Valvulados chineses (pós 2012): tudo sobre.

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jun/14


Os Behringelas, Meteoritos, e demais já são bem conhecidos. Mas tem uma nova onda que me preocupa relativamente bastante.

Não contesto a qualidade de marcas como Beijing Biyang, Joyo, Arcano, inclusive estou satisfeito com meu tuner Arcano, mas ele não tem sério risco de me matar.

Eu mesmo preferi comprar um velhaco Duovox 100b que saiu por mais de 2500 no final (1900 amp + 600 caixa 2x12, sem contar fretes, a revisão que está por vir e agora vou torrar mais 700 numa 4x12 com um quarteto de Novik de época), pra evitar de comprar esses capacitores carregados, e prontos pra na melhor hipótese dar um bom susto em alguém.

E as novidades são:

Cabeçote Arcano Ar-vt-50h 50W

Cabeçote Arcano Ar-vt-100h 100W

Cubo Arcano Ar-vt50h 50W c/ Celestion Vintage 30 (V30)

Estes já tem tópico aqui, mas a discussão aqui segue além.

Cabeçote Arcano Ar-hd30h

E temos o mesmo desse último pela Biyang, veja.

Os joyo eu perdi o link ¬¬'

Alguns comentam no fórum handmades, que a Biyang (que fabrica alguns pedais vendidos sob o codinome Arcano), tem certa qualidade, mas fica a dúvida quem é de fato o clone de quem.

SkyHawk
Membro
# jun/14
· votar


Marcando

fla3d
Veterano
# jun/14
· votar


Pior é que a aparência é boa e o preço é tentador. O jeito é aguardar as primeiras cobaias testarem.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


fla3d

Como disse não questiono as marcas, mas sim o risco/benefício. No caso um amp com 50W tem tensões DC na casa de 400V... Não é lá a coisa mais legal da vida um desses...

BJKGUITAR
Veterano
# jun/14
· votar


marcando²

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Pensei que este tópico fosse além das marcas de entrada...

Na verdade, muitas fábricas estão levando sua linha de produção para a China e países asiáticos para baixar custos. É fácil listar, Vox, Ampeg, Hartke, Hiwatt, Hughes & Kettner, todos são parcial ou exculsivamente chineses em sua linha. Há quem se queixe, como dificuldade de manutenção quando facilitam a produção com placas de circuito ou mesmo da qualidade. Mas já vi brasileiros e americanos dizendo que essa linha chinesa são algo a se evitar...

O problema nem é tanto a questão de ser chinês. Tais marcas produzem lá mas tem um controle de qualidade e nível de exigência para saírem bons produtos. O problema é muito mais nas linhas econômicas e de entrada, onde componentes e controle de qualidade são dos mais baratos possíveis, saindo um produto pouco confiável.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


MMI

Não vejo esses que postei como entry level e sim como low cost

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Da uma olhada no Aliexpress esses cabeçotes saem por 70 dolares e cabeçotes de Mesa Boogie por 500 dolares.

fla3d
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake
Não vi nenhum desses lá, manda o link pra gente ver. Os que tem lá são mais de $250

Natanael_DM
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Na minha cabeça, a questão do entry level vem sempre associada ao low cost. Mas pode ser um equívoco meu. De qualquer forma, acho complicado dissociar o baixo custo desses amps de uma possível baixa qualidade dos componentes usados.

Mas, ao mesmo tempo, acho salutar existir a possibilidade de se adquirir um amp valvulado, que pode ser de qualidade, a um preço acessível. Competição sempre movimenta o mercado e traz alguma novidade.


Na real minha expectativa era mais na linha do que o MMI escreveu.

As linhas de produção chinesas das marcas renomadas, pelo menos na minha experiência, proporcionaram a aquisição de bons produtos.

Nunca tive uma reclamação a fazer do meu AC15C1, por exemplo. Foi pau pra toda obra e jamais pediu arrego. Compraria um novamente, sem pestanejar, caso fosse do meu interesse ou necessidade.

edalko
Veterano
# jun/14
· votar


Todos os amps chineses que tive e que meus amigos proximos têm deram algum problema.
NUNCA tive problema com amp americano... e olhe que já tive vários...

