Valvulas para Tubemeister 36 e HT-5RS

Autor Mensagem
vitormk
Membro Novato
# out/15


fala pessoal... seguinte, estou com duvidas sobre algumas marcas de valvulas que encontrei aqui e queria a opiniao de vocês...

GROOVE TUBES
JJ ELECTRONIC
ELECTRO HARMONIX

Tubemeister 36: 4x EL84 NOS e 3x 12AX7
HT-5RS: 1x ECC83 e 1X 12BH7

queria deixar comprado valvulas de reserva, principalmente para o Blackstar, pois estou sentindo falta de agudo e medio no amp e o EQ nao esta resolvendo...

sobre as EL84 NOS do Tubemeister ouvi dizer que sao boas válvulas, mas se tiver alguma marca melhor por favor me indiquem...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Na minha prática, todas essas "vão dar na mesma". Todas são boas e estão no mercado. Eu uso JJ Tesla, muitos falam mal, mas com bias frio elas se saem bem.

Eu não confio em NOS.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


Ismah
humm, poderia me indicar algumas marcas que realmente sao boas? pra ver se eu acho por aqui...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

As melhores são as antigas de NOS, mas elas custam N vezes e geralmente vão a leilão.

Das atuais, as Tung Sol se destacam, são eles que fabricam para a Mesa/Boogie, mas não é um parâmetro confiável. Como te disse acima, praticamente terá bons resultados com todas as válvulas do mercado.

MMI
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

Minha opinião não é a mesma que do Ismah em muitas coisas... rs

Eu curto algumas válvulas NOS.

As JJ dizem ser uma das melhores válvulas, super cultuadas no Brasil e no mundo, só que para mim é a marca a ser evitada nos meus amps. Elas tem um som mais agudo, o que talvez vá de encontro ao que você procura.

O ideal para a troca de válvulas no seu amp é levar numa loja com sua guitarra, e testar uma a uma, posição por posição. É assim que fiz com quase todos meus amps - se bem que atualmente faço isso em casa e não mais numa loja. Se me perguntarem qual a marca das válvulas vai ouvir "não sei, depende".

As EHX são re-branded e não são grande coisa, duram pouco. Gosto muito das Svetlana, RFT (é NOS), as Sovtek podem servir (se for 12AX7, recomendo a Sovtek 12AX7-LPS), tive bons resultados com umas criogênicas Black Sable. Mas não tem nenhuma verdade absoluta nisso.

Na verdade, se você não está conseguindo um som adequado no seu amp, o ideal é trocar o falante. Muda muito mais que trocar válvulas. Mas as válvulas mudam também, só que se estiverem boas, com bias regulado, o amp bem cuidado, duram muitos anos e não precisa fazer estoque para repor.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


Ismah
entendi, então vou optar por valvulas de medio valor... sera que devo trocar o power do Blackstar? jah faz uns 2 anos q tenho ele...

MMI
entao... jah pensei em trocar o falante de uma das caixas da Blackstar, como tenho 2 caixas, pensei em trocar por um Celestion V30, q eh o que vem nos Falantes do Tubemeister... sera q vale a pena esse falante?

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

Creio que você está insatisfeito com os amplis, ficar trocando tudo talvez não faça a diferença que imagina. Inclusive trocar de válvula talvez você não perceba diferença nenhuma. Antes de trocar os falantes, tente achar alguém que tenha uma 1x12 com V30 e peça para testar seu ampli e veja se realmente vai fazer toda a diferença que você espera. São falantes caros, trocar apenas para ver no que vai dar eu acho arriscado.

sera que devo trocar o power do Blackstar? jah faz uns 2 anos q tenho ele...

Se você toca normalmente sem fritar tudo no talo, provavelmente as válvulas ainda estão boas sem necessidade de trocar.

