aterramento predial para ampli deguitarra

Autor Mensagem
sliderX
Veterano
# mar/15


Ola amigos!

costumava morar.em.uma. casa e no quintal fiz um aterramento com.tres barras d cobre. guitarra blindada filyro de linha furman m8lx, ctuabos monster cable e mogami para mics etc

Bem, voltei ao.meu apartamento.tem como fazer.um.aterramebtonde.qualidade.selhante?
Esta aparesentando bastabte hum
e eh um mesa mark v com.um.tube screamer

quabdo em.casa a relacao.m sinal ruido era bem.tranquila
Nao.vi muitavgeente falando sobree aterramento.em predio. vem.de baixo? da caixa de luz? Como funciona

Lelo Mig
Membro
# mar/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sliderX

Cara em aptos não há muito milagre a ser feito não!

1- Verifique se existe algum terra em algumas tomadas do apto(chuveiro, máquina de lavar, micro ondas, ar condicionado e etc).

2- Certifique-se que é um terra mesmo e não um derivado do neutro. (Faça isso observando no quadro geral do prédio, se este fio [comumente verde] vem de um aterramento, ou seja à parte do neutro [comumente azul]).

3- Se tiver um terra real em algum destes pontos, puxe o seu aterramento daí.

Obs1: Passar fio pelos conduítes de apto (do terra da lavanderia ao quarto, por exemplo), costuma ser complicado. Tenha paciência e disposição, e um fio de calibre 1,5 mm é suficiente para o teu objetivo.

Obs 2: Aterrar em vigas estruturais, canos de água, e etc, não é Terra, não adianta nada (muito pelo contrário), pode por em risco seu equipo e segurança, ou seja, é gambiarra sem ciência alguma. Melhor não aterrar que fazer essas merdas.

Victorblues
Veterano
# mar/15
· votar


sliderX

sofro do mesmo mal amigo....em casa é HUM pra todo lado. Já até acostumei com o som horrivel que tenho em casa apesar do meu equipamento ser bom e estar com filtros etc, sem aterramento os ruídos são inevitáveis.

Ramsay
Veterano
# mar/15
· votar


sliderX

Se no apto vc tiver assinatura de tv a cabo, basta pegar um fio conectar uma extremidade no terra deles e conectar a outra extremidade no chassis do amp e pronto, o aterramento estará feito e o humm sumirá.

rafael_cpu
Veterano
# abr/15
· votar


Ramsay

Pô, não conhecia esse truque!
Aquele fio coaxial? Da Net? O terra deles é a malha de cobre?

T+

Ramsay
Veterano
# abr/15 · Editado por: Ramsay
· votar


rafael_cpu

Exatamente, o terra é a malha de cobre e também a parte externa do conector coaxial e se na instalação de tv a cabo houver algum divisor como o da figura abaixo, vc pode prender um fio no parafuso lateral e mesmo se não houver esse parafuso, basta enfiar um parafuso com porca numa das orelhas laterais da caixa do divisor e prender o fio cuja outra extremidade deverá ser ligada ou ao chassis do amp ou ao pino central (3º pino) do plug de tomada do amp.

http://www.bigfesta.ind.br/wp-content/uploads/2012/07/NOVAMENTE-160.jp g

filipe.sollo
Veterano
# abr/15
· votar


sliderX

O aterramento é uma responsabilidade do prédio... se eles não fizeram direito, não tem muita coisa que você possa fazer. O que pode acontecer é o prédio ter aterramento mas ele não estar chegando na tomada específica do seu amp.

De qualquer jeito, o mais indicado é chamar um eletricista que você confie e pedir para ele dar uma olhada. Se você não tem experiência com eletricidade, abrir tomada pode ser bem perigoso...

Abraço!