Pode ser coincidência... ou não...

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


edalko

Não é muito racional dizer um "amp americano", pois a maioria das fábricas de componentes está nas terras orientais. E não creio que alguma linha de produção teste componentes para ter "pares/grupos casados".

Todos

Não condeno os amp orientais. Mas estou questionando até onde podemos confiar, pois o risco num valvulado.

edalko
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

Para mim irracional é dizer que um amp fabricado nos EUA não seja americano.
Seguindo seu raciocínio teríamos o cúmulo de buscar saber onde foi retirado o mineral utilizado no componente, para daí sabermos qual sua nacionalidade... (?)

Mas de qualquer forma, segundo MINHA experiência, amp chinês não é confiável...
Pegando por exemplo os AC-30 da VOx, se entrar nos foruns especializados verá que eles estão apresentando inúmeros problemas...
Eu tive um Ac30 chines e de cara pifou o tremolo...
Meu amigo comprou um AC30CC2 e deu problema na soldagem dos componentes...
Para ser um amp referência de uma marca, a qualidade na fabricação teria que ser fodástica, mas não é.
A impressão que tenho que o deslocamento das fabricas para a China não foi apenas para reduzir custos com mao de obra, mas sim em componentes e controle de qualidade...

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


edalko

Para mim irracional é dizer que um amp fabricado nos EUA não seja americano.

Pois é, também acho. Mesmo porque aparentemente ainda existe uma diferença marcante que isso representa. O problema dos produtos chineses ainda é um controle de qualidade menor associado a produção em massa, que por outro lado significa preço menor (generalizando, é claro).

Mesmo na questão dos componentes, as válvulas chinesas também são as piores atuais, mas infelizmente as fábricas russas estão parando.

Eu sei da sua experiência com o Vox e sei de queixas de outras pessoas também. Eu tenho um Hughes & Kettner chinês, mas ele nunca me deu problemas e gosto dele. Mas falamos de Vox e H&K, partindo para marcas mais baratas e desconhecidas, com certeza a qualidade cai (não adianta falarem que eventualmente são da mesma fábrica, alguma coisa eles tem que ceder que não é só o logo). Nesse caso, acho melhor pegar um nacional...

Natanael_DM
Veterano
# jun/14
· votar


Mas falamos de Vox e H&K, partindo para marcas mais baratas e desconhecidas, com certeza a qualidade cai (não adianta falarem que eventualmente são da mesma fábrica, alguma coisa eles tem que ceder que não é só o logo).

Esse também é o meu raciocínio.

Pô, edalko, uma pena essa tua má experiência com o AC30.
De qualquer forma, além de mim, outros dois conhecidos usaram o AC15C1 chinês durante o mesmo período que eu. Todos comprados mais ou menos na mesma época. Nenhum deles apresentou nenhum problema, com gig semanal (nos casos deles).

Na real, quando ouço a tua história e a do teu amigo, percebo um reforço da tese exposta pelo MMI: o problema mais grave é o controle de qualidade na produção em massa.

o/

PS: atualmente meu amp é um Mesa e, certamente, o nível de qualidade do bicho é MUITO superior. Tô contigo nessa!

dimi1822
Membro
# jun/14
· votar


Bom, tem gente que ainda arrisca comprar aqueles Meteoros valvulados Dynamic 7 e 30 sabendo que pode dar pau a qualquer momento, porque não dar uma chance para esses de baixo custo ?

Grande parte dos amplificadores que tive foram Chineses, desde um Vox Vt 15 a H&K Tubemesteir 5.. nunca deram problema.

fla3d
Veterano
# jun/14
· votar


Já vi alguns fender americanos darem problema, agora vejo montes de orange chineses funcionando bem a vida toda, é complicado generalizar.

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


O fato é que tanto os Orange quanto os H&K, entre outros, fabricados na China utilizam componentes de ótima qualidade, assim como tem também um bom controle de qualidade, porque esses fabricantes zelam pelas suas marcas.

