Excesso de médios/agudos no Marshall DSL40C

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# mai/14
· votar


Essa história de uso de amps de 100W só pelos antigos não é muito verdade. O Bonamassa só usa amps de 100W por dizer que na hora do "pega pra capar" são os únicos que se mantém fieis ao timbre da guita que ele quer.
Amps de baixa potência começam distorcer muito cedo a ponto de influenciar o som em altos volumes.
Eu gosto de amps de 60W 100W porque me dao um clean cristalino em qualquer volume.

Quanto ao excesso de agudos aí no Marechal, verifique o tipo de loop que ele tem. Dependendo, se vc colocar um delay/reverb no loop ele tende a retirar bastante agudos, o que pode ser pra vc um beneficio.

Outra, o uso de cabos espiralados retira agudos, assim como cabos longos... baixar o captador da ponte pode ser uma alternativa tbém, assim como deixar o tone da guita mais fechado.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


edalko
cabos espiralados retira agudos, assim como cabos longos

Os espiralados mesmo de baixa capacitância (que junto ao volume da guita forma um filtro RC, de HPF), tem o problema da indutância... e um cabo de 1m em espiral de Ø2cm tem na real 2m de comprimento... mas geralmente se usam cabos com bem mais que isso...

Nos lineares longos, o problema é só a capacitância...

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


edalko
Dependendo, se vc colocar um delay/reverb no loop ele tende a retirar bastante agudos, o que pode ser pra vc um beneficio.
No meu set eu uso um Pedrone Penta-5witch no qual tenho footswitches programados para incluir e excluir minha cadeia de efeitos que vai no loop. Tanto com os efeitos no loop quanto sem nada nele não há alteração no timbre.

o uso de cabos espiralados retira agudos, assim como cabos longos...
Boa essa, indo na contra de todos os conservadores :P

baixar o captador da ponte pode ser uma alternativa tbém, assim como deixar o tone da guita mais fechado
A primeira não deu efeito. O tone funciona, mas eu não acho muito prático/preciso.

A todos
Fazendo uns testes aqui com um EQ paramétrico da Zoom G3x ligado após o pré do Marshall, cheguei a um bom resultado com -12 dB em 12 kHz e -6 dB em 6,4Khz. Na EQ do Marshall deixei grave, médio e agudo em flat e presence zerado.

O Boss GE7, no qual estava de olho, não tem a frequência de 12 kHz, então tentei tirar -12 dB em 6,4 kHz. Ficou legalzinho, mas ainda tem aquela mordida, principalmente ao tocar nas primas.

Aí tentei então tirar um pouco de agudo na EQ do ampli. Com o agudo em 10:00 e -8 dB em 6,4 kHz cheguei a um timbre legal pra mim. Porém é chato bagarai ficar regulando em trocentos lugares diferentes.

Em suma: vou sair à caça dos pedais de EQ e ver o que eu encontro no mercado pra me atender.

Obrigado a todos pela ajuda!!

Del-Rei
Veterano
# mai/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


MarcusFranca
Ismah

Realmente não notei microfone na bateria aí... Caras, o som antigamente devia ser muito bizarro, não só no palco como pro público... Rs.
Mas... Realmente não consigo crer um show em estádio sem microfonar bateria... Surreal. Rs.

MMI
Entendi. Como sempre, tu dando aulas da história da música, guitarra e equipamentos em geral... Rs. Valeu!

Maaassss... Continuo na dúvida... Rs.. Como esses caras faziam pra saturar um Plexi sem incomodar? Moravam em fazendas? Saturavam mesmo, e ninguém se incomodava? Rs... Nem todos os amps eram reduzidos de potência, né?

Ele respondeu que simplesmente não ouvia a banda por causa do PA precário, então não dava para enfeitar, ficava quase que só no metrônomo na dúvida.

Nesse caso... Seria a precariedade do retorno, já que o PA vai pro público, certo? Ou não havia retorno no palco, e eles tinham que se virar com o PA mesmo?

edalko
Essa história de uso de amps de 100W só pelos antigos não é muito verdade.

