Mini's Heads valvulados ou os Heads Potentes convencionais?

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# mai/15
· votar


Galera,

Eu nem faço ideia do que seria o som de um valvulado de 100 W, numa dessas caixas com 4 auto falantes de 12".

Normalmente toco em casa com um combo Vox AC4 TV, que tem falante de 10". Há um seletor para 4W, 1W e 1/4 de Watt. Hoje eu estava tocando com 1/4 de W na metade do volume.

Acompanhava meu home que tem mais de 500 W RMS.

flavio
Veterano
# mai/15
· votar


Cara, toque bem nos dois e tire suas conclusões. Tive um Mini Rectifier e ele não rendia bem em baixos volumes, ficava sempre um "fffffzzzzzz" no final, mas era so aumentar o volume que o "ffffzzzz" desaparecia. Colocar em 10w resolvia também, mas perdia punch.
Um belo dia, peguei um Mark V de um amigo e fiquei um dia todo com ele, e ele soava muito melhor que o Mini Rectifier em baixo volume. Então acabei por vender o Mini Rectifier e optei pelo Mark V, que supre muito bem em casa, nos estudios e gravações.

goonies
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se o cara gosta/quer e pode pagar, acho um motivo valido o suficiente.
Você pode até achar isso; é questão sua. Mas que é inútil, é...


. :) você é comunista?

Nunca ouviu falar em atenuador de potência?

dá uma olhada nesses falantes elétricos, genial

http://fluxtonespeakers.com/video.html

https://www.youtube.com/watch?v=Tp88fOskyek

goonies
Veterano
# mai/15
· votar




boblau
Veterano
# mai/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Esta história de unidade de medida de potência sonora é a física mais geradora de discussões acaloradas.

O PMPO é o Peak Music Maximum Output. Pela própria semântica da sigla, já dá para perceber que é uma medida voltada para o marketing. Como se mede um pico máximo, em uma música, o valor tem números enormes e sem nenhum sentido. A Abnt já não considera isto como medida de nada.

RMS é um pouco mais controverso pois até hoje ninguém chegou a nenhum denominador sobre esta medida, apesa de ser uma norma.

Explicando de forma simples, o Root Mean Square (RMS), potência média quadrática, é essencialmente uma potência média. Matematicamente seria qual a potência média que um amplificador conseguiria dissipar de forma média. A fórmula todos conhecem P=I x V (potência=corrente x tensão). Então seria P(rms) = Corrente (média) x V (tensão média).

Tudo muito lindo, se o que dissipa a potência não fosse um alto falante. Alto falantes dissipam a potência em bobinas e portanto não são resistores simples, são resistores indutores. Aí a teoria começa a degradar um pouco e dizemos que um amplificador fala mais alto em determinado alto falante do que em outro. E a forma com que o circuito funciona, deixa de ser ideal e não gera mais os Watts RMS descritos. E isto é a realidade. Então a fórmula passa a ser P(rms)=I(médio)xV(médio)xconstante (teta)

Portanto, existe a degradação dada pelo circuito no qual o amplificador passa a fazer parte (o alto falante passa a ser um componente do circuito do amplificador alterando suas características). Aí tudo vira uma zona.

Para sair som de um alto falante, você tem a potência média (rms) do ampli, saindo por um cabo que degrada o sinal, depois entra pela bobina que separa parte da potência em energia eletromagnética e em calor, gerando perdas, a energia eletromagnética da bobina é transformada em energia mecânica na reação ao imã do alto falante, gerando mais perdas, e esta energia mecânica movimenta o cone do alto falante, que gera mais perdas, que por sa vez empurra o ar da superfície do cone que são as ondas sonoras, onde há mais perdas. Tudo isto aí é a constante (teta)

Alto falantes são muito ineficientes energeticamente com perdas de 80% a 99%, dependendo da sua qualidade, considerando a média em um espectro de 20hz a 20khz. Aí é onde eu disse que a potência final de uma guitarra deve estar em torno de 22% da potência de um amplificador, em função da característica das ondas complexas geradas pela guitarras estarem em uma faixa onde esta perda é um pouco menor.

