Comprar Valvulado Baseado no Amplitube

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# set/14


Gostaria de saber de quem tem experiência com valvulados e que conhece o amplitube: Dá pra escolher para comprar um valvulado pela internet (sem testar) baseado no amplitube? A questão aqui não é se o amplitube reproduz fielmente os valvulados de verdade, pois isso já foi discutido aqui. Mas será que o amplitube seria o suficiente para sentir o que o amp real realmente é? Ou seja, será que se eu gostar mais de um amp do que dos outros no amplitube isso significaria que eu teria o mesmo gosto ao comparar os mesmos amps numa situação real?

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


Acho que serve como uma "base" inicial, sim.

Mas tem um problema sério aí: normalmente a gente ouve o Amplitube (e outros simuladores puramente de software) em headphones ou, quando muito, em caixas acústicas ligadas ao computador...

Só que um ampli real, a gente ouve, normalmente, pelo falante dele!

E isso pode proporcionar uma experiência auditiva muito diferente.

Uma opção um pouco melhor que os Amplitubes da vida é ir a uma loja e testar os vários amplis simulados em um amplificador que tenha esse recurso (linha Mustang da Fender, linha VT+ da Vox, Vypyr da Peavey, Cube da Roland, etc). Não digo que é por terem uma emulação melhor (isso é uma discussão longa...), mas pelo fato do som sair de um falante real de amplificador! (embora cada ampli tenha seu(s) falante(s), diferente(s) do que você vai testar, mas é mais "perto" do que um headphone ou caixinha de computador, com certeza...)

FBlues_rock
Veterano
# set/14
· votar


JJJ
Mas salvo engano, nas simulações também tentam reproduzir o timbre do falante (o amp como um todo), ou não?
Senão realmente complica, pois o falante e inclusive o tipo de construção da caixa (traseira aberta, fechada, espaço interno...) muda bem o timbre.

RafaelBernatto
Veterano
# set/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


FBlues_rock

O que o JJJ quis dizer foi que, geralmente, quem usa simuladores, usa em fones de ouvido, ou caixas de baixa qualidade. Que um programa desse tipo só poderia servir de base, para a compra de um amp, caso fosse usado em monitores com uma resposta "plana" de frequências.
E que considera mais fácil testar nesses amps citados do que encontrar um monitor... O que, provavelmente, não é o caso.

Edit: Apesar de existirem vários controles, como os que você mesmo disse. Quando tiver em mãos, o amp, ele não vai ouvir com um mic ou outro, na frente ou atrás (sobre os posicionamentos do mic). Vai ouvir com o amp na cara mesmo.. rsrs

EduJazz
Veterano
# set/14
· votar


NeoRamza

Da pra usar como base, como ponto de partida. Tipo, o estilo de som de um Dual Rectifier pode ser verificado com um VST, uma pedaleira, etc. Mas the real deal, a efetiva experiência de tocar com um head destes em uma 4x12 bufando, VST nenhum vai te dar.

Vejam bem, não discuto aqui qualidade de som em gravações. Sei que o digital e o analógico estão tão próximos que estão quase juntos (vide Kemper, Axe FX da vida).

Mas ali, na sala, com o amp na sua cara, não tem como falar que é a mesma coisa.

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


FBlues_rock

É isso que o RafaelBernatto falou mesmo. A menos que o cara tenha monitores extremamente fiéis (o que é raro em home studios "comuns"), a experiência fica prejudicada.

Fernando
Veterano
# set/14
· votar


Acho que melhor que o Amplitube é buscar o maior número possível de vídeos e samples na internet.

O som varia bastante de um para outro, lógico, mas, se você ouvir MUITAS gravações diferentes do mesmo equipamento, vai perceber claramente características comuns.

Fiz isso várias vezes. Comprei sem testar e, quando o produto chegou em casa, era muito próximo daquilo que eu esperava.

Led Zé
Veterano
# set/14
· votar


Fernando
Acho que melhor que o Amplitube é buscar o maior número possível de vídeos e samples na internet.