Led Zé
Veterano
# jun/14
· votar


fla3d
Já vi alguns fender americanos darem problema, agora vejo montes de orange chineses funcionando bem a vida toda, é complicado generalizar.

Tirou as palavras da minha boca. Aliás, já li uma entrevista do Brian May falando do esquema de suporte e de peças extras que carrega para o seus Vox vintage e que segundo ele são muito temperamentais e nada confiáveis. Mas sempre tem aquela galera que não gosta de nada que é novo ou seja feito na ásia. Eu já tive Orange Chinês ( Tiny Terror e CR35 ) que tomaram muito pau, maresia e redes elétricas medonhas sem problema algum. Tudo é uma questão de COMO é feito e não ONDE é feito.

Quanto à essas marcas chinesas novas, aí sim tenho um pouco de receio. Existem marcas chinesas que são muito ruins e outras muito boas. Mas acho que um amp valvulado é um pouco arriscado pra ser feito pelas coxas. O futuro dirá se prestam ou não. Por enquanto , não tenho opinião formada sobre eles.

rafael_cpu
Veterano
# jun/14
· votar


marcando³

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay

Aí entra o que eu dizia... Os de marcas confiáveis/reconhecidas, são de desconfiar... E que diremos dos desconfiáveis?

dimi1822

E eu trabalhei com Meteoritos de diversos modelos que nunca deram problemas.

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


Aí entra o que eu dizia... Os de marcas confiáveis/reconhecidas, são de desconfiar... E que diremos dos desconfiáveis?


Ismah

Engano seu, o que eu disse é que os amps chineses de marcas conhecidas/reconhecidas são extremamente confiáveis e não desconfiáveis como vc afirma!!

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay

Quando digo que são desconfiáveis, é porque alguns reclamam de ter dado problemas, enquanto alguns nunca viram problemas na frente.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

Jovem, aprenda uma coisa...

Numa linha de produção é impossível ter um controle de qualidade que todas as peças produzidas sejam perfeitas. Um excelente controle de qualidade deixa passar, digamos, 1 ou 2% de produtos defeituosos. Talvez não seja esse o caso dos chineses de marcas tradicionais, mas com certeza os Behringer estão muito acima disso, o que dirá dessas marcas menores ainda (e mais baratas ainda) - daqui a pouco alguém vai afirmar que Behringer é grife no mundo do áudio...

Ok, na experiência do amigo edalko, 100% dos Vox AC30 vieram com problemas (ele comprou 1 que deu problema...), motivo pelo qual talvez ele nunca mais vai pegar outro Vox. Só que na realidade isso não quer dizer que o produto não seja confiável. O mesmo vale para os Behringer, Meteoro etc. que não tenham dado problema.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


MMI

Sim. Fato.

Mas ainda não me fiz entender. Quero dizer que se os conceituados, são sujeito a falhas, que dirá os anônimos.

silasamilcar
Veterano
# jul/14
· votar


Galera, sem querer ser chato mas estou com aqueles que pensam que um amplificador Marshall inglês, um Fender ou um Mesa americanos são bem melhores que os similares chineses. Claro que em um universo de milhões de amplificadores chineses haverá um que é uma bosta e outro que é uma jóia rara... E é justamente nesse aspecto que encontro a desvantagem em se adquirir um amp chinês, (eu mesmo tenho dois). Essa diferença entre um amplificador e outro de mesma marca e modelo, em que um é excelente (mais difícil de encontrar, é claro), e outro que tem uma qualidade miserável, acaba por justificar a diferença de preço que se paga por um amplificador americano, inglês ou alemão original.
Esses dias fui tocar com um amigo que tem um Mesa, um Bogner e um Marshall originais, e pude comparar a qualidade dos sons que saíam daqueles amplis. Não dá para negar a qualidade. Assim como acontece com as guitarras é com os amplificadores.
Existem bons amplificadores chineses? Sim. Mas nunca podem ser comparados com um americano original, isso é fato.
Qualidade custa um pouco mais caro! Aceite, dói menos...

