Modificar um Mesa Boogie Mini Rectifier

    Autor Mensagem
    dimi1822
    Membro
    # ago/14


    Olá


    Estava procurando a respeito do Mini Rectifier
    Vi que ele trabalha com El84 no power, seria possível colocar uma 6v6 sem ajustar o Bias do amplificador

    Normalmente os Mesa Rectifier tem essa opção, o Mini tbm ?

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    dimi1822

    Voce ta querendo mais headroom? qual é a ideia?

    dimi1822
    Membro
    # ago/14
    · votar


    Iversonfr

    Isso, e queria deixar o som um pouco mais gordo

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    dimi1822

    Vamos ver se aparece alguém que entenda, tenho um também e vou acompanhar teu tópico. Abs!

    Ismah
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Com tempo e calma prometo ver o que posso fazer. Creio que poder possa, mas não será o mesmo.

    Matec
    Membro
    # ago/14
    · votar


    dimi1822

    Vai ser difícil.

    O bias seria o menor dos problemas. O soquete é diferente, a pinagem é diferente. Não seria viável fazer um adaptador de soquetes.
    Não tenho visto esquemas para ver se o mod é possível.
    Complicado....

    NeoRamza
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Não seria viável fazer um adaptador de soquetes.
    Fazer não, mas comprar pronto...

    http://www.ebay.com/itm/1x-EL84-to-6V6-Vacuum-tube-adapter-socket-conv erter-/300980563147

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    dimi1822
    Meu cunhado tem dois Mesas, um Dual Rectifier e um Transatlantic. Ele já se aventurou tentando trocar válvulas e descobriu que é um saco, porque os Mesa têm bias fixo e as válvulas para eles são de fabricação da própria mesa Boogie, ou seja, você fica meio que "refém" do fabricante. Se eu estivesse no seu lugar, não mexeria com isso. Se você quer um timbre mais gordo, parte pra outro amplificador.

    Schenker
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    porque os Mesa têm bias fixo e as válvulas para eles são de fabricação da própria mesa Boogie, ou seja, você fica meio que "refém" do fabricante


    hummm . . . meia verdade. Os Mesa aceitam muito bem as Genealec, Tung Sol, JJ e Phillips NOS. se elas estiverem dentro da faixa da temperatura de ajuste eles funcioam muito bem e, se elas não estiverem, funcionam também, só que o timbre vai mudar um pouco e a vida útli diminui consideravelmente, mas pode usar.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Schenker
    A parte do bias fixo é verdade certo?

    Schenker
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    erico.ascencao


    sim. por isto o possível "descasamento" com algumas válvulas.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14
    · votar


    dimi1822

    Eu acho que descaracteriza totalmente o som original do ampli. Não adianta querer o som de um Twin Reverb e comprar um Marshall, ou vice e versa, fazendo modificações para tal.

    Veja bem, não estou criticando, só estou deixando minha opinião pessoal.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Lelo Mig
    Eu acho que descaracteriza totalmente o som original do ampli. Não adianta querer o som de um Twin Reverb e comprar um Marshall, ou vice e versa, fazendo modificações para tal.

    Isso é complicado pois é gosto. Eu por exemplo não sou muito apegado a "originalidade" das coisas (lógico que sendo reversível para uma possível revenda), não vejo problemas em por exemplo tirar os captadores de uma custom shop se o cara curte mais o som que fica com um Lollar, tem gente que acha isso um crime. Um JCM800 que eu tinha por exemplo havia colocado 6550, pois melhorava em muito o clean e a distorção ficava menos ardida e mais encorpada na minha opinião. Ninguém nem percebia nada só se eu falasse, e pra mim ficou bem melhor.

    As vezes não se deseja tirar um som de twin reverb de um marshall, apenas que ele não crunche com o knob as 8:00, ficando mais versátil. Acho essas ideias bacanas e podem surgir descobertas interessantes...