MMI
Veterano
# out/15
· votar


Iversonfr

Creio que você está insatisfeito com os amplis, ficar trocando tudo talvez não faça a diferença que imagina. Inclusive trocar de válvula talvez você não perceba diferença nenhuma. Antes de trocar os falantes, tente achar alguém que tenha uma 1x12 com V30 e peça para testar seu ampli e veja se realmente vai fazer toda a diferença que você espera. São falantes caros, trocar apenas para ver no que vai dar eu acho arriscado.

Exato! Talvez um estúdio...

Se você toca normalmente sem fritar tudo no talo, provavelmente as válvulas ainda estão boas sem necessidade de trocar.

Com 2 anos provavelmente mesmo tocando no talo não estragou nada. Em uso normal, sem exageros, 10 anos ainda tá nova. Tem amp da década de 50 com as válvulas originais!

Iversonfr
Veterano
# out/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


MMI
Com 2 anos provavelmente mesmo tocando no talo não estragou nada. Em uso normal, sem exageros, 10 anos ainda tá nova. Tem amp da década de 50 com as válvulas originais!

Esse lance de válvula gasta eu acho muito subjetivo rs. Tenho um ampli aqui que toco com ele há uns 7 anos. Esses tempos atrás coloquei um par de válvulas novas nele pra ter algum comparativo se já estavam gastas, pq eu sou ruim de ouvido e não sabia se já estava na hora de trocar. Não senti diferença NENHUMA e voltei as "usadas" rs.

Edit: Falei "provavelmente" pois sei que o Tubemeister tem opção de 1W. Sei lá se ficar tocando metal fritando o ampli em 1W sempre não acaba por desgastar as válvulas rápido demais. Não é minha praia tocar assim, mas nunca se sabe.

MMI
Veterano
# out/15
· votar


Iversonfr

Existem válvulas e válvulas, amps e amps. Algumas trocas não mudam nada realmente, depende da válvula e do amp. :)

Existe diferença no headroom das válvulas. Existem pares casados também por causa disso, claro que isso serve mais para válvulas de potência, mas nas de pré também ocorre. Nas válvulas de pré se fala mais em diferença de ganho, especialmente entre as 12AX7, 12AY7, 12AU7 etc. Naturalmente, ganho diferente traduz em equalização diferente. Brutalmente diferente? Não...

Por exemplo, a diferença entre uma válvula chinesa e uma NOS de 250 dólares na inversora é NADA. Da mesma forma, já passei uma tarde testando válvulas num pedal Mesa Boogie V1 Bottle Rocket (de farra, para achar alguma diferença), mas nada. Num amp SE, usando no limite, as diferenças são bem mais marcantes.

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


MMI
Por exemplo, a diferença entre uma válvula chinesa e uma NOS de 250 dólares na inversora é NADA

A única válvula que mantive a troca desse meu ampli foi a inversora. Achei interessante o headroom que ganhei a mais no canal clean alterando a 12ax7 pra 12at7. Nada impressionante, mas tá lá rs. Fiz isso depois de ler esse artigo. Pra mim funcionou, já andei postando ele por aí no fórum. Nos amplis que tive, a única coisa que eu percebia ao trocar a marca das válvulas de power era que algumas eram levemente mais ruidosas que outras.

Sou muito cético em relação a equips de guitarras em geral a partir de certo nível, acho que pessoal faz muita onda pra coisas que na prática são imperceptíveis no mundo real, ou seja, sua guita tocando no meio da banda com baixo, batera, etc. Por isso, quando vejo alguém insatisfeito com o som querendo trocar válvula, falante, etc, faço minha parte em tentar alertar, por experiência própria.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr
MMI
que nada, muito pelo contrario, estou muito satisfeito com os amps, apenas falei de ter valvulas reservas caso um dia eu tenha que trocar as pressas e acabar por colocar valvulas ruins achando ser boas...

falei que talvez eu trocaria do Blackstar apenas para ver se daria diferença pois aos meus ouvidos nao esta mais soando igual antes...
mas eu nao quero trocar as valvulas esperando uma melhora no som nem nada, ainda mais eu que nao sou bom de ouvido,...

sobre eu cogitar trocar o falante é porque possuo 2 caixas da Blackstar com falantes iguais, esse falante da Celestion V30 custa 200 doletas tah caro?
tambem nao espero uma mudança grande na troca de falantes, se der uma caracteristica sonora diferente jah esta bom...

enfim... meu amigo tem a caixa da Kettner com V30, se der coragem vou pegar emprestado para testar, mas ele tem a traseira fechada, a minha eh aberta...

