Amplificador valvulado ficando com o som agudo - TROCAR AS VÁLVULAS?!?

Autor Mensagem
MASBY GUITAR
Veterano
# ago/14


Amigos, tenho um amplificador valvulado e um preamp da mesa boogie.
As válvulas do préamp foram trocadas a alguns meses e as válvulas do power (6l6 GC JJ) foram trocadas a quase três anos. Desde que quando tenho esse set, sempre gostei do som, bem cremoso, principalmente no hi gain. um som bem equilibrado e bonito.

Ocorre que há algum tempo tenho notado que o som está mudando, ficando mais agudo, não perdeu grave, porém a textura da região aguda mudou, ficou mais seca e mais evidente (destacada), não tão boa quanto era antes e isso tirou uma das características que eu gostava muito no meu set.

Vejam, Não mudei nada no meu set! mas tenho notado que cada vez mais estou tirando agudos do equalizador para equilibrar o som.

Será que pode ser que minhas válvulas de power precisam ser trocadas? Se sim, qual seria uma boa marca com um som bem equilibrado, tendendo a ter mais médios graves e menos agudos? (um som bem valvulado kkk)

Tenho visto no mercado livre válvulas mesa boogie 6l6 GC e me interessei, é uma boa, existem marcas piratas será? falsificações?

Obrigado companheiros pela ajuda!! a União entre bons músicos, sejam profissionais ou amadores tem que sempre perdurar, abraçoo!!

Schenker
Veterano
# ago/14
· votar


esquece as originais atuais mesa. são somente sovteks com a estampa da Mesa. lixo.

qual é o teu power?? os antigos 50/50, 2:90 e M180 funcionam muito bem com Genealecs e Philips NOS. já os mais atuais (recto, 2:50 e 2:90 revisados) funcionam bem com Tungsol e Rubys.

ambos aceitam muito bem as JJ, que, nmo, são as melhores custo x benefício atualmente.

e de novo, passe longe de Sovteks e EHs.

e quando trocar não troque uma só não, troque todas. SEMPRE!!!!!! guarde as que vc tirou pra reserva/emergência.

e já te falei pra passar longe dos lixo sovtek????

compre na tubedepot.com, eurotubes.com ou dousgtubes.com rápido, fávil e seguro.

e sim, não compre lixo Sovtek, ja te falei isto????

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
· votar


Exatamente. Empresas como Mesa Boogie, Fender, Groove Tubes, Marshall, Electro-Harmonix, não fabricam nenhuma válvula, somente pintam o vidro de válvulas russas ou chinesas. A Groove Tubes ainda testa e seleciona válvulas.

NeoRamza
Veterano
# ago/14
· votar


Compra as válvulas e testa. Se melhorar é porque eram elas. Se não melhorar não vai ser desperdício, porque uma hora ou outra você vai ter que trocar mesmo.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/14
· votar


MASBY GUITAR

Quanto tempo tu toca por dia, ou por semana?

Acredito eu que válvulas de power devem durar algo entre 1500 a 2000 horas, dependendo do uso, e do regime de uso (volume, uso de atenuadores, etc.).

Chutando uma média de 1500 horas de uso, seriam 500 horas por ano, um pouco menos de 10 horas por semana. Então, é provável que você realmente necessite trocar

MASBY GUITAR
Veterano
# ago/14
· votar


Pessoal, muito legal a ajuda hein.

Schenker

Por que você acha que as atuais mesa são lixo, já testasse? Pergunto por que fico imaginando, a Mesa Boogie é uma das melhores marcas de amplificadores, na minha opinião a melhor, será que eles iriam sujar seu nome com válvulas ruins? Eu sei que eles não produzem, mas sem também que eles fazem um criterioso teste em cada válvula para colocar seu nome, eu comprei valvulas de préamp mesa boogie e achei que o som não tem nada de parecido coma as sovteks, (tenho as duas aqui em casa). Veja bem, não estou dizendo que estás errado, só estou tentando entender a sua opinião. Mas grande obrigado pela ajuda.

SergioTrindade

Já li em um site especializado que a mesa boogie faz um teste bem rigoroso com as valvulas que coloca o nome o que tu acha destas valvulas? sabe-se que por óbvio todo mesa boogie vem com valvula mesa boogie e é uma sonzera. Obrigado amigo pela contribuição.

NeoRamza

Tens razão amigo, no entanto quero colocar uma válvula legal, mas, e se não
for a válvula....