    Schenker
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Iversonfr
    Um JCM800 que eu tinha por exemplo havia colocado 6550, pois melhorava em muito o clean e a distorção ficava menos ardida e mais encorpada na minha opinião


    o John Norum faz isto também, exatamente pra conseguir os mesmos resultados que vc citou (aliás, é a "mod" mais usada no jcm800).

    eu gosto de experimentações também (desde que não prejudiquem o funcionamento normal do ampli ou que abaixem a vida útil dos componentes - exceto válvula).

    é só lembrar do VH . . . o mestre das experimentações :-)

    SergioTrindade
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Esse adaptador que o NeoRamza indicou não é difícil de montar (eu mesmo já fiz), só precisa ter MUITA atenção nos pinos correspondentes, soldar um soquete de 9 numa base octal e enchê-la com resina epoxi - araldite.
    Mas se alguém esperar uma mudança muito grande no timbre vai se decepcionar.
    https://plus.google.com/photos/107990720702176095093/albums/5901832042 613189025/5949528400253419570?banner=pwa&authkey=CJzIitCCvtnhAg&pid=59 49528400253419570&oid=107990720702176095093

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Me parece que vc está procurando uma melhora no timbre de seu set up.

    Me parece que vc está razoavelmente satisfeito, mas está sentindo que falta alguma coisa.

    Tá achando o Mini-Rectifier com uns médios esquisitos, né?! Daí quando vc tira bastante os médios o timbre tá ficando fraco, não é?!

    Putz...

    Me parece que vc acreditou que, comprando um Mini-Rectifier teria o mesmo timbre de um Cabeçote Triple-Rectifier, é isso?!

    Vc poderia pensar em variações de caixas de som ou variações de alto-falantes (tipos e tamanhos) para tentar "ajustar" este timbre que vc quer chegar.

    espman
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Schenker
    fala grande mestre dos mesa
    cara,me fala desse mesa subway rocket...pra metal ele manda bem?

    Ramsay
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Ramsay
    · votar


    dimi1822

    As EL84 de fato não dão muitos graves e as 6V6 dariam um tanto a mais, só não sei o quanto.
    De toda forma valeria testar com os adaptadores.

    Edit: Sugiro que ao invés de trocar as válvulas de potência, troque as válvulas do pré Por válvulas 12AX7 da Tungsol que deixarão o som do amp bem mais gordo.

    dimi1822
    Membro
    # ago/14
    · votar


    Obrigado a todos pelas respostas.

    Falei com o Pedrone, ele disse que :

    1- É possivel sim fazer a mod, porém ficaria caro

    2- Não teria grandes mudanças de timbre, pois o ''som'' do Mini vem mais das valvulas do pre, do que power

    Schenker
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    espman


    Fala Bro!!

    vai depender da versão. é com o contour ou com reverb?

    a versão com contour até chega num metal mais moderno, com médios mais escavados (mas, não é aquela maravilha não, os graves não são tão fortes, até mesmo por conta das EL84).

    A versão com reverb chega até um metal clássico no máximo. tipo Iron e Judas dos 80. metal moderno não chega não, e com o falante de 10" nele tb não ajuda muito.

    existe uma versão rara que tem os dois (o reverb fica atrás, mas foram feitas pouquíssimas unidades, final de linha de produção).

    Hard Rock e Blues fica muito legal neles.

    espman
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Schenker

    e essa versao com contour e reverb
    tenho q usar um boost pra chegar a metal
    ele aceita bem pedais?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    dimi1822
    Isso, e queria deixar o som um pouco mais gordoUm pedal de pré ou equalizador serve pra isso.
    Alterar válvulas de amps não é um procedimento "plug and play", a não ser que o amp seja projetado para tal...
    Abç

    Schenker
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    espman


    o problema nem é tanto o ganho, mas sim a equalização dele e o falante de 10 (isto é de fácil solução, só ligar em outra caixa, mas aí o quesito transportabilidade vai pela janela). e o EQ é só meter um no loop.

    mas, tem outros amplis melhores pra aplicação que vc quer e na mesma faixa de preço, inclusive à mão ;-)

    e sim, desculpem o sequestro do tópico . . .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modificar um Mesa Boogie Mini Rectifier