Tiny Terror - Gabinete 2x12 - Speaker Cables?

Autor Mensagem
Lexplorer2
Membro Novato
# fev/15


Olá!

Bom, seguinte.. Recetemente adquiri um Orange Tiny Terror, sendo meu primeiro amplificador valvulado.
Pela simplicidade e baixa potencia (15w/7w) do amp, decidi que seria o ideal pra entrar no mundo das valvulas.

Estou pra mandar fazer um gabinete na Rox Stage (li coisas boas sobre eles aqui no forum e o atendimento é muito bom), modelo Freak Horz com 2 falantes de 12". Depois de muita leitura e de ouvir alguns falantes no youtube (infelizmente não tive a oportunidade de ouvi-los ao vivo), decidi por colocar 1 Eminence The Governor e 1 Eminence The Wizard.

O Marcos da Rox Stage disse que ja fizeram caixas assim e que fica um som animal.

Acham que é uma escolha boa?

Outra coisa, estou com muitas dúvidas em relação ao cabo para ligar o cabeçote no gabinete.

A ligação que ele recomendou foi em estereo, dois cabos saem do Orange (duas 8ohms) > gabinete.

Poderia ligar também somente um cabo saindo do Orange (16ohms) > Gabinete, mas ai seria mono.

Da uma grande diferença no som de estereo para mono?

Pesquisei alguns "speaker cables" no ML e fiquei meio perdido, tem de R$50-60,00 até R$250,00 (1 metro). Vale a pena pagar essa grana toda?
Caso eu mande fazer esses cabos, quais especificações eles tem que ter?

Quanta coisa ein.. Mas qualquer ajuda já é muito bem vinda! hehe

Obrigado.

Hitman
Veterano
# fev/15
· votar


Lexplorer2
A ligação que ele recomendou foi em estereo, dois cabos saem do Orange (duas 8ohms) > gabinete.

Poderia ligar também somente um cabo saindo do Orange (16ohms) > Gabinete, mas ai seria mono.


Nao vejo que diferenca poderia fazer, dentro do meu pequeno conhecimento.

Voce usando dois cabos do mesmo amplificador pros falantes da mesma caixa nao seria exatamente que um cabo pros falantes da caixa?
Se fossem amplificadores diferentes ou cab differents, entendo mas nao eh o caso. entao daria na mesma, mono ou stereo.

Pesquisei alguns "speaker cables" no ML e fiquei meio perdido, tem de R$50-60,00 até R$250,00 (1 metro). Vale a pena pagar essa grana toda?
Caso eu mande fazer esses cabos, quais especificações eles tem que ter?

Compre os melhores cabos que puder. Ruim gastar essa grana toda em equipamento pra economizar uma fracao do que gastou pra atrapalhar seu novo timbre.
Use cabos proprios para a aplicacao!

EDPoe
Membro Novato
# fev/15
· votar


fiquei meio perdido, tem de R$50-60,00 até R$250,00 (1 metro).

Vc acha necessário 1 metro de cabo para ligar um head no gabinete?

Te indico esse cabo da Tecniforte, ele veio com meu Vira Lata da Gato preto
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624191973-cabo-tecniforte-stack -1m-speaker-cable-_JM

É um cabo feito exatamente para isso, nacional, e de boa qualidade

Iversonfr
Veterano
# fev/15
· votar


Lexplorer2

Já que você é de Americana, procura a Rack Audio em Campinas e pede pra fazerem um cabo com plugs neutrik e cabo mais grosso, é só falar que é pra ligar o cabeçote na caixa. Faz com 1,20m pois os plugs da roxstage são na base.

Minha caixa é da roxstage também, mas usei um governor e um c.rex. Ficou excelente. Estereo e mono tanto faz, faz 1 cabo só e liga em 4ohms. Abs!

Ramsay
Veterano
# fev/15
· votar


Eu jamais pagaria esses preços absurdos por cabos para ligar o cabeçote na caixa.
Eu só uso aqueles cabos com 2 fios encapados paralelos, preto e vermelho, e soldo um plug P10 em cada ponta e mais nada.

E fiquem atentos porque cabo de ligação de cabeçote em caixa não tem influência nenhuma no som, isso porque a saída do amp para a caixa é de baixíssima impedância.

Por isso, comprar cabos caros pra ligar saída de amp na caixa é jogar dinheiro fora e não melhora em nada o som do amp.

