Usar gabinete de som automotivo com falantes de guitarra?

    Autor Mensagem
    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14


    Presta isso galera?
    Eu sempre tive dúvida se dependendo do formato da caixa acústica podia usar ou não como cabinet de guitarra. Achei uns gabinetes 1x12 bem baratos. Rola de comprar um destes, montar um eminence e cabear o falante para usar na boa? Sonoramente teria algum contra em comparação a um gabinete comum 1x12 de guitarra? Ou é apenas estético o problema?

    Abçs!

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    R. Carvalho

    Dá. Mas o acabamento vai deixar a de desejar. Não recomendaria um modelo fora do padrão selada/aberta/dutada, pode ser que resulte em cagada - ou num som fodástico, mas o risco não creio que valha.

    Outro detalhe é que é comum se forar. com veludo semelhante ao interno de cases, a caixa pra evitar ressonância interna, o que não é comum em cabs de guitarra.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Fala fi!
    Bom demais?
    Valeu pela resposta!
    A caixa é tipo essa aqui, selada:
    http://mlb-s1-p.mlstatic.com/caixa-som-selada-30-litros-para-falante-1 2-mdf-carpete-agl-11741-MLB20048621787_022014-F.jpg

    O que acha cara?

    Abraço!

    renatocaster
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    R. Carvalho

    Fala, cara!

    Mas seria um gabinete 1x12"? Será que não fica mais em conta montar um? Dizem que aquele compensado naval é uma boa opção para gabinetes.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    renatocaster
    Fala rapaz!
    Fiz as contas com um brother meu no face, olha só:
    Só de courvin, cada peça de 1 metro custa 22 reais, fora frete (Aqui na cidade é ainda mais caro). Tecido Ortofônico, também é caro, 20 e poucos reais cada peça de 40x60cm. De madeira, gastaria 30-50 reais. Cantoneiras, Alça, pezinhos emborrachados sairiam por uns 30 contos tudo junto.

    Aí só fazer as contas.
    Tecidos com frete - pelo menos 60 reais
    Madeira - uns 50 mangos
    ferragens - 30
    já deu 140 reais :(
    huahuahuahuahau
    Essa aí é 60 reais pronta, depois colo um tecido ortofônico na frente e pronto. Essa caixa vou fazer para usar dentro da minha isobox praticamente.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    R. Carvalho

    É, dessa forma realmente o custo não fica viável. Só se vc conseguisse pechinchar o valor dos materiais e tivesse como comprá-los diretamente, sem precisar pagar frete.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    renatocaster
    Infelizmente não teria como.... por isso estou bem interessado numa caixa destas, para poder gastar mais no falante e pegar um auto falante melhor!

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Esse modelo, ficaria massa usar o falante no lado angulado. Mas atente que a caixa de guitarra GERALMENTE tem ortofônico e falante preso por dentro, e essa por fora com grade. Eu acho massa as de guitarra com grade, mas só sei do Marshall Lemmy signature pra baixo hehe

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Agora vi, realmente fica presa por fora!
    Futuramente caso eu fizesse um pequeno frame de madeira parafusado do lado de fora e então colocasse tecido ortofonico nele, resultaria na mesma coisa não? Sacou a ideia?

    Estou pensando aqui, talvez com o falante preso assim por fora e sem tecido fique "na cara" demais o som?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    R. Carvalho

    Sonoramente, a diferença só é percebida em laboratório. hehe

    Eu colocaria uma tela na frente... Acho muito style isso...

    Foto 1

    Foto 2

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Massa demais rapaz!
    Aonde eu acho uma tela dessas?
    Achava que vc estava falando de uma grade inteira e não uma tela individual pro falante!

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    R. Carvalho

    Marcado livre tem. Só se liga em comprar uma metálica, não plástica.

    PS quanto aos falantes eu recomendo totalmente a Classic Luthieria, que tem falantes ótimos e um baixo preço. Eu tenho os clones dos Green Back (ardidos) pra compensar a falta de médios do Fender...

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Tava olhando estes mesmo :)
    O Clone de Jensen tu acha que é legal?

    Abração fi!

    Fuzatto
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Cara,..tava pensando em faze a mesma coisa só que com uma caixa dessas de PA, pequenas para falante de 12. Tenho uma que esta parada em casa e não queria gastar com gabinete. Cheguei até a testar em casa, não ficou ruim não.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Fuzatto

    Line array?


    O Clone de Jensen tu acha que é legal?

    Depende a proposta... Que amp vem?

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Já fiz um assim.

    Gabinete de sub-woofer de carro, 12". Falante de 12" 200w com moldura dura. E uma "tela" de plástico pra colocar na frente.

    Tudo genérico e baratinho. Mas funcionou PERFEITAMENTE.

    A dica que eu dou (e que pode não valer nada, porque não sou expert nisso... rs) é usar um falante bem mais potente que o ampli pra não forçar a barra (no meu caso, o ampli é de 20w). O cuidado maior é se o falante e a caixa aguentam... Eu deixei "fechada", então o som "comprime" um pouco e fica limitado (mas eu estou estudando fazer um furo atrás pra deixar o falante com mais folga pra oscilar; com isso deve "falar" mais alto).

    Fuzatto
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Desculpe a ignorância mas nao sei oque significa Line Array. Se puder me ensinar por favor.

    A ligação que fiz foi simplesmente substituir o alto falante e desligar o drive e o twiter. Nem retirei eles de lá...bem tosco mesmo. Ela tem dois dutos no frontal inferior.

    Estava buscando uma opção de baixa potência para tocar em lugares menores, tenho uma LAney com dois falantes de 12...nao consigo passar o volume do 1,5 em determinados lugares.
    Ai eu ia usar um ampli em formato de pedal, chamado Magnum 44...fodástico, ligado nessa caixa, pra economiza com o gabinete. Fiz um breve teste e nao achei ruim

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    JJJ
    estou estudando fazer um furo atrás pra deixar o falante com mais folga pra oscilar; com isso deve "falar" mais alto

    A minha é assim, não percebi nada monstruoso, preferi ela aberta, mas como sei que deixar amp aberto é pra virar porta treco, eu fechei ela...

    Fuzatto
    Desculpe a ignorância mas nao sei oque significa Line Array. Se puder me ensinar por favor.

    Claro!!!

    Se está dando certo, siga em frente, mas preste a atenção na impedância.

    E também venderia/trocaria essa box, e no lugar pegava uma apenas com falante de 12"...

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    mas como sei que deixar amp aberto é pra virar porta treco, eu fechei ela...

    Já achei cada coisa em buraco de ampli... kkkkkkkkkkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    JJJ

    Eu faço treta pq coloca em cima... Já joguei cerveja, masso de cigarro, isqueiro, carteira fora, na lata dolixo mesmo... O meu é claro (bege), se não cuidar vira camuflado pra deserto.

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Eu faço treta pq coloca em cima... Já joguei cerveja, masso de cigarro, isqueiro, carteira fora, na lata dolixo mesmo... O meu é claro (bege), se não cuidar vira camuflado pra deserto.

    Nossa nem me fale. O meu é bege também e esses dias notei um circulo no canto dele. To tentando descobrir quem foi o corno que botou um copo em cima mas não consigo lembrar, deve ter colocado enquanto eu não estava vendo e deve ter tirado antes de eu voltar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar gabinete de som automotivo com falantes de guitarra?