Duvidas sobre amplificadores para os mestres do fórum.

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ogner
Veterano
# jun/15 · Editado por: ogner
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Ja vi uns 4 shows do kotzen aqui no Rio. Sempre q ele vem!
Inclusive mes q vem ele ta aqui de no novo.

Ja vi ele tocando com marshall e fender. O melhor timbre dele nesses shows, na minha opiniao, foi um head marshall jtm45 1962 e cx 4x12... Ele tinha um bosster no pe e a zoom no loop.

Foda demais, fiquei na frente do palco, pegando o som do amp!

O timbre era todo controlado mao! Nunca vi ninguem mexer tanto nos knobs quanto ele!!
Edit; temho foto desse set em algum lugar..do set com fenders tb. Se achar posto depois

Drinho
Veterano
# jun/15
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nichendrix
THD FLEXI

SERÁ QUE ACHEI?

Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
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é bem menos caro que os demais....

e pra se chamar flexi deve ser mais flexivel que o plexi entao talvez de pra se livrar daquele agudo espetado deixando o som mais de "pelúcia"

Drinho
Veterano
# jun/15
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ogner

é entao, foi o mesmo que o meu...

e pro amp fazer tipo aquilo só que sem o pedal....

EduJazz
Veterano
# jun/15
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Drinho

Cara, vi o vídeo do Kotzen. Tem muito da pegada, do ataque, da força do cara... isso é insubstituível...

Mas, em termos de amp, pra chegar nisso... meu palpite seria algo perto dos Suhr que andam saindo... Ou então alguns Bogner... Mas não adianta, sem gastar NÃO SAI. Até os mais cascudos do Pedrone (Overdone) saíam a um preço alto (que, pelo visto, valiam cada centavo).

Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
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Cara, vi o vídeo do Kotzen. Tem muito da pegada, do ataque, da força do cara... isso é insubstituível...

eu nao sou grandes coisas tocando.... mas acho que dá pra fazer algo se o ponto for esse...

mas entendam eu nao quero ser o kotzen, eu sou eu... aquilo é uma referencia minha pra forma de pilotar equipamento pra fazer sons que eu gosto....

suhr, bogner....

ai vc me f....

nichendrix
Veterano
# jun/15
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ogner
foi um head marshall jtm45 1962 e cx 4x12

Não é o 2245 não? Até onde lembro o 1962 só sai na versão combo, mas ele é famoso se pedir pra Marshall fazer um amp circular com falantes giratórios em 3D pintado de rosa neon com bolinhas verde limão, eles vão fazer... kkkkkkkk

Drinho
e pra se chamar flexi deve ser mais flexivel que o plexi entao talvez de pra se livrar daquele agudo espetado deixando o som mais de "pelúcia"

Eu não sei, eu nunca testei esse, o único outro THD que testei e que não lembro mais o modeloera bem na praia dos Soldano.

Usa Fender cara, todo Marshall até o JCM800 é basicamente uma variante do circuito dos Fender dos anos 50. Ter som foda por 1,99 é tendendo ao impossível, acho que o mais barato que você vai achar são amps de caras como o Pedrone e o T. Miranda, não vejo como sair por menos que isso.

Uma outra opção é algo na praia dos Soldano/Hiwatt/Orange. Da ultima vez que vi os Hiwatt nem eram muito caros, Soldano é basicamente um hibrido de Marshall e Fender que no fim é praticamente Marshall com válvulas americanas (6L6/5881).

A Jet City tem uns amps bem legais ao menos pelo preço e são cópias dos Soldano, só que feitos na China (até porque o dono dela é o dono da Soldano). Se te atende aí são outros 500.

Drinho
Veterano
# jun/15
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Usa Fender cara

mas fender nao tem distorção...

e os que tem a distorção é horrível....

o melhorzinho é o supersonic que eu nao gostei.....

Pedrone e o T. Miranda, não vejo como sair por menos que isso.

não, excelente! o problema é que o do pedrone nao limpava e o pedrone mesmo me explicou que o amp nao faria isso pois o projeto nao permitia esse recurso, era amp pra footswitch

Ter som foda por 1,99

nunca disse isso, até 2 mil dolares estou disposto a gastar (mesmo com impostos)

essas coisas bizarras sao 3, 4 mil ai nao da.....

Drinho
Veterano
# jun/15
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essa thd é daonde? europa?

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
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Drinho
mas fender nao tem distorção...

Claro que tem, o fato de você não saber tirar distorção deles não signfica que ela não esteja lá. Até porque Marshall, Soldano e Mesa/Boogie, que são os icones maiores do mundo distorcido são basicamente cópias de Fender, são praticamente circuitos de Fender com pré-amp modado ou com válvulas diferentes.

O fato de serem modados não significa que seja impossível conseguir esse som neles, dá mais trabalho, porque especialmente por conta do EQ dos Fender que é muito responsivo e um espectro muito maior que a maioria dos outros.

Como o ogner disse, o próprio Kotzen com frequência toca de Fender e já vi ele só com Fender no palco e basicamente tinha o mesmo som que com Marshall e com Bogner (outro amp que já vi ele tocando).

nunca disse isso, até 2 mil dolares estou disposto a gastar (mesmo com impostos)

Então eu não te entendo, os Friedman você pega alguns como o Dirty Shirley ou o Buxon Betty por uns 2500 dólares, bem perto da sua faixa de preço. A Soldano tem amps nessa faixa, Mesa tem amps nessa faixa, quase todo mundo tem amps na praia que você quer por 2000-2500 dolares ou menos. Na pior das hipóteses, a Jet CIty tem "Soldano-like" por metade do preço de um Soldano.

essa thd é daonde? europa?