Gezuizamado.... falei muito de novo....

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/15
· votar


boblau
Alto falantes são muito ineficientes energeticamente com perdas de 80% a 99%, dependendo da sua qualidade

Caramba! não sabia. no técnico o professor explicou essa potencia PMPO, faz tempo, e realmente é um golpe de marketing. Essa potencia já causou muita discussão calorosa mesmo uheuehueh, ainda lembro das pessoas se gabando de possuir um videoke de 5000W PMPO.

As perdas na transmissão da energia, do amplificador até o alto falante não deve ser muito, eu acho, porque capacitância e indutância parasitaria e resistência não deve ser significativo.
eu conheço muito pouco deste assunto mas sempre achei interessante, pode recomendar uma literatura legal que aborda o tema?
valeu pela explicação.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


boblau

ACIMA DE TUDO é esse tipo de discussão que falta aqui.

To num fórum gringo, com a maior peleia, por causa das JJ E34L e EL34 que geram apenas 25W, e a Groove Tubes E34LS (tercerizada com a JJ) gera 30W...

Pelo que estudei, um amplificador de 100 watts tem esta potência como potência de pico e quando ele é utilizado para amplificar uma guitarra, sua potência média contínua é de aproximadamente 22 watts, em função das frequências emitidas pela guitarra e seus harmônicos.

Cara está correto o que vc diz, mas vc estuda amps em condição ideal: sem distorção. Eu entendo, meu pai era engenheiro elétrico, sempre teve briga desde o dia em que comecei a me inteirar na questão de amps para guitarra - estudei com alguns caras, mas a grande salvação foi o Hugo Renato, da HR Tube amps (Porto Alegre/RS). Queria ter condição de estudar mais lá com ele.

Bom vamos a explicação do que vc pediu...

Amps de guitarra no talo (volume máximo) tendem à ter os 100Wrms sim, mas é bem mais complexo. Como vc mesmo explicou, isso é a multiplicação da corrente média, pela tensão média.

Quando se realiza medições por padrão, se usa um pulso senoidal de 1KHz, com distorção máxima admissível de 1%. Mas, uma guitarra tende a trabalhar num valvulado BEM acima de 1% de distorção, ou seja um overdrive leve (5%), vai gerar mais potência na saída. Aproximadamente 96% à mais, mesmo sendo.

Porque?! Simplesmente porque como ele tem "ondas achatadas", terá um valor de tensão média e corrente média maior. Ou seja, a compressão (que é distorção até cerca de 5%), e a distorção, aumentam o volume médio do sinal. Por isso a maior potência.

Não creio que todos os amps com 4 válvulas consigam os 100W.

As 6L6, EL34 e KT88 que são as mais comuns, geram no máximo respectivamente 30W, 30W e 35W. Levar uma válvula ao limite reduz a sua vida útil, assim operam comumente em 25W, num classe B.

Válvulas não são lineares - daí comprar os conjuntos casados. Isso quer dizer que podemos ter algumas gerando mais ou menos potência, e por isso devemos ajustar o bias a cada troca de válvula.

Pessoalmente gosto das com mais potência, não pelo volume, mas pela durabilidade e som limpo - meu amp é de um canal só e tem bias fixo. Mas não nego, que um Marshall soa melhor com uma de menor potência e um bias mais quente.

Mas ainda temos mais uma teta (constante): fabricantes. Uma "moderna" JJ EL34/E34L gera no máximo 25W de dissipação de placa... Em contraponto, uma antiga Phillips chegava a 40W (com distorção obviamente). Aguentava firme, sem nem chorar. Faça isso com uma JJ atual, e vc vai transformar um amp numa torradeira.

