Volume e Master no Amp qual a diferença?

    Autor Mensagem
    Vini Castro Guitarrero
    Veterano
    # dez/15


    No meu amp alem do controle de gain e as bandas de equalização tem os controles VOLUME e MASTER..gostaria de saber qual a diferença entre ambos..

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Provavelmente o volume controla o volume do drive, e o master o volume geral.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    Vini Castro Guitarrero

    Um controle de volume é pra ajustar o volume daquele canal. O volume master é um controle de volume final. Qual o seu ampli?

    ogner
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Vini Castro Guitarrero
    qual amp?

    Drinho
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    Vini Castro Guitarrero

    Há milhares de projetos diferentes de AMP... Então teria que alguém com know how explicar.... Mas em termos simples

    O ganho é o volume da entrada do pré amplificador, o volume é o volume da saída do pré amplificador e o master é o volume da potência do amplificador (q envia o som final pro alto falante)..

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Vini Castro Guitarrero

    Aproveitando o tópico, apenas para informação geral....

    Quando usados de forma correta (o que nem sempre ocorre), a definição certa é esta:

    Gain = Ganho: É o mais complicado, porque ganho é uma unidade de medida que é usada em várias coisas e não só em áudio e geralmente definida de forma equivocada. Ganho significa simplesmente um aumento em algum tipo de valor. Por exemplo, você pode ter um ganho de potência, ganho de tensão, ou ganho de corrente e etc. Em áudio, normalmente é o aumento do sinal bruto, antes do processamento por um ampli ou pré ampli, e é expresso em dB.

    Volume: Geralmente usado para descrever o nível de um sinal de energia. Então, quando você abre o botão volume no seu amp, significa que você está aumentando a quantidade de energia usada pelo amplificador para aumentar o sinal.

    De forma geral (nem sempre) quando um ampli possui Volume e Volume Master ele costuma ter canais separados (tipo clean e drive), significa que o primeiro "abre" o aumento de energia do canal em questão e o Master o do ampli todo. Ou, em alguns casos, abre o volume da saída do pré e o outro a potência final de saída.

    JJJ
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    O meu têm volume, gain, master e power level...

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Lelo Mig

    Ganho: HOJE é padronizado como sendo amplificação de um sinal para um nível de trabalho. Se não me engano algo como 7v ou 1W, mas essa linearidade é bem desparelha e cada um acaba fazendo como deseja. rs

    Volume : Nem sempre meu amigo! Amplisraramente tem diminuição/corte de tensão de placa, principalmente valvulados (por isso que eles distorcem a altos volumes). A maioria de modo geral, atenua o sinal injetado na válvula ou transistor.
    Sem falar que é uma questão de segurança... Muito menos arriscado passar cerca de 10VAC por um pot, que 500VDC de uma fonte.
    Ouvi falar de alguns mid e high gain, de baixa potência (para se ter distorção de power sem demolir nada), que fazem isso. Acredito que via pot duplo. E os que fazem via chaveamento de tensão na placa (geralmente chamado de "atenuação de potência"), visando manter linearidade no som a baixos volumes de saída..

    E alguns SS classe H (usados em PA geralmente) também fazem isso, adicionando ou retirando estágios de amplificação, para manter um timbre mais linear em diferentes volumes de saída.

    Acho que o melhor conceito seria dizer que o volume controla o nível de saída, seja do canal, seja do power (volume master), e como consequência temos o aumento do gasto de energia.

    Vini Castro Guitarrero
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    o meu amp é O Marshal MG30 CFX...

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Poxa, maninho... Abre esse pot e fecha ele e nos conte o que explodiu rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Volume e Master no Amp qual a diferença?