Mini's Heads valvulados ou os Heads Potentes convencionais?

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# mai/15
· votar


Convenhamos que a potencia RMS é a potencia "útil" do amplificador? Dentro de sseu headroom.

Ao enquadrar o sinal, se ultrapassamos essa potencia RMS (trabalhando acima de seu headroom, oq só acontece em amps de guitarra) para medir passamos a usar PMPO?

Agora to confuso. ..

Ramsay
Veterano
# mai/15 · Editado por: Ramsay
· votar


HortaRates

PMPO (modo sarcasmo on) significa "Potência Musical Para Otários".
Isso porque na loja vendem um mini-system de 2000W e a pessoa fica pensando que o aparelho é um tanque!!

Entretanto, basta olhar a plaquinha metálica que tem atrás do aparelho e nela tem escrito:
Consumo total: 300W.
Uééé, como é que pode um mini-system que diz fornecer 2000W consumir da rede elétrica apenas 1/7 da potência que produz?? ele tira leite de pedra??
Aí vc pergunta pro vendedor e ele não sabe o que responder...

E os fabricantes daqui ainda tem a cara de pau de dizer que esses 2000W são RMS!! Não são nem aqui, nem na China!!

Em RMS esses ditos mini-systems de 2000W fornecem, se tanto, uns 100/110W por canal, no máximo.

macaco veio
Veterano
# mai/15
· votar


HortaRates
Ue'? e nao foi o que voce falou? .." Tem seu valor RMS igual ao valor de Pico." e PMPO nao e' calculado com valor de pico? Entao se usar onda senoidal e' valor de PMPO artificial, e se usar usar quadrada e' PMPO real, nao e' isso que fica parecendo? Agora voces querem medir RMS com forma de onda que nao e' usado pra medir amplificadors e dizer que ganhou potencia! ganhou foi distorcao. Bom, pode ser usado pra medir a potencia de distorcao entao, que tal RMSD ?

HortaRates
Membro
# mai/15
· votar


macaco veio
A primeira frase do meu post foi "eu não entendo nada de valvulados". Eu falei em termos de potência elétrica, conceitos físicos e matemáticos, deixei isso bem claro. Tanto que coloquei um "teoricamente" na frase que termina meu post. Desculpe, mas "não estou querendo "medir RMS com forma de onda que nao e' usado pra medir amplificadors e dizer que ganhou potencia!", dei uma explicação física para a questão posta pelo Ismah. Se esta estiver errada, por favor me corrija que todos aprendemos.

macaco veio
Veterano
# mai/15
· votar


Me desculpe fui meio sarcastico, nao tem nada de errado na sua explicacao, pra cada forma de onda vai dar um RMS diferente. (cada forma de onda tem sua equacao propria). Quando voce ver escrito num ampli, "tantos watts RMS" nao leve ao pe da letra, pode ser um pouco mais ou um pouco menos. Alguns sugerem que este sistema usado pra medir watts RMS nem deveria ser usado, ou que entao nao deveria se chamar RMS. Eu nao sei toda a matematica envolvida mas dizem que nao determina a real potencia, entao so serve como uma referencia pra comparacao entre amplis.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


HortaRates
potência PMPO tecnicamente é a potência RMS na saída com uma onda totalmente quadrada?

Não necessariamente. Mas com algum enquadramento sim - geralmente é um pico de 1KHz.

macaco veio

Ser sarcástico nem sempre fica claro kkk Cuidado, já arrajei tretas por isso.
Entendo que seu tempo é escasso, mas está fazendo falta aqui. Dos velhos de guerra, vc e o Bertola, são os únicos que restaram... O Seije e o Adolphs já se foram... Não nos abandone kkk

Entendo o que vc quer dizer. É bem mais em baixo o buraco sobre medições de amplificadores, e uma ciência imprecisa...

O Pedrone mede com 440Hz porque é uma referência para nós músicos.
A maioria das empresas de áudio na linha "pro", usam o padrão de 1KHz...
As de amps para guitarra geralmente fazem o cálculo no papel, tanto que tem amps rendendo 5~10% mais que outros idênticos...

vintagentleman
Veterano
# mai/15
· votar


Galera,

Estava tocando agora em casa no meu Orange Dark Terror, com o seletor em 7 W dos 15 W disponíveis.

Volume às 10h e ganho na metade.

Quem conhece esse head sabe que ele é uma caixinha minúscula com uma alça em cima.

Quem disser que precisa mais do que isso de potência é doido. Ou surdo.

Jamais liguei ele nos 15W. Do jeito que estava já estou com os ouvidos doendo.

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


vintagentleman
Te entendo, mas deende muito da referencia.

Transpoprte esse mesmo momento que vc teve com seu amp para uma boa sala de ensaio com batera, baixo e voz....A referencia de volume muda e quiça, vc ja ache que nao é o bastante.

