Como configurar 2 amps. como 2.1

    Autor Mensagem
    Léo Roiz
    Membro Novato
    # mai/15


    Olá pessoal,

    Tenho o seguinte projeto de home-studio:

    1 Amplificador Crown XLS1000 (crossover, limiters, 2ohm 550 por canal, 4ohm 350 por canal, 8ohm 215 por canal, 8ohm 700 bridge, 4ohm 1,100 bridge mono);
    1 Amplificador Crown XLi2500 (sem crossover, 4ohm 750 por canal, 8ohm 500 por canal, 8ohm 1,500 bridge mono);
    2 Woofers Leacs 150w 8ohms 3 vias (falante de 15", Super Tweeter e corneta);
    1 Subwoofer Bomber 15" Upgrade 350w RMS bobina dupla de 4ohms;
    1 Mixer Alesis Multimix 8 USB 2.0 FX (que nem sempre deverá ser usado, além de não possuir saída mono).

    A intenção é conseguir amplificar o subwoofer "mono" porém com as bandas somadas (direita e esquerda). Wink
    Pois eu não consigo que os amplificadores mixem o sinal de entrada (banda) e envie para esse único subwoofer.

    ps: não vale juntar fios/bandas dos inputs com resistor (1k/10k) etc

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Não faço a mínima ideia do que vc quer fazer rsrs

    boblau
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Se vc ligar qualquer dos amplificadores em bridge no subwoofer e o sinal nas duas entradas, deveria funcionar.

    Mas cuidado que pela potência dos amplificadores, o subwoofer não aguenta.

    Léo Roiz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Funcionar, eu sei que "funciona". Porém todos os dois amps. quando configurados em modo bridge ou paralelo (Y) entram em monofásico. Somente a INPUT LEFT permanece escutando.

    Léo Roiz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Não faço a mínima ideia do que vc quer fazer rsrs

    Eu quero que as 2 caixas reproduzam em estéreo e o único subwoofer reproduza os canais (L/R) somados. "Simplesmente" isso !!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Só funciona um lado, porque ele pega só um lado do input (incomum), use um cabo stere-mono para isso. Talvez precise atenuar esse sinal, ou a entrada vai clipar. Se tiver um receiver ou semelhante, processando isso é tranquilo, se não um resistor de 100k (ou pot) atuando como um volume vai funcionar.
    Ligue só um lado (L ou R) do amp no sub e seja feliz.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    nao em jeito, se for so pra ouvir sem equalizacao do mix voce teria que experdicar um Send dos efeito pra mandar tudo mono atraves do send.
    No caso de retirar o sinal R e L direto da saida master (nao da pra juntar os fios) voce precisa de um mix simples que entra dois e sai um, um simples pre ou na realidade um simples buffer de dois transistores que possa juntar os fios e isolar eles do R e L estereo. Se este buffer ou mix e' crossover cortando os agudos ou nao, depende de seu subwoffer se ja tem filtro ou nao, O filtro para o sub e' uma coisa, outra coisa e' juntar o estereo. Nao acho que ligar ampli em ponte seja a solucao ou se for e' a pior solucao, meu conselho e' nunca usar amplis em bridge.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    macaco veio

    Mesmo em caso de amps de PA não recomenda o uso em bridge? E porque?

    Porque não deveria usar um cabo Y, para somar L+R?

    macaco veio
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Os dissipadores em Bridge ficam meio subdimensionados, o sinal deve ser invertido em fase em dos lados R ou L pra funcionar e essa inversao nunca da presisao e nem as duas potencias internas R e L nunca sao perfeitamente iguais havendo entao muito cancelamento de fase. Se precisar de muita potencia e nao tem amplis extras entao o jeito e' usar mas o risco de queimar ampli e' maior.
    Pode usar um cabo Y se for juntar apenas para usar em mono (mesmo assim costuma cair um pouco a impedancia na saida e ter alguma queda de volume), se tiver que usar a saida em estereo e mono ao mesmo tempo ai precisa isolar com buffers juntando o Y depois dos buffers pra que antes dele o estereo fique sem alteracao.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Entendi agora a ideia dos buffers, eu tinha em mente mais de uma saída LR (tipo com um processador Dolby 2.1)

    Léo Roiz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    É pessoal, não teve jeito. Tirei o escorpião do bolso, que tava brigando com uma lacraia e meti mão na compra. Para o som ficar da hora e ter total controle tive que adquirir um processador, o Crossover DBX Drive Rack PA2 tem uma das funções "Stereo 2-Way with Mono Sub", ideal para meu projeto.
    Está para chegar. Ele é todo controlado e configurado por wifi. Simplesmente 1.000 grau...

    Agora, quanto a essa questão que o amigo "macaco veio" falou... Mesmo nessa hipótese de um processador fazendo TUDO nos conformes, não devemos utilizar o bridge??? Esse modo possui mais potência e tals... Lembrando que eu não vou cascatear dois amps. Os dois receberão direto do processador. Um cabo (L mono somado) apenas para o sub, e outros estéreo para as full range. Que tal ???

    Léo Roiz
    Membro Novato
    # mai/15 · Editado por: Léo Roiz
    · votar


    acima

    Léo Roiz
    Membro Novato
    # mai/15 · Editado por: Léo Roiz
    · votar


    acima

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    O problema estaria na saída do bridge... Sempre fiz, foi a primeira vez que li sobre fazer mal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como configurar 2 amps. como 2.1