EUA

não, excelente! o problema é que o do pedrone nao limpava e o pedrone mesmo me explicou que o amp nao faria isso pois o projeto nao permitia esse recurso, era amp pra footswitch

Paga mais que ele faz um do jeito que você quer. Uma vez eu queria um amp que fosse uma mistureba de Fender e Marshall, com 4 canais, ele orçou bem alto, mas disse que era possível e que faria se eu pagasse aquele preço. Só que no fim desisti da ideia.

ogner
Veterano
# jun/15
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nichendrix
nichendrix
Cara, nao sei..pelo q pesquisei na epoca era um 1962..nao se se nessa ocasiao eu perguntei pra alguem do staff. Foi um dos primeiros shows. Vou ver se enxontro a foto. Lembro q tinha sp a aquela plaquinha com o logo... Cara de amp velho.. Hehe

ogner
Veterano
# jun/15
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Com o fender ele deixa crunchadao e usa (usava) aquele
Sobbat dele! E timbres fuderosos tb!! Titei foto da setagem dos knobs do fender, hehehehe!!

nichendrix
Veterano
# jun/15
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ogner

Fender tem que ter as manhas, mas tem um dos sons de médio e alto ganho mais lindos que existem. Talvez não seja tão interessante pra algo na praia Trash/Death/Black/Doom, mas tratando os bichinhos com carinho, eles entregam praticamente qualquer tipo de som abaixo desses níveis inumanos de ganho.

Fender é como aquela menina que é toda certinha e aparentemente sem graça, um anjinho na terra, mas que se souber apertar os botões certos vira um demônio no sofá.

Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
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nichendrix

Claro que tem, o fato de você não saber tirar distorção deles não signfica que ela não esteja lá.

Não entendi....
Lembra que eu falei que eu abro amplicador de 20w inteiro?

Eu fiz isso com um fender de 20w deluxe reverb e legal, bonito o som, mas não é desse tipo som que eu to falando. Existe algum outro meio de chegar nesse som sem pedal com um fender?

Como o ogner disse, o próprio Kotzen com frequência toca de Fender e já vi ele só com Fender no palco e basicamente tinha o mesmo som que com Marshall e com Bogner (outro amp que já vi ele tocando).

Veja, eu não quero ser o kotzen, minha referencia é o kotzen nesse video com aquele estilo de voz de guitarra, inclusive mais para ilustrar para você um amplificador em modo de distorção acima de algo seco tradicional, já de maneira cantante com muita sustenção e limpando de maneira bacana sem acionamento de pedal ou troca de canal.....
E na minha opinião os piores sons de guitarra do kotzen são quando ele usa fender, eu não percebo essa semelhança dele usando marshall, muito pelo contrario inclusive.

Então eu não te entendo, os Friedman
Eu só conhecia o modelo browneye, que é caríssimo, pensei que estava se referindo a este.

Com relação aos outros, eu sinceramente mandei o video pra você pra você justamente me dar um norte baseado no que conhece, dizendo se acredita que eu conseguiria resultado semelhante, até porque não há teste nesse caso, é comprar e rezar!

Paga mais que ele faz um do jeito que você quer. Uma vez eu queria um amp que fosse uma mistureba de Fender e Marshall, com 4 canais, ele orçou bem alto, mas disse que era possível e que faria se eu pagasse aquele preço. Só que no fim desisti da ideia.

O.O

UAI, quando eu falei com ele ele me disse que fabricava apenas os modelos da linha dele.

Isso pode ser uma boa idéia até porque o amp é simples em termos de recursos, a dificuldade seria achar a tal da voz e o comportamento do amplificador.


vou ligar pra ele!
eu gosto do trabalho do pedrone, acho de muita qualidade, é que realmente não encontrei a voz e o comportamento exato pro que eu busco.... mas vou conversar com ele!

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
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Drinho
Eu fiz isso com um fender de 20w deluxe reverb e legal, bonito o som, mas não é desse tipo som que eu to falando. Existe algum outro meio de chegar nesse som sem pedal com um fender?

Existe, e nem é difícil, porque existem diversas formas, desde mods simples a mods complicados até a não usar mods, mas regular algumas coisas pra operarem acima do limite "normal" deles, mas em geral sem mais modificações isso reduziria a vida útil do amp.

Enfim, é só pensar se Mesa/Boogie Mark-series, Soldano e Marshall podem todos terem o som baseado no som dos Bassman, é porque no minimo esse circuito é muito maleável com as modificações e ajustes corretos.

Veja, eu não quero ser o kotzen, minha referencia é o kotzen nesse video com aquele estilo de voz de guitarra.....
E na minha opinião os piores sons de guitarra do kotzen são quando ele usa fender, eu não percebo essa semelhança dele usando marshall, muito pelo contrario inclusive.


Eu estou no trabalho, então sem vídeo e não nego que não curto muito o som do cara, tanto que não tenho cd/mp3/aac/whatever dele pra ouvir em casa, o que já ouvi dele foi ao vivo em shows e ao vivo acho o som dele muito próximo entre Fender e Marshall, ao menos na maior parte do tempo, os sons com Fender tem um peteleco a mais de punch nos graves e o de Marshall são um peteleco mais escandalosos nos médios, mas não muda muito.