GuitarristaDoNickEstranho

Cara, toco em torno de 15 horas semanais, nas minhas contas já devem estar beirando umas 5 mil horas de uso, mas, quando a válvula fica velha geralmente falam que ela perde agudo, não que ganha, kkk, tu já viste alguém comentar o contrário, se sim seria até bom por que daí eu saberia que a probabilidade de ser válvula é grande.

Obrigado pela ajuda galera...

tatus
Veterano
# ago/14
· votar


MASBY GUITAR, você já recebeu a ajuda que precisava pois se as válvulas de power precisam ser trocadas em média duas vezes a cada vez que se troca as de pré, as do seu power devem estar bem gastas mesmo.
Você mesmo disse que elas devem ter 5000h de uso, ou seja, já deram o que tinha que dar, duas vezes.
Eu não compro válvula remarcada. Se precisar comprar válvula de produção atual vou de JJ. Até porque eu nunca vi a Mesa testando as válvulas. Você já viu?
Esse teste criterioso que eles dizem que fazem não vai alterar a qualidade do material interno da válvula, o vácuo que elas precisam ter, etc... Assim, eles simplesmente testam para tirar as que tem algum defeito de fabricação e no máximo, casam as para que tenham sempre os dois lados do power mais ou menos sob a mesma polarização.
Mas se quer, além da melhor qualidade, durabilidade também, vai de NOS mesmo.

MASBY GUITAR
Veterano
# set/14
· votar


tatus

Amigo, com relação a troca acredito ser a hora mesmo, apesar que sites dizem que pode chegar até 10000 horas de uso, no entanto, estou na dúvida em qual válvula vou comprar (marca), as minhas são JJ, poderia comprar outras iguais, só que, muita gente diz que não gosta das JJ por que o som pende por agudo, e eu também acho que elas sempre penderam pro agudo, apesar que gosto som delas, mas acho que poderia melhorar, e ainda vi um teste no you tube entre outros vídes como este

https://www.youtube.com/watch?v=wwIPMA5E9Qc

que mostram o som da valvula mesa que parecer ser legal.

Outra coisa é que não duvido da seriedade da mesa boogie, não mesmo, primeiro que as empresas lá fora são bem mais sérias que aqui no Brasil, e não é a toa que a mesa chegou onde está, já um li um pouco sobre a história deles, então, é aí que penso que com certeza o teste deles deve ser no mesmo nível da empresa, mas gostaria muito de saber se alguém já usou e outras marcas também e se alguém já percebeu valvulas velhas ficando com o som agudo ao invés de abafado que é o relato que vi até agora, pois não conheço ninguém qeu tenha falado que o som de valvulas velhas ficando com o som mais agudo.

SergioTrindade
Veterano
# set/14
· votar


MASBY GUITAR
Concordo com sua opinião. Ninguém quer sujar o nome por tão pouco, o objetivo é ganhar dinheiro e continuar ganhando no futuro. As válvulas representam uma parte muito pequena no custo total do amp.
Além disso, marcas como sovtek, shuguang, etc têm aperfeiçoado muito a produção nos últimos anos.
Eu jamais diria que uma marca tal é um lixo. Tenho um baú de válvulas extra em casa de tudo quanto é marca (muitas delas NOS como GE, RCA, National e Mullard) já comparei várias vezes e nunca percebi diferença milagrosa no som, embora seja evidente que válvulas NOS de marcas como RCA têm uma durabilidade muito maior.
Creio que algumas pessoas simplesmente tiram um par de válvula do soquete e enfiam outra para comparar o som, frequentemente chegando a uma conclusão equivocada.
Quando trocas as válvulas deve-se ajustar a sobretensão da grade (Bias) para fazê-la operar nas condições ideais. Além disso, é comum alguém trocar as válvulas de uma marca por outra defeituosa de outra marca e concluir que a marca X simplesmente não presta. Também tem aqueles casos de usar válvulas extremamente descasadas, gerando uma distorção horrível.
Já perdi muitas horas comparando válvulas diferentes e a única conclusão que posso humildemente passar adiante é que precisamos que ter cuidado com as opiniões que publicam na internet, porque existe muito mito criado por vendedores de válvulas. Isso é tudo que posso concluir porque um verdadeiro teste de qualidade deve contar com um controle minucioso de condições de operação e amostras significativas de cada marca testada.
Se você é músico de verdade, confie um pouco nos seus ouvidos.
Outra coisa que sempre deve ser levado em consideração é que as válvulas boas não são tão caras, considerando-se a relação custo-benefício. Muita gente gasta mais com corda de guitarra que com válvulas de potência.

