Será que ter um valvulado é o meu problema?

Autor Mensagem
nofear
Veterano
# ago/14


Pessoal, estou num dilema!
As vezes percebo que pego pouco a minha guitarra pq não curto o timbre que tiro. Acho magro, sem graça, sei lá.
Acontece que moro em AP e tenho um amp de 18w com EL84 e é bem dificil de controlar o volume e o ganho dele. Pensei em por um atenuador mas andei lendo que não é esse milagre todo pois muitos deles apenas diminuem o headroom mas o amp continua bem alto.
Como tenho uma atração grande por sons de blues, crunchs leves, acabo sempre achando o amp magro ( a eq dele também não é muito atuante).
Aí fica a pergunta, os amps valvulados sempre soam tão magros principalmente em baixos volumes? Ou o projeto do meu amp que tem o som assim?
Por exemplo, um Fender valvulado soa magro em baixos volumes?
Estava pensando em pegar um Egnater Tweaker 15 com uma vasta gama de sons pra ver se encontro o que quero!

Schenker
Veterano
# ago/14
· votar


nofear

geralmente (arrisco dizer uns 95%) dos amplis valvulados s´po funcionam bem com o master aberto (pelo menos no 2, o que já é bem alto), pra trazer a característica do power no timbre.

a não ser que vc opte por ampli valvulados de baixa wattagem (até uns 10w no máximo, tipo Blues Jr, Laney VC15, Subway Blues Mesa, Peavey Classic 30), acho que o melhor seria mesmo vc optar por pedais ou ir pra um bom SS (Princeton Chorus, Bandit).

quase sempre vc vai ficar com este som magrinho em volumes baixos em amplis valvulados.

Dito isto, volume tamém é meio que percepção individual (e até que ponto vc liga o foda-se pros vizinhos). O meu Blue Angel tb tem opção de EL84 e tiro bons sons limpos e de blues semi-clean em baixos volumes com ele, já que ele é mUuuuito sensitivo a pegada. pode ser que relamente o teu não tenha esta característica por conta do projeto dele.

de repente pra compensar vc pode procurar outras formas de ganho, como por exemplo caps com maior saída.

FBlues_rock
Veterano
# ago/14
· votar


nofear
Parece mais ser a guitarra pela sua descrição; qual é a sua?
Qual o amp que possui?
O Tweaker é bom pelo preço, mas não sei se resolverá...

Outra alternativa é pegar um bom drive tipo o Tube Screamer, um Tube Screamer aprimorado (como o Rockbox Boiling Point) ou melhor ainda, um Rockett Blue Note (melhor pedal para Blues que conheço).

Pedais como o Chorus e Reverb deixam o som mais "cheio", pode ser uma ótima alternativa também, pesquise umas demos no YT.

nofear
Veterano
# ago/14 · Editado por: nofear
· votar


Na verdade o que sinto bastante é a EQ pouco atuante e ele inegavelmente é um projeto mais "modern". Tenho duas lembranças de som de transistor, no meu luthier que tem um Frontman 212 que tirei um som clean que não tiro no meu amp com minha Fender Am. E outra é do meu Vulcano (pasmem) que já tinha mais grave e a eq atuava forte, mesmo baixinho apesar de que em termos de timbre não era a mesma coisa.

FBlues_rock

Não conhecia esses pedais vou dar uma pesquisada! O que eles tem pra oferecer a mais que um Tube Screamer tradicional?

alfacorrea
Veterano
# ago/14
· votar


Qual é o seu amplificador?

mjcmello
Veterano
# ago/14
· votar


nofear

Tem um ampli de 1W da Blackstar que é show.

Van_Lorien
Veterano
# ago/14
· votar


nofear
Eu tinha um valvulado de 6w e achava ele muito alto, utilizava ele no máximo no volume 2. Só que pra ele ter um timbre realmente legal, tinha que abrir o volume até 5-6. Não digo que o timbre ficava magro e ruim, mas não era tão bom quanto com mais volume.

Recentemente comprei um head Blackstar HT-1R de 1w para resolver isso. Ainda não posso falar com propriedade pois só tenho utilizado ele na saída emulada já que ainda não comprei um gabinete, mas acho que 1w vai ter volume suficiente pra brincar em casa sem incomodar muito os vizinhos e com um timbre legal.