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


vitormk
falei que talvez eu trocaria do Blackstar apenas para ver se daria diferença pois aos meus ouvidos nao esta mais soando igual antes...

Pode ter acontecido do seu gosto ter mudado ou evoluído. De qualquer maneira, compra uma pro seu Blackstar pra você tirar a dúvida de vez pois é coisa barata. Já te adianto que as válvulas do seu ampli são só de pré, então essas válvulas são quase eternas, acho que não vai dar diferença nenhuma. Recomendaria comprar uma Tungsol na Multcomercial.

sobre eu cogitar trocar o falante é porque possuo 2 caixas da Blackstar com falantes iguais, esse falante da Celestion V30 custa 200 doletas tah caro?

Tá caro, ele gira em torno de U$150 cada. Com essa explosão do dólar, considerando o imposto e frete, talvez valha a pena comprar por aqui mesmo tipo ESSE AQUI

meu amigo tem a caixa da Kettner com V30, se der coragem vou pegar emprestado para testar, mas ele tem a traseira fechada, a minha eh aberta...

Isso muda bastante, mas já é melhor que nada. Geralmente V30 você vai ver em caixa fechada tipo Orange, Mesa, etc.

MMI
Veterano
# out/15
· votar


Iversonfr

A única válvula que mantive a troca desse meu ampli foi a inversora. Achei interessante o headroom que ganhei a mais no canal clean alterando a 12ax7 pra 12at7. Nada impressionante, mas tá lá rs. Fiz isso depois de ler esse artigo. Pra mim funcionou, já andei postando ele por aí no fórum. Nos amplis que tive, a única coisa que eu percebia ao trocar a marca das válvulas de power era que algumas eram levemente mais ruidosas que outras.

Não posso ler o artigo agora mas vou ler, me interessa. Passei os olhos nele...

Não dá para esperar uma alteração impressionante mesmo na troca de válvulas, é isso mesmo, mas depende do amp. E quando você mexe no power, tem que mexer no bias na maioria doas amps... Mas muda o ruído e muda o ganho.

Falantes já dão uma alteração bem maior...

Sou muito cético em relação a equips de guitarras em geral a partir de certo nível, acho que pessoal faz muita onda pra coisas que na prática são imperceptíveis no mundo real, ou seja, sua guita tocando no meio da banda com baixo, batera, etc. Por isso, quando vejo alguém insatisfeito com o som querendo trocar válvula, falante, etc, faço minha parte em tentar alertar, por experiência própria.

É um ceticismo acertado, mas voltado para situações de banda ao vivo. Tem muita coisa assim mesmo no mundo da guitarra de forma geral. Acho que falantes adequados não entram nesse ceticismo, apesar que também depende do equipamento - me parece que alguns amps realmente são mais "reativos" aos falantes. Em situações de estúdio, de mix, detalhes fazem toda a diferença. Mas como opinião geral, no fórum, você tem toda razão e o alerta é mais que válido.

vitormk

Alguns fabricantes dizem que os falantes necessitam de umas 100 hrs de uso para começarem a "amaciar". Também tem falantes e falantes, dependo do que você toca, como toca, que volume toca, do dope do falante etc. Óbvio, mais ainda do gosto da pessoa! Digo isso porque eu não sou fã dos V30. Numa troca de falantes, eu nem penso em Celestion ou Eminence. Para que comprar isso se pelo mesmo preço (ou pouco mais) dá para pegar coisa significantemente melhor?