Já se for cabo pra ligar a guitarra na entrada do amp, aí a história é outra e a qualidade do cabo influencia e muito o som da guitarra, notadamente nos agudos.

Iversonfr
Veterano
# fev/15
· votar


Ramsay

Eu também não pago, ja vi cabo de mais de R$150 pra ligar amp na caixa. Só não precisa ser vagabundo tb, faço esses cabos que são um pouco mais grossos porque sempre ouvi dizer que esse cabo tem que ser mais parrudo, então prefiro não arriscar. Essa empresa que passei monta cabos. O plug neutrik eles vão cobrar um pouco mais caro, creio que uns R$17, mas não cobram mdo e o metro do cabo vai ser mixaria. Não fica nem R$40 um cabo desse e fica top. Se quiser fazer com Amphenol fica mais barato ainda, mas podendo pagar eu gosto de ter o neutrik. Tudo que a gente não quer é um cabo dessa importância falhar e o cabeçote ficar ligado sem a resistência das caixas

Lexplorer2
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: Lexplorer2
· votar


Hitman
Nao vejo que diferenca poderia fazer, dentro do meu pequeno conhecimento.

Voce usando dois cabos do mesmo amplificador pros falantes da mesma caixa nao seria exatamente que um cabo pros falantes da caixa?
Se fossem amplificadores diferentes ou cab differents, entendo mas nao eh o caso. entao daria na mesma, mono ou stereo


Entendo. Achei que teria alguma mudança no som ou algo do tipo, não pesquisei a fundo sobre o assunto. Mas pelo o que todos estão dizendo, é melhor usar somente um cabo mesmo!


EDPoe
Vc acha necessário 1 metro de cabo para ligar um head no gabinete?

Te indico esse cabo da Tecniforte, ele veio com meu Vira Lata da Gato preto
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624191973-cabo-tecniforte-stack -1m-speaker-cable-_JM

É um cabo feito exatamente para isso, nacional, e de boa qualidade


Bom cara, acho que 1m seria o ideial sim.. Na verdade, como o Iversonfr deu a dica, talvez seja melhor 1.2m, pois os plugs do gabinete ficam na parte de baixo.

Eu cheguei a ver esse cabo da Tecniforte também! Só achei que ele aparenta ser meio fino, comparando com os mais caros. Como não tem as especificações lá no anuncio, não pude confirmar a espessura dele.

Iversonfr
Já que você é de Americana, procura a Rack Audio em Campinas e pede pra fazerem um cabo com plugs neutrik e cabo mais grosso, é só falar que é pra ligar o cabeçote na caixa. Faz com 1,20m pois os plugs da roxstage são na base.

Minha caixa é da roxstage também, mas usei um governor e um c.rex. Ficou excelente. Estereo e mono tanto faz, faz 1 cabo só e liga em 4ohms. Abs!


Cara, obrigado pela dica! Mandei um e-mail para eles já.
Daora cara, que cabeçote você usa com essa caixa? Porque a escolha do C. Rex? O que achou da qualidade da caixa?
No meu caso eu ligaria em 16ohms não é? Pois o TIny Terror não possui saída 4ohms.. Somente: 2 de 8ohms e 1 de 16ohms.


Ramsay

Entendi, concordo contigo, fiquei assustado com os preços de alguns cabos!

Pelas respostas, resumo que o cabo tendo as especificações para a tarefa e sendo bem construido para durar, já resolve o problema.


Pessoal,
Agradeço a todos pelas dicas! Foram de grande ajuda :)

Iversonfr
Veterano
# fev/15
· votar


Lexplorer2
Cara, obrigado pela dica! Mandei um e-mail para eles já.

Se eles não responderem acho melhor ligar. Abs!

Daora cara, que cabeçote você usa com essa caixa?

Eu uso um egnater rebel 30. Usava um mini recto que vendi mês passado. Todos ficavam bons.

Porque a escolha do C. Rex?

Como a gente não tem como sair testando caixas com combinações de falantes pra ver qual gosta mais, acabou sendo na base da pesquisa. O C. Rex tem um low end mais cheio, não tem agudos fortes, bom para clean. Então dizem que o ideal é parear ele com um falante bom de médios/agudos. Não sei se governor+wizard ficaria ardido demais. Vejo o pessoal na maioria das vezes pareando um da série Patriot com um Redcoat, tipo o Swamp Thang, RWB, C.Rex com o Red Fang, Governor, Wizard, etc. Li muito review negativo do Wizard dizendo que ele é estridente demais, então optei pelo Governor que teoricamente é na linha do V30.