Quem sabe algo de baixíssima potência resolvesse pra ti, ou então um falante com baixa sensibilidade ou até mesmo aquele da Eminence que tem uma espécie de atenuador.

Abraços!

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


Van_Lorien

Ou aqueles atenuadores webber que funcionam de maneira diferente da maioria (não resistivo)!

MMI
Veterano
# ago/14 · Editado por: MMI
· votar


nofear

Vamos fazer uma conta básica, intuitiva até...

Amplificadores valvulados são legais porque saturam, ou seja, distorcem. Para saturar precisa sobrecarregar as válvulas, ou seja, mandar sinal até elas não aguentarem e distorcerem. Portanto tem que ser alto, ir além do que a válvula aguenta.

Pois bem... Um alto-falante tem suas características técnicas, uma delas é a sensibilidade. Esta se define (com controvérsias, claro) com 1W alimentando o falante, um microfone de decibelímetro a 1 metro. Os normais dão uns 92, 93 dB, os de alta sensibilidade chegam a 105 dB.

Num apartamento, se você for tocar a noite sem incomodar ninguém, você quer chegar a no máximo 90 dB, que seria uma pessoa falando bem alto, o volume de uma boa "briga de vizinhos" que ninguém gosta e todo mundo se incomoda.

Conclusão: se você quer um amp valvulado para tocar a noite ou de madrugada no seu apartamento sem incomodar ninguém, você deve ter um amp de no máximo 1W (vá lá... Pode ser 2 W se você usar e se contentar na metade), mas com um falante de baixíssima sensibilidade, a menor possível.

Você pode usar o tal falante que se regula a sensibilidade, da Eminence. Você pode usar atenuadores, que de certa forma acabam alterando alguma coisa no timbre. Até seu ouvido "timbra" diferente dependendo do volume, se quiser leia sobre a Curva de Fletcher & Munson. Ou mesmo você pode usar um dummy load e ouvir em fones... É uma merda, mas é assim que funciona. Respeito é bom para os vizinhos, não é porque eles não ligam para a polícia ou não reclamam que eles não se incomodam, é bom saber os limites e respeitar.

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


Fender valvulado soa magro em baixos volumes?

Soa lindamente em qualquer volume, quanto mais alto melhor, não consigo achar som magro em qualquer amp fender.

E a guitarra é boa? captação boa?

Outra coisa é saber que amp é, é baseado em algum qual amp? é de loja?

Um som bom se faz de um set bom, amp, guitarra, captação, pedais, cabos inclusive, falantes.

é uma luta sem fim quanto mais se tem mais se quer !

boa sorte

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


MMI

Amplificadores valvulados são legais porque saturam, ou seja, distorcem.

São legais mesmo sem saturar (distorcer), nao esqueça dos harmonicos gerados, por componentes e pelas válvulas, transformador, mesmo sem saturar, da um caldo lindo e um banho em relação a qualuqer amp transistorizado.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


I Shot the Sheriff do Eric

São legais mesmo sem saturar (distorcer), nao esqueça dos harmonicos gerados, por componentes e pelas válvulas, transformador, mesmo sem saturar, da um caldo lindo e um banho em relação a qualuqer amp transistorizado.

Nem a pau, nunca, jamais!

Esses harmônicos são os da distorção da válvula. Mais ainda, existem muitos transistorizado que simplesmente ridicularizam os valvulados. Depende do amp, depende da situação.

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


MMI

Mas o lance nem é o nirvana da saturação mas sim o "corpo"! Não sei se é o baixo volume mas parece que não vem sabe?


Ah minhas guitarras são uma Fender Am Standard e uma Cort KX Custom. Não estou falando o nome do amp pois ele é bacana mas só não faz meu estilo neste aspecto mais bluesy. Ou seja, não quero que as pessoas associem com algo ruim.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


nofear

Mas o lance nem é o nirvana da saturação mas sim o "corpo"! Não sei se é o baixo volume mas parece que não vem sabe?

Fica meio vago. Você consegue isso em outros equipamentos, o tal "corpo"? É que você pode estar sentindo falta de um monte de coisa...

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


MMI

Sabe quando o Mi do bordão não vem gravão no clean? Aquela coisa meio Fender, Lenny, sei lá...