O som varia bastante de um para outro, lógico, mas, se você ouvir MUITAS gravações diferentes do mesmo equipamento, vai perceber claramente características comuns.

Fiz isso várias vezes. Comprei sem testar e, quando o produto chegou em casa, era muito próximo daquilo que eu esperava.


Issaê...Mas o Amplitube ajuda também. Já tive um Tiny Terror e o do VST chega bem perto do real, inclusive o amp cruncha com o knob de ganho no mesmo lugar do real usando a mesma guitarra. O maior choque de quem sai do VST pro amp real é a sensação de ouvir o som dos falantes em vez dos phones. A pressão sonora e o volume espanta o leigo daí saí falando que VST não chega nem perto mas se microfonar o amp e ouvir pelo phone vai ver que é quase a mesma coisa. Inclusive outros fatores como a dinâmica, o ataque, a capacidade de limpar o som pelo volume da guita se aproximam muito do real.

ogner
Veterano
# set/14
· votar


Led Zé
Já tive um Tiny Terror e o do VST chega bem perto do real, inclusive o amp cruncha com o knob de ganho no mesmo lugar do real usando a mesma guitarra.
A parada é que são 2 situaçoes:

1 ) O cara TEM o amp real e consegue timbrar o VST com base no real

2 ) O cara não tem amp real e mexe tanto no VST, digamos simulando um Bassman, que consegue fazer sair um som de Soldano!!

SkyHawk
Membro
# set/14
· votar


NeoRamza
Acho que o Amplitube ajuda muito na escolha do amp. Quanto a ouvir em headphone eu tenho uma dica que pode ajudar: arranja um amp simples e honesto que tenha um clean legal, pluga a saida do computador na entrada do amp e mantendo o volume baixo no amp terá um som bem autêntico vindo da simulação. Importante é desligar o módulo de gabinete do amplitube clicando em bypass, isso é fundamental pois vc já estará com uma caixa de verdade. Eu odeio fones e em casa só toco assim. Tenho um valvulado da Gato Preto sem loop e plugo direto na cara do amp. Odeio fones !!!!

Consigo timbres excelentes dessa maneira em volumes bem interessantes.

NeoRamza
Veterano
# set/14
· votar


Legal a discussão. Mas mexendo no amplitube parece que o legal mesmo é ter uma coleção de amps :D

MMI
Veterano
# set/14
· votar


NeoRamza

Dá pra escolher para comprar um valvulado pela internet (sem testar) baseado no amplitube?

Melhor que nada. Pode até ser um começo, mas são experiências bem diferentes.

Veja bem, são duas as questões principais. Primeiro que qualquer simulador que seja vai simular um determinado amplificador (digo, o serial number 1234, não toda linha da mesma série), com determinado falante, tipo de gabinete, válvulas etc., ou seja simula um amplificador específico e não exatamente uma linha, mas este fica representando a linha. Na verdade, cada valvulado tem uma personalidade, que pode ser muito parecida com o "irmão" da mesma linha, mas igual não é. E válvulas também fazem diferença, mesmo novas (por exemplo, JJ são diferentes de Svetlana).

Mas uma grande diferença fica no fato dos simuladores não fazerem só a simulação do amplificadores e gabinetes, mas deles microfonados, onde vale o microfone, o posicionamento e o ambiente. Tem um passo a mais e que é importante... Quem grava sabe a diferença que isso faz e a dificuldade que é acertar a posição correta, com o microfone certo - que nem sempre é o tão comentado por aqui SM57.

Hambo
Veterano
# set/14
· votar


NeoRamza
Acho que não só a coleção, eu mesmo uso os mesmos 4-5 em 90% do tempo. O fator da praticidade conta bastante pra mim, tanto no transporte como pra gravar, colocar uma faixa gravada com o amplitube dentro de uma música consome muito menos tempo do que ligar um amp válvulado dentro do quarto, posicionar microfone e tudo mais. Se você grava o amp e não gosta da posição do microfone, tem que fazer de novo, no amplitube você só abre o vst e "arrasta" pra outras posições.