Os amps dele pra mim que eram os 2245, mas se forem os Marshall 1962 que o Ogner falou, são basicamente um Bassman com o circuito modificado para classe AB e um tremolo e válvulas 5881 ao invés das 6L6 (as 5881 são quase a mesma válvula, mas elas tem mais médios que as 6L6).

Então o som que você quer é basicamente de um Bassman com algumas poucas modificações.

Com relação aos outros, eu sinceramente mandei o video pra você pra você justamente me dar um norte baseado no que conhece, dizendo se acredita que eu conseguiria resultado semelhante, até porque não há teste nesse caso, é comprar e rezar!

Cara eu nem conheço tanto os Friedman assim, testei alguns, outros não, pra mim o melhor amp deles é o Dirty Shirley, mas eu sou absurdamente parcial para o som dos Marshall JTM e não acho o som dos Plexi SLP (o modelo 1959, famoso como o amp ao vivo do Page e por caras como o Randy Rhoads e Van Halen) lá essas coisas. Então pode não ser sua praia, mas se o som que você quer é na praia do Kotzen, bom ele usa JTM também.

O.O

UAI, quando eu falei com ele ele me disse que fabricava apenas os modelos da linha dele.

Isso pode ser uma boa idéia até porque o amp é simples em termos de recursos, a dificuldade seria achar a tal da voz e o comportamento do amplificador.


vou ligar pra ele!
eu gosto do trabalho do pedrone, acho de muita qualidade, é que realmente não encontrei a voz e o comportamento exato pro que eu busco.... mas vou conversar com ele!


Cara, ele vai dizer que não faz um milhão de vezes antes de pensar na ideia, pensa pelo lado dele, se fizer só os 3-4 modelos normais dele, ele faz X amps por mês (até porque a essa altura é capaz de fazer até no automático, sem pensar muito), se tiver que fazer um 100% custom vai perder parte dessa produção, então tem que compensar no preço. Ele fez alguns mods no meu Marshall quando ele ainda morava no Rio, então ele tenha cedido um pouco mais fácil por eu já ter sido cliente dele, mas que ele faz projetos customizados isso ele faz, apesar de não ser mais o carro chefe dele.

Enfim é meio com o Cassias, ele vai sempre tentar te convencer a pegar um dos modelos "stock" dele, se tu insistir bastante e não tiver medo do preço ele pode fazer por você o que fez pro MMI e mais alguns clientes, criar um instrumento totalmente customizado, totalmente one of a kind.

Com o Pedrone vai ser a mesma coisa, você vai ter que mostrar pra ele muito interesse e que ele pode ter uma bela vantagem financeira por usar o tempo dele criando algo só pra você.

Hitman
Veterano
# jun/15 · Editado por: Hitman
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nichendrix
Acho que ninguém nunca falou isso, até porque todo mundo que eu vejo que fala dos perigos pra saúde auditiva está muito mais ligado a algo de longo prazo do que a tocar hoje e sair sangrando os ouvidos.
Voce bem sabe que volta e meia estou "me metendo em encrenca" de volume, potencia de amps porque te lembro de um ou dois! haha
Ninguem nunca disse isso literalmente, mas se aparece um doido dizendo que quer algo de 50w, reacao de uma boa parte do FCC seria como se o cara estivesse comprando uma granada sem pino.
Entendo completamente o fator da saude auditiva. Pessoalmente tento me proteger regularmente. Uso phones que isolam som, praticamente tudo que escuto procuro me disciplinar para escutar no volume mais baixo possivel. Ando de moto com protecao quase sempre (Experimente ir para uma pista de corrida, ficar escutando ventos de 250km/h + escapes barulhentos de mais uma porrada de motos.. te deixa louco. Guitarra eh pouco...)
Mas nao estou tao preocupado com umas horinhas aqui e ali num volume agradavel.
Agora...se o campeao plantar a cara na frente de um 100w no max todo dia vai virar um paul gilbert da vida..

Não creio, até porque essa "moda" de amps pequenos vem de fora e já tem um tempo rolando
Sim, moda veio de la porem acredito que existe um mercado muito maior pra isso aqui do que la porque...Agora existe uma diferença, especialmente aqui que amp é caro, entre o cara que toca em casa e o que toca em banda, o cara da banda, a menos que tenha casão ou seja muito amigo dos vizinhos, toca em casa com amps pequenos e com a banda, em lugar maior, com amps grandes. Aqui o cara tem mal grana pra ter um amp, então tem que ser um que sirva pra todo lugar.
O que voce disse ai eh um grande ponto, e eu adiciono o fato de que o cara que compra um amp desses MUITO provavelmente tem mais de um amp grande.
Eu pessoalmente nao conheco muita gente na minha antiga area que tem amp de baixa potencia. Pior ainda usando como amp principal (digo 1w-5w) Geralmente sao visto como "brinquedos" perto dos grandes, usados geralmente quando nao se pode ter volume mesmo e nao o guerreiro do dia-a-dia.
Arriscaria dizer que via mais coisa entre 20w-60w (excluindo a galera do metal que conhecia, grandissima maioria era 100w)

Cara, experimenta botar esse AC15 no talo mais ou menos na altura do teu peito ou com o falante virado mais ou menos pra altura da tua cabeça e tu vai ver o quanto esse trocinho é alto e provavelmente você vai descobrir que o som dele é melhor do que você acha hoje, mas os ajustes que tu usa hoje não são tão bons assim.
Sei que o som vai mudar bastante, mas deixo no chao mesmo. Arranjar um lugar para deixar ele "alto" sem incomodar os outros ja que nao moro mais sozinho, etc. Mais facil deixar estar. Mas se um dia fosse microfonar ele, com certeza teria que meter a orelha na cara do falante e timbrar de novo porque deve estar BEM agudo pra compensar.. haha

Abraco!