Mas sou do time que valvulado estourando os 30 e poucos w, ja são o bastante...

vintagentleman
Veterano
# mai/15
· votar


ogner


Mas para isso que você disse vai. Plugando numa 2x12".

Abraço

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


vintagentleman
ogner
A questao nao eh mais potencia para mais volume, a potencia reflete no timbre...

Ramsay
Veterano
# mai/15
· votar


vintagentleman

Por não usar o seu Dark Terror em 15W vc está perdendo, além da potência, harmônicos pares e headroom.

Eu tenho um Orange mais manso, o Tiny Terror e quando ponho a chave pra 7W eu sinto justamente isso, a perda dos harmônicos pares e headroom.

Se bem que como o Dark Terror tem mais estágios de amplificação, pode ser que isso não aconteça.

ogner
Veterano
# mai/15 · Editado por: ogner
· votar


Hitman
Os circuitos de amps q eu gosto sao assim, neceasariamente precisam de mais volume para melhor timbre timbre. Por isso ate a escolga de amps mais comedidos na potencia, pra ter a possibilidade de abrir o volume.

Mas nao acho q amps mais potentes tenham timbres melhores.

Na minha opiniao e gosto é dificil bater o timbre de um SE, e eles sao sempre de baixo Watts...( dificil bater de modo geral, existem situacoea e situacoes) mas certamente, se me presentassem com amps e eu pudease escolher, eu escolheria um SE de boutique ao inves de uns marshalls cacetudos de 100w.

EDIT:
Hitman
a potencia reflete no timbre...
Vc foi claro que a potencia reflete no timbre, eu concordo!! Vc não disse que seria melhor...

O que eu disse sobre mais potencia não gera melhor timbre, necessariamente, foi por minha conta, hehehe :))

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


ogner

Esse é o ponto. Depende muito do projeto, da aplicação e do que se espera do amp. Eu também gosto demais dos SE, não me surpreende que você os elegeu como seus preferidos, são sua cara mesmo.

Eu também curto SS e Mesa da vida. Só que para mim não faz sentido nenhum os de alta potência, mas entendo quem curta. Na realidade tem amp para cada situação.

Filippo14
Veterano
# mai/15
· votar


vintagentleman
Cara, varia muito. Um orange por natureza é mais distorcido que outros amps. Quando se quer limpeza e definição, a potência influencia demais.

Meu Bludotone é um exemplo disso. Usá-lo em 50w fica muito pior o timbre, e a diminuição da potencia nem é tão grande. Pelo que eu entendo, amplificadores que exigem mais sonoridade de seu power (power distorcido gera som melhor, tipo dumble, fender, plexi) necessitam de potencia mais alta.

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


MMI
Sim!!!

Esse seu post ainda na primeira pagina, norteou melhor o topico!!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/322153/#9072672

Eu ia comenta-lo mas acabei nao fazendo-o-o.. :))

vintagentleman
Veterano
# mai/15
· votar


Galera,

Eu uso o Dark Terror numa caixa de 12" com um Celestion.
Em casa no 15 W nem pensar! Os vizinhos vão chamar a polícia. E olhem que nem é condomínio.

Outro ampli que eu uso muito é o Vox Ac4TV, combo na versão com falante de 10".

O máximo que eu já toquei nele é 3/4 do volume com o seletor em 4 W (máximo). É ensurdecedor...

Já ouvi falar que ligaram um desses numa caixa 2X12" e fizeram pequenos shows.

Um ampli ideal para tocar em casa é um com uns 2W que dê para lacrar.

Parece que a Marshall andou lançando uns cabeçotinhos valvulados desses. Pareciam ideais para tocar em casa, usando o volume quase todo e com o timbre característico que curtimos. Alguém já experimentou um desses? São legais?

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


vintagentleman
Foram uma edicao limitada, comemorativa dos 50 anos.

Tenho o JCM1. Ele eh animal, porem falta "balls" no timbre. Ele eh 1w e tem um botao que desce ele para 0.1w
Eu usei ele bastante tempo em casa. Da um volume decente (eu so toquei ele com 4x12)
Levei ele pra um ensaio uma vez de zueira, nao aguenta NADA sozinho.

ogner
Hitman
a potencia reflete no timbre...
Vc foi claro que a potencia reflete no timbre, eu concordo!! Vc não disse que seria melhor...