Ramsay
Veterano
# abr/15
· votar


rafael_cpu

Pra fazer o procedimento que eu falei não é preciso abrir tomada nenhuma.
E vc não tem o menor risco de levar choque, simples assim...

rafael_cpu
Veterano
# abr/15
· votar


Ramsay
Exatamente, o terra é a malha de cobre e também a parte externa do conector coaxial e se na instalação de tv a cabo houver algum divisor como o da figura abaixo, vc pode prender um fio no parafuso lateral e mesmo se não houver esse parafuso, basta enfiar um parafuso com porca numa das orelhas laterais da caixa do divisor e prender o fio cuja outra extremidade deverá ser ligada ou ao chassis do amp ou ao pino central (3º pino) do plug de tomada do amp.

Bah, que dica de ouro! Não sabia dessa...
Obrigado por compartilhar, Ramsay :)
No meu atual apartamento tenho aterramento. Mas no anterior eu não tinha.

Pra fazer o procedimento que eu falei não é preciso abrir tomada nenhuma.
E vc não tem o menor risco de levar choque, simples assim...


Sim, super simples! Qualquer um pode fazer.
Valeu mesmo!

T+

sliderX
Veterano
# abr/15
· votar


Lelo Mig
Sim, vou chamar um eletrecista para ver se esta saindo um fio terra da caixa de luz e puxar um para a tomada que ligo o furman, que por sua vez alimenta os outros equipamentos.

Ramsay
Caraca velho, nunca tinha ouvido falar nisso. E faz exatamente o mesmo efeito que um aterramento comum? Se sim poderia nos explicar o porque?
Acho que esse tópico é muito importante para varios guitarristas de apartamento! hehehe


Muito obrigado a todos!

makumbator
Moderador
# abr/15 · Editado por: makumbator
· votar


sliderX
E faz exatamente o mesmo efeito que um aterramento comum? Se sim poderia nos explicar o porque?

Esse é um truque antigo aqui no Brasil varonil, em que a boa parte dos prédios (principalmente os mais antigos) não tem aterramento nenhum ou tem aterramento deficiente.

O motivo de funcionar é que o cabeamento da Net (e outras semelhantes) é aterrado, por isso dá certo, mesmo que sistema elétrico do edifício não o seja (eles não usam o terra do edifício, mesmo que ele tivesse). Obviamente que usar o terra da TV a cabo no fundo é uma gambiarra...

sliderX
Veterano
# abr/15
· votar


Pow de qualquer forma, funcionando, tá valendo!
Existe algum tutorial explicando passo a passo ou os eletricistas tem noção de como fazer isso?

Que ótima idéia

sliderX
Veterano
# abr/15
· votar


Isso daria um ótimo vídeo tutorial para YouTube
Alguém se propõe?

tomatelol
Veterano
# abr/15 · Editado por: tomatelol
· votar


Fiz isso hoje, tenho um filtro de linha clamper que possui filtro também para cabo de tv (http://www.clamper.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/07/multiprotec ao.jpg), botei o cabo ali com um fio prensado onde você rosqueia o terminal terra) e puxei esse fio para o terra da tomada. Bingo! O ruído que eu tinha no amplificador sumiu quase que 100%. Proteger não vai, mas que diminuiu o ruído não da pra questionar..

filipe.sollo
Veterano
# abr/15
· votar


tomatelol
Sensacional cara, simples e eficiente.
Mas eu imaginei que esse filtro já conectasse o terra do cabo da tv com o terra do a rede elétrica. Mas se precisou do fio, acho que não é o caso.

tomatelol
Veterano
# abr/15
· votar


filipe.sollo
Fiz o teste sem e com o fio e deu uma redução de ruído perceptível com o fio ligando na tomada. Não sei porque também.

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


Aterramento de novo?

Bota aquela foto do seu chuveiro, Lelo Mig, que você aterrou na parede... Aquela é ótima! kkkkkkkkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# abr/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Não é "meu chuveiro".......kkkkk....eu não faço estas gambis!!

Aterramento para Apto

tomatelol
Veterano
# abr/15
· votar


http://1.bp.blogspot.com/-Z321sd22oS4/Ufo34dr2IKI/AAAAAAAAAjM/BeZTRcgq hq0/s1600/chuveiro.jpg

Eu esquento o meu chuveiro assim.

sliderX
Veterano
# abr/15
· votar


tomatelol
E ai mano! Tudo bem?

