Celestion Greenback x Classic Lead 80

    Autor Mensagem
    henriquelhrf2
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: henriquelhrf2


    Hoje tenho um valvulado de 15w com sonoridade Vox e pretendo pegar um Pedrone Superclean 10w ou Titan (8w) ou Fender Superchamp X2 (15w). Caso eu opte pelo Classic Lead, poderia pegar um Superclean 50w, mas seria exagero pra quem só toca em casa.

    A princípio vou pôr o falante no meu combo de traseira aberta e usá-lo como caixa. Futuramente é possível q faça uma caixa fechada.

    Gostaria de recomendações dos mais experientes e de quem já tocou com esses falantes, levando em conta custo-benefício e versatilidade.

    Celestion Classic Lead 80 (80w): R$ 747,09
    Celestion G12M Greenback (25w): R$ 706,93


    Esses preços estão bons?

    Não sei se o momento é apropriado pra fazer essa compra pq o dólar tá caro.

    Geralmente compro só equipo usado pra não perder dinheiro numa futura revenda.

    Será que se eu for revender daqui a uns anos o valor será mto inferior a esse?

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Eu tenho um Classic Lead que usava num amp com o mesmo circuito similar a do Superclean 50w. O amp eu mesmo montei usando o esquema clássico AB-763 da fender, sem o retificado valvulado e sem o canal normal.
    A diferença é que eu usava ele com válvulas KT66 e falante Classic Lead.
    Para o uso que faço do amp o falante era ótimo. Usava com baixo volume para som bem limpo. Ele tem um som estalado com muito grave. Sempre usei o amp com os graves no mínimo e era meu amplificador predileto para tocar sozinho em casa.
    Também fica muito bom com distorção de pedais. Já a distorção em volume aberto não é tão legal como a que consigo fazer com os falantes jensen, talvez por ter muito grave.
    Atualmente uso esse amp com um falante Jensen Blackbird de alnico estou testando faz uns três meses.
    O falante Classic Lead eu coloquei em uma caixa 2x12 junto com um GB12 (uma "tentativa" de Eminence de imitar o som do greenback) e ficou muito boa a combinação para usar com um JCM800 de 100W.
    O greenback eu já ouvi mas nunca usei. É muito mais balanceado com agudos bonitos e distorcidos, lembra muito os falantes de alnico.
    Ambos são muito bons para amplificadores no estilo Marshall ou vox.
    Para tem uma bagaça mais versátil, considerando utilizar o amplificador Pedrone Superclean 50w, eu preferiria colocar um Jensen C12K (para um som mais limpo meio estéril mas muito versátil e aceita muito bem distorções de pedal) ou um (ou mesmo dois) Jensen C12N para fazer valer a distorção natural do amp em alto ou médio volume, excelente para Rock'n Roll, por exemplo.
    Minha opinião leva em consideração o tipo de amp que você pretende usar.
    Para fazer barulho com um amp de alto ganho com um som de rock clássico, o Celestion bunda verde seria, sem dúvida, ao melhor opção.

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    A desvantagem do Greenback é que tem potência baixa, mas tem a opção do Celestion G12M-65, o tal creamback que tem supostamente um som parecido.
    Sugiro escutar muitos vídeos demonstrativos e, de preferência testar em um amp porque estamos falando de falantes muito diferentes entre si. O resultado é um amp completamente diferente.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: henriquelhrf2
    · votar


    Obrigado pela contribuição, SergioTrindade.

    Eu tenho um Classic Lead que usava num amp com o mesmo circuito similar a do Superclean 50w. O amp eu mesmo montei usando o esquema clássico AB-763 da fender

    Parabéns pelo belo amp, vi as fotos. Esse falante é inglês?

    Ele tem um som estalado com muito grave. Sempre usei o amp com os graves no mínimo e era meu amplificador predileto para tocar sozinho em casa.

    Perfeito.

    O greenback eu já ouvi mas nunca usei. É muito mais balanceado com agudos bonitos e distorcidos, lembra muito os falantes de alnico.

    Vc acha ele mais equilibrado do q o Classic? Achei q este fosse mais flat.

    Nesse comparativo, com exceção do som som com altíssimo ganho, preferi o timbre do Cassic: http://youtu.be/JzAsdyVA_Vc

    Para fazer barulho com um amp de alto ganho com um som de rock clássico, o Celestion bunda verde seria, sem dúvida, ao melhor opção.

    Hmm... tipo Hendrix, AC/DC? Adoro esses timbres... To cada vez mais em duvida!

    A desvantagem do Greenback é que tem potência baixa, mas tem a opção do Celestion G12M-65, o tal creamback que tem supostamente um som parecido.

    A potencia baixa pode ser até vantagem. Minha preferencia é por amps de até 15w. Nos vídeos, nao achei Creamback e Greenback parecidos.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: henriquelhrf2
    · votar


    [site com problema]

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    O classic lead que tenho é inglês comprei usado de um cara de lá.
    Ele tem uma resposta mais plana de médios mas os graves são bem mais acentuados, o que é muito bom para o som limpo.
    Para amp de 15W realmente o greenback é bem mais interessante mesmo.
    Uma vez vi um cara tocando uma semi acústica em um tweed deluxe com um desses e gostei muito, inclusive com o som limpo em baixo volume.
    Com relação à curva de resposta, a questão é bem complicada. Tem outros modelos de falantes mais baratos com resposta semelhante e que também têm bastante brilho, como Celestion G12P-80, recentemente comprei um par usado a preço de banana.
    Pelo que percebi, tem apenas uma diferença entre eles. É que o Greenback é bom e o G12P-80 é uma mrd.

