Problema no More Drive do Fender Hot Rod Deluxe III

    Autor Mensagem
    Ford46Band
    Membro Novato
    # set/13


    Pessoal, procurei no forum e nao encontrei nada por isso estou colocando aqui meu problema especifico para ver se alguem ja se deparou com o mesmo!

    No meu Fender Hot Rod Deluxe III, esta apresentando o seguinte problema, ao ligar o canal do drive, ele acende uma luz amarela e e entra a distorcao, mas ao ligar o more drive, acende a luz vermelha mas nao altera em nada a distorcao, ou seja, nao esta ligando!

    O que pode ser, sera o rele, qual eh o rele o more drive?

    Agraceco desde ja a ajuda!

    Jean Tissot

    dimi1822
    Membro
    # set/13
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    Ford46Band


    cara, se nao entende de eletronica, leva direto em alguma assistencia tecnica..... nao tem oq fazer.....


    esse pessoal que coloca, esse tipo de problema aqui, acho faz besteira, pois as vezes se mexer pde zuar mais o ampli, do que ele ja esta.....

    Ford46Band
    Membro Novato
    # set/13
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    Claro, concordo com você, mas é que moro no interior do Rio Grande do Sul e aqui não tem ninguém que entende destes valvulados. Também tive um outro problema com ele que logo que comprei deu um pau na valvula da inversora, de depois de falar com todo mundo por aqui e no fórum fiz um teste de mesclar as valvulas do pre e foi quando descobri isso.

    Então eu mesmo comprei outras valvulas e troquei, ficou bom, mas foi depois disso que nao voltou o MORE DRIVE. Então eu acho que se alguem teve um problema como o meu, pode me fizer se eh no relé, ou em algum resistor, enfim!

    Vou ter que me virar com o que consigo e eu entendo um pouco de eletrônica também!

    Mas valeu, vamos falando!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
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    Começe baixando o esquema do amp

    Esquema do Hot Hod

    Acho q é o mesmo do seu.

    Ali vc pode ver a seção onde está o more drive, e ir seguindo o esquema..

    Matec
    Membro
    # set/13
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    Ford46Band

    O esquema que o Hendrix Gallagher Straits postou mostra que o circuito que aciona o "More Drive" são os FETs Q1 e Q2 e eles são acionados pelo CI U3A (4560).
    Vc vai encontrar isso tudo aí nesse esquema.

    No esquema também mostra que no ponto de teste TP36 tem que ser medido -16V. para o More-Drive desligado, e +16V para ele ligado.

    Se vc tiver que fazer testes é no TP36 que eles vão começar.
    Boa sorte.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
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    Ford46Band

    Se o Matec falou tá falado, boa sorte ai e conta pra nos o q descobriu.

    Ford46Band
    Membro Novato
    # set/13
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    Olá, realmente estava chegando neste ponto, por hora eu testei os resitores, e constatei que os R23 e R24 estão dando zero, ainda conectados na placa, vou experimentar retira-los por cima e soldar outros no lugar pra fazer um teste.

    Vou ter que testar também estes Q1 e Q2 e o CI e ver este TP36, se tiver algum esquema de como testar estas componentes na placa, senão vou ter que retira-los mesmo...

    Obrigado pelos retornos e atenção!

    Matec
    Membro
    # set/13 · Editado por: Matec
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    Ford46Band

    O teste mais importante é o dessas tensões (+16 e -16 em relação ao terra) no TP36.
    Antes de ver essas tensões não desmonte nada!
    A resistência que vc mediu é a resistência Dreno-Fonte dos FETs (esse valor está correto).
    Abs.

    Ford46Band
    Membro Novato
    # set/13
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    Matec, obrigado pela sua atenção, vamos tentar com seu conhecimento resolver meu problema aqui!
    Então, testei agora me parece que está tudo funcionando bem, embora os valores não fecham com exatidão: Exemplo do TP36
    -16v normal mode, está dando, -15v
    -16v drive mode, está dando, -15v
    +16v more drive, está dando, +15,v
    Testei todos os outros TP´s, todos dão valores bem próximos aos da tabela do esquema.
    Pelo que percebo, é o relé do more drive que não é acionado, será que não pode ser problema no próprio relé, será que ele é o K1 ou K2, como estar se a energia chega nele sem ter que tirar a placa?

    Matec
    Membro
    # set/13 · Editado por: Matec
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    Ford46Band

    Às vezes o valor que é apresentado no esquema não é o valor exato encontrado no circuito, vale mais como uma referência.

    As tensões que vc encontrou em TP36 mostram que esse estágio também está funcionando dentro do esperado.

    Todos os relês que vc encontra nesse circuito são para acionar o "ON DRIVE".

    O "MORE DRIVE" é acionado apenas pelos dois FETs, Q1 e Q2 .
    Nesse circuito os FETs funcionam como chaves. Com o "more drive" acionado a tensão no TP36 é no caso +15v e a tensão no Gate dos FETs deve ficar próximo de Zero Volts.

    Nesse ponto os FETs apresentam resistência dreno-fonte próxima a ZERO Ohms . Os capacitores C8 e C9 ficam ligados à terra, e o ganho das válvulas V2A e V2B aumenta.

    Com "more drive" desativado TP apresenta uma tensão próxima de -16v, assim como os gates dos FETs. Isso faz com que a resistência dreno fonte suba bastante.
    Nesse caso se vc medir a resistência nos terminais de R23 e R24 os valores devem ficar próximas de 100k.