Drinho
Veterano
# jun/15
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Cara, experimenta botar esse AC15 no talo mais ou menos na altura do teu peito ou com o falante virado mais ou menos pra altura da tua cabeça

po mas nem eu que sou surdo faço isso.... só fiz algumas poucas vezes na vida kkkkkk

MMI
Veterano
# jun/15
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Drinho

Só uns pitacos...

Amplificador sempre vai ter uma parte analógica, como na geração do som (alto falantes). E isso não é zero e um, sempre vai ter uma dose que não é linear, meio que aleatório. Se for para amplificador valvulado, aí a coisa complica porque varia, muda com os trafos, as válvulas, os capacitores, a regulagem do bias e uma porrada de coisas. E muda com o cabo e a guitarra que está plugada.

Os caras estão zoando com você e dizendo que é surdo, rs. Cuidado que sua saúde auditiva pode aos poucos estar indo para as cucuias e você não estar notando. O bom é que se ficar surdo, não vai precisar de amp, né? kkkkk

É natural seu questionamento deste tópico. Uma vez que você notou deficiências e partiu para uma guitarra do nível do Cassias é porque uma Fender ou Gibson dificilmente vai te satisfazer, então foi para o nível acima. Por exemplo, o amigo Edujazz foi para uma Dunamiz e agora pegou uma Nash. É natural agora que um Fender ou Marshall não vão te servir, pelo menos os comuns. Bem vindo ao clube, "tamo junto"!

A questão é que o Cassias e a Dunamiz por enquanto ainda tem preços acessíveis, não sei até quando, e estão num degrau acima. Amplificador é mais difícil... Não que o Pedrone e outros sejam fracos para isso, mas você está procurando algo que não é "de linha" deles. Se você quiser arriscar fazer um (arriscar porque tem uma dose pequena do imponderável pela não linearidade que falei), acho que o mais fácil de conversar e acertar um projeto custom seria o Carlos Alberto "Sossego" Lopes. E não tem jeito, se você quer qualidade vai ter que pagar por isso. Se for pagar e procurar lá fora, vai encontrar, com toda certeza.

Eu tive um Rivera. Acho que nem precisa falar que o Paul Rivera é um dos mais respeitados especialistas em amps do mundo. O meu era um M60 Anniversary. Ele tinha um canal que era "O" Fender e outro que era Marshall, uma das melhores máquinas de timbres que já vi. Só que eram 12 knobs com push-pull e mais 4 sem push-pull (normais) o que vale dizer que era 2 meses para timbrar uma guitarra e se espetasse uma outra guitarra, já era. Me traumatizei, vendi o bicho e hoje acho fodástico quando encontro um amp do tipo vintage que tem muito som e knobs de "volume e tone", nem graves, médios e agudos, kkkkkkkk.

Brincadeiras a parte, me encanta amplificadores mais plug&play. Não existe nenhum assim, ao pé da letra. Qualquer um precisa de um tempo, calma e paciência para achar os pontos fortes e fracos, tirar o melhor. Uns são realmente mais fáceis, outros são fodamente complicados, como o Rivera. Mas qualquer um requer uma exploração minuciosa, por isso que acho difícil uma experimentadinha numa loja e levar (sem isso para mim nem pensar).

É verdade que gosto cada um tem o seu e o que é bom para mim não é bom para todos. Mas se você resolver tirar o escorpião do bolso e sair testando, te digo alguns que me impressionaram. De Fender mesmo, só o Twinolux me fez pirar, Marshall praticamente nenhum. Os Marshall mais legais foram um ou outro JTM45 e raros da linha Plexi, mas são monstros demais para mim (para você, brincadeira de criança...). Daí vai para amps de boutique, que aí sim o tiro é mais certo: Victoria, Carr, Louis Eletric, Budda, Custom Audio Eletronics, Two Rock, Tone King, Suhr, Friedman (um colega aqui do fórum acabou de pegar um)... Os três primeiros me despertam uma especial GAS! Talvez para o seu caso que quer algo bem simples e mais plug&play, poderia olhar os Jackson Ampworks, se bem que estes são para quem se preocupa em tocar baixo também.

Filippo14
Veterano
# jun/15
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Uma coisa que eu nao entendi eh o seguinte. Se o volume final de um 100w eh parecido com um de 50w e um de 20w, por que ninguem nunca recomenda os de 100w? Quando dizem que o cara toca com 100w ou 50w pensam que o cara fica surdo, mas acabaram de falar que o volume eh proximo de um de 20w, nao tem essa de ficar surdo entao ahahha.

Ismah
Veterano
# jun/15
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A diferença de 20W pra 100W é próximo da ideia de dobro de volume. 50 pra 100 a diferença perceptível só é no head room praticamente.

por que ninguem nunca recomenda os de 100w?

