O que um amplificador deve ter pra aguentar o tranco na estrada?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14


    Seguindo a linha do tópico falando de guitarras, vamos agora discutir sobre os amplificadores.

    O que deve ter um amplificador pra ele ser considerado "parrudo"? O "peso" dele pode ser um indicativo de robustez? E o dilema dos transistorizados x valvulados, o que vocês têm a dizer? E qual seria a melhor opção, combo ou caixa e cabeçote?

    Dissertem.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    erico.ascencao

    Nem sempre podemos ter mais de um ampli e escolher qual usar em cada ocasião.

    Desta feita, se tivesse que optar por um, apenas um, para segurar onda ao vivo, e para gêneros variados de música, seria:

    1- Um Combo Valvulado "médio", com falante de 12" e 30/40 Watts em média.
    2- Um case parrudo, com cantoneiras de metal, forração interna e rodas.
    3- Não deixar virar mesa para latinhas de cerveja e cinzeiros. Muito menos banco de "peguete" de alguém da banda (incluindo eu).
    4- Tudo em dia, funcionando, limpo, sem chiados ou gambiarras.

    tatus
    Veterano
    # out/14
    · votar


    ahhh, essa é fácil: Qualidade!

    MMI
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao

    Bateu a dúvida... O que é "estrada"? Para mim são cidades e estados diferentes. É isso? Ou é tocar, como falado no outro tópico, 3 vezes por semana, podendo ser na mesma cidade sempre?

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Lelo Mig

    Depende muito da utilização. Não levaria um valvulado para tocar axé, forró, música gaúcha (tchê music tanto quanto tradicionalista) ou o nosso pop (bailão) aqui do sul... Claro, que podendo eu levaria, mas seria subutilizar o equipamento.

    Também quanto a potência eu faço uma certa ressalva, nem todos os lugares vão me ofertar um retorno de chão. Logo uma potência extra seria bem vinda, mesmo que fique em stand by.

    Vejo bastande Fender Frontman 125R, Marshall MGV, Meteoro Nitrous GS 100 e 160 (acho o 100 melhor)...

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    MMI

    Ao menos pra mim, Seria o músico profissional que toca muitas vezes (mais de 5) em diversos locais...

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14
    · votar


    MMI
    Vamos considerar inicialmente tocar, como falado no outro tópico, 3 vezes por semana, podendo ser na mesma cidade sempre.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ah, outro ponto que gostaria de consultar quem vive de música: qual é o plano B de vocês caso dê um piripaque no amplificador? Pergunto isso pois em termos de guitarra é mais comum se ver músicos levando uma de backup, mas amplificador backup eu particularmente nunca vi (considerando bares da noite, não vamos falar de shows de grande porte que aí é covardia).

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao

    Guitarra de back up? NEM SEMPRE!

    Aí apelamos pra digital ou amigos kkk

    Iversonfr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao
    mas amplificador backup eu particularmente nunca vi

    A primeira possibilidade é sair ligando desesperadamente pra todos da sua agenda que possam ter um ampli pra emprestar. A segunda é levar um Direct Box pra ligar em linha se não achar ninguém com ampli disponível, não fica espetacular mas é melhor que nada...

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao
    Uma boa opção de backup pro amp poderia ser o 44 Magnum ou o Caliber 22, ambos da Electro Harmonix, que são amps em formato e tamanho de pedais (!), que entregam boa potência e ocupam nada de espaço. E não são caros, lá fora.

    o/

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Natanael_DM
    44 Magnum ou o Caliber 22,
    Esses ampzinhos são impressionantes!!!
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/14
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=LDtDRfIUyv0

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Certo!
    o/

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Natanael_DM
    Realmente são uma boa opção, mas ainda necessitam de caixa.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao
    Uma caixa 1X12 com um falante elgal é bem mais fácil de carregar que um combo. Ademais, o ampzinho aí fica bem acondicionado na própria pedaleira do fulano, que pode, se não for muito grande, até mesmo ser colocada dentro da caixa...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Alimentação? Potência? Impedância? Baseados em CI?

    erico.ascencao

    Difícil uma caixa dar problema, geralmente quem cozinha são os amplis propriamente ditos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Exatamente...
    E o som é fantástico!
    O Maurício Bahia tem um desses... Ele levou pro ensaio d'Os Biltres e eu quase fiquei surdo!!! Ele ainda colocou um pedal de pré que emulava os Vox!!!
    Abç

    MMI
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao

    Se é assim, vou me abster... kkkk

    Mauricio Luiz Bertola

    Se a casa tiver PA, mais legal que esses é o Torpedo CAB.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Já tive um Magnum, mas usava para empurrar o meu talk box handmade. Para a minha aplicação específica eu já achava bem alto.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Repito minhas preocupações.

    Alimentação?
    Potência?
    Impedância?

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Alimentação?
    Ele vem com uma fonte de 110 Vac para 24 Vdc. É uma fonte semelhante a uma fonte de pedal comum.

    Potência?
    44 W RMS. O circuito parece que é baseado em mosfets. Quando você regula o volume próximo do talo, rola uma saturaçãozinha à la valvulado - pelo menos é a ideia do negócio, não sei o quão boa soa esta saturação.

    Impedância?
    De 8 a 16 ohms. De acordo com o manual, você pode ligar qualquer coisa dentro desta faixa de impedância que ele aceita legal.

    Mais dúvidas? Dê uma olhada no site ou fale com o Paulo Roveri, guitarrista da banda Almanak, no Facebook. Este cara usa dois Magnum 44 em estéreo e um no talk box dele.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Se continuar assim poderiam desenvolver alguns simuladores, aí qualquer pé de chinelo levaria uns 5 amps.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    Já ouviu falar dos simuladores da AMT? Quando eu descobri estes simuladores, vi que uns caras os utilizavam em conjunto com estes power amps em forma de latinha. Na época até tinha o Caliber 22 (22 W), mas agora só tem o Magnum 44.

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Natanael_DM
    · votar


    erico.ascencao
    Esses simuladores da AMT abrangem uma gama imensa de amps famosos, pelo que vi. Nunca testei um, mas pode ser uma boa opção.

    Já tive a oportunidade de ouvir o Caliber 22 em ação, ao vivo e a cores.
    Achei muito massa. Logicamente, o timbre em si depende muito do que vai se usar como pré, como tu já falou, mas o fato é que, na hora da emergência, ter um backup pro amp que pesa 200 gramas e ocupa um espacinho no pedalboard me parece uma excelente ideia! Hehehehe!

    Realmente são uma boa opção, mas ainda necessitam de caixa.
    Eu não tinha me ligado no lance da caixa... Na real, pensei no meu caso, já que eu uso cabeçote e a caixa é uma companhia permanente.

    MMI
    Eu não conhecia esse Torpedo CAB, mas parece uma bela ferramenta. Pô, e além de ser um simulador de cabs, ainda tem várias simulações de power e microfonação. Muito bacana!

    Mas, realmente, esbarra no lance do PA.


    o/

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/14
    · votar


    MMI
    Maneiro esse Torpedo CAB...
    A combinação de um Sansamp Classic e 44 Magnun seria "matadora"!
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao

    Só conhecia os sansamp ;)

    MMI
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Natanael_DM

    Mas, realmente, esbarra no lance do PA.

    Eu uso mais para gravação, é muitas vezes melhor gravar em linha com ele do que microfonar. Então não esbarra em nada no PA. Mas como disse, se for tocar numa casa com um PA razoável, dá para tocar em linha.

    Mauricio Luiz Bertola

    Na verdade ele dispensaria o Magnum 44, ele tem simuladores de power bem bacanas, inclusive dá para distorcer os diferentes tipo de power dele de forma bem convincente.

    Tinha uns vídeos em português dele que o André Nieri fez, mas acho que ele tirou do canal dele explicando o pedal, só acho uns dele usando o Torpedo CAB agora. E ele só está usando um pedal na frente, Bogner Red. Eu uso o meu com diferentes prés e eventualmente com alguma pedal fazendo as vezes de pré, como o André Nieri fez no vídeo. Com o Mesa Boogie V1 funciona bem.

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/14
    · votar


    MMI

    Então não esbarra em nada no PA.
    Na real, eu me referi ao lance de usar ele em gigs "baixo nível" em que não haja um PA decente. Mas aí não é só isso que esbarra, já que o som de toda banda vai ficar uma m****! Hehehehehe!

    Eu uso mais para gravação, é muitas vezes melhor gravar em linha com ele do que microfonar.
    Certamente! Imagino que, por conta da seleta gama de simulações de power, mics e cabs, o Torpedo CAB deva ser muito útil em estúdio.

    o/

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Ismah
    Tem também uns prés valvulados legais por aí, principalmente handmades. Já tive um MRoxy JCM Add, um 56inc Tubestation Fifty-One-Fifty e um 56inc Tubestation Rectifier, todos muito bons.

    O Paulo Roveri, que eu citei como exemplo, usa os Magnum 44 com uma POD HD da vida. Já vi shows do cara ao vivo e aprovei o timbre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que um amplificador deve ter pra aguentar o tranco na estrada?