Eu vi a foto do filtro mas nao vi qual é o terminal terra?
Tem como tirar um foto do esquema que voce fez para um melhor entendimento?

Pergunta: Caso o prédio tenha aterramento, o aterramento da empresa de TV a Cabo costuma ser melhor em questoes de eliminação de ruido?

sliderX
Veterano
# abr/15 · Editado por: sliderX
· votar


Deixa eu ver se entendi:

A malha que encobre o cabo coaxial é o terra, certo?
Dai eu pego um fio eletrico, ligo ele na malha e conecto no terceiro pino da tomada? Dai o Terra da tomada fica ligado a malha do cabo coaxial que por sua fez esta aterrado na rua?

achei dois adaptores para isso. seguem as fotos para saber se eles fazem essa funcção

Adaptador 1

Adaptador 2

Nesse segundo exemplo eu conecto o cabo eletrico que vai ser ligado na entrada terra da tomada naquele parafuso?

tomatelol
Veterano
# abr/15
· votar


sliderX

É isso ai mesmo. Eu só fiz o seguinte, peguei um fio fino desemcapei ele, dai a malha de cobre desse fio eu coloquei em volta da rosca do cabo da tv, dai ele prensando ali, também aterra junto entendeu? gambiarra master.

daimon blackfire
Membro Novato
# abr/15
· votar


O que matou o tópico foi a ortografia do autor no primeiro post.

Ramsay
Veterano
# abr/15
· votar


sliderX

Partindo do princípio que vc tem alguma assinatura de tv a cabo no seu prédio e consequentemente no seu apartamento, basta vc pegar um fio qualquer e ligar uma ponta na carcaça do seu amp e a outra ponta em qualquer ponto da carcaça externa de um desses adaptadores que vc mostrou a imagem e puff o humm sumiu e o amp ficou silencioso, simples assim...

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Lelo Mig
não faço estas gambis!

Não mente que é feio... Todos que trabalham na noite já fizeram suas gambiarras e das escabrosas...

sliderX
Veterano
# abr/15
· votar


tomatelol
huahu velho tira uma foto disso e posta pra gente esse negocio de desencapar o fio e por em volta da rosca coaxial


Ramsay
Cara, mas tem que ser na carcaça do amp?
Se eu simplesmente aterrar a tomada que eu ligo o amp já não é o mesmo efeito?

Lelo Mig
Membro
# abr/15
· votar


Ismah

Só faço gambis padrão NASA...hehehehe!

Ismah
Veterano
# abr/15 · Editado por: Ismah
· votar


sliderX
Se eu simplesmente aterrar a tomada que eu ligo o amp já não é o mesmo efeito?

É. Mas que vc acha que o terceiro pino faz? Apenas não recomendo que faça isso caso não tenha experiência, eletricidade não é pra experiências.

Lelo Mig

Sempre são acima do padrão NASA. Ou acha que eles pensariam numa coisa deste tipo aqui.

Todos

E fazer um jump pro neutro não é opção?

sliderX
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Desculpe, não entendi a pergunta. Se eu acho que o terceiro pino faz?

Se fossa a carcaça, qual seria essa part e de carcaça? é a parte metallica do ampli que envolvem, as peças?

Obrigado a todos pela ajuda, e se alguem faz isso em casa, postem uma foto pra exemplificar. Muito vão apreciar isso incluisive eu! =) heheh

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Quis dizer que o terceiro pino tem a mesma função de um fio externo conectando a carcaça/chassis ao terra.

Se fossa a carcaça, qual seria essa part e de carcaça? é a parte metallica do ampli que envolvem, as peças?

Sim, é a parte metálica. A madeira é o gabinete, e pode até conectar, mas madeira não conduz eletricidade, então não tem lógica.

Volto a dizer NÃO faça isso sem ter experiência com eletricidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a aterramento predial para ampli deguitarra