No mais, concordo com o MMI, o amplitube te dá noções do comportamento e som dos amplificadores, serve pra aprender a diferenciar um voicing britânico dum americano por exemplo. Acho que o aprendizado é válido sim, mas obviamente passa longe do "ao vivo", já tive contato com uns amps bem únicos (matchless, wizzard, dumble, etc) e a experiência é fantástica.

Lelo Mig
Membro
# set/14
· votar


Uso VSTs, VSTIs, Pluggins, Soundfonts, Samples, DAWS, e etc. Adoro, apoio, usufruo e estudo toda esta tecnologia... mas sou das antigas e de um tempo que se usava-se a expressão: "Cada macaco no seu galho!"

Comprar um ampli, baseado em amplitube, prá mim é a mesma coisa que comprar um instrumento baseado no VSTI.

Del-Rei
Veterano
# set/14
· votar


Lelo Mig
Comprar um ampli, baseado em amplitube, prá mim é a mesma coisa que comprar um instrumento baseado no VSTI.

Eu acho que o grande problema poderá ser a questão do volume... Com VST é mole atochar os volumes e chegar no drive bacana... Com o amp de verdade, o buraco é mais embaixo.

Acho que a dica do Fernando é a melhor: Procurar vários vídeos no Youtube. Dá pra ter as características do amp, embora dificilmente soe exatamente igual.

Um aceno de longe!!!

SkyHawk
Membro
# set/14
· votar


Del-Rei
Mandou bem !!! É isso mesmo, a questão do volume é toda a diferença. Para eu conseguir os timbres que tiro do digital dos meus amps reais a diferença de volume tem que ser brutal !!!! Isso até hoje não tinha visto ninguém falar aqui !!!

NeoRamza
Veterano
# set/14
· votar


SkyHawk
Eu já reparei que o timbre muda muito ao mexer no volume. O Dual Terror por exemplo muda muito o timbre ao mexer no volume do power, e parece que quanto mais alto mais bonito brilhante e vivo. Se o Dual Terror real for assim é um bom motivo pra adquirir problemas auditivos kkk.

goonies
Veterano
# set/14
· votar


NeoRamza

O amplitube é um simulador bem bacana e o som até lembra bem os amplificadores e falantes. É o meu preferido.

Você consegue comprar um carro pela internet se baseando no need for speed do playstation3?

será que é diferente usar um simulador de carro e dirigir um carro real?

SkyHawk
Membro
# set/14
· votar


goonies
Essa sua comparação não é válida. O Amplitube timbra igual meus 4 amps com perfeição, chega a ser bizarro. E não timbra só os smps não, os pedais tmb são espetaculares.

Simulação de carro não é carro, é brinquedo de carrinho. O Amplitube faz por uma ninharia coisa que no mundo real vc precisaria mais de R$ 50.000,00 para fazer.

JudasTristes
Membro Novato
# set/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


... duplicada

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


MInha experiencia com simuladores em alguns anos na luta por um bom timbre, sempre rock, blues ou metal, com monitores de referencia top de linha e interface de nível profissional, pré amps top de linha.

Se voce simular um Marshall com uma caixa 4x12 e um sm57 captando, e compara com a mesma situação em um mundo real, e fazer exatamente a mesma coisa, mesmo eq tudo igual, mesmo nivel de sinal de entrada, o som final sem eq sem compressão sem tratamentos vai ser bem diferente, vai ter que malhar muito pra deixar o som parecido, muita eq, compressão, simulação disso daquilo etc.. quanto mais se mexe mais se estraga o som.