São excessão as 6505, que geram 42W no máximo (operam em amps com 150W), e algumas outras menos comuns em amps de guitarra - temos no mercado "aberrações" gerando 60W, mas com preços salgados (usadas geralmente em amps hi-fi).

TODOS ESSES VALORES variam conforme a classe de amplificação devido a teta do projeto. Em classe A, AB (mais comum de todos), B, C a coisa é totalmente diferente, devido entre outros fatores, ao comportamento não linear.
______________________________

Falamos de forma nominal em watts, como em carros se referimos à motores por litragem. É (ou deveria ser) um valor referencial. Mas como pode ver existem mais coisas, como bem disse o

MMI

Em valvulados o buraco é mais embaixo. Um amp de 5W geralmente é um class A de EL84. Não tem nada a ver com um 100W class AB de 6L6, EL34, KT. Quem dirá um class B, class C...

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


goonies
Nunca ouviu falar em atenuador de potência?

Cara, EU acho uma merda isso... Ok, tem toda a questão do som final. Mas na real mesmo, mais valeria insertar um equalizador, e cortar o que excede, e injetar isso num amp de menor potência.

De nada adianta vc parar um amp de 100W com volume no 2 (caso que acontece aqui na banda), seria mais cômodo financeiramente (não só pra comprar, mas pra manter também), transportar, etc, comprar um amp de 30~50W. É isso que o Bertola quer dizer - e eu só passei a entender depois que comprei o monstro de 100W.

Agora se vc pode transportar, manter e tudo mais seja feliz. Mas não creio que seja, porque se fosse, não estaria aqui, estaria com ele comprado rsrs

No nosso caso (Dinamite Joe, de quem sou roadie, junto com mais um), e de N outros, é muito difícil tirar simplesmente um amp de um cara que toca a 20 anos com ele...

Mesmo que tenha todo o suporte, como fone in-ear, e algumas vezes ainda, side-fill, floor-fill, etc É apenas uma segurança psicológica, e um stand by, para uma emergência, caso o fone dê problema.

O baixista toca o show todo com seu fone e o amp quase desligado (quando leva o amp) - já ganhei um.

Os guitarras tem um Marshall JCM2000 e um Mesa/Boogie DualRecto, com volumes entre o 2 e o 4. É subutilizar o equipamento... Especificamente no nosso caso é inútil, já que não participa do timbre.
____________

Sobre reduzir potência... Passei a fazer algumas coisas interessantes pra reduzir a potência do meu amp:

Possuo um 1976 Giannini Duovox 100B, um classe AB, de 100W (4 x 6L6) @ 4Ω, tiro todas as válvulas do power, e ponho duas que comprei. Passando a ser um amp, com potência por volta de 50W.

Isso também faz, com que a impedância de saída caia para a metade. Quando ligo a caixa de 4Ω, num amp com saída 2Ω (lembra o porque?), ele rende cerca de 60%.

Ou seja, no fim terei aproximadamente 60% da metade da potência inicial, que segundo meus cálculos é algo em torno de 30W.

Sinceramente, eu não usaria um atenuador em hipótese alguma.

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah

Cara, EU acho uma merda isso... Ok, tem toda a questão do som final. Mas na real mesmo, mais valeria insertar um equalizador, e cortar o que excede, e injetar isso num amp de menor potência.

De nada adianta vc parar um amp de 100W com volume no 2 (caso que acontece aqui na banda), seria mais cômodo financeiramente (não só pra comprar, mas pra manter também), transportar, etc, comprar um amp de 30~50W. É isso que o Bertola quer dizer - e eu só passei a entender depois que comprei o monstro de 100W.