E dessa vez eu tambem nao disse que seria pior. Eu entendo quem curta amp de baixa potencia, o que nao entendo eh quando enfiam essa ideia guela abaixo dos outros, coisa que vejo o tempo todo por aqui. Amp grande tem seu espaco ainda, Eu tinha aplicacoes tranquilas de 100w sem matar ninguem e eu nao tocava em maracana algum..
Mas aquela coisa, nao eh pra maioria, eu sei disso. So estou aqui pra mostrar e defender o outro lado da moeda porque acredito que se botar uma enquette aqui, nego vai dizer pra abolir amp acima de 30w. hahaha

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


Hitman
acredito que se botar uma enquette aqui, nego vai dizer pra abolir amp acima de 30w. hahaha

Nem 30w! Se fizer a enquete, 4w vai ser o limite....

Não sou contra quem defende baixíssima potência para guitarra.
Só gostaria que quem defende baixíssima potência não denegrisse a existência de amplis normais de 30, 50, 100 e 200 watts.

Uma vez, falei aqui de um encontro em minha cidade onde todos fomos mostrar os nossos equipos e guitarras. Eu levei o meu Randall, um amigo levou o Fender Twin original dele, um outro levou um Fender Bassman e um levou um rack Marshall JMP-1, JFX-1 e El34 100/100 com duas caixas mesa 2 x 12.

Vários levaram amplis de 5 a 30 watts, inclusive um Two Rock. Como era em um sítio e colocamos todos os equipos na varanda da casa. Não deu nem pro começo. Todos queriam tocar com os amplis de alta potência.

A comparação é desigual. E eu não estou falando de volume ensurdecedor. É uma simples questão de resposta à todas as frequências. E influencia no timbre sim. Para muito melhor.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/15
· votar


Amigo, a regra que uso pra amp valvulado é a seguinte:
- potência suficiente pra ser ouvido sem ser engolido pelo baterista e sem saturar meu amp na hora que eu não quero que ele sature.

Dentro desse contexto, eu migro para o valvulado que tem menos potência e o timbre me agrada.
Toco em bar, e o problema do volume é uma coisa séria.
Apesar de eu ter um cabeçote grande de 100w, que uso para fazer eventos maiores, o amp pra mim é muito mais um retorno do que o som de PA. Tendo um timbre legal, e não fodendo a mim e ao técnico de som, ta valendo

Agora se vc quer o amp pra tocar em casa, pra fazer gravação, eu diria pra ir nos de 5 a 1w. Vc vai conseguir ótimos resultados sem deixar seus vizinhos putos, principalmente se vc morar em apartamento.

Dito isso, por mim vc fica com o de 25w

vintagentleman
Veterano
# mai/15
· votar


SpectrosGuitarman

Acho que você disse tudo. Depois, uma coisa é o cara tocar num lugar aberto, ou bem amplo, aí é necessária potência acima de 50 W, principalmente havendo público.

Em ensaio com banda, num lugar fechado, sem público, com certeza 25 W dão e sobram.

Em casa, qualquer coisa acima de 4 W no talo é insuportável. E perigoso para a audição, perturba parentes, vizinhos etc.

E outra, por experiência: acima de 4 W fica difícil arrumar um som de casa que acompanhe. Aí a experiência já não é tão legal, com o som da guitarra se sobrepondo demais à trilha.

Um dia eu e um baixista amigo fomos dar uma brincada na sala da casa dele, sabadão à tarde. Ele com um daqueles cabeçotinhos SS Ampeg de tocar em casa, que vem com um mini stack com dois falantes de 8" se não me engano (bom pra c...). Eu com meu Dark Terror.

Aí o cara traz para as trilhas um micro sistem da Panasonic. E o trem tinha uns 50 W RMS.

Mesmo sem abusar dos volumes dos amplificadores, tava difícil tocar junto, não se ouvia a trilha.

E na rua em frente, putz, maior barulheira da guita e do bass. Coitados dos vizinhos. A tarde toda rsrs

E isso com um equipo de tocar em casa e sem abusar dos volumes...

krixzy
Veterano
# mai/15 · Editado por: krixzy
· votar


SpectrosGuitarman
vintagentleman

Amigos, fiz uma pergunta sobre potência no tópico fixo, mas já que estão falando sobre isso aqui, acho que podem me ajudar, ou já ajudaram...

É o seguinte, estou pensando em comprar um nacional valvulado de 8w, mas ai tem a opção de pegar um Peavey 6505+ de 60w acrescentando 1k ao valor do nacional de 8w, e seria mais fácil vender futuramente caso precise, mas levando em conta que a principio o uso será mais em casa, acham que 60w não da mesmo pra tirar um bom som em baixo volume, baixo o suficiente pra não incomodar outras pessoas na mesma casa?

Pretendo usar ele pra ensaios futuramente, e como pretendo tocar metal, raras vezes vou utilizar o canal limpo, então acham que devo investir um pouco mais no Peavey, ou seria mesmo inviável pegar ele pro uso que pretendo?

Por outro lado, 8w da conta em um ensaio? Nunca tive um valvulado então não tenho noção de como é a potência.