No meu caso eu ligaria em 16ohms não é? Pois o TIny Terror não possui saída 4ohms.. Somente: 2 de 8ohms e 1 de 16ohms.

Então você precisa de 2 cabos mesmo. Geralmente esses falantes são 8ohms. Dois desses ligados em mono daria 4ohms. Ligando em stereo com 2 cabos daria os 8 ohms que é o seu caso. Daria pra ligar em mono com 1 cabo só apenas se seu ampli tivesse a opção 4 ohms.

guitarfilth
Veterano
# fev/15
· votar


Lexplorer2
Comprei falantes da Alien, e me surpreendi muito, e eles são muito gentis e rápidos, recomendo demais.

Lexplorer2
Membro Novato
# fev/15
· votar


Iversonfr

Poxa cara, fiquei pensativo agora.. Não cheguei a ler muito sobre o C-Rex.. Vou dar uma pesquisada melhor!

Definitivamente não quero um som com agudos estridentes.. Ainda porque o Tiny Terror só tem um knob de tone. (que funciona muito bem, porém não é tão completo como knobs de agudos, médios e graves)

Você tem alguma coisa gravada com seu gabinete?

Abraços

guitarfilth

Cara, cheguei a cotar gabinete na Alien também. O preço estava bom e o atendimento também. Porém, como eles só fazem com falantes Alien, eu acabei achando melhor pegar com Eminence..

Comparando com Eminence (caso você ja tenha tocado com eles), você gostou mais dos falantes Alien?

Iversonfr
Veterano
# fev/15
· votar


Lexplorer2

Eu tenho uns videos meus aqui, mas infelimente gravo eles usando a saída silenciosa do egnater. Não tenho nada dos falantes. De qualquer maneira teria que ver ao vivo mesmo pois o mic pegaria apenas 1 falante, teria que gravar com 2 mics pra pegar a essência mesmo, e ainda assim não seria fiel pois meu cab é aberto atrás. Por isso que disse que mistura de falante na prática vai mais por pesquisa do que por outra coisa. Abs!

Lexplorer2
Membro Novato
# mar/15
· votar


Iversonfr

Eu tenho uns videos meus aqui, mas infelimente gravo eles usando a saída silenciosa do egnater. Não tenho nada dos falantes. De qualquer maneira teria que ver ao vivo mesmo pois o mic pegaria apenas 1 falante, teria que gravar com 2 mics pra pegar a essência mesmo, e ainda assim não seria fiel pois meu cab é aberto atrás. Por isso que disse que mistura de falante na prática vai mais por pesquisa do que por outra coisa. Abs!

Cara, estou quase fechando o C-Rex.. Pelas pesquisas que fiz parece que vai encaixar melhor com o som que eu quero.

Pena você não ter nada com o som dos falantes..

Abraço

guitarfilth
Veterano
# mar/15
· votar


Lexplorer2
Os falantes Aliens não ficam devendo nada para os Eminence, o Alien Acer é baseado no celetion v30 e oo Alien Hammer é baseado no EVM12L, minha caixa tem 1 de cada e o som é muito bom, um amigo meu de banda tem uma 4x12 Radall com celestions, so não sei quais são, mas prefiro o som da minha caixa com os Aliens, o som sai muito mais definido.

f14gomes
Membro
# mar/15 · Editado por: f14gomes
· votar


O cabo que eu uso!

f14gomes
Membro
# mar/15
· votar


Tá ligado que os falantes tem que ser de 16 Ohm cada neh?!
Speaker Output options (Heads)

1 x 16 Ohm cabinet connected to the 16 Ohm output
1 x 8 Ohm cabinet connected to one of the 8 Ohm outputs
2 x 16 Ohm cabinets each connected to one of the 8 Ohm outputs
fonte: https://www.orangeamps.com/products/guitar-amp-heads/tiny-terror-serie s/tiny-terror-head/

Lexplorer2
Membro Novato
# mar/15
· votar


guitarfilth

Interessante cara.. Vou buscar audios desses falantes pra ter uma noção. Obrigado

f14gomes

Cara, não entendi muito bem.. Sou leigo nisso.

Se a caixa tiver dois alto falantes com 8ohm cada um.
Não ligaria dois cabos saindo do gabinete para o head (ligando nas duas saidas 8ohms)?

No caso, se a caixa for 2 x 8 Ohm, não funciona ?

Obrigatoriamente os falantes terão que ser 16 Ohm?

