VOX AGA 30 – Amplificador para Instrumentos Acústicos - Review

    Autor Mensagem
    Greenwood
    Veterano
    # jan/14


    Bem amigos, conforme prometi no fórum de pedais e pedaleiras, vou fazer o meu review para o maravilhoso amplificador VOX, modelo AGA 30 watts.
    Em primeiro lugar devo dizer que estou maravilhado. Recomendo fortemente este amp para quem toca violão, viola, dobro, guitarra, cítara ou quem só sabe assobiar. Ele é excelente!!!
    Vamos ao cenário: uso com um violão Eagle CH-888, corpo formato “dreadnought” (há quem chame de “folk”), sem cutway. Usei um cabo Santo Ângelo, uma série vintage, direto violão-amp. Segue foto aqui (desconsiderem o Peavey – teclados e o Orange – contrabaixo): linklink

    Experimentei várias configurações no captador do mesmo, mas me satisfez deixar tudo flat e permitir que o VOX falasse mais alto. Usei o volume do captador no 5, usei uma bateria semi-nova (instalada há uns 5 dias) e cordas totalmente novas. Troquei poucas horas antes de ir buscar o amp. Foto do encordoamento.

    A primeira impressão que tive ao ver o amp cara a cara foi que o bichinho é pequeninho demais... bom, mas como acredito nos números, se alguém diz que é 30 watts é porque são 30 watts mesmo e, bem microfonado, seria suficiente para tocar até no Lollapalooza.
    Acabamento impecável, botões sem folga, cheio de firulinhas. Vou descrevê-las uma por uma...
    Mais uma foto.

    Bem, o VOX AGA 30 tem duas entradas, uma que passa pelo pré amp valvulado (uma válvula tipo 12AU7) e outra limpa. Ambas possuem chave seletora Hi-Low Gain (para instrumentos ativos ou passivos). Volumes individuais, trebble, bass, Efeitos. No canal valvulado, pode-se ligar um microfone com Phantom Power. Ambos canais tem um led para clip, para o caso de distorção no sinal.
    Ao ligar o amp, deve-se esperar alguns segundos para a válvula esquentar.
    Utilizei a seguinte configuração:
    1) Gain no “High”
    Foto.
    2) Volume: 5 / Bass: 2 / Trebble: 7 / Master: 4
    Foto.

    Na traseira tem uma saída de linha, que não passa pela válvula, uma entrada para áudio e uma entrada pra um footswitch duplo (opcional), que serve para acionar os efeitos e o comando “all mute”. Aproveitei para ligar o afinador (uso um Boss TU 80). Pertinho do Master tem um botãozinho “all mute”, que vc pode clicar antes de usar o afinador, já que o sinal não passa pela amplificação. Vc pode até zerar o master, que o sinal continua passando pela saída de linha. Excelente para afinar o violão no meio do show, sem encher o saco da plateia.
    Agora a parte sensorial: eu me senti tocando uma guitarra... senti um som “cheio”, “gordo”... não propriamente distorcido, mas também não totalmente limpo. Mas, um som gostoso. Tanto para bater, como para dedilhar. Tive que tirar o grave (deixei no 2), pois descaracterizava muito, se deixasse próximo do 5.
    Depois experimentei o canal limpo. Muito muito bom. Acho que os integrantes da minha banda vão preferir que eu toque nele, mas agora é tarde... eu experimentei o valvulado!!!
    Fiz ainda umas firulas com reverb e chorus, muito bons. Pode-se usar só reverb, reverb+chorus e só chorus. Todo num dial só. Dá pra tirar uma onda, mas não é a minha praia... Não gosto de efeito no violão.
    Em resumo, valeu a pena cada um dos mil e duzentos reais pagos, estou com um amp de uma marca antológica, com um som de violão cheio, capaz de arrepiar a vizinhança inteira!
    Espero ter ajudado. Dúvidas, entrem em contato. Vou colocar os dedos na água gelada agora, pq estão latejando!!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Bem que falou que seus brinquedos novos eram para as cordas, parabéns pelo equipo, desde 2005 na busca disso heim, valeu a espera

    Muito bom

    Greenwood
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Pois é, Edson, faltava coragem para investir nas cordas. Sempre sou mais ousado para as teclas, mas como amo os dois instrumentos, precisava me presentear com um amp específico. Acredita que eu estava ligando o violão na Peavey do teclado?
    Agora, já tenho equipamento para ir para o palco... ;-) Amanhã vou inaugurar com a banda (no ensaio ainda!).