Eu não recomendo pelo preço... Quem tem grana pra um vai lá e compra, não vem perguntar em fórum de internet...

Filippo14
Veterano
# jun/15
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MMI
Tem uma marca chamada Lazy J que achei bem nessa linha dos Carrs amps, acho ela bem legal tambem

Abracao

MMI
Veterano
# jun/15 · Editado por: MMI
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Filippo14

Uma coisa que eu nao entendi eh o seguinte. Se o volume final de um 100w eh parecido com um de 50w e um de 20w, por que ninguem nunca recomenda os de 100w? Quando dizem que o cara toca com 100w ou 50w pensam que o cara fica surdo, mas acabaram de falar que o volume eh proximo de um de 20w, nao tem essa de ficar surdo entao ahahha.

Não é por aí, isso é uma confusão dos diabos que o povo faz e na sua análise, você tem razão. Por isso que a premissa é infundada.

Quando você fala de 20W para cima, pensando numa média de alto falantes de sensibilidade de uns 95 dB (definido como 1W a 1 metro), estamos falando de intensidades maiores que 110 dB de exposição.

Falar de dB é obscuro para a maioria, o pessoal tem pouca ideia do que seja. Alguns parâmetros então... Duas pessoas conversando normalmente bate em até uns 65 dB, então este seria um limite de intensidade num apartamento a noite (bem menos que 0,5W nesse falante médio que defini atrás), já que uma gritaria incomoda os vizinhos e é algo que chega no máximo a 95 dB. Para ruído contínuo, vale ver algumas definições da OMS. Mas a gente aqui está falando de ruído contínuo bem maior que isso, absurdamente maior, não é 70dB, é para lá de 110dB. Lembrando que a dor é para cima de 130dB, a gente tem que parar bem antes, se doer é que foi para lá de absurdo. O limite que se aceita de exposição a ruídos sem riscos é de 85dB.

A NR15 do Ministério da Saúde limita a exposição a ruído contínuo para os trabalhadores. É isso aqui. Então falar em "dobro de volume" é algo abstrato e de pouco valor, mesmo porque ninguém consegue mensurar isso com os ouvidos. Se falar em 4dB de aumento, pode ser percebido como nada de som (de 1dB para 5 dB), como um aumento discretíssimo (de 56 dB para 60dB) como pode ser um absurdo (como de 116dB para 120dB). Como a gente está falando dos limites da tolerância, olhando ali na tabela, é a diferença entre um amp de 50W para um de 100W no talo é de suportar sem lesão auditiva 1 música ou meia música. E se aumentar o número de falantes, piorou! Isso vale para 1 falante...

Tem uma marca chamada Lazy J que achei bem nessa linha dos Carrs amps, acho ela bem legal tambem

Acho os Carr mais legais.

Edit: é sabido que algumas drogas como a cafeína e o álcool são ototóxicos. O que vale dizer que em conjunto com ruído, vai baixar esses limiares da tabela.

nichendrix
Veterano
# jun/15
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Hitman
Ninguem nunca disse isso literalmente, mas se aparece um doido dizendo que quer algo de 50w, reacao de uma boa parte do FCC seria como se o cara estivesse comprando uma granada sem pino.

Sinceramente eu acho que nunca vi isso, o que vejo muito e isso não é só aqui é nos fóruns gringos também, é o cara dizer que quer um amp de 50W ou mais pra tocar num quitinete/apartamento pequeno/casa pequena/etc porque quer a qualquer custo um JCM800 ou Dual Recto da vida, porque uma vez no ano ele toca no bar do zé da esquina que cabe 20 pessoas.

Sinceramente o dinheiro é do cara e ele pode fazer o que quiser até tocar fogo ou limpar a bunda, mas se pensar no objetivo do cara, é como usar canhão pra matar mosca, isso pra mim é burrice, mas como disse, cada um é dono do seu dinheiro.

Eu já tive amps de quase toda faixa de potência, de 2 a 100W já tive amps em qualquer multiplo de 10 ou entre multiplos de 10 que tiver entre eles e mesmo hoje tenho 2 de 60W (Fender e Marshall, de quando ainda prestavam), um de 30W (que faz tanto barulho quanto um de 60, que é o AC30), um de 15W (Fender) e um de 5/2W (Jet City). Então não é algo que eu diga porque não tenho ou não entendo o valor desses amps maiores, só que em geral eles não são pra situação que a maioria ao menos aqui procura.

Agora fica a pergunta quantas vezes eu ou ele, que não somos músicos profissionais, temos a oportunidade de pegar esses amps maiores e socar o volume deles no 10 pra ouvir valvulado dar aquele sag lindo que se vê em show?

Então quando o cara me diz eu adoro banda xyz e queria aquele som pra tocar no quarto, na boa é muito mais provável ele conseguir com um amp abaixo dos 10W (diria até que o mais provável é entre 1-5W) do que com um de 100W. Agora se ele tem uma casa grande ou toca em lugares grandes, foda-se. Minha ultima banda o outro guitarrista tinha uma casa de 10mil metros quadrados de terreno, tu acha que eu levava amp de 15W pra ensaiar, eu tava era com ou 2 Fender de 60W ou um Fender e um Marshall de 60W e ele com um Mesa de 50W e um Fender de 87W.

O que voce disse ai eh um grande ponto, e eu adiciono o fato de que o cara que compra um amp desses MUITO provavelmente tem mais de um amp grande.

