4x12 orange, mesa e marshall.

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


MMI
Timbre bom de guitarra é fácil, difícil é timbrar ao vivo. Fazer soar bem ao vivo é difícil.

Em casa produzo 10 timbres bons em questão de algumas horas, ao vivo gasto mais de uma hora para conseguir algo aceitável.

Del-Rei
Veterano
# fev/16
· votar


Pô, que sem graça.... Achar o timbre perfeito antes dos 60 anos é triste. O que será da vida agora?? A vida sem a emoção da busca pelo timbre perfeito é triste... Rs... A busca é a melhor parte, rs.

Brincadeiras à parte... Vamos ver se o pedrocarboni mantém essa opinião pelos próximos dias, rs.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


MMI
será que esse tal engenheiro da Matchless é tão bom assim? rs

É, mas simplesmente ele entende de engenharia não de timbre de guitarra. E por isso que o amp projetado pelo Leo Fender fez sucesso (teve o baixo preço etc, mas não adianta, pelo que valia tinha de ser bom, ou viraria lixo) superando praticamente todos os concorrentes.

Soultunes

o referido eh o tipo de cara que você pode colocar qualquer coisa na frente dele que o cara vai dizer sobre algum defeito, na óptica dele, óbvio.

Por isso que o cara é foda. Quando ninguém mais vê defeito, ele encontra.
Um conhecido, mandou um projeto que não tinha problema nenhum pra ele, e ele apontou erros que depois de corrigidos melhoraram muito o som final (e não é efeito placebo).

rsf

Tem amp melhor hoje, que os Fender's de linha. E que dispensa qualquer pedal para 90% das aplicações, fora alto ganho...





Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Achamos o timbre perfeito? [Post Longo]