Errado, cara. Pode ser para sua realidade, mas não dá para generalizar (mesmo porque "comodidade financeira" é algo muito relativo). Por exemplo, um amp muito legal que não funciona sem um atenuador é o Marshall Plexi do Hendrix. Esses amps de 1 canal e alta potência são lindos, em full stack, mas impossíveis de se tocar se não for em estádios. A porr@ só começa a dar som no volume 7-8, isso se for em um quarto já derrubou as paredes. Com um bom atenuador, ficam perfeitos. Como eu disse, tem muito mais coisa envolvida quando se fala em potência e mesmo quando se fala em atenuação.

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Porque?! Simplesmente porque como ele tem "ondas achatadas", terá um valor de tensão média e corrente média maior. Ou seja, a compressão (que é distorção até cerca de 5%), e a distorção, aumentam o volume médio do sinal. Por isso a maior potência.

A distorção não aumenta a potência. Pelo menos pelo que sei. A potência vem da corrente multiplicada pela tensão e não dá, sem modificar o ampli, para aumentar a tensão ou a corrente, simplesmente "enquadrando a onda" ou "achatando a onda". Como o próprio nome diz, vc "achata" a onda porque o ampli simplesmente não consegue manter o sinal senoidal acima desta potência.

O teste mais simples é com o volume de power bem alto mesmo (sem distorções de pré ou pedais), casando as impedâncias direitinho dos falantes, ir aumentando o volume da guitarra até o ponto em que começa a distorcer. Este é o ponto onde terás volume máximo sem distorção. Depois disso, quando entra a distorção, aumentando o volume da guitarra, o volume do som não aumenta, só distorce e comprime o sinal.

Vale a pena colocar o ampli para fora de casa e fazer este teste ao ar livre. Verão que o volume de um 100 watts não é tão diferente de um 30 watts, mas a resposta dos graves.....

Aí é que entram os atenuadores. Tem vários tipos. Eu tenho uma da Weber que literalmente tem um alto falante sem cone dentro e divide a potência com o alto falante do ampli. A idéia é excelente. Tem os que fazem esta divisão através de resistores, como um colega daqui construiu que funcionam também. Eu acho eles extremamente úteis.

Mas eles não servem para quase nada, se forem usados para atenuar um ampli cuja guitarra passou por vários efeitos de distorção e compressão. Estes pedais e racks normalmente tem filtros como o Lo-Pass que tiram toda a dinâmica da distorção dos valvulados, justamente porque fazem o "enquadramento da onda" cortando os picos e vales da saturação do power.

Para quem quer realmente um som de guitarra daqueles que vc ouve um guitarrista bom e não sabe como ele faz, a receita é:

1- não comprimir o sinal da guitarra, adicionando efeitos somente que expandem o sinal, aumentando sua dinâmica. No caso das distorções, eu sempre achei o TS e o SD os melhores para isto. Chorus, Phaser e Flanger são excelentes. Delays e reverbs são indipensáveis, WahWah e Octaver são coloridos sensacionais. E se todos eles puderem ser ligados EM PARALELO ao sinal cru da guitarra na entrada do power, muito melhor.
2- tentar não distorcer muito o pré do ampli, fazendo com que este adicione somente novos harmônicos ao som da guitarra.
3- encontrar um volume compatível do power, onde seja possível limpar o som da guitarra somente com a dinâmica das palhetadas ou do controle de volume da guitarra.
4- Caso o item 3 acima seja ensurdecedor, instalar um bom atenuador na saída do ampli.

Tudo isso aí, vem do que observei em alguns shows no palco e falando com os técnicos de guitarra. Falei com os técnicos do Vai, Blackmore (este é maluco...) e Mike Oldfield. Fora os grandes guitarristas daqui com grandes timbres, como por exemplo o Wander Taffo (RIP).

Caraco! Preciso parar de escrever tanto, deve ser um saco encontrar um texto enorme....

_JCM_
Veterano
# mai/15
· votar


boblau

Pode continuar escrevendo, meu caro.

Aliás, tive uma baita aula lendo este tópico. Parabéns à todos.