Em geral, lá fora os caras tem sim mais de um amp grande, mas é porque lá amp é significativamente barato comparado com aqui. Um amigo meu americano é professor de universidade, que ganha bem mas não é tão bem a ponto de nadar em grana, porra ele tem 3 plexi vintage e uma renca de fender vintage e uns 2 vox de tabela lá. Um Friedman não custa 20 salários mininos, custa 2-3.

Eu pessoalmente nao conheco muita gente na minha antiga area que tem amp de baixa potencia. Pior ainda usando como amp principal (digo 1w-5w) Geralmente sao visto como "brinquedos" perto dos grandes, usados geralmente quando nao se pode ter volume mesmo e nao o guerreiro do dia-a-dia.

Aí tem um depende do tamanho do universo, se algum dia você der uma passada em Nashville ou LA e falar com a galera que trabalha em estúdio e perguntar com quais amp a negada realmente profissional em geral grava eles vão lhe dizer que é algo entre na casa dos 30W, podendo obviamente ir pra mais caso necessário e ainda vai lhe dizer que é muito comum gravar com amps de 15W pra baixo.

Pegue qualquer banda grande de qualquer estilo que não seja Metal ou algumas vertentes do Hard Rock mais pesadas, e é provável que muitos dos sins que qualquer dessas bandas fazem tenha saído de amps pequenos, mesmo não parecendo. Obviamente elas também vão ter amps grandes quando for preciso seja pra gravar, seja pra show.

Existem inclusive casos bem extremos de "confusão" nesse sentido, como é o caso dos 5 primeiros álbuns do Led Zeppelin. A grande maioria vai dizer que aqueles sons sairam duma combinação de Marshall e Les Paul, mas segundo o Page ele gravou quase a integralidade desses discos com duas Telecasters e dois amps Supro, um de 5W e um de 15W.

Da mesma forma, eu já me surpreendi com alguns caras tocando ao vivo com amps que se não estivessem na minha frente, eu duvidaria. Acho que nesse ponto caso mais extremo é o The Edge do U2 e o Clapton. Clapton apesar do Twinolux é muito comum usar dois Tremolux pra fazer show em estádio, se você ver as turnês da época do Me and Mr. Johnson e do Sessions for Robert J. o cara tocava pra estádio lotado com dois amps de 15W. O The Edge é as vezes ainda é mais extremo, normalmente ele toca com 3 AC30 e 3 Fender Tweed Deluxe (15W), mas vez por outra ele dá uma despirocada e troca os 3 Deluxe por 8 Fender Champ de 5W e o timbre do cara é do tamanho do universo.

Então a potência do amp em si não é um problema pra ele ser usado e na boa especialmente em gravação tem muita, mas muita gente que não dispensa usá-los, pra tocar ao vivo acho pouco prático, você precisa de um ótimo PA, de uma estrutura caprichada, que aqui no Brasil em especial é muito difícil de se ter, então acho que não rola.

Agora se você quer headroom, que é muito util, especialmente se você ou quer som limpo ou só distorção de pré, então quanto maior a potência melhor, agora não vai servir pra tocar no quarto de casa.

Então não existe uma lei pra decidir qual amp usar, como eu disse, eu gosto dum tipo de distorção (power+sag, Class A, Single Ended) que sinceramente raramente eu vou ver num amp acima de 5W num volume que seja gerênciável para a maior parte do que eu uso o amp, mas como disse, não vendo os meus de 60W, não porque ache que o som deles é impossível de se conseguir com menos (porque acho até fáceis de conseguir), mas porque eu já toquei em banda e fazia shows pelo menos 2x por mês posso vir a tocar num dia de novo. Só que agora não estou, tanto é que meus amps estão na casa da minha mãe, mais de 2000km de mim, mas o Picovalve eu não vivo sem.

ogner
Veterano
# jun/15
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undefinednichendrix
Jeff beck ja usou muito ProJr no palco! Tem so 15w...

nichendrix
Veterano
# jun/15
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Drinho
po mas nem eu que sou surdo faço isso.... só fiz algumas poucas vezes na vida kkkkkk

Cara, sinceramente é a melhor coisa do mundo, eu só toco com o amp mais alto, pelo menos em cima do case, as vezes boto um amp em cima dou outro os dois em cima do case, porque aí sim você ouve o que o microfone está ou estaria captando, o som verdadeiro do amp.

Filippo14
Uma coisa que eu nao entendi eh o seguinte. Se o volume final de um 100w eh parecido com um de 50w e um de 20w, por que ninguem nunca recomenda os de 100w? Quando dizem que o cara toca com 100w ou 50w pensam que o cara fica surdo, mas acabaram de falar que o volume eh proximo de um de 20w, nao tem essa de ficar surdo entao ahahha.

Aui tem uns erros de interpretação... kkkk

Eu poderia fazer as contas, mas em essência pra um microfone (que é bem mais preciso do que o ouvido humano e funciona de forma relativamente parecida), se você botar dois amps "iguais", no mesmo gabinete, com os mesmos cabos, com os mesmos ajustes e a única diferença entre eles for a potência 100W vai ser o dobro de 10W.