Os simuladores não simulam exatamente 100% o mesmo que ocorre no circuito, o som não fica igual, não adianta esperniar, nem tudo pode ser programado e existe muita coisa que se escuta no som que voce nota que o simulador faz pra melhorar o som, pra corrigir coisas que não consegue simular pra deixar menos estranho quando se compara com a sonoridade de um amp real, a eq, presence nunca é a mesma coisa.

voce nunca vai sentir a mesma coisa se sentar na frente de uma 4x12 com um amp de 50W em comparação a sentar em uma cadeira na frente de um de monitores de referencia de luxo e um software.

Qualidade em simulaldore é complicado, pra ter um resultado rasoavel pra se colocar em uma produção, primeiro que voce precisaria de um preamp de ótima qualidade, não to falaando de uma mesa de som beringer nem de um preamp mic beringer tube... to falando de coisa boa, de profissional e não amadorismo, a captação deve ser a melhor que puder na sua guitarra, cordas novas sempre, mesmo assim, não tem comparação.

Pega um amp em perfeito estado, com um trio de 12ax7 NOS, depois um par de EL34 NOS mullard ajusta o bias lá pra cima e grava com um SM57 original (não aqueles do ML de R$250) na frente de um celestion grenback em uma 4x12 em uma sala grande e bem tratada.

Pronto o dia que voce fizer essa comparação, nunca mais vai querer saber de simulação, é como uma prostituta...

Você pode transar, mas nunca vai amar ela.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/14
· votar


eu vejo que tem amps do amplitube que me parecem fieis e outros que tão bem longe, acho que depende da simulação.

o vox do amplitube soa bem, mas mesmo se tratando de um ac30 (na verdade são dois ac30, o azul e o vermelho) ele responde muito diferente do meu vox (embora eu goste do timbre dele,mas nem lembra o timbre do meu vox)

ja por exemplo o vibroverb do amplitube, me da um timbre muito ,mas muito parecido com o que o srv tirava no amp dele, e isso com captadores diferentes, e cordas 011 não 013.

o jcm 800 me soa bem,mas não parece ter muito ganho e não responde bem aos pedais de distorção do proprio amplitube, mas fica bom com boost de volume ,acredito q o jcm verdadeira seja assim tb.

os amplis do slash são terriveis,tem um timbre sem vida ,extremamente abafado, se vc coloca os masters do jcm slash ou do afd no maximo eles clipam o volume do amplitube,então vc tem que compensar no master do amplitube,mas mesmo com todos os volumes do amp no maximo,soa como um drive muito zen... nem perto do som do slash.

não consigo tirar som de metal em nenhuma das simulações de mesa, do amplitube,o randal tb soa deveras fraco... mas pra timbres pesados o engl powerball funciona muiiiito bem mesmo.

o plugins de baixo da ampeg soam muito fraquinhos ,nem um dos amps me soa bem,mas os amplificadores de baixo do proprio amplitube 3 soam legais.

a maioria das simulações de fender não soam bem tb, o bassman soa bem.

os plexis soam bem,mas não me lembram o som do jimi hendrix ou do angus (ma dizem que existem mil plexis diferentes né?).

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


Isso é complicado demais, um plexi por exemplo, tem muitas variações no tonestack, e no circuito, tem alguns que são feitos com uma marca de transformador outros com outra marca, é bem parecido mas muda de um pra outro.

Fender tb tem muitos amps diferentes, não tem como generalizar, um tem o tonestack depois do primeiro estagio o ouro tem depois do segundo estagio como nos marshall, um tem reverb assim outro assado.

Como alguem vai se basear em um software que diz Fender ou em um outro que diz JUMP (JMP do guitar rig).

É impossivel fazer uma simulação fiel a tantos detalhes e que isso se torne uma base de comparação pra fazer uma compra.

Hoje tem muitos videos em full HD, com boa qualidade de gravação de audio, e é possivel pelo menos ter um idéia do que é aquele modelo especifico do vídeo, porque se mudar o ano de 1968, pra 1969 pode mudar o som e ai como fica, entende?

Quer comprar um amp, então vai em uma exposição ou loja e teste você mesmo.

Acho que a pessoa deve escolher hummm eu quero um JMP, então vams ver esse 1968 e começar a pesquisa, não vai ser fácil, mas é por ai.