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    O Classic lead tem uma característica interessante que é definição muito boa das notas, é legal para quem toca como o Satriani aqueles solos com velocidade de 750 notas por segundo.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    SergioTrindade

    Ouvi dizer q o Celestion G12P-80 é a versao barata do Classic Lead. O som é parecido?

    Na vdd toquei num Hot Rod Deluxe (vem de fabrica com o G12P-80) e adorei o som limpo - gordo, com bastantes graves. Infelizmente nunca toquei num amp com Greenbacks nem com Classic Lead.

    A dúvida continua! Até dia 30 vou bater o martelo.

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    O G12P-80 puxa muito agudo, não tem nada parecido com o Classic Lead. Testei os dois no mesmo amp. Na minha opinião, são de características inversas pois um precisa por os graves no mínimo o outro no máximo.
    Se alguém quiser trocar um Classic Lead pelos dois G12P-80, eu não pensaria duas vezes. Ele soa bem no hot rod no som limpo devido às características daquele amp, mas fica bem melhor com falantes decentes. Note-se que o drive natural dele é de baixa qualidade, creio que em parte seja por culpa dos falantes. Eu comprei pensando que serviria para o JCM800, mas não gostei nada do resultado.
    É bom ter calma para escolher principalmente porque há muita oportunidade de comprar barato esses falantes mais exóticos. Geralmente as pessoas compram e adoram ou odeiam o resultado. Recentemente comprei um Celestion Alnico Blue (made in england), zero km por R$430. O cara comprou e ficou muito decepcionado com o som dele porque é um falante muito nervoso, brilhante e nada versátil e não fica bem em qualquer com qualquer tipo de amp. O som limpo dele é igual à quinta marcha do fusca, mas tem gente que diz que é o melhor do falante de guitarra já fabricado.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Vi uma demo do Celestion Cream (alnico, 90w) e fiquei bem impressionado. Mas deve custar uma fortuna.

    No ML tem um Weber Blue Dog cerâmico por 760. Já tocou nesse?

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    A malandragem é salvar uma pesquisa no e-bay de um determinado modelo, com filtro de preço até um determinado valor barato.
    Quando aparece, o sistema notifica por e-mail.
    Geralmente aparece ofertas boas que, a princípio, não oferecem envio para o Brasil.
    Nesses casos, eu envio uma mensagem ao vendedor perguntando se o mesmo poderia enviar para cá, via EMS ou Priority Mail International (No caso de item nos E.U) pois esses serviços de postagem oferecem seguro integral para o remetente, na mesma categoria do sedex daqui.
    Não custa nada perguntar.

    rafael_cpu
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Marcando :))
    Pretendo adquirir uma 2x12 open/closed-back no início do ano. E estou estudando os falantes sem pressa (pensando em dois diferentes na mesma caixa com a opção de comutar e mesclar).

    T+

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    SergioTrindade
    A malandragem é salvar uma pesquisa no e-bay de um determinado modelo, com filtro de preço até um determinado valor barato.

    Boa dica. Meu irmao ta indo p Miami. Pesquisei umas coisas no Ebay, tinha um Celestion G12 EVH (= Heritage G12M) usado baratinho. Dei o lance.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Deixei o amp na assistencia pra instalar o EVH, devo pegar sabado. To ansioso p checar o qto vai melhorar o som.

    Drinho
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    só pra agregar ao tópico....

    to com uma caixa 4x12 mesa roadking aqui em uma bateria de testes......

    então o lado fechado da caixa são os celestions V30 fabricados para a mesa boogie (esses falantes são ingleses e não se encontra na loja)
    e no lado aberto do caixa são os falantes black shadow que a celestion também fabrica para a mesa boogie.....

    eu pessoalmente nunca dei muita credibilidade para os produtos da mesa boogie, mas tenho que reconhecer que até agora foi a melhor caixa com os melhores auto falantes que toquei.....

    ainda aposto mais nos weber indicados pelo amigo MMI, por confiar em sua opinião e por um questão até financeira pois essa caixa da mesa boogie custa uma fortuna inconcebivel na minha opiniao..... porém se for levar em consideração o comparativo com outras situações, estou realmente impressionado com o comportamento da caixa com estes auto falantes.....
    Qualquer outra caixa tradicional que eu toquei no passado, posso afirmar com certeza absoluta que é rigorosamente inferior e menos responsiva, esses modelos da celestion são incriveis..... principalmente os blackshadow com a parte aberta da caixa usando o par em 8ohm.... sons de jazz, blues e fusion em alto nivel, claros e agradaveis, dignos de som de boutique, achei maravilhoso...
    A parte fechada com o v30, não vou dizer que é especial ou diferenciado, porque não é, mas realmente não é qualquer v30, esse lado da caixa nao tem aquela caracteristica rispida dos falantes tradicionais, provavelmente por ser fechado atras também, mas percebo a agressividade de maneira bem mais profunda e cheia com menos espetada na orelha, honestamente quase zero.... usei a caixa em 8ohm com dois amplificadores.... os 4 falantes em 4 ohms nao foram testados pois os amplificadores nao dispoem dessas impedancias....





    Deixei o amp na assistencia pra instalar o EVH, devo pegar sabado. To ansioso p checar o qto vai melhorar o som.


    legal cra, depois fala ae pra gente como ficou

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Meu review:

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=search&loc=1&topic=203756&forum= 10&page=9148067

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Celestion Greenback x Classic Lead 80