Fala, camarada. Na verdade, minha dúvida não foi exatamente essa. Foi saber como a galera antiga fazia pra tirar som saturado desses monstros naquela época, porque creio que eles tivessem que enfrentar os mesmos problemas que nós hoje em dia. Em shows enormes é fácil. Mas em casa, ensaios, etc... Saturar um Plexi é uma pic@!!

erico.ascencao
Opa... Bacana que você está chegando no seu timbre aí.
Se não for pedir muito, quando puder grave alguma coisa, pouca coisa. Mesmo que seja só pra ter uma idéia.
Fiquei curioso pra saber como soou...
Valeu!!

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei

Como esses caras faziam pra saturar um Plexi sem incomodar?

Tinha amps de baixa potência, vários. Dizem que o primeiro rock gravado (é controverso...) foi gravado por Ike Turner foi Rocket 88 gravado em Memphis no Sun Studios, porque o amp caiu no caminho e estragou, mas tapearam com jornal e o som saiu distorcido, meio fuzzy - se não fosse em 51 eu iria dizer que um usuário do FCC fez a gambiarra. Mas era um amp pequeno, isso aí dava no máximo uns 5 W. kkkkkkk

Mas tinha o Gibson GA 5, o Fender Champ, o Supro... Todos tinham amps pequenos.

Seria a precariedade do retorno, já que o PA vai pro público, certo? Ou não havia retorno no palco, e eles tinham que se virar com o PA mesmo?

Não tinha p... nenhuma. kkkk

Na verdade, em 65 na primeira turnê dos Beatles eles lotaram estádios e em alguns (não todos) chegaram a microfonar alguma coisa (no Shea Stadium por exemplo), mas eles mesmo disseram que não ouviam nada, só os gritos.



Olha essa foto no Atlanta Stadium... (isso que era um estádio!)



Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei

Bizarro é pouco... Um comparativo é a cerveja... Hj ela mal tem que sair da garrafa de gelada, para estar "boa"... Antigamente (1970-80 não tão no interior) se colocava a cerveja para "gelar" num riacho...

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
em 65 na primeira turnê dos Beatles

Nem dava delay entre as caixas com a voz...

Encontrei esse vídeo pesquisando sobre a bateria usada na foto... Del-Rei só imagine...



Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


MMI
Ismah
A mulherada pirava nos Beatles, rs.

Imaginem o som tosco que devia ser nesse palco... Putz. Mas a gravação ficou até muito boa pro que era. As vozes devem ter sido tratadas, né? Estão claras, nítidas, afinadas... Rs.

Nesse primeiro vídeo da pra ver que a batera do Ringo tinha um mic... Não sei se tinham outros, só vi um, que parecia ser um overall... Caceta, viram o tamanho do estádio? Seria inviável tocar sem mic, mesmo nos amps de guitarra!

Realmente, imagina os delays bizarros de som... Esse bumbo da batera é um monstro! Pessoalmente deve ter um som incrível....

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei

Dá para escutar no primeiro vídeo os delays...

Quanto a batera... é mais ou menos... ela é de época... o som é seco (parecem ser peles porosas)... O que se entende por timbre de batera hoje se definiu nos anos 70 e 80... Eu sou fã de um Tama com tons grandes e razos, típico de Roxette, Marrilion...

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei

E como era os amplificadores de voz nessa epoca?

Hehehe a guitarra até vai, tenho dó do contra baixo hehe

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


erico.ascencao

Além disso, um JTM da vida, que eu acho que seria mais adequado pro som que eu gostaria de tirar, não tem controle de volume master - ou seja, meus vizinhos teriam que me aturar!

Led zepp, Ac dc, Purple, eric J, Eric Clapton, timbres cleans lindos com uma strato, saturações marvilhosas com uma SG.. é o que voce precisa.
JCM é mais moderno, SLP é mais Jimi hendrix, JTM45 é o que voce busca.


Pra mim o JTM é o som classico do meu Rock 'n roll.

brhu3hu3hu3
Membro Novato
# mai/14
· votar


MMI

Também tem o marshall jtm 45 que é a mesma coisa do plexi só que com 30w,porém tem quase o mesmo preço.