Alex guitar man
Veterano
# set/14
· votar


JudasTristes

Não é bem assim, o simulador, vai te dar a Base do som daquele amplificador, um Marshall tem som de Marshall independente do modelo, sons diferentes com a caracteriscas Marshall entende?

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


Alex guitar man

É uma base bem pobre na minha opnião, e eu não aconselho ninguem usar isso como parametro de comparação antes de comprar um amp, ainda mais um amp caro como esses.

Não existe uma melhor forma de conhecer um amplificador sem ir na loja e tocar ou pesquisar muito, videos manuais etc..

Não acho que se deve tb se basear na opnião dos outros, pois cada um tem um gosto pra coisa, o que pode ser bom pra mim pode não ser pra voce.

Eu já, acho muito triste esses simuladores, quem sbe apenas bons produtores conseguem tirar timbres magnificos, mas duvido muito que usem apenas os recursos do simulador.

Alex guitar man
Veterano
# set/14
· votar


Sei la, sou bem diferente do pessoal do forum, gosto de ligar minha guitarra em qualque APARELHO de som, que respeite seu timbre e ver no que da, seja um amplificador de violão, de guitarra ou contrabaixo, principalmente som limpo.
---Encerre para não desvirtuar o tópico---

MMI
Veterano
# set/14
· votar


JudasTristes

Meus amps estão em perfeito estado, todos com válvulas NOS (pelo menos uma, escolho pela sonoridade e não pela "grife"), tenho pré decente, meus gabinetes são com falantes feitos pelo Ted Weber, tenho vários microfones originais sendo que um dos "piores" e mais barato é um SM57 original... Vou te dizer que é balela, o simulador do Kemper cumpre muito bem a missão e faz coisas que os meus amps não fazem, tenho preferido tocar muitas vezes com ele do que com os amps reais. Não tem nada de "prostituta", tanto que andei pensando em mandar embora meus Mesa Boogie e continuar com a simulação. É fácil amar um desses...

Alex guitar man

Não é bem assim, o simulador, vai te dar a Base do som daquele amplificador, um Marshall tem som de Marshall independente do modelo, sons diferentes com a caracteriscas Marshall entende?

Sinceramente? Não acho.

Isso pode funcionar com os amps comuns, tipo Rectifier, Bassman, JCM800. Tudo bem, dá para ter uma ideia com simuladores, de maneira superficial.

Juro de pé junto: não dá nem para imaginar usando simuladores do que seriam amps custom. Já tive Rivera de edição de aniversário, hoje tenho um Twinolux, e um Polytone por exemplo (entre outros). Não é vendo vídeos do Youtube que você saca qual é a deles. No Kemper até tem alguma coisa de simulação desses amps, mas pode funcionar para gravação, para tocar mesmo só se ligar num bom power e gabinete, mesmo assim, é só para sentir o que seriam naquela regulagem em que foi feita a simulação.

Esta semana toquei em muitos Victoria amps, Louis Electric e Dr Z (que nem mereciam serem citados juntos com estes dois anteriores). São amplificadores que não dá para mostrar no Youtube nem em simuladores.

Por exemplo, muitos Dr Z e o Twinolux são com o gabinete sólido e não de compensado. A diferença tem que ser sentida com o amp, impossível perceber no Youtube ou num simulador. E são de uma categoria que os simuladores nem costumam ter...

rhoadsvsvai
Veterano
# set/14
· votar


MMI
o que é esse kemper que vc fala? algo tipo o axefx?

MMI
Veterano
# set/14
· votar


rhoadsvsvai

Sim, entre um e outro eu preferi o Kemper ao Axe Fx.



goonies
Veterano
# set/14
· votar


MMI

Muita gente não consegue timbrar seus amplis por que não podem abrir o volume em casa.

Aí, claro, o simulador é mais negócio.

Não conhecia esse Kemper , vou baixar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprar Valvulado Baseado no Amplitube