Ismah
Veterano
# out/15 · Editado por: Ismah
· votar


MMI
Minha opinião não é a mesma que do Ismah em muitas coisas... rs

Eu sei, mas as NOS são sempre suspeitas e picaretagem sempre tem. Um new bee comprando NOS, é quase certo que vão se aproveitar. :(

Em uso normal, sem exageros, 10 anos ainda tá nova

Depende um pouco do projeto, principalmente para as de pré, alguns projetos usam variação na tensão de placa, pois isso preserva bem a curva de resposta, deixando o amp mais linear.

Naturalmente, ganho diferente traduz em equalização diferente. Brutalmente diferente? Não...

Às vezes faz, e muita! Não lembro de cabeça quem é quem, mas tenho dois canais, um com a JJ's ECC83 e a 12AX7, e a diferença é brutal sim. Uma delas rende um head room diferente. Na que uso, a compressão aparece em menos de 50%, na outra, nem existe. E fiz o teste no mesmo canal!

Iversonfr
pessoal faz muita onda pra coisas que na prática são imperceptíveis no mundo real, ou seja, sua guita tocando no meio da banda com baixo, batera, etc

Por isso que tem nego fazenndo show com Tagima T635 + Zoom G1XN e isso funciona! Ao vivo, saindo som já é um bom começo!

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr
Já te adianto que as válvulas do seu ampli são só de pré,
esse amp tem uma valvula do pré e outra no power, já abri pra ver, no caso eu trocaria a do power, mas pelo que o pessoal anda falando vou acabar nem trocando...

Tá caro, ele gira em torno de U$150 cada
entao, eu sou do JP, esse valor que lhe falei é total, com frete incluso...

MMI
bom, entao você acha que nao vale a pena trocar o falante? é que de amp eu não manjo quase nada, ai nessas pesquisadas acabei ficando com vontade de comprar pra ver...

os falantes que eu achei aqui no JP sao:
Celestion
Electro-Voice
Eminence
Jensen
Peavey

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


vitormk
esse amp tem uma valvula do pré e outra no power, já abri pra ver, no caso eu trocaria a do power, mas pelo que o pessoal anda falando vou acabar nem trocando...

As duas válvulas do seu ampli são de pré, por isso que tem só 5W. ECC83 = 12AX7. Valvula de power pra ampli pequeno é EL84, 6V6, de amp normal é EL34, EL6, etc. Abs!

MMI
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

bom, entao você acha que nao vale a pena trocar o falante?

Valer sempre vale. Mas vale para aquilo que não está te contentando, quando você nota uma deficiência e acerta o problema. Por isso é bom testar. Trocar por trocar, sem buscar algo, só ver no que dá não vale a pena. Não estou dizendo que é seu caso, só estou sem saber o que você procura e o que não te satisfaz.

No seu lugar, eu pensaria em outros caminhos, para te ser sincero. Se você está no JP, tem acesso a muitas coisas legais. Eu trocaria o Blackstar na hora, rs (confesso que tenho um baita preconceito contra os Blackstar, e ninguém vai me convencer que são bons amps no geral). Em vez de trocar válvulas e falantes, buscaria um amp de uma praia diferente do H&K e que seja de primeira linha realmente.

Nada te impede de comprar válvulas e falantes e sair trocando e aprendendo no que dá. Tudo é válido! :)

os falantes que eu achei aqui no JP sao:
Celestion
Electro-Voice
Eminence
Jensen
Peavey

Todos tem coisas legais. Todos devem ter produtos que irão te agradar com certeza. Eu não sei o que você toca, o que curte, não sei seu gosto. Há anos que optei por falantes Weber, ainda na época que Ted Weber fazia. São handmades, um mundo diferente, biscoito fino que provei e não quero mais do industrializado chinês. Estou para comprar mais.

Em todo caso, leia um pouco a respeito, recomendo o site dos Weber Speakers, Tone Tubby etc. Leia bastante e não vá na minha ou de outra pessoa, vai na sua. Tem que testar. :)

Abs

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Vc tem qual Weber? Nunca fui muito ligado em falantes, tive V30, uma caixa Peavey com Sheffield e agora to com uma 2x12 com Eminence C.Rex e Governor. Seria legal um projeto desses, se puder recomendar algum seria bacana.. Da Weber tenho só um atenuador. Já sosseguei com guitarra, pedal e agora sosseguei com ampli, preciso de uma GAS nova kkkk. Abs!

