Bugueira Valvulado, distorção baixa

    Autor Mensagem
    sales100
    Membro
    # ago/15


    Fala galera!!!!

    De dois ensaios pra cá lá no estúdio, reparei que quando ligo meu pedal de distorção e drive, o volume fica meio baixo se comparado com a guitarra limpa, aí pra compensar tenho q botar o volume dos pedais lá no talo, acho difícil ser o problema ser nos pedais pq eu comprei eles agora e lá em casa o volume fica normal, tou usando um DS1 da boss e um OD3 da nux.

    Lá no estúdio é duas caixas uma por cima da outra e o cabeçote bugueira abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-683251293-cabecote-buguera-333- gabinte-buguera-2x12-_JM

    Oq será q pode ser? Alguem q já tenha experiencia com esse cabeçote pode dizer se é alguma equalização q eu tenho q ajustar?
    Vlwww

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Oq será q pode ser? Alguem q já tenha experiencia com esse cabeçote pode dizer se é alguma equalização q eu tenho q ajustar?

    99% de chance das válvulas estarem na capa da gaita. Já falei outras vezes, o projeto dos Bugera leva a válvula ao limite do limite, que tira a vida útil dela.

    Se por na mesa, um amp de estúdio de ensaio é usado (fazendo pouco) 6h/dia, 5 dias por semana, 4 semanas por mês, 12 meses por ano... Na minha conta são 120hs mês, e 1440 num ano...

    Nas condições que o amp funciona, é bem esperado, e se der uma variação de energia (digamos que entrem 230VAC), o amp vira uma torradeira...

    Olhar a chave damping não custa nada. Fora isso, é só fuçar o amp bicho.

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Tou ligado, mas tem algum knob q faria isso, deixar a exclusivamente a distorção/drive baixos?
    Pq a principio era pra deixar o volume baixo como um todo, o estranho é q apenas a saturação fica baixa

    arcade
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    sales100
    Ola. Veja se existe uma chave chamada damping atras do amp. Se tiver, mude-a e verifique se houve alguma diferença no volume.
    Espero ter ajudado

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    arcade
    Ola. Veja se existe uma chave chamada damping atras do amp. Se tiver, mude-a e verifique se houve alguma diferença no volume.

    Foi o que eu disse, só o vivente não se prestou a ler...
    Olhar a chave damping não custa nada. :P

    sales100

    tem algum knob q faria isso, deixar a exclusivamente a distorção/drive baixos?

    Vc leu metade da minha resposta, e não parece ter lido o que cada knob faz... Minha última tentativa de te ajudar...

    O Amp tem 3 canais: clean, crunch e drive. Cada um tem um knob de volume, e 3 de eq (bass, mid, e treble). O crunch e drive tem controle de ganho, e o clean não.
    Um knob de reverb e master, comum para todos os canais.

    Pra mostrar que não estou sendo arrogante, mas sim realista, segue uma imagem pra você ler o que cada knob faz.

    Imagem

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Vou verificar o dumping galera, valeu pelas respostas.
    Na primeira vez q disseram "verificar o dumping" eu cheguei a ler mas nem sabia oq que era, depois da segunda resposta é q fui me tocar doq se tratava e onde que ela ta, foi mal aí galera falha minha hehe... vlw

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Agora só pra eu entender, dei uma pesquisada sobre o dumping aq no forum e pelo que eu entendi ele vai servir basicamente para controlar melhor o movimento do falante, fazendo com que ele não vibre mais que o necessário, mas pq ele causaria esse problema apenas com a saturação e não com a guitarra limpa?

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Galera, descobri q o problema ta na guitarra mesmo.
    Quer dizer, num sei nem se é problema.
    A chave damping não deu certo.
    Fui testar com outra guitarra e os volumes ficaram uniformes.
    Aí comecei a fuçar na minha guitarra e vi que quando deixo o knob de volume master da guitarra um pouco acima da metade os volumes ficam uniformes, agora quando eu boto o knob no maximo é q o clean fica altão e a distorção mais baixa.

    Será q é pelo fato dos caps serem ativos, tipo saida mais alta e tals?
    É o EMG 81 e 85

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Então tem algo errado com o ganho no teu esquema... É impossível isso acontecer com A ou com B apenas...

    Pode ser que existe um compressor (regulador de ganho na verdade*) no circuito de drive do amp, que com a saída ativa está fazendo isso. Por isso com volume na metade, os volumes ficam uniformes.