O mundo não é tão ideal quanto um laboratório e nem o ouvido humano tão consistente quanto um microfone, então há uma variação enorme nessa percepção, na prática não é exagero dizer que o som que eu e você ouvimos estando um ao lado do outro ombro a ombro, não é o mesmo, porque seu ouvido é diferente do meu, o seu cérebro que processa isso é diferente do meu. Isso é tão doido que tem alguns cérebros que vem de fábrica com a fiação errada e a pessoa consegue ouvir o som e perceber ele com a visão e o tato além da audição, essas pessoas literalmente vêm a cor e a textura do som, é raríssimo, mas existe.

Então você não pode levar tão a sério, porque além do ouvido, o ambiente e a acústica dele, sua posição e distância pro amp, enfim existem tantas coisas que podem variar que não dá pra afirmar que todo mundo vai perceber isso igualmente nem que você conseguisse que todos tivessem o a audição exatamente igual. E ainda nem falamos de mudar nada nos amps, se mudar circuito, numero/modelo de falantes etc, é mais uma diferença na percepção.

Voltando ao tema de porque ninguém recomenda, não é nem pela apenas diferença de volume é muito mais ligado com a utilização. Se tu me disser que toca mais em casa sozinho e tem uma bandinha pra ensaiar com os maigos eu vou dizer compre um amp de 25W ou menos. Se for só pra tocar em casa, sem a bandinha, 5W ou menos. Se você me falar que toca com frequência em locais com mais de 200 pessoas, eu vou dizer olha de 20 a 50W, se tocar pra mais de 500 com frequência olhe de 50W a 100W ou fique rico compre um PA foda e continue com o de 5W... kkkkkk

No fim essas diferenças de percepção são tão loucas, que lá na casa dos meus pais tem um quarto nos fundos, que a entrada é pra fora da casa, todo com tratamento acústico, e a idéia pra ele surgiu da diferença de percepção minha e da minha mãe, pra mim tocar com um Marshall de 60W com volume na metade no meu quarto trancado (que fica a uns 12m do dela), não deveria incomodar muito ela, mas na boa, se eu passasse o master do 2 ela vinha reclamar que atrapalhava ela de ver a novela. Uma vez eu botei ela pra regular o volume na altura que ela considerava ideal, ela botou no 1 e uns fios de cabelo a mais.

Depois disso conversa vai e conversa vai e conversa vem, surgiu a idéia de fazer meu mini-estúdio de ensaio, todo tratado e tal, justamente porque pra mim era muito importante poder meter meus amps maiores no talo pra explorar os sons deles.


MMI
Não é por aí, isso é uma confusão dos diabos que o povo faz e na sua análise, você tem razão. Por isso que a premissa é infundada.

Como disse acima, não é uma premissa infundada, é uma premissa válida e verdadeira, dentro de um determinado contexto, ela só não pode ser tomada como uma verdade absoluta fora daquele contexto, mas pode servir como referência, uma aproximação, desde que usado com bom senso.

É como medir o tempo, tu nunca diz que o ano tem 365 dias e 6 horas, tu diz que tem 365 dias, é uma aproximação válida, mas essa diferença de 6h em 4 anos é um dia a mais, pra 120 anos é um mês a mais, pra 1200 anos é quase um ano de diferença. Então o que é uma aproximação aceitável pra um intervalo pequeno de tempo é gigantescamente grosseira se você vai pruma escala de tempo muito maior.

A mesma coisa acontece aí, se eu tenho um 1x12 de 10W e vou testar um 1x12 de 100W no mesmo lugar e com os mesmos falantes eu posso esperar uma diferença de percepção perto de "o dobro do volume" talvez mais ou menos mas dentro duma margem aceitável, agora se eu pego um Vox AC15 e quero comparar com um Mesa/Boogie Triple recto num full stack, aí o bom senso foi pro saco.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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SpectrosGuitarman
desculpa a demora pra responder.
e um projeto bem legal, o modelo que montei foi o P1. com uma válvula 12ax7 e uma el84, consegue gerar 100db tranquilo(medi com um aplicativo do celular e estourou a escala) e é relativamente fácil montar. O som satura pouco em relação a marshall, mesa boogie....acho que o nível de distorção se assemelha ao TS-808. Tem suas limitações mas pra tocar em casa é ótimo. Usei componentes baratos e comuns, nada de especial. Os trafos eu comprei na altanatubes, eles tinham um kit para o projeto. O transformador de saída foi um da lynx audio modelo TS-8A e o de alimentação foi este -> http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1306&t=Transformador-PTAX84 -indicado-para-o-AX84P1-e-Hi-Octane
na loja eu achei este para a saída -> http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1762&t=Transformador-Single -end-para-EL84-TS6A
a caixa eu comprei uma landscape com falante de 12 pol. usei o gabinete de um antigo oliver para colocar o circuito. o custo final ficou 900 + uns quebrados(1000R$). valeu pela experiência.