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
brhu3hu3hu3
Pois é... Taí um amp que eu acho que não curtiria muito... O JTM45... Particularmente, acho que ele não parece um Plexi não.
Acho que o JTM45 vai mais na onda do Bluesbreaker (que é basicamente o JTM45 combo, creio eu, rs)... Acho que esses são mais pra um blues mais sujo do que pra um rock em si..... Posso estar enganado, rs.

Particularmente, pra rock eu acho que iria preferir um Plexi, um JCM e principalmente os antigos JMP.

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# mai/14 · Editado por: MMI
· votar


JTM45...

O mito precede a verdade. Os JTM da década de 90 são famosos por superaquecer, tinham um fusível para queimar antes do circuito f... inteiro. Mais ainda... A Marshall foi fazer o reissue do Hendrix, do JTM45/100 de 100W, só existiam 2 amps no mundo todo que estavam com os circuitos 100% originais, todos os outros tinham capacitores e trafos trocados porque era muito comum deixar o bias alto demais nessa época que a grande maioria dos amps estragaram de vez ou uns que sobreviveram tiveram que ter componentes trocados e reformados para poder funcionar.

Tem também a questão das válvulas de power... Foi usado KT66 e EL34. As KT66 são bem mais resistentes a saturação, saturam diferente também (gosto delas!), mas para saturar como na época precisa regular o bias acima do ideal.

O Clapton, na época do woman tone, usava os JTM45. De acordo com Jim Marshall, Clapton foi o principal responsável pelo combo ser colocado na linha de produção. Mas acontece que esse amplificador da primeira linha de JTM45 foi perdido, deu “rolo” na Grécia, onde Clapton foi meio que “sequestrado”, onde ele largou todo o equipamento, guitarra e amplificador, para trás e fugiu do país. Ele tentou com Jim Marshall outros amplificadores e outras versões, mas não ficou satisfeito. E foi na oficina de Jim Marshal que um dia ele testou um Fender Twin (circuito 5E8A) que estava lá para reparo e encontrou de novo o som que queria. Saiu de lá e foi numa loja testar outros Twin, estava lá o timbre que ele queria. Ou seja, o Twin dava um som mais próximo do Marshall perdido que os próprios Marshall que o próprio Jim Marshall estava quebrando a cabeça para entregar para o Clapton.

Eu peguei um Twinolux, o primeiro amplificador signature feito pela Fender em sua história, justamente para o Clapton que o usa para esses sons "woman tone". Ele tem 1 canal só, mas tem seus segredos para saturar a volumes mais baixos e é de um som incrível, um dos melhores que já vi na vida.

JC_Junior
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao


Já testou outros falantes? Algum que tenha os médios-agudos mais domados.
Ex: Eminence V128

brhu3hu3hu3
Membro Novato
# mai/14
· votar


Del-Rei

Cara o plexi é upgrade do marshall jtm 45 para 100w.O plexi e a série jtm é mais voltado para som mais vintage(led zeppelin,acdc),já os jcm na minha opinião tem um timbre mais moderno que não me agrada muito,mas ainda se consegue um timbre vintage com ele.

goonies
Veterano
# mai/14 · Editado por: goonies
· votar


Gravei uns riffs com meu plexi. Coloquei um Fulltone OCD de boost. Depois da gravação coloquei graves e agudos e reverb e phaser. Eu acho que deu cancelamento de fase , usei 2 SM57

https://soundcloud.com/user417988923/evh

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/314941/

brhu3hu3hu3
Membro Novato
# mai/14
· votar


goonies

Em que volume tava o amp?

goonies
Veterano
# mai/14
· votar


brhu3hu3hu3

tava no 9.

tenho outras gravações usando tudo no talo, os 100W no talo com 2 vintage30, mas queimei uns falantes ja.

Agora estou usando 60W no máximo e não tem muita diferença para 100W,

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Vcs falaram nesse inglês, e eu fui atrás e encontrei esse vídeo:



PERGUNTO:

Que ligação é essa de um jumper entre os inputs?

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Ele explicou tudo nesse inglês perfeito! Não entendeu, manolo?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

Sorry, I'm a Brazillian boy, and don't speak English, only Portuguese...