    *O funcionamento foi explicado aqui

    Resumo da novela: ou você aprende a conviver com isso, ou parte pra outra :)

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Agora achei muito estranho, pensei q caps ativos tinham apenas um pré amp, mas eles fazerem a compressão de alguma forma, acho muito esquisito .
    Alguem aí que toca com esses caps pode confirmar se isso procede?
    Pode ser algum problema do meu em específico...

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Não, não, os caps são passivos, estão apenas ligados a um pré-amp. Se teria um resultado semelhante com um pedal de booster no começo da cadeia.
    Não é igual porque a baixa impedância da saída do sistema ativo, preserva algumas frequências altas, que se perdem no cabo.

    Curiosamente, nenhum pré trabalha com sinal balanceado na saída, que seria uma ótima opção.

    A compressão se dá no pré do amp, não no pré da guitarra, desculpe se não ficou claro.

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Ta mas se essa compressão for no amp, então pq ele não comprimio o som da outra guitarra q testei?

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Porque uma guitarra passiva tem uma saída N veze menor que a sua que é ativa...

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Tou entendendo, seguindo essa linha é possível ainda ta acontecendo um seguinte...

    A guitarra gera uma saída muito alta, por conta dos caps, essa saída vai e passa pelo pedal, que por sua vez, com o volume flet, não gera uma saída tão alta quanto o pré amp dos caps, logo depois que passar por esse sinal mais baixo, o volume vai da uma diminuída...

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Não entendi nada do que disse kkkk

    Mas vou olhar os esquemas desses pedais, e ver qual a deles.

    O drive do amp tá funcionando corretamente?

    sales100
    Membro
    # ago/15 · Editado por: sales100
    · votar


    O drive do amp ta funcionando sim.
    É como eu disse, fiz o teste exatamente com os mesmos equipamentos, mudando só a guitarra e funcionou normalmente os volumes, tanto o drive do amp, os pedais com volume fletados, quanto o clean estavam com os volumes uniformes.
    Até testei dois pedais distorção e ambos se comportaram da mesma forma, guitarra com caps passivos volume uniforme e com os ativos clean mais alto.

    Aí tou achando q isso ta acontecendo pelo fato do pre amp do captador ativo gerar uma saida muito alta que é mandada para o pedal, onde o sinal da guitarra vai passar pelo circuito e vai ser gerado um outro sinal de saida, só q esse não é tão alto quanto o gerado a primeira vez pelo pré amp dos caps...

    Consequentimente o volume da guitarra sem ta com o pedal ligado vai ser maior doq o da guitarra sem passar pelo pedal ligado.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Bem isso que eu acho também. A potência de saída dos captadores é mais alta que a potência fornecida aos pedais (alerta para verificar a fonte, já que isso não deveria acontecer), então não tem muito o que ser feito, além de fechar o knob da guitarra...

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Ou deixar o volume do pedal no talo....
    Será que prejudica o pedal se eu deixar o volume no max ou num tem nada a ver?

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Não deveria prejudicar, mas e o timbre meu amigo? Não vai pro saco com o pedal no talo?

    sales100
    Membro
    # ago/15 · Editado por: sales100
    · votar


    Acho q não, pq oq ficaria no talo era apenas o volume.
    O ganho e o tone vão ficar normal.

    Por outro quando eu diminuo o knob da guitarra eu não estou baixando o volume, na verdade eu estou cortando frequencias, aí sim o timbre muda

    Ramsay
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    sales100
    Experimenta usar o canal clean do Bugera com os pedais de distorção que o som vai ficar muito melhor, simples assim...

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    sales100

    Aì depende do instrumento, por ser ativo não deveria ser assim...

    Ramsay

    Ele está dizendo que usa o drive dos pedais, e quando aciona os pedais também diminui o volume :x

    sales100
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Galera finalmente descobri oq era, levei a guitarra e o pedal numa loja,
    e testei o pedal com outra guitarra lá da loja mas q tb tinha a captação EMG 85 e 81. Pra minha surpresa, o som ficou normal.
    Quando comparei as duas guitarras percebi q a da loja tava com os capsnuma altura bem mais baixa. Cheguei em casa, abaixei a altura dos caps e bammm, o som ficou normal kkkkk...
    Agora eu pergunto, qual seria a altura ideal pra esses caps EMG?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    sales100
    Agora eu pergunto, qual seria a altura ideal pra esses caps EMG?
    Vc mesmo já respondeu: baixei a altura dos caps e bammm, o som ficou normal kkkkk...

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    sales100

    Vc realmente tem problema com ganho...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bugueira Valvulado, distorção baixa