vou colocar algumas fotos do meu amplificador
foro 1

foto 2

foto 3

Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
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MMI
entao, o problema da linha marshall mesmo sendo jtm 45 ou um plexi, eles de fato resolvem a questão da dinamica que eu falo que pra mim é importante, eles limpam grandes só rolando o volume pra baixo, porém além de distorcerem alto o problema é que eles não dão o som de maneira carregada da forma que eu necessito o que me obrigaria a colocar um pedal no meio do caminho, mesmo que sem adição de drive no pedal, só como um pré limpo, mas o pedal tem que estar lá, isso é algo que eu definitivamente gostaria de evitar, com o passar do tempo, juntando minhas influências, meu estudo dentro das coisas que eu gosto e principalmente insistindo em trazer a tona apenas os meus pontos fortes, eu meio que defini o tipo de som que eu gosto pra mim e a forma de buscar esse som com testes no meu amplificador que é bem mais econômico perto destes que discutimos eu consegui enxergar que eu posso ser plenamente satisfeito com apenas um tipo de guitarra e um amplificador simples timbrado de uma só maneira...
Eu digo que não me assusto com amplificadores 100w, mas não quer dizer que eu precise de um amplificador de 100w, inclusive se eu achar algo que não seja de 100w e seja capaz de trabalhar da forma que eu imagino para minhas situações de uso é até melhor porque amplificadores menores costumam ser menos caros do que maiores.
Se tiver um amplificador de 20, 30, 40, 50 seja lá o que for que limpe sem emagrecer consideravelmente ou morrer ao lado de um baterista não tem problema, eu compro, eu não compro watts, eu compro algo que me sirva e me deixe plenamente satisfeito no maior numero de situações possíveis, sei que nada é 100% efetivo pra todas as situações.
Percebi também que esse som que digo não é necessariamente o som do fender, o som do marshall ou do two rock, as marcas normalmente me servem mais como referência do que fator determinante, o som é o som que tá na minha cabeça, dentro de uma faixa dinamica de um limpo muito cheio e um pouco rachado (quase nada), mas não é mark knopfler até um amplificador simples saturado com um booster a mais, booster esse que nem suja tanto, mas ele engorda, um bend dura muito mais tempo, preenche muito mais o ambiente, e a nitidez continua a mesma do que o som quando tava limpo e se eu tiver numa situação que me permita usar mais do ampli sei que vai aparecer aquele brilho (que parece até meio metallico) de um amplificador bem usado o que agrega ainda mais no som, pelo menos na minha concepção....
O grande problema é ter acesso a possíveis aparelhos até para testar que estejam dentro destas exigencias, o video que coloquei aqui ilustra exatamente o comportamento que eu imagino, não é o angus young limpando, mas sim algo mais carregado limpando de maneira efetiva (no meu ponto de vista)
Como o acesso é dificil que veio minha pergunta.... vocês conhecem algum aparelho de 6 botoes que se comporte da forma ilustrada no video para me indicar? Pois os que eu testei não se comportaram desta maneira, não importa a potência, se 20 ou 100, mas que faça isso com a caracteristica ilustrada, dentro da condições de headroom colocadas.

Da mesma forma, eu já me surpreendi com alguns caras tocando ao vivo com amps que se não estivessem na minha frente, eu duvidaria.

Honestamente, eu nunca tive vergonha de dar minha cara a tapa, inclusive eu vou extremamente na contra-mão de praticamente todos os guitarristas que eu conheço que precisam provar ou se auto afirmar a todo custo, pra cada qualidade minha eu tenho 1 milhao de limitações e não vejo problema nenhum nisso, eu sou humano, só quero tocar minha guitarra e ser feliz, seja em casa, com os amigos, com a banda... eu sou o tipo do cara que não é capaz de tirar som de qualquer amplificador (guitarra talvez sim, porque pratiquei muito tempo em violão de aço desregulado a não ser que esteja muito intocavel com cordas muito enferrujadas, distantes e etc)...
Mas tive uma experiência de uso maravilhosa com amplificadores estilo fender, mesmo que eles não gerassem os sons que fazem parte do que está na minha cabeça, fiquei fascinado com o quanto me dei bem com aquilo, o fato de não importa aonde os botões estão, dentro daquele mundo simples qualquer posição sai som legal e gostaria muito de importar essa experiência para o meu mundo sonoro.

MMI
Veterano
# jun/15
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Drinho

Como o acesso é dificil que veio minha pergunta.... vocês conhecem algum aparelho de 6 botoes que se comporte da forma ilustrada no video para me indicar?

Desde a primeira vez que li seu tópico, minha ideia sempre foi: ele não vai se achar com um valvulado. Não rola, simples assim. Compre um Kemper ou um Axe FX e seja feliz. Tem mais de 6 botões, mas esse som todo em todas as situações só um desses pode te dar e são mais simples que você pensa na hora que você se acostuma. E sorria para o mundo na hora que você olhar neguinho endeusando o "valvulado", dizendo que SS não presta, que precisa dos harmônicos pares que só as válvulas proporcionam, pode até entrar de sola na discussão SS X Valvulado.

Abç

Obs.: o Kemper com power amp tem 400W. Suficiente para você ficar surdo e aterrorizar o pessoal do fórum.

Drinho
Veterano
# jun/15
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MMI

Eu tava reclamando de nao saber tirar som de dois canais... é facil usar esse trem ai?

Filippo14
Veterano
# jun/15
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Drinho

Voce quer dinâmica e timbres limpos também nao é? Os Two Rock são uma opção legal para isso, os Dumble Style são uns Fenders com mais dinãmica e mais quentes, eles tem justamente vários botões para alcançar tantos sons diferentes. Tem uma marca mais barata que a Bludotone que é uma réplica de Dumble até no layout que é a Ceriatone Amps. o Overdone do Pedrone é uma réplica do Two Rock. Tem som limpo dinâmico, regulando as chaves de brilho e jazz você chega em som Fender limpíssimo ou no volume mesmo da guitarra.


Abração

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