tatus
Veterano
# set/14
· votar


MASBY GUITAR, como eu disse, eles podem fazer o teste que quiser... Não vai alterar o material de que é feito a válvula e muito menos qualidade da produção.
As válvulas podem sim durar 10000 horas sem serem exigidas além do mínimo do mínimo. O som não vai chegar perto das que são exigidas um pouco mais e sobre isso tem vasto material na internet. Basta pesquisar um pouquinho.
Se quer as melhores válvulas, compra NOS.
Tem milhares de posts neste e outros fóruns explicando por que elas são melhores. Basta pesquisar um pouquinho.
Se quiser aprofundar, faça como eu e abra elas para comparar os materiais, placa por placa, grade por grade, solda por solda, espaçamento entre os elementos internos etc...
Se quer comprar válvulas de produção nova e acha o som destas aí boas, compre-as então. Boa sorte!

SergioTrindade
Veterano
# set/14 · Editado por: SergioTrindade
· votar


tatus
Que as válvulas NOS são melhores não tenho dúvida, sobretudo com relação à durabilidade.
A questão é a diferença de preço exagerada e desproporcional. Muitos vendedores se aproveitam dessa ideia e que válvulas NOS é o santo graal e criam mitos que vira um fetiche. Ninguém vai ter um som 10 vezes melhor porque comprou um par de válvulas 10 vezes mais caro.
Um par de Sovtek 6L6WXT custa US$25, um par de 6L6GC RCA custa uns R$400.
http://www.ebay.com/itm/RCA-6L6GC-AMPLITREX-TESTED-PLATE-MATCHED-BOTTO M-D-GETTERS-PERFECT-PAIR-TUBES-60-/231247969372?pt=Vintage_Electronics _R2&hash=item35d773fc5c
http://www.ebay.com/itm/NEW-Sovtek-6L6WXT-Matched-Pair-6L6GC-6L6-5881W XT-/151350817939?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item233d363493

tatus
Veterano
# set/14
· votar


Olá Sergio, se a preocupação é com o preço tudo bem...

Da pra achar umas NOS mais baratas aqui (já comprei deles e recomendo):
http://www.vivatubes.com/

http://www.vivatubes.com/nos-1959-ge-usa-6l6gc-gray-ribbed-plate-2-sid e-get-vacuum-tube-100/

http://www.vivatubes.com/nos-tung-sol-vintage-usa-6l6gc-gray-plate-2-s ide-gtr-vacuum-tube-6l6-100/

http://www.vivatubes.com/nos-ge-usa-6l6gc-gray-plate-2-side-o-gtr-vacu um-tube-6l6-100/

Tem mais lá...

Eu acho que vale a pena. Mas vai do bolso de cada um.
Pra quem toca muito e troca as válvulas constantemente pode ser que já não compense.

Abç

SergioTrindade
Veterano
# set/14
· votar


tatus
Valeu a dica.
No ebay também é possível encontrar válvulas NOS baratas. Basta garimpar em leilões.
Como disse o NeoRamza, uma hora temos que trocar as válvulas por isso é melhor comprar com calma antes de minguar o timbre.
Por isso, eu costumo usar as ferramentas de pesquisa do ebay que manda notificação por e-mail quando é listado um produto com determinadas palavras chaves. Se você não tiver pressa encontra muita coisa boa por preços acessíveis.
Para válvulas menos comuns vale sempre à pena procurar no mercado livre. Já cheguei a encontrar válvulas NOS de excelente qualidade feitas no Brasil a preço de banana - umas retificadoras 5Y3GT RCA made in Contagem/Mg

tatus
Veterano
# set/14
· votar


Essa loja do link vende no Ebay também.
Mas é isso aí, tem que garimpar. Outro dia marquei um quarteto de 12V6GT pra comprar no dia seguinte e não deu tempo, rsrsrs Compraram antes.

MASBY GUITAR
Veterano
# set/14
· votar


SergioTrindade

Concordo contigo amigo, algumas pessoas dizem que a mesa só remarca as válvulas da sovtek, porém, eu tenho sovtek (não gostos do som delas) e recentemente coloquei valvulas de pré da mesa, o som não tem nada a ver com o som da sovtek e é muito bom.

Alguém sabe se realmente procede a mesa comprar valvulas da sovtek? ou ela compra de vários fabricantes e faz os testes??

tatus

Legal os links, mas os sites são estrangeiros, não são?
Quando você se refere as válvulas da mesa boogie, se refere ao som ou a durabilidade?

Tem um video no you tube que tem um teste com válvulas NOS, porém, musicalmente não vi nada de espetacular e algumas até não gostei muito do som, outras tinha um som bem legal.
segue o link.
https://www.youtube.com/watch?v=sjPE7oTwVug&list=WL&index=54

Qual na opinião de vocês tem mais timbrera - JJ 6L6GC OU MESA BOOGIE 6L6GC???