    Um coisa que percebi ontem: o canal valvulado tem uma vibração diferente... Se vc der um power chord no violão, o sustain é impressionante, e ainda percebe-se um discreto vibrato. Creio que seja por causa da válvula...

    Sei que tudo é novidade p mim e estou adorando!!!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Greenwood

    Nossa cara incrivel!! voce chegou abrir totalmente o volume?

    Tira um som dps pra gente :D

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Greenwood
    Eu comprei na Black Friday de 2013 um violão muito parecido com o seu , um modelo Folk Dreadnougth também , mas da Fender, aquele modelo CE60 com captador Fischman e Hard Case - All Mohaganny

    é maravilhoso mesmo o som deles

    Mas não tenho uma caixinha decente para usa-lo... algum dia eu mando bala e chego lá

    Parabéns de novo

    Greenwood
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Alex guitar man
    Nossa cara incrivel!! voce chegou abrir totalmente o volume?


    Nada cara... não tive coragem!!!

    Mas este FDS vai rolar umas duas cervas de trigo, aí quem sabe eu arregaço!!!

    Edson Caetano

    Lindo este modelo!!! O meu próximo quero um "jumbo"... sou apaixonado pela aquela bundona... ;-)

    alebrasil
    Membro
    # fev/14 · Editado por: alebrasil
    · votar


    Yaê caras... Toco violão há uns anos mas nunca me importei em ligar o violão num Ampli.

    No inicio de Fevereiro vou buscar um novo violão pra mim (Yamaha NTX 700 / cordas de nylon).
    Esse eu quero ligar num ampli !!

    Não toco em banda, só faço um sonzinho maroto em casa e, eventualmente, rolo um som pros amigos que vem aqui tomar umas brejas.

    Esse Ampli que vc fez o Review estaria de bom tamanho para o que pretendo usar ?

    Posso ligar o violão e um microfone no mesmo ampli ou o resultado não ficará satisfatório?

    Por favor dêem o maximo de dicas sobre minha necessidade, pois, como eu disse, não manjo NADA quando o assunto é plugar um violão num amplificador.

    Itens que comprarei:

    1 Violão: Yamaha NTX 700
    1 Amplificador: ???
    1 Microfone: ???

    Jonas F. L.
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    alebrasil
    Pra amplificar violões, você pode usar tanto amplificadores específicos quanto caixas ativas ou passivas.

    Se for precisar de muito volume, prefira caixas ativas, que vão te dar uma potência maior por um preço na mesma faixa que os amplificadores.

    Se quiser menos volume, mas maior qualidade de timbre e alguns efeitos e utilitários embutidos (reverb, chorus, anti-feedback, equalizer), prefira amplificadores.

    Quanto ao microfone, tem várias opções e muitas faixas de preço. Dá uma olhada no fórum de gravação e home-studio que tem vários tópicos interessantes.

    Para uso ao vivo, normalmente se utiliza microfones dinâmicos, enquanto em estúdios se utiliza condensadores. Mas isso não é exatamente uma regra, então saiba o que você quer do microfone.

    Greenwood
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Greenwood
    · votar


    Oi alebrasil!!! Foi mal a demora... quase não passo por este fórum...
    Já comprou o ampli?
    Olha só, respondendo objetivamente a sua pergunta, acho que este ampli NÃO serve pra violão de nylon. É muito mais pra aço...

    Mas também não sei dizer o que te serviria...

    Sei dizer que o colega Jonas tá enganado sobre a comparação entre amplis e caixas ativas.

    Mas, pra não ficar devendo nada, mando este vídeo aqui pra te inspirar:



    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Greenwood

    Você tem guitarra? Poderia testar como fica o som limpo nele? nos dois canais, fica bem jazz?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a VOX AGA 30 – Amplificador para Instrumentos Acústicos - Review