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


_JCM_

Eu acho que eu deveria ter mais poder de síntese. ... o texto fica gigante....

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


boblau
Tb acho q vc deve parar de se preocupar com isso, pelo menos aqui no forum. Essa paranoia moderna de se preocupar com "tanho dos textos" nao tem nada a ver.

To acompanhando aqui vcs debatendo!

:)

HortaRates
Membro
# mai/15 · Editado por: HortaRates
· votar


boblau
Não entendo nada de valvulados, mas entendo um pouco de elétrica, física e matemática, pela minha formação (engenharia).
Imagine uma onda sem distorção, uma senoide. O valor RMS dessa onda é dado através de uma integral complicada, que você acha facilmente na internet, mas é equivalente ao valor de pico da senoide (valor máximo), dividido pela raiz quadrada de 2.
Vrms senoide = Vmaximo/1,41

Quando a onda começa a distorcer, ela se distancia do formato de uma senoide e se aproxima de uma onda quadrada, que tem valor RMS igual ao valor de pico.
Vrms onda quadrada = Vmaximo.

A corrente e a tensão no caso de amplificadores tem um comportamento periódico próximo ao destas ondas. Como a potência RMS é dada pela multiplicação da tensão RMS e corrente RMS, (P = V.I), percebe-se que em uma onda totalmente distorcida (quadrada), a potência é 2 vezes maior que em uma onda sem distorção alguma (senoidal).
Cálculo:
Potencia senoide = Vmáximo/1,41 * Imaximo/1,41 = Pmáximo/2.

Potencia onda quadrada = Vmaximo * Imáximo = Pmáximo.

Logo, teoricamente, faz sentido sim falar que a potência RMS em um amplificador distorcido é maior que em um não distorcido.

Espero ter contribuído com algo.

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


HortaRates

vc pode subir a potência média enquadrando a onda, mas não pode com isso aumentar a potência nominal do ampli.

100 w RMS é a potência máxima média do ampli. Não dá para aumentar isso.

f14gomes
Membro
# mai/15
· votar


Os guitarras tem um Marshall JCM2000 e um Mesa/Boogie DualRecto, com volumes entre o 2 e o 4. É subutilizar o equipamento... Especificamente no nosso caso é inútil, já que não participa do timbre.

Não entendi essa parte do "é inútil, já que não participa do timbre".
Meu amp tem 18w mas se eu uso ele no 2, o mesmo me proporciona um timbre melhor do que o laney lv300, do estúdio, de 120w, no 2 tbm.

HortaRates
Membro
# mai/15 · Editado por: HortaRates
· votar


boblau
A potência RMS do amp, dada pelo fabricante, é a potência elétrica na saída do mesmo, o produto da tensão e da corrente na saída dele. Uma onda quadrada vai entregar uma potência elétrica média RMS maior que uma onda não quadrada.
A potência indicada pelo fabricante foi medida em certas condições. Se estas condições foram uma onda com baixa distorção na saída, ao se distorcer a saída, a potência RMS irá sim aumentar. Te provei isso matematicamente. Se isso vai acarretar em aumento de volume ou não, eu não sei.

Edit: Como você disse, potência nominal é aquela descrita pelo fabricante. Nem sempre a potência na saída será a nominal. Só de diminuir o potenciômetro do volume ou master do amp, a potência na saída deste está sendo diminuida. Potência nominal não quer dizer potência máxima.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


MMI
Errado, cara. Pode ser para sua realidade, mas não dá para generalizar

Cara viu que coloquei o termo EU em caixa alta? Penso que isso tivesse sido alerta suficiente pra mostrar que é uma opinião COMPLETAMENTE PESSOAL. Então não se zangue <3

boblau

Não se preocupe com o tamanho do texto, quem chegou nele possivelmente quer aprender e não vai estar nem aí com isso. Acho só que falta o recurso de "spoiler", pra deixa a página mais organizada.