    Agora esses testes de resistência em R23 e R24 são o próximo passo.
    Os valores devem ser os citados e esse este vai provar que um ou ambos os FETs Q1 e Q2 estão bons ou defeituosos.

    CUIDADO! OS TESTE NOS RESISTORES DEVEM SER FEITOS COM O STAND-BY DESLIGADO! (Mas o ampli deve estar ligado.)

    Em tempo:
    Esse sistema de "MORE DRIVE" aumenta o ganho de dois estágios do amplificador mas não se deve esperar que ele seja um super booster que leve a um Hi-Gain. É lógico que deve fazer uma diferença perceptível, mas não espere muito mais que isso.

    Qualquer dúvida estamos aí.

    Abs.

    Ford46Band
    Membro Novato
    # set/13
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    Obrigado mais uma vez Matec, vamos evoluíndo!

    Acabei de testar os R23 e R24, e como já desconfiava, não muda nada, ligado, ou desligado e com o botão em ON-DRIVE ou MORE DRIVE, ou mesmo tudo desligado, fica sempre em ZERO...todos outros resistores que testo sempre da ou o valor exato ou apresenta algum valor, alterado devido a estar na placa, mas estes dois nada!

    Tem como realizar o teste só nos Q1 e Q2 agora ou tem que retirar eles da placa?

    Só pra vc ter uma informação de como começou o problema! Eu comprei nos EUA este amp no inicio de julho, fiz um ensaio com ele perfeito, limpo, drive e more drive, dando uma diferença boa, bem nitida quando acionado o MORE. No segundo ensaio já ao ligar o STAND BY, comecou a roncar forte parecendo que ia explodir! Após muita conversa resolvi trocar de lugar as válvulas 12ax7 que são iguais. Pra minha surpresa a válvula que deu problema foi a da inversora, que passou para o pre do DRIVE e a do pre do DRIVE foi para o pre do canal limpo. Resultado, pude fazer mais alguns ensaios até que a válvula nova chegasse. Mas somente no canal limpo, pois ao ligar o DRIVE que ficou com a válvula ruim vinha aquele barulho forte de novo. Então acredito que foi esta válvula ruim que causou a queima do componente que faz acionar o MORE DRIVE.

    Matec
    Membro
    # set/13
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    Ford46Band

    É mesmo provável que tenha sido essa válvula. Descarte ela, para evitar futuros desastres.
    No seu caso o melhor é já trocar mesmo os dois FETs, Q1 e Q2, por outros iguais, só prá garantir troque também o diodo CR16 que está junto deles. Cuidado na colocação correta dos componentes.

    Boa sorte!

    Ford46Band
    Membro Novato
    # set/13
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    OK, beleza...a válvula ruim já joguei fora! Agora quantos aos transistores, vou ter que ver se consigo aqui na minha cidade, será que pode ser qualquer J111? Digo de qualquer marca? O diodo vou ver qual a especificação dele pra tentar comprar amanha e iniciar o desmonte da placa para poder chegar nas soldas!

    Obrigado, vamos falando!

    Matec
    Membro
    # set/13
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    Ford46Band

    Como os FETs funcionam como chaves, as tolerâncias até que são altas, SE FOR O J111 de qualquer fabricante. Porém não é recomendável qualquer "equivalente", sob pena do chaveamento não funcionar corretamente.
    Abs

    Matec
    Membro
    # set/13 · Editado por: Matec
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    oops!

    Matec
    Membro
    # set/13 · Editado por: Matec
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    Ford46Band

    Desculpe! Houve um erro na transmissão e a mensagem se repetiu 3 vezes. (Internetz...)
    Abs

    Ford46Band
    Membro Novato
    # set/13
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    Olá, chegaram hoje meus JFET´s, vou desmontar a placa e trocar os dois J111. O diodo não consegui comprar, mas vou testar ele fora da placa pra ver se está bom. Estou tentando achar algum video ou manual que me mostre como testar os JFET´s, encontrei muita coisa de MOSFET, mas já vi que não é a mesma coisa, então se tiver algum link ou algo para me passar agradeço!
    Até o final da noite devo ter uma posição se funcionou ou não!

    Nefelibata
    Veterano
    # set/13
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    Ford46Band

    Boa sorte, estou na torcida aqui!

    eu tenho um HRD3, mas troquei o falante por um jensen. Esse celestion dele acho q não combina com o amp.

    Ford46Band
    Membro Novato
    # set/13
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    Pessoal,

    Ficou perfeito troquei os dois FETs e bombou como zero, inclusive pude perceber que como estava ele estava com o More Drive ligado ou seja agora tenho o bom e velho Drive mais leve para o Blues e ligando o More Drive da aquela turbinada para o solo!
    Nem acredito, mas foi graças a ajuda de vocês que consegui resolver este problema aqui no interior do Rio Grande do Sul, mas por incrível que pareça aqui tem uma fabrica de amplificadores chamada Profissom e eles tinham parado no estoque 6 pecas de J111 da mesma marca que veio no Fender, a única diferença êh que original êh BC14 e os que comprei êh BC22.
    Segue uma foto de como ficou a solda depois da troca, até que nao ficou tão ruim!
    Obrigado mais uma vez, principalmente ao Matec pela paciência e ensinamentos, espero que este fórum seja de utilidade para mais pessoas como eu!

    Grande braço a todos e fico a disposição!

    Jean Tissot

    Ramsay
    Veterano
    # set/13
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    Ford46Band
    Parabéns por ter resolvido o seu problema, mas, cadê a foto??

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