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


JC_Junior
Já testou outros falantes?
Não. E vale ressaltar que meus outros amplis (Fender Hot Rod Deluxe III e Blackstar HT Club 40) possuem o mesmo falante: Celestion Seventy 80 12".

goonies
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah
Que ligação é essa de um jumper entre os inputs?

serve para vc ligar os dois canais, o canal da esquerda é o agudo e da direita é grave. vc pode combinar os dois.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


brhu3hu3hu3

Também tem o marshall jtm 45 que é a mesma coisa do plexi só que com 30w,porém tem quase o mesmo preço.

Não é a mesma coisa, sao circuitos diferentes.

Cara o plexi é upgrade do marshall jtm 45 para 100w.O plexi e a série jtm é mais voltado para som mais vintage(led zeppelin,acdc),já os jcm na minha opinião tem um timbre mais moderno que não me agrada muito,mas ainda se consegue um timbre vintage com ele.

Esse é o ponto, o pessoal tem o JCM como o som clássico dos marshall, mas pra mim esse som mais puxado pro "moderno" nao é o classico som do meu rock, se alguem gosta de Guns 'n Roses e acha clássico tudo bem, mas eu sou mais Led, Purple , AC DC etc..


Del-Rei

Acho que esses são mais pra um blues mais sujo do que pra um rock em si..... Posso estar enganado, rs.

Tá louco eu toco até metal com esse amp (JTM45), acho muito versátil, um dos melhores amps que já toquei até hoje, esse amp pra tocar um blues é muito foda tb, AC DC é o mais puro do rock e é JTM45 JMP50.

Já montei o SLP 1959 que é o amp que Jimi Hendrix usava muito nos shows, por exemplo no woodstock, usava em estúdio tb, junto com Bassman e outros amps fender, é o som do woodstock, se tiver um set de pedais parecido, faz um som muito parecido.

MMI

A Marshall foi fazer o reissue do Hendrix, do JTM45/100 de 100W,

A redição que foi feito pra ser o amp do jimi hendrix pelo que eu sabia era baseado no SLP do woodstock não?

goonies
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

vc pensa em substituir esses falantes?

brhu3hu3hu3
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: brhu3hu3hu3
· votar


goonies

Como você aguentou ficar perto de um plexi de 100w no "talo"? Hehe.
Eu testei um fender blues junior de 15w e com volume no 7,mais que isso era insuportável ficar perto do ampli,acho que dá pra cobrir um baterista hammer of thor com pedal duplo com volume no 5.

brhu3hu3hu3
Membro Novato
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Na minha opinião os melhores amplificadores da marshall é o jtm 45,o plexi e o jmp 50.Eu curto mais eles pelos timbre vintage e pela versatilidade que eles oferecem,já testei o jcm 800 porém não curti muito ele,mas porém achei ele bastante versátil,mas ainda não se comparam com os clássicos da marshall.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


brhu3hu3hu3

São os melhores sem dúvida.

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Tá louco eu toco até metal com esse amp (JTM45), acho muito versátil

Fala, cara!!
Bom... Rs... Tocar, pode tocar até trash metal, rs... Se o timbre agradar, tá valendo. Mas esse amp não foi feito pra sons pesados. Mas aí é questão de gosto... Na verdade, ele é praticamente uma cópia (com algumas alterações, claro) do Fender Bassman.


brhu3hu3hu3
já testei o jcm 800 porém não curti muito ele

Qual modelo você testou?
A linha JCM800 é bizarra demais. Teve altos e baixos na produção e os mesmos modelos podem soar diferentes entre si dependendo do ano de fabricação... Imagine entre modelos diferentes!!!
Particularmente, pra mim, o melhor da linha JCM800 é o 2204 (head single channel, 50W) ou o 4010 (versão combo 1x12" do 2204).


brhu3hu3hu3
Hendrix Gallagher Straits
JMP50

Esse JMP 50 que vocês falam é o 2204 de 50W, né? Ou tem alguma versão com esse nome mesmo?
Indiscutivelmente, pra mim, o JMP é o MELHOR som que já pude ouvir... rs...





Mas... Gosto é gosto... rsrsrs.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Excesso de médios/agudos no Marshall DSL40C