Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Cool gear alert! Atenuador/Loadbox Pedrone

      Autor Mensagem
      EduJazz
      Veterano
      # 13/jan/16 14:34


      Turma, muito boa tarde.

      Há algum tempo lancei no grupo do Pedrone no Facebook a discussão sobre a fabricação de um Loadbox. Ele apareceu e me informou que, em períodos anteriores, já havia fabricado o produto, e que estudava voltar a fazê-lo.

      E não é que hoje pela manhã sou surpreendido com um email dele me dizendo que um atenuador/loadbox já estava disponível no site? Fiquei muito feliz, até porque a qualidade dos produtos do Pedrone é conhecida de todos nós, e o preço, assim como o de toda a sua linha, é MUITO convidativo, principalmente se levarmos em consideração a raridade e abusividade do preço dos importados aqui na terra brasilis.

      Já encomendei o meu, para usar com o já aguardado Overdone.

      Bom, fica aqui o link do produto, e um vídeo muito legal explicando pra que serve e como usar a parada:

      Site do Pedrone



      edalko
      Veterano
      # 13/jan/16 16:36
      · votar


      Legal.

      Aqui no FCC isso já foi discutido e nesses tópicos abaixo vc tem detalhes de como construir o seu:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/227240/
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/226914/

      Eu construí uns 4, vendi 2 e fiquei com 2. Um para amps até 50W e outro para amps até 100W.
      O empecilho é achar os resistores. Mas fora isso, a construção é bem simples.

      Mas se não quer se aventurar no campo do DIY, a opção do Pedrone é interessante e a um preço legal, comparando com as marcas gringas Weber, THD, Rivera, Marshall e outras

      ogner
      Veterano
      # 13/jan/16 17:23
      · votar


      EduJazz
      Uhmmmm..Interessante!! Valeu!!

      MMI
      Veterano
      # 13/jan/16 21:11
      · votar


      EduJazz

      É o Pedrone sempre tentando atender a demanda dos clientes, bacana. Até pelo preço, é muito convidativo.

      Acho legal, uma excelente opção para nosso mercado, principalmente no momento atual. Outra opção, lógico, é o DIY. Eu tenho sorte de ter conseguido um importado muito bom num rolo, que me atende muito bem. E eu tenho usado no Overdone com atenuação a -40 dB (neste momento o master está em 8), assim não incomodo para tocar nas madrugadas.

      EduJazz
      Veterano
      # 14/jan/16 13:12
      · votar


      edalko


      Então.. eu até sei que é uma parada simples de fazer, mas como não me arrisco nem um pouco na eletrônica, nada mesmo... o medo de torrar o amp depois é maior.

      MMI

      Então aqui cabe uma dúvida: porque não usa o atenuador embutido do Overdone? Alguma razão específica?

      rafael_cpu
      Veterano
      # 14/jan/16 14:32
      · votar


      EduJazz

      Parece uma boa alternativa aos produtos gringos.

      T+

      Iversonfr
      Veterano
      # 14/jan/16 14:57
      · votar


      EduJazz

      Legal demais isso, ainda mais com o dolar do jeito que está. Infelizmente eu sou da turma que não aguentou esperar ele lançar e acabou pegando um de fora.

      Só achei que poderia ter mais opções. Eu por exemplo não consigo usar esse modelo pois minha caixa tem 2 falantes de 8ohms em paralelo, dando 4 ohms. O atenuador dele é apenas para 8 e 16ohms pelas specs. O jackplate da 212 tem até a opção de ligar os falantes em stereo para dar 8 ohms, mas aí precisaria que o atenuador tivesse 2 saídas pros falantes, o que também não tem. Com certeza esse produto do Pedrone resolve para a maioria dos guitarristas, mas se tivesse ido um pouquinho mais além poderia ter englobado 100% das possibilidades IMHO.

      EduJazz
      Veterano
      # 15/jan/16 08:52
      · votar


      Iversonfr

      De fato, suportar gabinetes de 4 ohms seria uma melhoria importante...

      Mas no próprio site o Pedrone deixa claro que o produto ainda será melhorado, então nos resta aguardar!

      MMI
      Veterano
      # 15/jan/16 11:41 · Editado por: MMI
      · votar


      EduJazz

      Então aqui cabe uma dúvida: porque não usa o atenuador embutido do Overdone? Alguma razão específica?

      Fala Edu! Para você explico da seguinte forma...