A distorção não aumenta a potência. Pelo menos pelo que sei.

Cara, aumenta. Esse valor de potência máxima média do ampli é com o sinal "limpo"... Esqueça volume isso não é potência, isso se mede em Bells, e a medida se chama SPL (nível de pressão sonora). Em potência (capacidade de realizar um trabalho) se mede Watts.

Sobre aumento de potência com o drive... Meu pai já afirmava isso, e nunca tinha entendido. O Pedrone me explicou isso a um tempo atrás. É até lógico... Pois se aumenta a corrente e a tensão média na saída (sinal comprimido), em consequência tem uma potência maior - pois essa é o produto dos anteriores. É bem como o HortaRates te explica.

No caso ele falava de algum amp, que no clean soa com 50Wrms, mas com o drive acionado, sobe para 96W. Eu mesmo perdi essa postagem (via Facebook), e nem ele soube me apontar ela, mas confirmou o que digo.

pode subir a potência média.

Mas o que é os Wrms se não a potência média do amp, medido com a injeção de uma senóide de 1KHz com distorção máxima de 1%???

técnicos do Blackmore (este é maluco...)

Todos que são "da graxa", passam longe de serem normais. Fique calmo...

Imagine como foi a reação espantada dos caras quando o Ken Schaefer criou o que viria ser o Schaffer-Vega Diversity System (SVDS)... Até hoje muita gente não sabe que esse "efeito" é que mais influenciava o som do Angus no ACDC. Pensem na G.A.S. que aquilo dava nos músicos que viam o show...

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


f14gomes
Não entendi essa parte do "é inútil, já que não participa do timbre"

Porque as POD HD500 estão em linha... O amp é só enfeite e segurança psicológica...
No quesito volume, dentro da aplicação dada...

Primeiro não precisava ser um half stack de 10barões, qualquer amp serviria. Mas entra o fator segurança psicológica e status.

Segundo lugar, e repetindo que é segundo a NOSSA APLICAÇÃO, seria o mesmo que colocar um head de 50W no 4~8.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


boblau

Esqueci de escrever o que queria sobre atenuadores rsrs

Tem vários tipos. Eu tenho uma da Weber que literalmente tem um alto falante sem cone dentro e divide a potência com o alto falante do ampli. A idéia é excelente. Tem os que fazem esta divisão através de resistores, como um colega daqui construiu que funcionam também.

Esse "alto falante sem cone" se chama INDUTOR, ou no popular, bobina. Apenas há propriedade diferentes num indutor-resistor (lembra o que é uma resistência de chuveiro?), de um resistor de carbono (grafite)...

Estou especulando, mas creio que poderia ter o mesmo resultado (REDUÇÃO DE POTÊNCIA, timbre é outra história) unindo resistores no lugar de falantes. Isto é, usando falantes fantasmas, que fariam a divisão de energia, equivalentes aos falantes.

Existe ainda um sistema antigo, que se baseia num transformador. Mas o proprietário não me permitiu abrir (até porque é criação dele), no começo dos anos 80.

ACREDITO que seja um trafo, que eleve a impedância e assim reduzindo a potência do amp. Só por ser velho eu simpatizei com ele rsrs

Ramsay
Veterano
# mai/15 · Editado por: Ramsay
· votar


Isso também faz, com que a impedância de saída caia para a metade. Quando ligo a caixa de 4Ω, num amp com saída 2Ω (lembra o porque?), ele rende cerca de 60%.

Ismah
Só que ligando uma caixa de 4 ohms num amp com saída de 2 ohms, junto com a redução da potência vai embora uma certa parte dos graves e o som do amp fica diferente e sem corpo devido ao descasamento de impedâncias.
Digo isso porque já testei aqui ligando uma caixa de 16 ohms na saída de 8 ohms do valvulado e foi justamente isso que aconteceu.