Gosto do timbre do Peavey, mas se não da pra tirar o timbre que quero em casa por conta do volume baixo, então não adianta muito pegar ele.

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


krixzy
Eu ja testei o 6505+ e gostei pra caramba dele. Quase cheguei a comprar.

Mas como os testes foram anos atras, nao posso entrar em detalhes.
Nao tem como voce testar ele? Ver se gosta do timbre em baixos volumes?

No caso de um amp high gain, possivel que voce consiga sim tirar um som bom em volume baixo. Eu fazia isso com um 100w+4x12, nao por necessidade mas por opcao...

Ja 8w pra tocar metal num ensaio... provavel que empurre ele demais e o som de aquela "murchada"

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


krixzy
Cara, vc vai se divertir e tirar timbres legai com o de 60w no seu quarto. Mas o ponto é q vc nao vai conseguir extrair toda a capacidade do amp. E te falo por experiencia propria, com o passar do tempo, vc vendo seu amp la todo dia sem poder usa-lo de toda fora causa muita tristeza...

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


krixzy

Se a dúvida é esta, eu não pensava duas vezes em comprar o Peavey.

Se o timbre em volume baixinho for um problema (o que eu não acredito), pede pro amigo Ramsay o esquema do atenuador dele. Sai baratinho e vc vai ter ampli para a vida toda.

sds

Roberto

Ismah
Veterano
# mai/15 · Editado por: Ismah
· votar


E quem usa um Peavey Bandit Scorpion 112 com 160W???

EDIT: ou um Special Scorpion 112

krixzy
Veterano
# mai/15
· votar


Hitman
ogner
boblau

Não tenho como testar, na minha cidade nunca vi um amp valvulado hi gain, nem em estúdios, minha preocupação é se ia dar pra tirar um bom timbre em baixo volume mas se dar então ta blz.

Sei que não vou chegar a usar toda a potência em casa, mas pela diferença de preço, acho que é mais viável pelo timbre dele que eu curto, e caso precise de mais potência pra futuros ensaios ou shows, sei que ele não vai me deixar na mão, acho que vou de Peavey mesmo, valeu galera.

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
O que tem?

krixzy
Nao esqueca dos videos!! (quem sou eu pra falar, mas tudo bem. haha)

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/15
· votar


krixzy
Eu iria de peavey por ser mais fácil de vender e ter mais versatilidade.
Muita gente diria pra vc comprar o de 8w e microfonar o amp se necessário.
Quem diz isso ou é muito profissa e sempre tem um bom técnico de som e roadie junto, ou não sabe o que ta falando.
O seu amp tem que ser o seu retorno, pq se vc tocar em um palco onde tiver só um retorno disponível, meu amigo, ele será do vocalista, e se seu amp não der conta, vc tocará sem se ouvir. Não acho que 8w de conta num palco com uma bateria barulhenta e um público ainda mais barulhento.
Eu uso um laney valvulado de 15w pra tocar num bar com 200 pessoas em média toda vez, só o ruído das pessoas já é complicado de se superar com essa potência. Tenho um de 40w que já dá conta bem, mas como é cabeçote, e não combo, deixo ele guardado pra ocasiões especiais, quando vale o trabalho de levar um punhado de parafernália.

O peavey, vc contorna o problema de tocar em casa, ou com um powersoak, ou se acostumando a tocar baixo e aceitando esse fato. O de 8w deve dar conta do ensaio, dependendo de como é o lugar onde vc ensaia e de como vc posicionar ele, mas não será um pau pra toda obra. Microfonar um amp não é tão simples quanto falam por aí, e ficar mercê de técnicos de som que não sabem o que estão fazendo é pior ainda.
Se for da alien, tem um bom valor de revenda sim.

krixzy
Veterano
# mai/15
· votar


SpectrosGuitarman
Hum valeu pelas opiniões, provavelmente comprarei o Peavey no próximo mês.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Hitman

Esses Peavey SS da década de 90, são monstros de um falante só e 160 W. Dá pra cobrir um PA médio sem muito esforço. Esse é com certeza um causador de problemas de coluna (pesa mais que o valvulado)...

E aí... Esse também é "desnecessauro" ???

krixzy

Sinceramente, ficaria com um timbre "ruim" pra ensaio, só pra ter a potência toda do amp, disponível ao vivo. Se vc vai usar pedais/multiFX pra distorcer o sinal, o botão de volume cumpre melhor sua tarefa que nunca. A diferença de resposta é muito pequena.

SpectrosGuitarman

Mereceu +1. Isso é pra lá de difícil de por na mente da galera aqui...

Microfonar é simples. Ter um resultado somatório, é outra coisa.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mini's Heads valvulados ou os Heads Potentes convencionais?