Ligar o cubo na mesa!

Autor Mensagem
SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah
Pelo que eu entendi, tinha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


HyagoPiasale
Cara mas mesmo em um salão com em media 150 200 pessoas?
Bons amps de guitarra com falante de 12pol e potência média (entre 50 e 100WRMS) é suficiente. Para o baixo amp de 200WRMS e falante de 15pol.
quem estiver perto do palco vai ta bom ou alto, e quem estiver "longe" não vai estar muito legal!
Não há como resolver isso a não ser que vc disponha de um sistema "Sound Array", o que óbviamente não é o caso. Ademais, quem estiver mais longe do palco vai querer isso mesmo...
o som saia igual em todos os lugares!
Como dito acima, isso é impossivel nessas condições.
Preocupe-se com que os amps de instrumentos estejam a uma certa altura do chão do palco (amps de guitarra mais altos que o de baixo), assim como as caixas de "front" (para o público) que estão ligadas à mesa e aos "power amps". As caixas de retorno viradas para a banda.
Nada mais

HyagoPiasale
Membro Novato
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza, valeu!

Deco_ufrj
Veterano
# mai/14 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


HyagoPiasale
Eu microfonaria o bumbo só pra ele aparecer mais... normalmente fica baixo... só um grauzinho pra não passar despercebido...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


Deco_ufrj
Concordo. Um "overall" em cima da bateria cairía bem também...
Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/14 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


Bons amps de guitarra com falante de 12pol e potência média (entre 50 e 100WRMS) é suficiente. Para o baixo amp de 200WRMS e falante de 15pol.
eu diria que é bem por ai mesmo. Eu usava um laney valvulado de 15W e dava conta de bares até começarem com a putaria da lei do silencio na região.
Quando o lugar era muito grande, eu colocava um microfone.
Passei a usar um cabeçote egnater tweaker de 40w, com o falante do laney.
Usei a principio com minha caixa 4x12, mas ela é muito trambolhona pra levar, só usava em eventos maiores (casamentos, festas grandes).
Esse esquema ai tem dado conta com muita folga.

Potencia demais hoje é um problema, e não de menos.

Em bar eu to usando uma POD HD500 em linha e deixamos uma das caixas de "PA" (uma dessas full range da vida) viradas para nós.
Demorou um tempo, mas acostumamos, e esse esquema tem funcionado maravilhosamente bem.

edit: Esqueci de mencionar que não estamos usando retorno de chão em bares, não há necessidade.

rodsom
Veterano
# mai/14
· votar


Deco_ufrj
da muito certo nao. se o som nao tiver sub, o bumbo fica "choco".

HyagoPiasale
Membro Novato
# mai/14
· votar


Deco_ufrj
Cara, sem um sub fica sem graça!

Deco_ufrj
Veterano
# mai/14
· votar


HyagoPiasale
rodsom
Ainda acho que fica melhor do que só no acustico... a microfonação é pra somar, deixar mais alto um pouco, perceptível...

Mas concordo 100% com vocês que com sub fica melhor, nunca faço PA sem sub... mesmo pra lugar pequeno, faz toda diferença...

rodsom
Veterano
# mai/14
· votar


Deco_ufrj
a microfonação é pra somar, deixar mais alto um pouco, perceptível...
e pra forçar os alto falantes. uma hora ce repara o tanto que os coitados pulam. se deixar tudo com volume razoavel, o bumbo aparece tambem. nao precisa de microfonar nao.

Deco_ufrj
Veterano
# mai/14 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


rodsom
Ok amigo... depois do "forçar os alto falantes" eu paro por aqui...

rodsom
Veterano
# mai/14
· votar


Deco_ufrj
eu disse "forçar os falantes" quando nao tem sub. que fique claro. kkkkkkk.

HyagoPiasale
Membro Novato
# mai/14
· votar


Deco_ufrj
Eu falei pro cara colocar sub, mas não queria gastar!! Se ele quiser então coloca cubo vo fala pra ele colocar um de uns 100RMS e boa, se não quiser falo pra microfona mesmo! Que praticamente não iria dar TANTA diferença no preço! Com um sub nem que fosse um de 15" ficaria muito melhor, mas como não é meu num posso fazer muito só o melhor dentro do que o cara quer!

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


HyagoPiasale

Mostre os pró e contras do sub... eu direcionaria o bumbo direto pra grave (sub é só pra embolar), e colocaria um eq 10 bandas, desses beringela de guita mesmo pra atenuar nos médios.