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


MMI

Esses harmônicos são os da distorção da válvula.

Errado, existe harmonicos sim mesmo sem saturação, existe harmonicos de componentes, eu sei porque eu já analisei isso em espectro e principalmente escuto bem.

Mas não só pelo fato de gerar e sim pelo arranjo de tudo isso que é gerado.

Mais ainda, existem muitos transistorizado que simplesmente ridicularizam os valvulados.

Tá bom, e a vovozinha vai bem?

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


I Shot the Sheriff do Eric

Deixa de ridículo, cara...

Você já tocou em amps como Pritchard, Lab4, Polytone? Se voc6e não sabe do que fala, melhor ficar quieto e não brincar de "vovozinha".

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


nofear

Sabe quando o Mi do bordão não vem gravão no clean? Aquela coisa meio Fender, Lenny, sei lá...

Tá. Isso pode ser impacto da onda sonora, aquele baque no peito que só com volume alto, baixo não dá. E pode ter a ver com a curva de Fletcher & Munson também.

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: I Shot the Sheriff do Eric
· votar


MMI

Cara não viaja, vai estudar antes de afirmar as coisas que não sabe, muito lindo sua explicação técnica sobre falantes, mas se quiser saber mais sobre timbre de valvulados acho melhor largar um pouco a guitarra e pegar num ferro de solda, antes de afirmar as coisas com tanta convicção, quem sabe existe outras pessoas estudando isso por ai e você não sabe tudo, nem é melhor que ninguem.

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


Bom pessoal, o que eu quero dizer é o seguinte... Quando eu pego um transistor em baixo volume parece que ele entrega o que tem mesmo em baixos volumes. Os que experimentei também pareciam ter Eq bem atuante. A minha experiencia com valvulados é de um som razoavelmente ˜xoxo" em volumes mais baixos. Talvez o projeto do amp ajude ele a ser assim, por isso perguntei dos Fender e do Egnater.

MMI
I Shot the Sheriff do Eric

Caras, de boa. Essa discussão a gente sabe onde termina né?

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


nofear

É complicado mas eu aposto que é problema com o som do amp, ou não tem um pré muito bom, pelo que vc fala é isso mesmo, não está satisfeito com o amp, ou o falante não é bom, eu já montei um pré fender na verdade dois canais fender em um amp parecido com o seu e o som era ótimo, em falantes eminence, ficou um fenderzinho humilde mas bem encorpado, tudo depende da qualidade do amp, já que a guitarra é boa e a captação tb, se os cabos não tem 20 metros e as cordas são boas e novas, só pode ser o amp, pois pedais não vão salvar sua vida nesse caso, quem sabe um reverb no loop.

Alex guitar man
Veterano
# ago/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


I Shot the Sheriff do Eric

Parece que quem não sabe nada por aqui é você, sera que vou ter que citar aqui 500 guitarrista que usam o lindo clean de um SS? Ou então os guitarrista que trocaram seus vidros de gás por silício?

Aprenda uma coisa, Clean de Valvulado é Clean de valvulado, CLEAN DE SS É CLEAN DE SS, estude aqui no forum, aprenda, você deve ser mais um que apenas tocar o Rock e não sabe o que é um timbre de SS, e quando falo SS não to falando dessas merdas de 500 reais por ai não, estou falando de amplificadores de 3000 reais pra cima...

Sobre Harmônicos acrescentados ao som clean, é verdade, mas isso não é desejado onde o som tem que ser puro, os SS ganham muito nessa parte.

Não quero ser chato, mas você fez uma Afirmação sem ter o conhecimento na area de amplificadores transistorizados, e isso é um forum, os novatos o verem isso ficam com aquele pensamento "SS é ruim e Valvula é digna de louvor"

Por mais que eu possa, não comprarei um Valvulado, minha próxima aquisição é um amplificador SS de violão para a guitarra, ou um transistorizado mais acessível a mim

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


Vou explicar o que eu fiz, faz tempo mas me lembro bem, o amp foi feito pra ser algo como um vox, ai o cara não gostou e levou pra mim ver o que eu achava, liguei a minha guitarra e não gostei tb, então sugeri que ele compresse as válvulas e um outro transformador de força que foi mandado enrrolar pra adequar as tensões do preamp, e fiz dois canais pra ele, um com tonestack antes e um com o tonestack depois entre os circuitos do pré, ele gostou muito, um pré era mais grave, e o outro normal... fiz porque era amigo, não faço isso profissionalmente, só faço pra mim. só um exemplo, as vezes a coisa pode ficar melhor, mas só analisando o esquema,as vezes a fonte é o problema as tensões baixas ou altas, isso muda muito, ou um defeito.