MMI
Veterano
# out/15
· votar


Iversonfr

Eu tenho Silver Bell e... (esqueci, é um outro britânico). No Twinolux, vem com um falante projetado pela Weber mas feito pela Eminence.

Não qual a sua praia. No Mesa e no H&K eles não tem tanta diferença, no Overdone fazem muito mais e o Silver Bell se mostra bem mais legal. Se quiser 2 da linha british, recomendo muito o Silver Bell e o Blue Dog (o Legacy tb). Um colega do fórum está comprando os 2 para uma 2x12. Vou equilibrar as contas (a crise tá braba) e pegar um bom alnico para o Overdone. Já tenho algo em mente - o Alnico California e o 12A150T, apesar que a ideia DT12 me agrada. Não conheço todos eles...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


MMI

A Blackstar é derivada da Hughes&Kettner, ou estou entendendo errado?

MMI
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

A Blackstar é derivada da Hughes&Kettner, ou estou entendendo errado?

Não sei, é?

MMI
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

A Blackstar é derivada da Hughes&Kettner, ou estou entendendo errado?

Não sei, é?

Até onde ouvi falar, é composta de ex-funcionários da Marshall (em parte).

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Foi uma pergunta, vc se referiu acima a "H&K" algumas vezes...

buscaria um amp de uma praia diferente do H&K e que seja de primeira linha realmente.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


MMI
uma pergunta... eu toquei em um mini rectifier e o tubemeister me lembra o timbre do rectifier, mas pesquisando videos na net, eu acho apenas comparações com Marshall, mas nunca toquei em um pra comparar...
afinal, na sua opinião e dos outros, a qual desses 2 amps ( mesa e marshall ) o tubemeister se assemelha mais???

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Ignora, não me liguei que tão falando de um tubemeister rsrsrs
Primeiras ondas de calor andaram afetando o cérebro.

MMI
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

Não ignorei não, eu não entendi sua pergunta. Para mim desde o começo o tópico era sobre H&K e Blackstar. Ninguém se entendia mais... kkkkkk

vitormk

Veja... Falar do projeto desses amps específicos pouca gente no fórum pode falar em detalhes, se tiverem o desenho na mão. O Tubemeister não é um amp comum por aqui.

De forma geral... A Blackstar seria uma "dissidência" da Marshall, dizem que foram antigos funcionários que criaram (?). Claro, os amps seguem uma linha mais Marshall. A H&K é alemã, super conceituada e faz coisas excelentes, mas é cara e o representante não costuma trazer coisas ao Brasil. Eles também seguem uma linha mais britânica. Eu tenho um Tubemeister e para mim funciona assim. A Mesa é americana (californiana), começou a linha da empresa com amps Fender modificados. O Rectifier foi criado na década de 80, com pré em cascata (e blábláblá) e muita gente considera um mundo à parte entre os Fender e Marshall (genericamente muito fabricante fala em "modern" para separar dos "british" e "american"), mas não deixa de ter um DNA, lá no fundo, americano.

Em todo caso, o mini rectifier e o tubemeister são projetos bastante diferentes. Óbvio que nada te impede de tirar sons parecidos... Seu amp é muito mais Marshall que Mesa.

vitormk
Membro Novato
# out/15
· votar


MMI
entendi, no caso se compararia a um JCM 900? pois o H&K tem bastante punch, pelo menos no canal lead...

MMI
Veterano
# out/15
· votar


vitormk

Não. O JCM900 é péssimo, o tubemeister merece respeito. Kkkkkkk

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Essa história da Mesa/Boogie (tenho a impressão que eram duas empresas, Mesa e Boogie que se uniram) explica porque os clean do M/B são conceituados a nível de Fender.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulas para Tubemeister 36 e HT-5RS