silasamilcar
Veterano
# jul/14
· votar


Galera, sem querer ser chato mas estou com aqueles que pensam que um amplificador Marshall inglês, um Fender ou um Mesa americanos são bem melhores que os similares chineses. Claro que em um universo de milhões de amplificadores chineses haverá um que é uma bosta e outro que é uma jóia rara... E é justamente nesse aspecto que encontro a desvantagem em se adquirir um amp chinês, (eu mesmo tenho dois). Essa diferença entre um amplificador e outro de mesma marca e modelo, em que um é excelente (mais difícil de encontrar, é claro), e outro que tem uma qualidade miserável, acaba por justificar a diferença de preço que se paga por um amplificador americano, inglês ou alemão original.
Esses dias fui tocar com um amigo que tem um Mesa, um Bogner e um Marshall originais, e pude comparar a qualidade dos sons que saíam daqueles amplis. Não dá para negar a qualidade. Assim como acontece com as guitarras é com os amplificadores.
Existem bons amplificadores chineses? Sim. Mas nunca podem ser comparados com um americano original, isso é fato.
Qualidade custa um pouco mais caro! Aceite, dói menos...

crokodilo loko
Veterano
# ago/14
· votar


Galera aproveitando o tópico.
Fuçano aqui na net olha o que encontrei, valvulado de 30W a 693R$, e o de 50W 924R$. O que acham? Lembrando que não pretendo comprar, apenas quero saber a opiniões, alquem já tocou em algo parecido?

http://pt.aliexpress.com/item/all-tube-electric-guitar-amplifier-in-30 -watt/1813974531.html

http://pt.aliexpress.com/item/all-tube-electric-guitar-superrock-ampli fier-in-50-watt/1813996402.html

Ismah
Veterano
# set/14
· votar


crokodilo loko

Veja

edalko
Veterano
# set/14 · Editado por: edalko
· votar


Creio que quem deve decidir o que comprar é o cidadão que ganha seu dinheiro e, de acordo com suas economias, adquire aquele produto dentro de seu orçamento. No entanto, deve ficar atento às informações que tem.

Eu não menosprezo os equipamentos de graça, ou com informações de terceiros, ou com detalhes de revistas.
Minhas opiniões são, na grande maioria das vezes, embasadas em equipamentos que tive.

Sobre os amps, vou listar aqui minhas impressões sobre aqueles que já tive:

Giannini GIA700: amp barato e legal... só queimou o fusível...
Giannini Thunder Sound: funcionava após 40 anos de uso, fiz uma reforma e ficou impecável.
Giannini Thunder SOund Bass II: idem
Giannini Tremendão SL: idem
Mesa Boogie Mark3 (USA): baita amp, nunca deu problemas mesmo com mais de 30 anos de estrada
Mesa Subway Rocket (USA): nunca deu problema
Mesa Mark V (USA): excelente. Nunca deu problema.
Mesa Mini Recto (USA): veio com problema de voltagem. Fiz o mod do Pedrone e ficou um espetáculo!
Orange Tiny Terror (China): nunca deu problema
Soldano SL60 (USA): nunca deu qualquer problema
Marshal JCM600 (inglês): vários problemas!
Randall RG(China): problema incurável no reverb
Vox AC30 (China): problema no reverb e trêmolo
Jet City 5W (China): nunca deu problema
Peavey Classic 20 (USA): nunca deu problema
Peavey Classic 30 (USA): nunca deu problema
Bogner Shiva (USA): nunca deu problema
Meteoro Cristalino: fui comprá-lo por duas vezes, e nas duas ocasiões, o amp deu alguma espécie de defeito... troca de canais, reverb... passei longe!

Que eu lembre, foram estes...

No mais, tenho amigos donos de loja e outros com quem toco e sei deles as impressões/defeitos dos amps, seja por notá-los nos ensaios/apresentações, ou porque eles vêm para me pedir alguma ajuda ou conselho ou mesmo falar sobre algum problema recorrente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados chineses (pós 2012): tudo sobre.