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


nofear
Em partes, acho que você sofre com o provérbio do profeta Eddie Van Halen: "Tone equals volume." Eu moro em uma casa e não tenho problemas com volume, por isso toco em volumes que eu classifico como moderados (por exemplo, o volume daquele seu vizinho ouvindo axé sábado de manhã). Porém, meu cunhado GASeiro de primeira tem uns amplificadores bem cavalos (Marshall JCM2000, Mesa Boogie Dual Rectifier, Fender Deluxe Reverb...) morando em apartamento e tocando em volumes bem modestos. Resultados: eu acho os timbres dele xoxos e ele só recentemente descobriu isso devido a ter levado um deles pela primeira vez pra um ensaio no estúdio.

Na minha opinião, pra contornar seu problema, experimente um valvulado menor, de 5 W pra baixo. Estes valvulados pequenos são adorados pelos caras que curtem o tipo de som que você curte e também são os preferidos dos moradores de apartamento. Se você ainda assim não sentir o timbre que você quer, aí realmente você está sendo vítima do provérbio que eu citei.

Del-Rei
Veterano
# ago/14
· votar


nofear
Cara, partindo do pressuposto que timbre é bem pessoal, creio que você possa desconsiderar minha opinião se achar desnecessária.

Mas acho que o MMI está certo... Pra tocar em apto, aconselho um amp de baixíssima potência. Eu tinha um amp que atenuava pra 1W e mesmo assim, achava alto. Eu uso um falante V30.

Creio que a maioria dos amps, se usar em volumes mto baixos, tendem a não soar tão bem...

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# ago/14
· votar


nofear
Seguinte: Nao sei qual seu amp se nao palpitaria ate na relação ganho/volume caso ele tenha esses Knobs. Mas faz assim, soca volume no amp e diminui o volume da Fender, hehehe!! Treble bleed ajuda, mas se nao tiver, ajusta dando mais agudos no amp, sacou?? Usa no volume 2, 3 mesmo na guitarra. Aposto que ja vai melhorar bastante.

Sempre usei o 276 (6w), e concordo como o Van_Lorien q tb tinha esse amp. Mas ele nao fica xoxo/magro, porem fica BEM melhor quando setado em volume maior. Agora peguei o 288 do Acedo que tem 15w e esse sim setado em volumes baixos fica bem mais sem graça, uso esse recurso de diminuir o volume da guitarra pra poder saturar um pouco mais as valvulas.

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


É isso mesmo, som baixo fica xoxo em grande parte dos casos.

I Shot the Sheriff do Eric
Membro Novato
# ago/14
· votar


Alex guitar man

Que valvulados voce acha que eu estou falando?

Não fala besteira, voce nem me conheçe, acha que eu tenho o que 12 anos?

Posso não ser um expert, nem um engenheiro eletronico com diploma, mas dentro de várias áreas em que eu atuo, antes de tudo sou um musico de bom gosto, e tudo que aprendi foi na raça e na luta do dia a dia e todo dia aprendo mais com meus erros, principalmente porque toquei por anos com equipamento de merda som de bosta, gastando uma grana violenta, praticamente pagando pra tocar, porque nunca recebemos o que merecemos, gastando em trasistorizado melhorzinho sempre que podia, tive varios pedais e pedaleiras pra tentar melhorar o som, já montei transistorizado nunca ficou bom pra toca nada que eu gosto, só serviu pra contra baixo e voz, já fui um bosta sem timbre realmente...

