Potencia do amplificador divide entre os alto falantes?

    Autor Mensagem
    lucas_jefferson
    Membro Novato
    # jul/13


    Galera é o seguinte..
    estou montando meu proprio gabinete 2x12 para usar com um cabeçote de 100w... meus dois falantes possuem 200wrms cada.. ate ai td bem..

    mas minha duvida é a seguinte.. a potencia do cabeçote (100w) se divide entre os alto falantes??? ou seja.. cada falante ira receber 50w??

    pesquisei em varios lugares mas nada esta muito claro.. uns dizem q sim outros q nao..

    enfim..

    sei que os falantes devem ter pelo menos 25% a mais de potencia do que o amp fornece, no caso, se eu fosse usar 1 falante.. este poderia ter 125w ou os mesmos 200w, que ainda atenderia bem ao amp..

    mas se a potencia se dividir (50w para cada falante) entao, segundo minhas pesquisas, os falantes nao irao render.. pois receberão apenas 25% de sua potencia.. e isso acarretaria em perdas de volume, agudos, e medio agudos.. certo???

    se for assim é melhor eu trocar esses falantes..

    Help aee!!!

    abraçoo

    Drinho
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    lucas_jefferson

    eu jurava que sim e se a resposta for não confesso que ficarei bastente surpreso kkk

    lucas_jefferson
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Drinho

    entao ja é alguma coisa..kk
    e em relação à perca de rendimento do falante por receber pouca potencia, pode me dizer algo??

    ALF is back
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: ALF is back
    · votar


    lucas_jefferson
    eu entendo q a potencia é uma só...quantos falantes vc vai usar seria outra historia...entao, segundo o q eu entendo (nada?), cada falante receberá a mesma potencia e, por isso, a cada falante q vc adiciona no seu sistema, ganha-se mais volume sonoro!

    errata:
    a potencia divide sim para cada falante!

    Drinho
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ALF is back

    não... mas pensa comigo....

    você tem 100w saindo do amplificador e entrando numa caixa... é uma entrada que depois se divide em dois falantes

    pra cada um desses falantes receber 100w seria necessario que o amplificador tivesse 200

    cara eu jurava que era isso, é que nessa parte técnica eu sou fraco....

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    "você tem 100w saindo do amplificador e entrando numa caixa... é uma entrada que depois se divide em dois falantes

    pra cada um desses falantes receber 100w seria necessario que o amplificador tivesse 200"

    Está correto !

    ALF is back
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Drinho
    cara eu jurava que era isso, é que nessa parte técnica eu sou fraco....
    pra vc ver, é fraco mas manja mais q eu! uAHSuAHSAS

    vou até editar pra nao ficar informação errada no topico!
    abç!

    lucas_jefferson
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    bom então ja tenho uma resposta..:

    sim!! a potencia do amp se divide entre os falantes!!!

    agora tem a outra questaoo..
    os falantes de 200w irão receber 50w.. como ficara o rendimento deles????
    posso deixar ou preciso trocar por 2 de 100w por exemplo???

    inclusive Augusto Pedrone estava procurando o Golden Tone (isso ne??)
    mas nao encontrei onde comprar.. é tu que fabrica mesmo nee??

    abçç!

    lucas_jefferson
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    algueeemmm

    boblau
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    lucas_jefferson

    eu já vi isso dar certo e dar errado. Depende do ouvido de cada um. Tem até um tópico recente de um colega que ligou um mini ampli de 3W numa 4 x 12 e achou que ficou bom.

    Eu faria a ligação com os falantes, já que os têm. Depois, se não gostar, pensar em trocá-los.

    O que acontece é que falantes de alta potência têm os cones mais duros para poder aguentar e perdem sensibilidade em potências muito baixas.

    Dá uma lidinha neste tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/80262/

    O assunto foi bem discutido por quem entende.

    abraço!

    Roberto

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    lucas_jefferson
    nclusive Augusto Pedrone estava procurando o Golden Tone (isso ne??)
    mas nao encontrei onde comprar.. é tu que fabrica mesmo nee??


    Pode adquirir o falante Golden Tone direto no nosso site, já está disponível. Obrigado pelo interesse.

    lucas_jefferson
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    boblau

    beleza.. vou testar.. usar por um tempo e ver o que acontece..
    depois se eu lembrar eu conto o resultado..rs

    Augusto Pedrone

    muito obrigado.. vou dar uma conferida!

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Estranho que ninguém falou da impedância...

    Cuidado aí, hein?

