Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Problema acedo 290 [Utilizei a busca]

Autor Mensagem
      Ramsay
      Veterano
      # dez/15
      · votar

Tchê, como eu havia dito, o ajuste do Bias foi sugerido pelo proprio Acedo. Segundo ele, é justamente para aumentar a vida útil principalmente, mas ele disse que poderia ter uma piora no som caso somente trocasse a KT88 sem ajustar.

andeeer
      Pois é, pode até parecer arrogância da minha parte, mas, o que o Acedo falou sobre o ajuste de bias não procede, simples assim.

Eu sou formado em eletrônica há muito tempo e te afirmo com certeza que amps single-ended (com apenas uma válvula de potência) não precisam de ajuste de bias, porque eles utilizam auto-polarização através de um resistor ligado no catodo da válvula (no seu caso a KT88).

O único propósito do trimpot ligado na KT88 é o de reduzir o ruído "humm" do amp e não o de fazer ajuste de bias.

Quanto ao outro trimpot ligado nas 12AX7, não sei ao certo qual é a função, mas, talvez seja para ajustar a voltagem de funcionamento dessas válvulas que consomem muito pouca corrente.

Ismah
      Veterano
      # dez/15
      · votar

Ramsay

Mas nada impediria de não se usar BIAS auto ajustável certo?

Ramsay
      Veterano
      # dez/15
      · votar

Ismah
      Até pode, mas, pra isso, o catodo da válvula de potência teria que estar ligado a terra e seria necessário um circuito de bias formado por diversos capacitores e resistores.
      Isso, até aumenta a potência de saída do amp single-ended, em uns 20/30 %, mas, na prática quase nenhum fabricante utiliza essa opção,porque diminui em muito o SAG que se espera de um amp valvulado old fashion.

Ismah
      Veterano
      # dez/15
      · votar

Vai que o cara é mais louco que pensamos rsrsrs

Ismah
      Veterano
      # dez/15
      · votar

Vai que o cara é mais louco que pensamos rsrsrs

ogner
      Veterano
      # 19/dez/15 11:33
      · votar

Ramsay