Abraços

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar


Lexplorer2
Cara, não entendi muito bem.. Sou leigo nisso.

Como você vai fazer a caixa com a Roxstage, olhe ESSE MANUAL deles, mais especificamente o exemplo 2.

f14gomes
Membro
# mar/15
· votar


Lexplorer2
Cara, passa essas especificações do seu amp pra Roxstage que eles vão entender.
Mas dando uma olhada no manual que o Iversonfr postou ai acho que você vai entender.
Repare que o manual diz que o gabinete terá duas entradas:
(1) Entrada mono 4 ou 8 ohms de acordo com o alto-falante.
(2) Entrada estéreo 8 ou 16 ohms de acordo com o alto-falante.
Depois ele dá um exemplo para uma caixa com 2 falantes de 8 ohms cada.
Onde você plugando na entrada 1 somente, você vai utilizar os dois falantes ao mesmo tempo num total de 4 ohm. E ligando as duas entradas você vai operar cada falante por cada entrada, "ou estéreo", dando os 8 ohms originais de cada falante por entrada.

Acontece que, segundo o site que consultei e postei anteriormente, o seu amp não tem saída de 4 ohm.
Então, usando falantes de 16 ohms, em vez de 8 ohm, essa mesma caixa do exemplo daria 8 ohms usando entrada (1) apenas, com os dois falantes em mono, ou 16 ohms pra cada entrada usando as duas entradas ao mesmo tempo.

f14gomes
Membro
# mar/15
· votar


A ligação que ele recomendou foi em estereo, dois cabos saem do Orange (duas 8ohms) > gabinete.

Poderia ligar também somente um cabo saindo do Orange (16ohms) > Gabinete, mas ai seria mono.

Da uma grande diferença no som de estereo para mono?


Lexplorer2

Mais uma coisa, esse amp não tem saída estéreo !!!!
https://www.orangeamps.com/tiny-terror-manual/

Existem duas saídas de 8 ohm para o caso de você já ter um gabinete de 16 ohm nele ( como nas versões combo) e queira ligar outro gabinete de igual impedância, ou seja 16 ohm. Então você liga cada gabinete de 16 ohm em cada saída de 8 ohm.( porque ele deve fazer o acoplamento em paralelo internamente dando o total de 8 ohm.)

Então, no seu caso, 2 falantes de 16 ohm em paralelo (como no exemplo do manual da roxstage, ) e só um cabo ligado na saída de 8 ohm do amp será suficiente!

Na dúvida, consulte o manual..

Abs.

Ramsay
Veterano
# mar/15
· votar


O cabo que eu uso:
http://www.soldafria.com.br/images/fio_cabo/fio_paralelo_preto_vermelh o.jpg
Preço do metro: R$1,98
Com 2 plugs P10 soldados um em cada extremidade do cabo.

boblau
Veterano
# mar/15
· votar


O cabo que eu uso:
http://www.soldafria.com.br/images/fio_cabo/fio_paralelo_preto_vermelh o.jpg
Preço do metro: R$1,98
Com 2 plugs P10 soldados um em cada extremidade do cabo.



+1!!!!!

Lexplorer2
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Lexplorer2
· votar


f14gomes
Iversonfr

Caras, mandei um e-mail para o Pedrone, eis a resposta.

"Olá Danilo,
Se for usar dois falantes de 8 ohms, ligue-os em série entre si (veja no google imagens).
Assim, sua caixa terá a impedância total de 16 ohms...use essa saída do head para a ligação.
Abraços,
Pedrone."

Não fica mais fácil então, em pedir pra Rox Stage montar os falantes em série? Será que rola?

Ramsay

Cara, vou mandar fazer mesmo! O Iversonfr me indicou uma empresa legal aqui perto da minha cidade :)

f14gomes
Membro
# mar/15
· votar


Não fica mais fácil então, em pedir pra Rox Stage montar os falantes em série? Será que rola?

Claro. Só você conversar com eles.
Essa marcação do amp mostrando duas saídas de 8 ohm deve ter confundido o Marcos da Roxstage, mas dando uma olhada no manual tudo se esclarece.
Depois posta aqui a decisão final.
Cara, diferentemente de um cabo pra ligar guitarra no amp, que quando da defeito a gente troca e pronto, se esse cabo der problema, seu amp vai estragar. Tem certeza que vale a pena essa economia?!