Schenker
Veterano
# set/14
· votar


MASBY GUITAR


sim, acho que já testei algumas válvulas da Mesa nos meus amplis . . . tirando as Philips NOS ou Winged C que eles usavam nos anos 80, de lá pra cá é lixo.

o que as pessoas não podem esquecer é que a Mesa é uma empresa, e como tal tem que dar lucro. E quer coisa melhor que colocar seu nome que vale bastante em um produto que custa x mas que pode cobrar 2x depois que vc coloca o seu nome nelas?? não muito esperto é o consumidor que deixa levar por isto.

Se não me falha a memória, eles começaram a usar sovtek com a estampa mesa por volta de mar/2012. nao sei qual lote vc comprou. mas, enfim, acho que o tatus foi muito conciso no relato dele. o som não tem nada a ver com durabilidade.
SergioTrindade

Creio que algumas pessoas simplesmente tiram um par de válvula do soquete e enfiam outra para comparar o som, frequentemente chegando a uma conclusão equivocada.
Quando trocas as válvulas deve-se ajustar a sobretensão da grade (Bias) para fazê-la operar nas condições ideais. Além disso, é comum alguém trocar as válvulas de uma marca por outra defeituosa de outra marca e concluir que a marca X simplesmente não presta. Também tem aqueles casos de usar válvulas extremamente descasadas, gerando uma distorção horrível.
Este definitivamente não é meu caso, mesmo porque, nos amplis que uso não se tem ajuste de bias, vc deve usar válvulas que trabalham em uma faixa de tensão aceitável para cada tipo de ampli, mesmo sendo o mesmo tipo de válvula, por isto algumas ficam melhor em alguns amplis que outros.

Talvez o produto de má qualidade sovtek funcione bem em alguns amplis, nos meus não (fica fizzy, extremamente aguda e volume mais baixo) . é nítida a diferença quando se trocam as valvulas (isto com valvulas comprovadamente testadas e boas e com as mesmas horas de uso, ou mesmo novas). Mas, por outro lado, conheço caras que tem os mesmos amplis e usam (e gostam de sovtek) . . . o que nos leva ao fenômeno da diferença entre os componentes, mesmo sendo de qualidade. Vc pode pegar um ampli do mesmo modelo e colocar as mesmas válvulas, regulagem, guitarrista e guitarra e o som ser totalmente diferente.

mas, isto é outro chopp . . .

Schenker
Veterano
# set/14
· votar


MASBY GUITAR
Qual na opinião de vocês tem mais timbrera - JJ 6L6GC OU MESA BOOGIE 6L6GC???

depende de:

a) qual cor da válvula Mesa

b) que tipo de som vc quer

MASBY GUITAR
Veterano
# set/14
· votar


Schenker

Caramba cara, será que não tem alguém falsificando essa válvulas? acho estranho isso e não estou dizendo que estás errado amigo, pois não toquei com válvula mesa de power só de pré, mas é que lá fora as empresas são muito mais sérias que aqui, isso eu sei de vários relatos de pessoas amigas que vão para fora, principalmente EUA e ainda se tratando de mesa boogie.

Mas então, vi no ML mesa e JJ, então você acha que devo comprar as JJs mesmo, continuar com as mesmas válvulas só que novas??
Mas pior que vi no you tube um cara testando e achei mais legal o som da mesa 6l6 gc.

https://www.youtube.com/watch?v=wwIPMA5E9Qc&list=WL&index=52

ó dúvida cruel, não tem algum lugar nacional para comprar valvulas não?

