Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Tópico definitivo sobre impedância, potência, associação de falantes/transdutores, etc

Autor Mensagem
      Ismah
      Veterano
      # nov/15
      · votar

Matec

Vai sair versão 2.0 revisada, só falta o tempo de ler, entender e re-escrever. No momento minha preocupação é RF para eliminar os cabos da banda rsrsrs

Ismah
      Veterano
      # 31/dez/15 02:41
      · votar

É interessante adicionar esse dado. Essa explicação mostra porque dá importância de hiperdimensionar um cabo.

bg03
      Veterano
      # 12/jul/17 02:16
      · votar

Boa noite amigos, minha duvida,
      'E possivel fazer associacao de resistores para elevar um falante de 6ohms para 8 ohms????

Ismah
      Veterano
      # 12/jul/17 02:27
      · votar

Em teoria é, mas nem tudo gera apenas bônus, o ônus. Engenheiros falam em adicionar no máximo 5% de resistência em série, além da carga nominal. Esta vinda dos cabos, conectores etc...

Se isso realmente é necessário, a saída menos inadequada, é um trafo.

bg03
      Veterano
      # 12/jul/17 12:03
      · votar

e como seria essa ligacao para aumentar 2 ohms com trafo ou resistor?

bg03
      Veterano
      # 12/jul/17 12:57
      · votar

Se isso realmente é necessário, a saída menos inadequada, é um trafo.

Ismah
      Veterano
      # 12/jul/17 15:42
      · votar

Com trafo tu teria um primário com 8 ohms e um secundário com 6 ohms.

Com resistores teria que fazer a contas, mas basicamente se precisaria criar uma carga fantasma de 2r para adicionar em série.

bg03
      Veterano
      # 13/jul/17 13:19
      · votar

mas na circunstancia eu tenho uma saida de 6 ohms, o trafo conseguiria aumentar pra 8???

Ismah
      Veterano
      # 13/jul/17 14:44
      · votar

Não, aumentar o trafo não aumenta nada, mas ele consegue acoplar as coisas...

Agora se a saída é 6, e a carga é 8, não tem problema essa ligação, o amp trabalha mais folgado, mas dissipa menos potência.

bg03
      Veterano
      # 13/jul/17 15:21
      · votar

entendi Ismah, agora apereceu um cliente aqui q tem um cubo de baixo e ele quer q eu faca uma saida pra ele ligar nao simultaneamente gabinetes com impedancia de 4, 8, 16...
      sendo q o cabecote q ele mais usa trabalha em 8 ohms.
      como sera q faco isso?

Ismah
      Veterano
      # 13/jul/17 15:25
      · votar

Não faz... É a melhor coisa...

Se fizer, peça um trafo para a potência do amp + folga, com essas saídas...

Mas por curiosidade... O que te leva a crer que a saída do amp é de 6 ohms?

bg03
      Veterano
      # 14/jul/17 00:09
      · votar

Nao 'e 6 amigao, eu disse 8 ohms...
      ``sendo q o cabecote q ele mais usa trabalha em 8 ohms.``

Ismah
      Veterano
      # 14/jul/17 10:58
      · votar

E os 6 ohms que tu falou lá no começo?

bg03
      Veterano
      # 14/jul/17 13:18
      · votar

entao, o falante q 'e de 6, o amplificador 'e de 8, vc sabe me dizer se consigo aumentar o de 6 para 8 com associação de resistor??

Ismah
      Veterano
      # 14/jul/17 14:02
      · votar

Novamente... Conseguir, se consegue, mas um trafo é melhor.

Adicionar resistores não é tão simples! Primeiramente que não creio que vá achar um de 2Ω, isso são uns 8 pregos em série com o AF praticamente. rsrs

Poderia fazer uma ligação em série-paralelo de outros, mas vale lembrar que isso acarreta em dissipação de potência (via Efeito Joule, vulgo calor)...

Até aqui creio que respondi sua pergunta, abaixo desenvolvo melhor o que disse acima.

E essa ligação acarreta em outros problemas também!

Um AF é uma carga nominal de X Ω, que é um ponto médio entre a resistência elétrica (Re), e a resistência máxima (Rmax), que é obtida ao se aplicar a frequência de ressonância do conjunto cone-bobina-aranha... Em outras palavras é um contexto bem específico!

Na prática quando a bobina se move e quando a frequência muda a impedância também muda... Quando o resistor é uma carga linear, que independente de qualquer coisa, não tem seu valor alterado.

Fazendo essa ligação, vais introduzir distorção. Distorção aqui é no sentido de alterar o sinal: vais ter perdas de frequência diversas, a fase vai ficar toda bagunçada, fazendo entrar coca e sair fanta....

Um AF d 6Ω não é comum, fora de contextos mais específicos. Então surge uma nova pergunta: esse AF aguenta o tranco?!

bg03
      Veterano
      # 14/jul/17 14:19
      · votar

aguenta sim, eu entendo q perderei som, mas preciso ligar esse falante de 6 na Ampli de 8

Ismah
      Veterano
      # 14/jul/17 15:21
      · votar

Outra opção, sem gambiarra...

Ligue o AF de 6Ω na saída de 4Ω... Isso funciona, sem danos ao equipamento, mas vai ter mais headroom, e menos potência...

bg03
      Veterano
      # 14/jul/17 16:47
      · votar

certo, mas e pra a segunda circunstancia, vc imagina algo viavel e que seja facil encontrar pecas? pra deixar saidas de 8 e 16 no mesmo ampli

Ismah
      Veterano
      # 14/jul/17 17:04
      · votar

Trafo com tap central...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tópico definitivo sobre impedância, potência, associação de falantes/transdutores, etc

303.734 tópicos 7.859.824 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital