Buscando informações: válvulas IVAPE

    Autor Mensagem
    vintagentleman
    Veterano
    # set/14


    Pessoal,

    Recentemente um dos meus valvulados teve que ser encaminhado para manutenção devido à queima de uma válvula. O técnico sugeriu que devido ao uso do equipamento já se dar há anos, todas as quatro válvulas fossem substituídas.
    Para o pré não houve problema, achei umas JJ 12ax7 do jeito que eu queria. As outras porém... Tava difícil. Acabei pegando umas IVAPE 6V6 GT, produção nacional.
    Está difícil achar comentários sobre a qualidade delas na WEB. Aqui no Fórum não achei também. Alguém que conheça o produto poderia, por favor, dizer mais sobre essa marca de válvulas? E principalmente, se meu amplificador vai ficar bom?

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    vintagentleman

    IVAPE eu nunca ouvi falar , mas se for IBRAPE eram boas válvulas. pois no início a fábrica era uma filial da Phillips.

    Abs

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Matec

    Pior que é IVAPE mesmo...

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Up

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    vintagentleman

    Realmente agora eu vi que existe esse fábrica de válvulas aqui em São Paulo.

    Vou tentar obter informações e o que eu encontrar eu escrevo aqui depois.

    Abraço

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Matec

    Obrigado cara...

    E pessoal, se alguém mais souber, por favor...

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Up

    Schenker
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Cara, nunca ouvi falar . . . nem sabia que se fabricavam válvulas aqui em terras brasilis . . .

    e o som, ficou bom???

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    Bom pessoal

    Essa fábrica deve ser pequena ( em comparação à outras no mundo) e parece que se dedicava à produzir válvulas de transmissão (ENORMES) e mais algumas específicas para equipamentos industriais. Isso é sempre um bom sinal, pois fabricar válvulas de alta potência e que trabalham continuamente, sempre na máxima potência não é coisa que qualquer um faz.

    Na Altana tem várias dessas válvulas IVAPE para vender, inclusive 2 modelos de 6V6 e de 12AU7. Falta alguém que tenha usado dessas válvulas que dê sua opinião.

    Não tenho certeza se eles continuam produzindo válvulas que funcionem com áudio, a IVAPE agora está mais voltada à Inústria Têxtil.

    Aqui está o Histórico da fábrica que tem no site:

    Fundada em 1969, tendo como principal atividade a comercialização de válvulas eletrônicas (electron tube) para equipamento e sistemas de rádio freqüência.

    Em 1970, a Ivape iniciou a fabricação de válvulas eletrônicas, após a compra da ITT – Standart Eletric Tubes, empresa americana instalada no Brasil. Com a nacionalização da fabrica, abriram-se as portas para na época o fornecimento das mesmas para as Forças Armadas do Brasil.
    Com isto o mercado brasileiro ampliou a sua utilização para o uso nos setores de:

    Telecomunicações (broadcast);
    Industrial, para secagem e metalurgia.

    Após o surgimento das válvulas eletrônicas fabricadas em cerâmica, a Ivape firmou um contrato de distribuição exclusiva para a América do Sul com a BBC-Brown Boveri & CO, líder mundial em sistemas de radio freqüência.

    Com a transferência de tecnologia a Ivape iniciou a fabricação no Brasil de;

    Transmissores de ondas de radio em AM e FM;
    Fornos de secagem de madeira;
    Maquinas de têmpera e solda para a indústria automobilística e maquinas operatrizes;
    Recepção de ondas por satélite através de antenas parabólicas com diâmetros de até 12 metros.

    Em 1996: adquiriu do Srs. Carlos e Wilson Tambellini, tradicionais fabricantes de Máquinas para Tinturarias o Know How para a fabricação de máquinas especiais para Tinturarias, cujos resultados estão surpreendendo e revolucionando o mercado têxtil, pela alta tecnologia empregada.


    Seria bom que houvessem fabricantes de válvulas de qualidade por aqui também, não?
    Abs

    Nefelibata
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Matec

    Mas será q eles ainda fabricam?

    Teriam bastante mercado com um produto de qualidade.

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    Nefelibata

    Sinceramente não sei.
    Há poucos dias eu não sabia também da existência dessa fábrica. Quem deve saber nais é o pessoal que trabalha com equipamentos de transmissão.

    Em todo caso vou ligar lá e ver o que eles estão fazendo hoje.

    Abs

    Nefelibata
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Matec

    Em todo caso vou ligar lá e ver o que eles estão fazendo hoje.

    Legal! Depois conta pra gente. :-)

    abs

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Pessoal,

    Então, ainda não sei se o som ficou bom porque o técnico iria tirar esta semana para montar e fazer testes.

    Amanhã dou uma passada na assistência como quem não quer nada e vejo se pelo menos funcionou.

    Pelo que eu entendi esse pessoal da IVAPE ainda fabrica em São Paulo e são fornecedores regulares da Altana e das Forças Armadas Brasileiras.

    Só achei estranho uma empresa estabelecida há tantos anos e quase nada de informação disponível e ninguém aqui do fórum usando...

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    Primeiro: o telefone toca e ninguém atende.

    Que o pessoal não faça propaganda eu até entendo, quem atende às Forças Armadas têm cliente garantido, além de restrições de sigilo, ( a indústria se torna "estratégica"). Mas talvez, quando o contrato acabou, eles foram para o ramo Têxtil, onde têm ganho garantido.

    As válvulas da Altana podem ser NOS.

    (Tudo isso eu estou chutando agora, fora o telefone RSRS)

    Vou tentar novamente amanhâ

    Abs

    Schenker
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Matec
    Nefelibata
    vintagentleman


    eu dei uma googlada e achei este site aí também, mas achei mais estranho ainda quando vi que ela tá no ramo têxtil agora ?!?!?!

    eu liguei lá e o telefone que achei não deu certo não . . .

    e sim, o site é bem mequetrefe . . .

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14 · Editado por: vintagentleman
    · votar


    Schenker

    Antes de entregar pro técnico dei uma olhada nas válvulas 6V6GT deles. Pena que eu não tirei fotos. Vinham em caixinhas de papelão próprias etiquetadas da IVAPE e as válvulas eram gravadas com a marca, o tipo e INDÚSTRIA BRASILEIRA em destaque. Não vi nada que aparentasse má qualidade.

    Outra coisa: pareciam recém fabricadas. Nada antigas.

    Nefelibata
    Veterano
    # set/14
    · votar


    vintagentleman

    E as caixas de papel eram novas?

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Nefelibata

    Nada aparentava ser antigo.

    Schenker
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu fui no site da Altana também e vi as valvulas lá, com o Matec tinha falado, mas não achei os preços muito convidativos não. por serem de fabricação nacional eram pra ser bem mais baratas . . .

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Schenker

    Reparei nisso também, tanto que não comprei as IVAPE. Comprei umas russas meio genéricas que estavam até mais em conta, por volta de cinquenta e tantos reais cada, enquanto as IVAPE estavam setenta e cacetada.

    Ocorre que a ALTANA me mandou as IVAPE.

    Aí como estou com o amplificador parado e tenho pressa, e além de tudo os caras me mandaram um produto supostamente mais caro, acabei nem reclamando.

    Agora, vamos supor que sejam válvulas de boa qualidade. Aí o preço aproximado de R$ 70,00 nas 6V6 GT não é tão absurdo. O que mata é a falta de informações a respeito do produto e do fabricante. A gente fica sem referências...

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    Olá

    Bem. Tudo no Brasil funciona ao contrário e o caso da Ivape "vai na onda".
    Eu liguei lá e uma pessoa muito gentil me informou que a fabricação de válvulas eletrônicas já cessou há mais de 10 anos, a firma se dirigiu para o setor têxtil, mas este também foi engolido pela concorrência de produtos manufaturados chineses.

    Os estoques antigos foram vendidos a um colecionador, que vende essas válvulas no Mercado Livre e Ebay.
    O estoque da Altana só pode ser NOS.

    Infelizmente essa é a sina da indústria Nacional.

    Abraços

    vintagentleman
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Matec

    Entendo. Não posso deixar de registrar aqui mais uma vez a IMENSA DIFICULDADE de se produzir qualquer coisa e de ser minimamente competitivo fabricando no Brasil.

    O resultado é esse aí mesmo. Exportação de empregos. A culpa é da política asquerosa que onera a produção com burocracia excessiva, leis trabalhistas engessadoras e desestimuladoras da formalização, falta de infraestrutura para produção e principalmente carga tributária imensa e em cascata.

    Nosso país, não é de hoje, é governado por imbecis sanguessugas que não sabem fazer nada, só surrupiar o erário, nosso dinheiro.

    Esses inúteis querem o povão dependente de esmolas estatais. Não querem o cidadão dentro de uma carreira estruturada numa empresa forte e exportadora.

    Essa é a verdade, infelizmente. O país é uma merda...

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    vintagentleman

    Assino embaixo!

    Matec

    vintagentleman
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Galera,

    Recebi o amplificador hoje. Ficou redondinho o som. Não notei diferença em relação às válvulas chinesas originais em termos sonoros. Já o técnico achou que agora o som apresenta melhor qualidade, sem ter explicado o motivo específico. Achei que era uma impressão dele, bem subjetiva.

    Vou manter o tópico aberto para comentar da durabilidade. O colega pesquisou que existe um estoque dessas válvulas no mercado.

    A substituição das válvulas e os testes devidos me custaram cinquenta reais na assistência. Dei mais cinquenta pro técnico, por fora, porque sinceramente achei barato. E ele é de confiança.

    Matec
    Membro
    # out/14
    · votar


    vintagentleman

    Parabéns.

    Terminando de repassar as informações sobre a IVAPE e suas válvulas.

    Essas são palavras do Eduardo, da Altana, em relação à IVAPE:

    "Sobre as válvulas IVAPE, eles eram representantes da Brown Bovey Company (BBC), uma empresa suíça de tecnologia. Fabricavam em Guarulhos retificadores a vapor de mercúrio, ignitrons e tiratrons de mercúrio. As demais válvulas, como as 6V6, ECC82, etc, eram feitas pela BBC e reetiquetadas com o logotipo da IVAPE.

    Faz uns anos eles entraram em contato comigo para vender uma ponta de estoque que ficou perdida no fundo do depósito. Faz uns 30 anos que eles mudaram de ramo e hoje fabricam trocadores de calor para indústria têxtil.

    O Brasil já esteve na vanguarda tecnológica, mas graças às nossas excelentes políticas de governo, culminada pela lei de informática, que na década de 1980 simplesmente proibiu a importação de qualquer equipamento com tecnologia digital, fomos encaminhados para uma idade das trevas, condenados a puxar arado por mais algumas gerações."

    As válvulas são boas?

    "Sim, são muito boas. Tenho inclusive enviado algumas para o exterior. Apesar do custo absurdo de comprar coisas do Brasil, tem estrangeiro pagando pelas IVAPE. Pena que o grosso delas são ligadas a área industrial, como as 2D21. Mas tem as 5814A que são equivalentes à 12AU7."


    É isso aí!
    Abraços.

    vintagentleman
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Matec

    Mandou bem cara! Sua pesquisa vai ser útil, pois, para você ver, nada havia sobre essas boas válvulas no fórum. Fica o registro.

    Infelizmente lamentamos mais uma história infeliz da combalida indústria nacional. Pessoalmente percebo o problema, perplexo, mas a solução não depende de mim. Temos sido governados por idiotas, há muito tempo.

    Nessas horas percebo, com certa frustração, que embora seja a única solução, a democracia impõe aceitar que a maioria muitas vezes não está certa.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Buscando informações: válvulas IVAPE