SergioTrindade
Veterano
# set/14
· votar


MASBY GUITAR
Pelo que eu sempre ouvi dizer, eles fazem "labeling" de várias marcas, geralmente Russas ou Chinesas, incluindo Sovtek, Shuguang e Ruby, não sei de nenhuma fonte segura.
Essa história de que é testado à mão com luva de seda lavada com sabonete dove, com 10% de creme hidratante, é propaganda que não me convence. Existem muitos tipos de testes e os rigorosos são bem demorados. O fato objetivo é que não sabemos como são feitos esses testes que e eles não alteram o produto, apenas descarta eventuais peças defeituosas e permitem o casamento de pares pelo nível de emissão termoiônica. Se o negócio fosse realmente sério e honesto, cada válvula viria com a indicação do fabricantes, como se vê por exemplo em um falante Emminence que vem num amp Fender com a marca Fender e a tarja do fabricante na borda com todas as especificações.
Com relação à Sovtek, você tem certeza que o ajuste de bias está bem ajustado balanceado?
A despeito do que dizem por aí, coloquei um par de 6L6WXT em um de meus amps (um Super Reverb) e gosto muito do som dele assim.
Eu costumo regular individualmente corrente de 35mA em cada secção do módulo de potência quando troco as válvulas - sempre com elas quentes e estáveis (depois de mais 20 minutos ligadas).
O ajuste independente é o melhor, mesmo usando par casado porque o transformador de saída geralmente não é um elemento simétrico.
Como eu já disse, história de fazer vídeo tirando e botando válvulas diferentes sem ajustar não são confiáveis. Se fizer isso com válvulas novas da mesma marca pode dar diferença no som por conta de vários fatores.
Já fiz muitas vezes esse tipo de testes e apenas conclui que não sei de nada, não arrisco dizer que tal marca é melhor. Mas foi suficiente para perceber que tem muito malandro por aí inventando mito p/ ganhar dinheiro. E o melhor veículo para isso são os fóruns de discussão e revistas "especializadas".

MASBY GUITAR
Veterano
# set/14
· votar


SergioTrindade

O site da mesa tem um link bem interessante, por favor leiam e tirem suas conclusões, me pareceu coisa séria.

segue o link. - a parte final fala que eles trabalham com sylvania e GT.

http://mesaboogie.com/news/2012/03/mesa-tube-color-codes-by-randall-sm ith/

SergioTrindade
Veterano
# set/14 · Editado por: SergioTrindade
· votar


A Groove Tubes também não é fabricante de válvulas. A sylvania pelo que dizem deixou de fazer válvulas na década de 80 e o nome da marca foi vendido e revendido, atualmente chama-se Osram Sylvania, que faz lâmpadas.

tatus
Veterano
# set/14
· votar


MASBY GUITAR, vamos deixar claro umas coisas.

1 ) Você pode assistir 1000 vídeos e comprar suas novas válvulas com 99% de certeza que irão te agradar. Mesmo assim pode ser que não agradem.

2 ) Você também pode comprar qualquer uma dessas citadas sem esquentar muito a cabeça e as chances de que elas te agradem ou não, serão as mesmas.

Nos ficamos aqui trocando experiências e discutindo porque gostamos das danadas mesmo, sem crise.

Quanto a sua pergunta...
As NOS duram mais sim, mas você não é obrigado a sacrificar seu dinheiro se esta buscando um timbre específico. No geral elas tem um som ótimo.

MASBY GUITAR
Veterano
# set/14
· votar


tatus

Realmente você tem toda razão, mas, estou realmente inclinado a comprar as mesa boogie, talvez a minha teimosia custe caro, mas, no momento me parece um bom custo benefício, no ML estão baratas, são novas, não tem o problema de parar na alfandega e tenho um profundo respeito pela marca. No site da Mesa tem umas informações interessantes. Não sei, kkk, estou pensando ainda. Se comprar dou um feedback aqui do som delas.

Agora, ninguém comentou ainda de válvulas velhas que ficam com o som mais agudo, acho que o comum é elas ficarem como som mais grave, talvez minhas válvulas não estejam tão velhas assim.

SergioTrindade
Veterano
# set/14
· votar


MASBY GUITAR
Apesar de tudo, duvido muito que você se arrependa, mas não esqueça de regular bias sempre que trocar as válvulas de potência.

tatus
Veterano
# set/14
· votar


É isso aí...
Compra lá sem medo. Não vai ficar ruim.
Pode ser que seja diferente, mas ruim não fica não.

MASBY GUITAR
Veterano
# set/14
· votar


Pow pessoal, obrigado pelas dicas, show!! Quando eu comprar faço um review aqui. abraço.

MASBY GUITAR
Veterano
# nov/14
· votar


Amigos, apenas para dar uma retorno e agradecendo a grande ajuda.

Acabei não comprando válvulas da mesa boogie ainda, comprei um par de shuguang, kkk, mas me surpreendi com o som, bem legal, resposta de frequência bem nivelada, bom graves, agudos concisos, gostei, mas final do ano quero comprar outras marcas para averiguar, quero ver a durabilidade delas, mas, acredito que existe muito preconceito com coisas chinesas, tem sites gringos comentando sobre o bom som das válvulas chinesas.

Grande abraço.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


MASBY GUITAR

Comprou par/quarteto casado?

MASBY GUITAR
Veterano
# nov/14
· votar


Comprei o par, pois, meu AMP é de 50w.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


MASBY GUITAR

Perguntei pq muita gente não se liga nisso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador valvulado ficando com o som agudo - TROCAR AS VÁLVULAS?!?