E quanto a atenuador de potência uso um do tipo resistivo com booster capacitivo que construi há 5 anos, com total sucesso e perda desprezível na qualidade sonora.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Ramsay

Entendo, é um aparato bem interessante. Ainda consideraria usar um amp menor, com eq. Mas isso sou eu. Talvez não perceba tanto isso, por ser um 100B (amp para baixo).

Melchiades
Veterano
# mai/15
· votar


Acho que ja posso fechar este tópico.....................posso?
Tirei minhas dúvidas e é o seguinte.................cada um tem que achar o timbre que procura......eu achei o meu no Dual Rectifier, ja vou explicar porque.......
1º- procurava um amp que desse porrada no peito igual quando se vai a um show de Metal
2º-procurava um amp que tivesse um ganho extremo com uma brutalidade que eu só via no Mesa Dual(antes de ter)
3º-passei a vida trocando de amp e de pedal para poder ter este som em casa........sem sucesso.......
4º-O dual eu achava que nunca ia conseguir um....entao trocava de amp e pedais.......nadaaaaaaa...
5º-Quando fui na casa de um amigo e testei o amp, vi que era possivel ter um e comprei um usado(vendi pedais e amp).
Estou satisfeito com este amp, e o outro que tenho vou vender e comprar um que tenha um timbre mais vintage, menos comprimido, menos metal, algo do tipo Orange Dual Terror/Nightrain/peavey6505mini/sei lá....ou aqui perto de casa um Alien....ou Pedrone/TMiranda.............
Valeu galera

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


Melchiades
Nao fecha o topico nao! Deixa o pessoal conversando ai!

Melchiades
Veterano
# mai/15
· votar


outra coisa entao...............que um amp pequeno que tenha o som o contrario do Dual......mais ardido....com um drive menos comprimido.....lembrando que ja tive Classic30, V8, LC15......que role um blues.....Gostei do Bogner Alchemisty..........mas é chines(nada contra)kkk.

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


Melchiades
Me ofereceram esse alchemist hoje no meu roadster.. nao fui com a cara nao!

Que eu ja toquei, (possuo) Vox AC15, Orange Tiny terror eh uma boa tambem.

Talvez um handmade brasileiro tipo Pedrone?
Sobre estes nao sou o cara pra falar. Tem pessoas muito mais experientes que eu nesse quisito.

Alex guitar man
Veterano
# mai/15
· votar


undefinedIsmah
HortaRates

É isso mesmo, ao "enquadrar" a senoide o tempo em que ela permanece no pico de tensao é ampliado, por frações de segundo, posso provar essa teoria usando um osciloscópio, e de fato, a potencia almenta, mas se isso é perceptivel em volume é outra história, todos sabem que a relacao entre potencia e volume é logarítmica.

Outro fato que comprova isso são as queimas de altofalante devido ao clip dos amplificadores, seje de guitarra, pontencias, ss ou valvulados. Um amplificador de 50w ligado em um falante de 80w com a impedância correta mas trabalhando com clip pode facilmente queimar o altofalante.

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah

Mas o que é os Wrms se não a potência média do amp, medido com a injeção de uma senóide de 1KHz com distorção máxima de 1%???

Isso chega a ser simples, até intuitivo. Se nas especificações dizem "x" W RMS com distorção máxima de 1%, significa que com 10% de distorção o número "x" é outro... :)

Alex guitar man

Rapaz... Você por aqui? \o/

macaco veio
Veterano
# mai/15
· votar


Quando a onda começa a distorcer, ela se distancia do formato de uma senoide e se aproxima de uma onda quadrada, que tem valor RMS igual ao valor de pico.
ou seja nao e' mais potencia RMS passa a ser potencia PMPO. E' foda.

HortaRates
Membro
# mai/15
· votar


macaco veio
Então potência PMPO tecnicamente é a potência RMS na saída com uma onda totalmente quadrada?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mini's Heads valvulados ou os Heads Potentes convencionais?