      O apartamento onde moro eu comprei há 9 anos. Não tenho planos de mudar, então provavelmente vou morar aqui outro tanto, a menos que a vida dê uma guinada (vai saber, com a presidenta ferrando tudo...). Nunca tive problemas com vizinhos por causa de guitarras e pretendo continuar não tendo, mesmo que de vez em quando, em horários apropriados, abra o volume. Mas meu trabalho consome bastante tempo e o tempo que tenho para dedicar à música é durante a noite e fins de semana principalmente.

      Desta forma, principalmente depois das 21 horas, o limite do bom senso, educação e sociabilidade que me imponho é, digamos, ao redor de 85 dB. Este é mais ou menos o limiar de uma conversa animada, sem gritarias que incomodem os outros. Então o desafio é como conseguir som decente no limite de 85 dB? Uma resposta natural é com simuladores ou com fones de ouvido. Não curto tocar com fones, só agora estou com um fone bluetooth que me dá mais liberdade e me enrosco menos, mas não tenho opinião formada sobre tocar com ele. Mas o assunto é amplificador valvulado...

      Um alto falante de guitarra, em geral tem sensibilidade de 90 a 100 dB, em média, o que quer dizer que se despejar 1 W no falante o maledeto vai passar da minha tolerância em 99% dos falantes. Mas no caso do Overdone, que tem 50W (só um exemplo), eu quero ouvir distorção de power, quero usar o master em 8 (só olhei para trás e é nesta posição que está agora). Então grosseiramente, não é tão simples, mas eu quero despejar 40W (80% dos 50W dele) num falante e quero som de no máximo 85 dB - nessa potência o falante está mandando acima de 110 dB fácil.

      Mas sua pergunta é por que não o atenuador do amp... O Overdone atenua a potência até 5 W. Só que como eu expliquei, 1W já passa de 90 dB em quase todos os falantes de guitarra - seria análogo a uma gritaria na madrugada, desagradável... E se eu usar em 5W, se despejar 4W no falante usando 80% dele, já estou no 100 dB. Portanto eu prefiro usar o amp em 50W com atenuador em -40dB na madrugada, com o amp em sua plenitude mas em volume baixo. É o problema que eu tenho com o Fender Twinolux, ele tem um atenuador de potência para baixar a metade da potência e cortar 1 dos falantes. Mas ainda é muito para as noites, não dá - e ele não permite ligar atenuador externo, então só me resta não usá-lo nestes horários.

      Iversonfr
      Veterano
      # 15/jan/16 12:26
      · votar


      MMI

      Perfeito. O meu ampli tem redutor de 30W até 1W, mas sinceramente isso mexe mais no headroom do que no volume propriamente dito. Até reduz um pouco, mas bem pouco se comparado com o que eu esperava.

      Pra resolver realmente é o atenuador. O único comentário que eu faria é maneirar na distorção do power. Antes eu só tocava com o master lá em cima mesmo se fosse apenas um estudo simples. Com isso as válvulas foram embora muito mais rápido e ao meu ver, sem necessidade nenhuma. Hoje atenuo mas não forço demais o ampli. Pra brincar em casa eu resolvi tirar mais distorção do pré e paciência, bola pra frente. Economizo o power pros shows e ensaios rs.

      Algo me diz que eu já soube, mas qual o seu atenuador mesmo?

      Leomju
      Veterano
      # 15/jan/16 13:04 · Editado por: Leomju
      · votar


      MMI
      e ele não permite ligar atenuador externo, então só me resta não usá-lo nestes horários.
      O atenuador não pode ser instalado entre o "amplificador" e os falantes?
      Não dá pra inserir jacks ali?
      Vc viu que o atenuador do Pedrone atenua no máximo 27 db?

      MMI
      Veterano
      # 15/jan/16 13:25
      · votar


      Iversonfr

      Claro, usar as válvulas no limite tem essa contra-indicação. Você tem razão. Mas como basicamente eu gravo, não uso em shows e ensaios (são esses aqui mesmo!), então exploro esses sons assim. Mas sim, melhor baixar a bola quando se toca à toa.

      Meu atenuador é um Ironman Tone King.

      Leomju

      Não dá pra inserir jacks ali?

      Não.

      Vc viu que o atenuador do Pedrone atenua no máximo 27 db?

      Vi. Não é um mal número...

      NeoRamza
      Veterano
      # 06/set/17 14:36 · Editado por: NeoRamza
      · votar


      Ressuscitando....

      MMI, já que você tem um kemper também me diga, na sua opnião o que soa melhor? A simulação de Dumble com o Kemper em volume baixo, ou o Overdone com o seu atenuador?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cool gear alert! Atenuador/Loadbox Pedrone

      303.304 tópicos 7.849.410 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital