Esquema do Marshall JCM1

Autor Mensagem
JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


Matec

Eu fico imaginando quando voce ficava descobrindo os componentes só olhando, bah que doideira, isso sim é complicado, fazer uma engenharia reversa por fotos, tu tem olhos de lince, haha.


abs

Matec
Membro
# set/14
· votar


JudasTristes

Ha ha! Olhos de lince nada! Eu tinha que fazer isso direto, em equipamentos que ninguém queria dispor do esquema. (uma idiotice!). Foram anos de prática. : D

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


Qual foi o máximo de tensão rms que vc consegui na saida, não clean, digo com o volume no máximo rachando mesmo?

Eu já to escutando umas musicas faz horas no amp, hahah, mas pra ser um JCM1 ou um JTM1 completo de guitarra ainda tenho que malhar muito na caixa, falantes, pré principalmente, chassi, fonte, ou seja em tudo, e pra quem acha que porque é 1W é fácil?? dá o mesmo trabalho que um de 50W, toda mão de obra, tá louco não é facinho nao..

Não medi nada ainda, só to curtindo as músicas (Humble Pie), a 12au7 nem esquenta nada.. quase a mesma coisa que a 12ax7.

Mas tive que usa um pré pra amplificar se não o som fica muito fraco, tá saturando as músicas de leve.

Valeu pessoal, Ramsay e Matec.

Matec
Membro
# set/14
· votar


JudasTristes

Com sinal senoidal sem NENHUMA DISTORÇÃO e carga de 8 ohms resistiva foi 6,5V PP o que dá uma tensão RMS de uns 2,3v ou seja menos de 1W
Mas com o som rachando tudo , chegou a 4v RMS , isso com a onda praticamente quadrada, dá 2w rms .e olha vc vai usar ele muito nessa condição. He he..

O power é de pouco ganho mesmo, em compensação o pré é muito alto.
Quando vc juntar ambos vai ser paulada.

Não se esqueça do filtro entre as placas da 12au7 na hora do drive faz toda diferença.

É um ampli completo, apenas tem a saída de 1W.

Boa sorte.

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


Matec

Perfeito, é isso mesmo, o pré e a fonte é a chave do negócio, eu fui amplificando o que eu pude com pedal, um pré que eu tenho a mão, uma hora achei meio fraquinho ai vi que a chave que comprei na promoção tava com defeito, e ai o som veio hahaha.. muito tri, deixei horas ligado, nem sei se vou trocar o trafo de saida, o problema é que pesou muito.

Bom, aqui é só um monte de peça em cima da mesa mas já sai um bom som, muito legal mesmo, eu acho que consegui uns 2.5rms pelo que meu multimetro remendado diz na escala de 200v.

Obrigado pelas dicas, qualquer novidade eu posto aqui.

abs

tatus
Veterano
# set/14 · Editado por: tatus
· votar


Putz, desculpa me meter, nem li tudo mas ta legal pra caramba o projeto, então pode ser que tenha bons resultados com essa válvula do link, se quiser tentar.... é análoga às 12AU7 só que aguenta 4W de dissipação e 30 mA, contra 2,75W e 20mA. São Russas, NOS e bem mais baratas que as 12AU7 NOS. Dê uma procurada no EBAY que vai encontrar de lote.
Só a ligação dos filamentos é diferente.

http://www.tubes.ru/techinfo/HiFiAudio/6n6p.html

Boa sorte!

JudasTristes
Membro Novato
# set/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


tatus
Matec
Ramsay

Que se meter o que haha, muito boa essa ideia sobre essa válvula 6N6 eu nao tenho e nunca vi, muito interessante, pelo que li no link, vou tentar compra uma.

O problema é os falantes em 24 Ohms, foi como o Ramsay falou, nao foi uma boa ideia, assim só consigo só 2.8Vrms mas isso em 24 Ohms só dá 0.33W, mas é bonzinho até, da pra brinca, o meu pré é bem diferente do esquema mesmo assim o som fico bom, parece marshall, nem medi a saida do pré.

Minha unica saida pra ter mais potencia seria usar usar a 4x12 em 16 Ohms e usar o trafo de 50W, ai eu teria menos resistencia no primario pois a resistencia desse trafo é só 80 por tap, e com 16 Ohms teria um primario com 22.3K (ligando 16 Ohms no tap de 8 Ohms), assim deve melhorar a coisa, deve passar de 1W.

Trafo é uma bosta, hahaha... o cara testa 10 trafo de saida pra tirar 2 ou 3 e começa as gambiarra com 24ohms... é triste nada como saber enrrolar, saber tratar e tal.

abs

tatus
Veterano
# set/14
· votar


JudasTristes, que é isso cara. Até da para enrolar um ou outro trafo na mão, o problema é quando o fio é muito fino, daí pode quebrar!
Esse lance de tratar é para ele durar décadas. Não quer dizer que se montar ele seco vai dar menos som. Se bem enroladinho dura muitos e muitos anos tranquilo.
Quando comprar o fio pede no carretel próprio, onde vem os fios. 1/2 kilo deve dar para esse trafo.
http://www.proelis.com.br/fios-de-cobre/fio-de-cobre-soldavel.jpg
Atravessa um cabo de vassora no carretel e vai controlando com os pés descalços na beira da cama, papel e caneta do lado. Assim, quando apertar os pés no cabo o fio trava, conforme solta os pés, o carretel gira e o fio vem. Quanto mais fino o fio, mas liso deve ser o chão. Se precisar, passa parafina nas beiradas do carretel.
Já o carretel do trafo você vai girando com a mão que puxa o fio, e daí é só não deixar encavalar as espiras. Com a palheta vai arrumando depois de umas voltas. Usa papel craft para isolar camadas e presspahn ou poliestireno para isolar enrolamentos. Na mão eu prefiro presspahn (não desliza). Eu já calculo as camadas e deixo os papel tudo cortado para não ficar parando muito, prende eles com durex mesmo.
Se ficar bom você pede para alguém que já enrola trafos tratar com verniz pra você.
Parece que é muito demorado mais quando pega o jeito vai girando o trem na mão e dá até orgulho, rs as espiras certinho, uma do lado da outra... teta!

Matec
Membro
# set/14
· votar


tatus
JudasTristes

Só uma coisa:
A válvula 6N6 não é equivalente direta da 12au7, ela têm a pinagem dos filamentos um pouco diferente, a corrente drenada pelos filamentos é de 900mA (igual ao de uma 6L6) e também só trabalha em 6,3v. Para colocar num circuito como esse , têm que refazer o cálculo do OT.

Se quer colocar uma válvula um pouco mais potente, sem dor de cabeça, use a 12BH7. Funciona bem, mas o som não é tão brilhante

Abs

Matec
Membro
# set/14
· votar


JudasTristes

Se é que eu entendi, seu ampli deu tensão máxima de 2,5v RMS, na saída?

Se é isso, refaça seu cálculo de impedância, que deve ter algo errado com o cálculo ou com o trafo. Se tudo estivesse certo, a tensão máxima esperada na saída seria de 10v RMS em 32 ohms.

É bem possível que seu trafo esteja dentro do esperado e vc está descartando ele precipitadamente.

Abs

tatus
Veterano
# set/14 · Editado por: tatus
· votar


Então, são duas versões diferentes 6n6p e 6n6pi... A primeira é melhor que dura mais.... consome 750ma em 6.3v com ligação nos pinos 4 e 5.... o pino 9 pode aterrar. Se usar 12v nos filamentos não da pra usar elas.

Obs: O legal dessas válvulas russas é justamente isso. Tem a versão análoga á 12ax7 no mesmo esquema dos filamentos..(6n2pEV). Daí, num primeiro estágio de pré por exemplo, da pra aterrar o pino 9 junto com o catodo, sem necessidade de resistor nem capacitor, e mandar 20 meg na grade. Essa configuração te da ganho total em todas as frequências amplificadas e ainda economiza espaço além dos componentes. Esse recurso foi muito usado em hi-fi mas fica bom com guitarra também... sempre que uso as pcl86 faço isso. Pode chamar de auto-bias.

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


Matec

Acabei de medi denovo depois de adicionar o primeiro estagio da V2, e com um pot de 1M na entrada liguei um cd player e consegui mais.. troquei os caps de 0.2uf por 22n, eu nao tinha eles ontem, agora melhorou..

Consegui asism 0.63W com sinal no máximo

Existe especificações da marshall sobre quantos Watts sem distorçõao e com distorção máxima?

Eu to sem NFB pois nei sei como calcular isso com esse unico tap no secundario, são 6db né, vai ve que tá ai tenho que colocar uma realimentação ali.

E essa tensão entre o resistor de 470R cathodo acho muito baixa, 5.2v com o som no máximo, isso dá pouca corrente 0.011ma e como são dois 0.0055ma por triodo..

tatus
Quanta variedade que tem de válvula, isso é muito bom.

Eu to com meu trafo de força de filamento no limite, esquenta um pouco, esse é meu limite, pra deixar o circuito normal vou ter que usar a fonte do outro pré até troca o trafo vagabundo mentiroso 1.5A só na imaginação deles não aguenta nem 600ma já ta assim, trafo naciona é a maioria assim se quer 1A compra de 2A.

JudasTristes
Membro Novato
# set/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec

NFb.. com 1.5M ligao no unico tap, o sinal diminuiu muito pouco perceptivel mas bem leve, se é bom ou nao tem como saber a nao ser pela perda de agudos um pouco, to sem gerador de sinal, depois vo arruma um sinal melhor, pelo que li voce disse que no outro fórum que a realimentação era pouca mesmo, certo?

Matec
Membro
# set/14
· votar


Certo, mas sem saber a impedância exata do trafo de saída, qualquer valor do resistor de NFB, vai ser chute.

A Marshall só diz quanto esse ampli é maravilhoso, e mais nada, rsrs

Abs

tatus
Veterano
# set/14 · Editado por: tatus
· votar


JudasTristes, você pode facilmente trabalhar a realimentação neste caso usando um divisor de tensão resistivo composto por um resistor de alto valor, mais um potenciômetro de 5% a 10% do valor desse resistor.
Por exemplo, um resistor de 50K + um pot de 4k7.
Assim, terá uma tensão regulável entre 0 a 10% da tensão total e um impacto desprezível sobre a impedância do trafo de saída. Se ainda for muito, diminua o potenciômetro para 2k2 ou aumente o resistor para 100k.

JudasTristes
Membro Novato
# set/14
· votar


tatus
Matec

Boa ideia, vou fazer isso depois, mas montei o circuito todo, achei muito ganho, praticamente uma chiadeira causada por uma crista no topo da onda,duas ou tres cristas.. mesmo cm volume bem baixo.

tipo uma crista de galinha, e um lm7806 nao aguenta 3 valvula, queimei a mão no dissipador.. com o novo trafo de 2A nao esquenta tanto o trafo.. agora tenho uns 6ma por triodo, a 12au7 esquentou mais, e o pot de bass nao atua nada..

vamo indo, nao é facil..

Matec
Membro
# set/14
· votar


JudasTristes

Se vc tem osciloscópio desligue o NFB e verifique se s cristas desaparecem.
Se sumirem, vc vai ter que inverter as conexões do trafo com as placas da 12au7.

Abs

JudasTristes
Membro Novato
# out/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Matec
Ramsay
Tatus

Voltei a fuçar aqui no meu amp denovo, fiquei fora uns dias devido a muito trabalho e nao tive mais tempo de lidar nele, hoje dei uma pegada nele e vou dizer o q fiz, vamos por partes..

Troquei o trafo (aquele de 30w) pelo de 50W que tem resistencia no primario de 80 Ohms por tap.. queria ver o som dele com esse trafo e ligar na minha caixa grande de 4ohms mas olha só que complicação pra calcular a impedancia desse trafo, segue abaixo o que consegui medir nele com multimetro e osciloscopio deu valores bem diferentes.... (é um trafo pro JTM45 (8k), mas em 4 ohms ele tem uma impedancia maior)

no multimetro

tensão de teste no primario 115.8V (60HZ)
tensão de saida no secund:
(4ohm) = 2vac
(8ohm) = 3.1vac
(16ohm) = 4.6vac

4ohm 115.8/2= 57.9ª = 3'352 impedancia no prim (13'408)



No osciloscopio à 1K

tensão de entrada no primario de 1.85vpp
tensão de saida no secundario:

(4ohm) = 20mvpp
(8ohm) = 58mvpp
(16ohm) = 85mvpp

4ohms 1.85/0.020 = 92.5ª 8'556 impedancia no primario = (34'225)

não sei se essa diferença foi porque a medida no osciloscopio foi feita com uma tensão muito baixa, deve ser, mas pensei que entre 13.4K e 34.2K ahh fodase vou testar em 4 ohms na minha caixa grande com os eminence, e as medidas do amp ficou assim.. (aumentei a fonte do HT tb) se nao me engano deu mais de 350 sem carga...

Tensão nas placas da 12au7 = 220V (idle)
Tensão medida entre resistor de catodo (470R) = 7Vrms
Tensão da grade pro catodo = -6V (idle)
catodo do ultimo stg da 12ax7 = 26.7V

sobre esse catodo Matec, eu vi que em um esquema o HTM tu colou um resistor de 560K na grade do ultimo estagio da 12ax7 e no JTM tá 56K?? é isso mesmo?? eu to com 560k aqui..


tocando um metal fortemente.. a potencia acho que passou dos 2W sem NFB, deu no osciloscopio uns 7vpp = 2.34W?? credo

é lindo né mas... o que acha, vai fumacia?

O problema é que nao consigo entender essa diferença do multimetro pro osciloscopio, se voce puder ajudar, já calibrei o osciloscopi em 0.5vpp e tal..

Quando toco com força, então tensão da placa fica 210V tem um sag pequeno.. blz

se eu risca no grafico de uma 12au7 (anode current vs anode voltage) e no grid volts (Vg) eu ir até a região dos -6v, da uns 11ma ou 12ma na placa...

JudasTristes
Membro Novato
# out/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


medi agora a tensão rms de saida com multimetro, na escala de 200vac e deu 1.7v, 1.8v e isso dá 0.7W sem NFB.

eu já nao sei mais em qual medida acredita, pode ser que o multimetro engana porque a escala é de 200v.


Depois coloquei o resistor de 1M e o capcitor do NFB medi com osciloscópio deu 6.2vpp e isso em 4Ohms da 1.2W.. ai caiu um pouco a grade, fico em -5.8V quando toco... pelo grafico isso da uns 12.5ma na placa.. com 210V na placa quando to tocando.

Matec
Membro
# out/14 · Editado por: Matec
· votar


JudasTristes

A medida do ponto quiescente é mesmo sem sinal, com a válvula em repouso. Com sinal sempre vai haver variação da tensão de cátodo, aí não haverá leitura que ajude em qualquer cálculo.

Vc está correto; 6.2v pp dá 1.2w em 4ohms.

Quanto ao trafo:
As medidas no voltímetro estão próximas do esperado , mas a leitura nestas escalas não é precisa. Seria melhor vc ligar um 12vac no tap de 16 Ohms e fazer as medidas do primário PP, e dos outros taps do secundário.
O resultado seria bem mais confiável.

As medidas de impedância no osciloscópio estão estranhas. Nas impedâncias de 8 e 16 Ohms dá um valor de 8K. Já em 4 ohms dá mesmo um valor de 34 k. Deve haver algo errado aí.

Pelo que vc descreveu, não deve fumaciá não, rs.

O valor do resistor de grade de 560k ficou bom aqui prá mim, que toco com Strato. Vai do seu gosto. O valor real no JTM1 é de 56k mesmo.

Resta uma pergunta, o som ficou bom?

Abs.

JudasTristes
Membro Novato
# out/14
· votar


Matec

Tá bom sim, mas ainda nao tá o bixo, mas é culpa das minhas gambiarra hehe..

Olha é alto hein... outra coisa que notei é que nao muda muita coisa no som quando muda a impendacia, pois eu liguei no trafo de antes 30w a caixa de 4 ohms só pra ver e o som fico bem semelhante... é meio diferente de um 50W com duas EL34, parece que qualque mudança o cara já sente a diferença.

Quantos ma vc deixa na placa mais ou menos? sei la eu sou muito cagão com essas válvula, mesmo nunca tendo queimado nenhuma, cuidado nunca é demais... não quero mais uma mensalidade..

outra coisa quanto deu a tensão do catodo no ultimo estágio da 12ax7 antes da 12au7 chego a medi, aqui achei um valor meio alto, algo perto de 26v... quando ve eu me enganei..

abs

Matec
Membro
# out/14
· votar


JudasTristes

26v? É meio improvável.

Na última medição que fiz a corrente de cátodo estava em 18mA.

Abs

Matec
Membro
# ago/16 · Editado por: Matec
· votar


Olá a todos.

Como já tem um tempo esse tópico, e agora é que tem mais gente começando a fazer a montagem desses amplis de 1W a partir dos esquemas que eu consegui fazer. Então somente agora que começam a aparecer vídeos mostrando o som desses amplificadores DIY.
Esse vídeo aqui apareceu em um tópico do fórum TDPRI, e eu curti o bom gosto o que o colega teve em tocar e mostrar as possibilidades de um ampli de 1W.

Divirtam-se





Abs

Mateus Z.
Veterano
# ago/16
· votar


Muito bom hein! Eu sempre tive vontade de ter um marshall desses de 1w. Tem ideia de quanto sairia um kit para montar o projeto?

Matec
Membro
# ago/16 · Editado por: Matec
· votar


Mateus Z.

Olá

No momento eu não tenho ideia do custo.

Vou pesquisar e depois eu aviso.

Se preferir entre em contato direto em matec200@gmail.com

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema do Marshall JCM1