    Não se pode ligar falantes a amplificadores só pensando em potência. Tem que ver se casa a impedância, sob pena de ferrar o ampli!

    lucas_jefferson
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    JJJ

    opa! sem duvida..
    primeira coisa a se pensar!

    edie junior
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    ola galera boa tarde eu gostaria de tirar uma duvida eu tenho um cabeçote da ciclotron nprh 440 super e uma caixa com o auto falante de mesma potencia 440/8 homegas não sei se é assim que escreve mas vamos ao que interessa bom o cabeçote queimou. ai comprei um usado no mercado livre que é ciclotron prh620 e então liguei a caixa do 440 que queimou nele funcionou beleza mas o amp começou dar umas falhas no som dando intervalos durante a reprodução de uma musica e piorou eu queria saber se isso ta acontecendo porque o amplificador é mais potente que a caixa ou eu comprei o cabeçote com defeito ou sera que a caixa não ta suportando a potencia que é maior?

    edie junior
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    edie juniorola galera boa tarde eu gostaria de tirar uma duvida eu tenho um cabeçote da ciclotron nprh 440 super e uma caixa com o auto falante de mesma potencia 440/8 homegas não sei se é assim que escreve mas vamos ao que interessa bom o cabeçote queimou. ai comprei um usado no mercado livre que é ciclotron prh620 e então liguei a caixa do 440 que queimou nele funcionou beleza mas o amp começou dar umas falhas no som dando intervalos durante a reprodução de uma musica e piorou eu queria saber se isso ta acontecendo porque o amplificador é mais potente que a caixa ou eu comprei o cabeçote com defeito ou sera que a caixa não ta suportando a potencia que é maior?

    edie junior

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Teoricamente um falante suporta até 4 vezes a potência nominal dele, ainda que fosse o caso de sobrecarga no falante, não é característico dar essas falhas... É o amplificador com toda certeza, que precisa de revisão.

    Matikas
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Pessoal. me ajudem por favor. meu LANEY LV300 TWIN está com o falante direito chiando nos graves. O outro aparentemente não chia. Eu queria saber se posso cortar o fio que liga o falante direito ao falante esquerdo (que recebe o fio do amplificador) Se eu fizer isso, posso continuar tocando normalmente com apenas um dos falantes ligado, sem danificar o amplificador? O chiado do segundo falante está me incomodando. Os falantes que estão nele são Fenders. Já peguei ele assim.

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    Matikas
    Se você desconectar um dos falantes provavelmente descasará a impedância, pois eles devem estar ligados ou em série ou em paralelo (mais provável). Dessa forma, se a saída do amp é para 8 ohms por exemplo, pode ser que os falantes sejam de 4 ohms (se estiver em série) ou 16 ohms (se estiverem paralelos) e, portanto, não é recomendável fazer isso, pois vc terá um amp com a saída ou maior ou menor que a impedância do falante, quando o correto é ser igual. Pode até funcionar, mas corre o risco de queimar o amp, principalmente se a impedância do falante for menor que a do amp.
    Além disso, vc terá a potência somente de um falante, metade do que tem com os dois, e se não for suficiente para aguentar o amp, vai dar ruim também.

    Ismah
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    MatheusMX
    pode ser que os falantes sejam de 4 ohms (se estiver em série) ou 16 ohms (se estiverem paralelos) [para uma saída de 8...]

    A menos que se tenha uma ligação bizarra de AF's fora do padrão, essa são as únicas opções viáveis...

    pois vc terá um amp com a saída ou maior ou menor que a impedância do falante, quando o correto é ser igual

    Não há NENHUMA regra que impeça da carga ser maior. De fato, podem surgir ressonâncias no circuito, blá blá blá, mas que não afetam a ponto de estragar... O pior é zunir, ou pegar uma estação de rádio kkk

    Menor carga é mais complicado, tem seus problemas e tal... Já foi feito, e tende a desgastar mais rápido as válvulas, além de que algo pode não suportar a corrente que vai circular... Alto prejuízo...

    Todo modo, impedância não é um valor fixo. É uma curva que varia com a frequência, e tem um pico que tende ao infinito, na frequência de ressonância do conjunto móvel, devido ao efeito mola...

    vc terá a potência somente de um falante

    Não, terá apenas um AF para aguentar a potência total do amp. Apesar de que eu creio ter entendido o que tu quis dizer, não foi o correto o que tu disse.

    metade do que tem com os dois, e se não for suficiente para aguentar o amp, vai dar ruim também

    Isso é algo possível, mas extremamente remoto. AF's suportam até 4 vezes a potência nominal, devido a forma de medição ser diferente entre a potência de um AF e de um amp.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potencia do amplificador divide entre os alto falantes?