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Lexplorer2

Vc está boiando no que o Pedrone te falou. Pesquise sobre associação de falantes em série ou paralelo.

Ramsay
boblau

EU uso um de 2,5mm '-'
Será que exagerei? kkk

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar


f14gomes
Cara, diferentemente de um cabo pra ligar guitarra no amp, que quando da defeito a gente troca e pronto, se esse cabo der problema, seu amp vai estragar. Tem certeza que vale a pena essa economia?!

Resolvi escrever apenas porque seu comentário deu a entender que minha sugestão acima é uma economia porca.

Não sou expert mas apenas para explicar um pouco, o cabo que sai do ampli e leva pras caixas precisa aguentar muito mais potência que um cabo de instrumento. Existe uma recomendação de jamais usar um cabo comum coaxial para esta função, somente cabos paralelos, como o Ramsay mostrou. Apesar de ser uma marca conhecida a que você sugeriu, confio mais em um cabo montado com plugs Neutrik e cabo 2x2,5mm do que um vendido comercialmente apenas porque está escrito na embalagem que o produto é bom (e não duvido que seja). Eu só não faço a solda aqui em casa mesmo pois essa loja que indiquei não cobra MDO para montagem do cabo, e eles soldam muito melhor que eu com certeza pela prática que têm. Nem sempre só porque o produto custa mais caro é melhor, e no caso esse cabo que você sugeriu custa mais que o dobro de um cabo montado, pois o plug Amphenol está R$12. Os da Neutrik tá doido num pára de subir, tava R$22 e ia subir de novo, mas mesmo assim sai mais em conta e fica um produto de excelente qualidade.

f14gomes
Membro
# mar/15
· votar


Iversonfr
Desculpe-me, pois não conheço os materiais usados no seu cabo e nem a qualidade de quem fez o serviço para você. Talvez sejam melhores do que os de marcas conhecidas mesmo. Não quis desmerecer nada.
Mas como eu não conheço nenhum profissional que faça esse serviço acabei optando pela marca como forma de garantia mesmo. E porquê fiz isso? Porque eu comprei o amp com o Pedrone, e se ele, que é um profissional que tem conhecimento e competência para fazer amp, oferece esses cabos em seu site, em quem mais eu confiaria?
Abs.

Ismah
Vc está boiando no que o Pedrone te falou. Pesquise sobre associação de falantes em série ou paralelo.
Não entendi essa sua colocação. Algum problema com a ligação em série?!

Ramsay
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah

2,5 mm tá tranquilo, se bem que a bitola pode ser bem menor, há não ser que o cabo tenha 10 metros ou mais.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


f14gomes

Nenhum, apenas o cara não faz ideia do que seja isso.

Ramsay

Eu sei que exagerei, mas depois de torrar um cabo qualquer, resolvi investir num que não "quebre" jamais kkk

Lexplorer2
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Lexplorer2
· votar


f14gomes

Cara, falei com a Rox, eles disseram que fazem a ligação em série sim. Mandei as especificações do TT.
No momento eles não tem nenhum falante de 16ohm, eu teria que esperar que encomendassem.

Ele disse que eu vou perder um pouco de volume só, mas não é tão significativo assim. Vou mandar fazer em série mesmo.

Quanto ao cabo, um amigo estará voltando dos EUA agora dia 20.
Vou comprar umas coisas e já pedir pra ele trazer o cabo pra mim (mesmo com o dolar tão alto).
Como não mandei fazer ainda, achei mais fácil já comprar pronto..

Estou entre esses dois:
http://www.amazon.com/GLS-Audio-Speaker-4-Inch-Professional/dp/B004Z2H 07K/ref=sr_1_6?ie=UTF8&qid=1426078400&sr=8-6&keywords=speaker+cable

http://www.amazon.com/Planet-Waves-Custom-Speaker-Cable/dp/B0002H0C7C/ ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1426078458&sr=8-3&keywords=speaker+cable+guitar

O plug banhado a ouro do Planet Waves é algo a levar em conta?

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Po mano velho, compra um fio paralelo e seja feliz...

Mas se for optar por um destes...

plug banhado a ouro do Planet Waves é algo a levar em conta?

Não muda em nada...

Ele disse que eu vou perder um pouco de volume só, mas não é tão significativo assim. Vou mandar fazer em série mesmo.

Peça para ele que a caixa tem que ter saída de 8ohms, série ou paralelo tanto faz, não é algo perceptível essa perda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tiny Terror - Gabinete 2x12 - Speaker Cables?