Bugera 333XL - Duvida sobre Válvula/Potencia

    Autor Mensagem
    The Rod
    Membro Novato
    # out/13


    Olá, pessoal do Fórum.

    Minha dúvida é a seguinte: Tenho o Bugera 333XL (Head) e ele esta com 4 EL34 na potência.
    É possível eu trabalhar apenas com duas válvulas no Power?
    Esse procedimento ira reduzir a potência do ampli pela metade ou isso é lenda?
    E o mais importante: isso poderá causar algum dano ao cabeçote?

    Muito obrigado

    D Paula
    Veterano
    # out/13
    · votar


    The Rod
    Vc até pode trabalhar sim com apenas duas válvulas. Eu tive um 333 e tirei as válvulas chinesas e coloquei apenas 2 JJ no power. No meu caso eram as 6L6 GC. A potência diminui sim, mas vc não sente que seja pela metade, mesmo pq não se consegue tocar com esses amplis no talo, pois 120W é muita coisa. Eu mesmo nem em lugares abertos conseguia abrir todo o volume. Nunca vi um ampli tão potente. Até meu atual ampli, um MARSHALL JVM 410H não dá a potência q tem os bugeras 333 ou 333XL. Quando deixei apenas duas vávulas, conetava os falantes em 4ohms. Normalmente seria 8ohms, mas como dizem q a impedância muda se deixar só duas válvulas, eu preferia não arriscar. Então se vc tem uma caixa de 16ohms, liga na saída de 8ohms. Se for de 8ohms, liga na saída de 4ohms. Há também a questão dos trafos, dizem q com o tempo pode ir pro espaço, pois trabalham forçando. Eu nunca tive problemas.
    Apesar de muitos descerem a lenha nesses amplis, eles são muito bons. Muitos deram defeito quando novos e por isso pegaram uma má fama. Eu não tive problema nenhum com o meu. Tb comprei dois pra revender e os q eu vendi, só as válvulas incomodaram, mas isso é normal. As válvulas originais não aguentam mesmo.
    Espere pra ver se alguém expert no assunto te dá uma luz aqui. Não época q usei com 2 válvulas eu pesquisei bastante, mas agora já nem lembro mais o q é o certo e o q é errado.

    The Rod
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Olá D PAULA, muito obrigado pela resposta.

    Eu li em algum lugar, não me lembro onde, que se o amplificador trabalhar apenas com duas Válvulas a potencia diminui pela metade, mas não tenho certeza se era isso mesmo. E eu quero trabalhar com duas válvulas justamente por isso, pelo fato do amplificador ter muita potência! hehehe.
    Eu toco com banda e normalmente o volume não passa do 2.
    Você poderia me indicar algum artigo onde eu possa pegar mais informações isso, principalmente sobre o fato que você citou sobre a mudança da impedância?
    E Realmente, esse ampli é muito bom e nunca me deixou na mão. As vezes o pessoal olha estranho só por não ter um "nome" famoso lá na frente. rsrsrs

    D Paula
    Veterano
    # out/13
    · votar


    The Rod

    É melhor vc postar sua duvida no fórum sobre os amplificadores valvulados, q tem de tudo um pouco. Assim o pessoal q é entendido do assunto te responde. Talvez o Pedrone ou o Carlos Adolphs entrem e te esclareçam.
    No mais vai procurando na busca mesmo, digitando palavras chave.

    ROo
    Veterano
    # out/13
    · votar


    The Rod
    Em tese, sim, você vai reduzir a potência, mas tenha em mente que você vai reduzir a potência, não o volume. O que vai acontecer é que o seu amp perderá headroom, vai distorcer mais facilmente, vai mudar a timbragem, mas você vai continuar com o volume.

    Não sei ao certo o que seria prejudicial por este procedimento, na busca há alguns tópicos sobre essa questão com o Pedrone e o Carlos Adolphs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bugera 333XL - Duvida sobre Válvula/Potencia