Som por igual não rola nem com Line Array... Reproduzir algo num falante sempre é complexo mesmo elegendo uma direção...

HyagoPiasale
Membro Novato
# mai/14
· votar


Ismah
Aham!


Alguém sabe de site de luthier?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


HyagoPiasale
Alguém sabe de site de luthier?
Pra que? Luthiers não trabalham com P.A's
Abç

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Alguns sim... O Luffim de PoA é um...

HyagoPiasale

Taigar (TGR), Attack, LS Audio, JBL/Selenium, Eros (esses dois últimos são os mais guerreiros, guentam muita porrada)...

Uma dica que ninguém falou, é um bom limiter, pra evitar queimas!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah
Não sabia... Isso não é comum...
Abç

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim o Luffing (escrita correta) mantém loja também...

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/14
· votar


pros defensores do sub
ponha um dentro de um ginásio com um eco fudido que voces verão o que é "sobrar graves".
Tudo depende do lugar.

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


SpectrosGuitarman

Cara há uma matemática envolvida.

São geradas ondas estacionárias que embolam, atenuando as frequências destas ondas estacionárias, e suas harmônicas (geralmente até terceira) os problemas acabam praticamente.

Entenda que fazer PA não é obrigatório ficar limitado. Para todos os problemas, tem solução.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/14 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


Cara há uma matemática envolvida.

São geradas ondas estacionárias que embolam, atenuando as frequências destas ondas estacionárias, e suas harmônicas (geralmente até terceira) os problemas acabam praticamente.

Entenda que fazer PA não é obrigatório ficar limitado. Para todos os problemas, tem solução.


Eu sei disso cara, sou engenheiro eletricista. O problema é explicar isso pra quem acha que física é balela e não tem nada a ver com som, e que quanto mais caixas melhor.
Existe uma série de mitos no meio que não tem explicação nenhuma, e voce passa por louco quando explica que isso não existe.

Eu citei esse exemplo do ginásio pq fui tocar recentemente num lugar assim, só que a equipe de audio era contratada da prefeitura. O lugar não era tão grade e o teto era abaulado, um ginásio mesmo.

Cara, meterem dois subs da antera com falantes de 18' e 1000w embaixo do palco, e duas caixinhas fullrange ridículas pra medio-agudo.
O cara com uma maravilhosa mesa LL (não tive tempo nem curiosidade de ver o que tinha de periférico) tendo que se virar, e sem conhecimento nenhum. Licitação buniiiiiiiiita, bom, fora-se, eu estava la como musico e não como técnico de som.

Resultado: merda.
Não sei o que tanto o cara tinha de recurso, mas eu percebi pelo som que tava supercomprimido (o som sumia e voltava direto), e tava sobrando muuuuiito grave. Se ele cortasse bem os graves, ia dar um refresco pro som, e talvez ele conseguisse trabalhar melhor. Eu tive que ir embora antes do evento acabar, mas parece que nas ultimas bandas uma das full range pifou e a coisa ficou ainda pior.

Já toquei numa situação bem parecida, num galpão.
O cara tinha só uma mesa e um equalizador de recurso, mas posicionou corretamente as caixas full range, não exagerou nos graves - o cara não tinha nenhum conhecimento especifico, mas aprendeu empiricamente que os graves embolavam se exagerasse e sem querer ele acabou acertando ali.
No mesmo lugar, outro dia um suposto técnico de som metido a sabichão fodeu todos os músicos.
O fato é que o comprimento de onda das graves e subgraves é enorme e "omni direcional" (não é, mas acaba sendo), então o que voce precisa é que o sistema bata seco e evitar o máximo as reflexões diretas pro palco, e fazer com que as médias-agudas e agudas cheguem "por cima".
Isso funciona bem, mas não é uma formula, afinal, cada caso é um caso.
Quando voce não tem um subwoofer a disposição (meu caso em barzinhos), não adianta forçar a barra nas full range, porque voce vai perder potencia, e subir desnecessariamente o volume.
Colocamos o baixo numa caixa separada, e o resto tudo em linha.

Ai vem aquela:
"Ahhhh eu odeio tocar em linha, prefiro meu lindo valvulado"
R - eu também prefiro o meu, mas tenho que buscar o melhor resultado da banda, e em bar pequeno infelizmente não dá, da muita reclamação de volume. A Line 6 fez ai ótimos simuladores, tenho usado uma HD 500 e funciona bem pra quase tudo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligar o cubo na mesa!