Hoje não... hoje eu só toco com coisa top, só valvulado primeira que faço pra mim, só 50W pra cima, não gosto de 100W, como tenho PA pra bateria tb prefiro dois 50W, cada um com timbre diferente, fica um mix ótimo, toco com minha banda de madrugada nos ensaios não tenho vizinho, a poucos dias montei um Marshall JMP50W pra mim é um santo grau com uma 4x12 já sobra e esbanja timbres fantásticos, hoje toquei robert cary eric clapton, hendrix, o dia todo com minha Fender, toco tudo que eu gosto sou muito feliz, tiro cleans fantásticos, eric J, clapton, SRV, agora pra somar mais 50W estou montando um fender bassman com 2x 6L6, falta só as válvulas de power e o trafo de força, ou quem sabe montar um 65 twin com reverb, e mais tarde continuar alguns projetos de pré amp que eu estou projetando, pra amps CLEAN porque eu adoro um clean e crunch.

Esse sou eu, eu nunca vi um amp transistorizado desses que vi durante toda minha vida me dar timbres versáteis e com distorções pesadas , bom tudo o que quizer, de Eric clapton a randy roads em poucos ajustes, ou "pisadas" e volto a defender a idéia, que um válvulado desse nível tem seu valor e eu vou defender meu ponto de vista, até eu morrer.

Até hoje nenhum transistorizado me fez feliz com uma guitarra, pedais que achava que não eram bons, hoje eu vi que o que não eram bons eram os amps, porque qualquer porcaria de pedal voce ligar em um amp valvulado a coisa muda de figura.

Pro contra baixo com potencia acima de 300w é uma boa, pra uma voz é bom, pra violão é lindo, tem amps transistorizados que são ótimos, mas eu nao toco violão, violãozinho no barzinho e cultos religiosos é legal, mas pra blues e crunch, pra mim só um bom e velho valvulado.

Eu sei que muitos músicos famosos podem usar esses amps mas o que eu vejo no meu mundo é outra coisa, cresci vendo isso.

O assunto é um blues e um crunch certo, então é isso o que eu acho.

Se o assunto for barzinho e violão com sertanejo e musica gospel de culto isso qualquer amp transistorizado da conta, desde que preste e não seja porcaria e os falantes prestarem tb.

nofear

Como tenho uma atração grande por sons de blues, crunchs leves, acabo sempre achando o amp magro

Vai por mim, continue nos valvulados que o sucesso no timbre pra blues é certo e vai te dar muitas alegrias, mas se quiser pagar 3 ou 4 mil em um amp transistorizado um dia, porque alguem usa, ou porque está na moda, eu não pagaria.

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Em casa eu tenho um viralata da gato preto e um peavey rage 158 transistorizado. O Viralata é um puta amp de baixa watagem e tiro timbres incriveis com ele (o cabinet é um Eminence de 12 polegadas que uso open back), mas quando se trata de high gain a volumes baixos nada como o clean do pequeno grande Peavey clean e uma silmulação do amplitube bem timbrada para mandar a parada to hell !!!

Tenho uns 50 mil reais em cabeçotes no estudio da banda, mas em casa para tocar, me divertir e estudar me viro com o Viralata e o Peavey RAGE 158 (aquele amp de principiante que conseguiu sair do cubinho de R$ 200,00 para um upgrade) !!!! Essa merdinha de amp e uma simulação mandam muito bem !!!! Ninguém precisa gastar os tubos (tubes) em Mesa Boogie e Soldano para ser feliz !!!

Também tenho um Pignose 7-100 e quando espeto um SM57 da Shure na boca dele e mando para a mesa e dela para o PA faço um som da porra com um amp a pilha com falante de 5 polegadas e detalhe, AO VIVO !!!! Isso mesmo, eu toco ao vivo com um Pignose de US$ 40,00 que comprei usado no ebay e faço, modéstia a parte, um puta som com ele microfonado.

Isso é igual guitarra de zillions Reais, quem não tem sonha e quem tem descobre que daria zillions Reais por um pouco mais de TALENTO !!! Que infelizmente eu não tenho e adoraria ter !!!! Só que isso não está a venda !!!!

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


O segredo é tirar o máximo da guitarra e do equipamento que vc tem, e timbrar em volumes baixos ou até ridiculamente baixos, daí espeta um bom microfone e manda 500 watts RMS no PA e deixa o todo mundo de cara com o seu timbre !!!! FALEI !!!! Kkkkkkkkkkkk

Agora, eu amo meu SOLDANO...... KKKKKKKKKKKK e o Dual Rectifier eu largo até da minha família mas não vendo ele !!!!!!!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Será que ter um valvulado é o meu problema?