Não usar Atenuador de potência? Sem chance!

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # jul/13


    Hoje eu resolví tocar guitarra e fazer uns testes com o Tiny Terror ligado no meu pedalboard e numa caixa com Vintage 30.

    Em primeiro lugar tirei as duas 12AX7 JJ que propiciavam um som muito agudo e troquei por duas Sovtek.
    O som ficou meio abafado e não gostei.
    Então, tirei as Sovtek e coloquei duas 12AX7 Tungsol novas e o som ficou mais gordo, mas, sem ser abafado.

    Daí pluguei uma guitarra de boa qualidade e toquei, usando BTracks por algum tempo.
    Só que o som não me agradava e, por isso, pluguei outra guitarra de boa qualidade e continuei não gostando do som que eu obtia.

    Então, como última opção, tirei as duas EL84 originais doTiny e pus no lugar duas EL84 NOS de 50 anos atrás, que comprei recentemente.
    Liguei e o som ficou mais gordo ainda, só que mesmo utilizando uma terceira guitarra de ótima qualidade eu não conseguia obter aquele som de qualidade a que estou acostumado.

    Aí eu pensei: Como é que pode?? guitarras de ótima qualidade e o som é meio xoxo e sem vida.

    Então, desliguei o Tiny e liguei o meu valvulado de 100/50W com duas 6L6 Groove Red ligado no meu atenuador de potência e voltei do lixo pro Luxo!!

    Som liso, maravilhoso, de altíssima qualidade, com muito sustain, harmônicos artificiais e muitos graves, médios e agudos.

    E isso só é possível graças ao atenuador de potência que eu construí há mais de 3 anos atrás e que me permite botar o volume do amp valvulado no 5 ou mais, sem estourar os meus ouvidos e fazendo o amp dar aquele som que um amp valvulado em baixo volume não dá!!

    Daí o motivo do tópico, porque tem gente que diz que atenuador de potência não presta que tira os agudos, que tira os graves, que tira o sustain, só que quem afirma isso ou é leigo ou não sabe timbrar, simples assim...
    Existem diversos tipos de atenuador de potência, só que o meu não degrada o som de jeito nenhum e eu comprovo isso na prática.
    PS: Alguém quer comprar um Tiny Terror?

    Abaixo os links de 2 fotos do meu atenuador de potência, só pra constar:
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay545.jpg
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay547.jpg

    Flavio Jr.
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    PS: Alguém quer comprar um Tiny Terror?

    eu quero comprar é o seu atenuador.. hehe

    como voce liga ele no ampli?

    Jfla15
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Puts cara, maneiro esse atenuador de potencia...
    TO pensando em pegar um amp no final do ano, talvez seja valvulado.. ou um de 4x12 de 100 watts.. dai teria que usar esse atenuador aí.
    Como vc fez? tem experiencia em eletronica?

    Ramsay
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Flavio Jr.
    O atenuador é ligado na saída do amp para o(s) alto falante(s) e daí para a caixa de som.

    Jfla15
    Cara, eu sou formado em eletrônica e daí que construi esse atenuador para meu uso.

    Flavio Jr.
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    eu consigo um bagulhete desse para comprar?

    Led Zé
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Ramsay
    Meu, Tiny Terror é volume no mínimo em 80% e daí começar a pensar em colocar gain...Já tive um e timbra lindo. Só que como todo valvulado, tem que abrir o volume senão é pinga...O que acontece é que a galera quer tocar em casa num amp de 15w, achando que é moleza, soca o gain do pre e deixa o volume do power no 2. Aí o som é lixo e fizzy. 90% dos usuarios que se ve na net tocando com ele faz assim.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Flavio Jr.

    O Pedrone fabrica e vende.


    Led Zé
    Cara, não adianta, o som do Tiny, mesmo perto do máximo, perde longe pro outro amp que eu falei.
    Não é que o Tiny seja ruim, mas, sim que o outro amp ligado num atenuador dá um som muito superior ao do Tiny, apenas isso.

    Led Zé
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ramsay
    Cara, não adianta, o som do Tiny, mesmo perto do máximo, perde longe pro outro amp que eu falei.
    Não é que o Tiny seja ruim, mas, sim que o outro amp ligado num atenuador dá um som muito superior ao do Tiny, apenas isso.

    Não duvido. Eu tenho um Marshall de 50w que estupra o Tiny. E olha que não é 100% valvulado hein...Tem uma válvula no pre com DSP e um par de EL34 no power. Engole o Tiny com farinha...

    MMI
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ramsay

    Tenho certeza do que você disse, há bastante tempo falo... Essas mudanças de válvulas mudam muito o som (nem sempre as mais caras ou as NOS são melhores). Da mesma forma que os atenuadores ajudam muito também.

    Abs

    Drinho
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Não usar Atenuador de potência? Sem chance!


    Sem dúvida, esses fdps de 100w são barulhentos mas o som é infernal, tem que usar pra obter aquele timbre maravilhoso que só eles tem kkkkkk

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ramsay
    Passa o circuito desse atenuador, vou montar um para um amp de 5w que tenho, apesar de ser 5w, com o volume em 80% da pra escutar da rua. E se for a noite nem da pra saturar nada, vem de pedalzim a distorção.
    Em relação as válvulas de pré e power, qual você mais gostou? O meu tem uma electro harmonix 12ax7 e uma sovtek el84, essas eu ganhei novas e nunca testei com outras.

    Sempre pensei numa coisa mas nunca testei, usar um falante de 8 ohms numa saída de 4ohns. sera que funciona?

    Hitman
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    bom, quem me conhece da epoca que eu frequentava o forum direto, ja sabe o que vou dizer...
    vo "fudehquapohatoda"

    ja tive um numero razoavel de valvulados, e ja toquei numa lista IMENSA de amplificadores (SS e all tube)
    e preciso dizer que nao eh esse pesadelo de 100w eh o demonio nao...
    depende muito do som que voce procura.
    querer um drive pesado de um plexi exige volume sim, agora, tirar o auge do som de um rectifier da mesa boogie por exemplo ja nao exige tanto.
    ja tive situacoes onde passei raiva com amp valvulado da fender de 45w nao ter o headroom que precisava.
    essa coisa de potencia/timbre eh relativo.

    aceito pedradas a partir de ja!

    JC_Junior
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Acho que sou o único que não se incomoda de usar um valvulado de 50W num volume considerável (5 pra cima) sem atenuador.

    E olha que estou com meu 2o valvulado (também de 50W) e a diferença de volume não foi grande.

    E não, não tenho problemas de audição, fiz um exame audiométrico no início do ano e está tudo normal.

    Vai entender...

    rsrsrs

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Hitman
    Hahahahahaha você já tá acostumado a tomar pedradas aqui depois de postar que toca com valvulado de 100w em casa.
    Como nunca toquei em um, não posso comentar muito, mas acho que no meu caso, eu precisaria sim de um atenuador, mesmo que o amp seja de baixa potência. Sabe como é, mãe quer assistir novela, avó morando na casa do fundo, que é colada no meu quarto, além dos cachorros, que enlouqueceriam com o som alto...
    No meu caso, valvulado sem atenuador só quando "realizar o sonho da casa própria" hahahahahaha

    ALF is back
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    blza...agora eu quero um orange thunderverb e o atenuador do Ramsay!

    dps conversaremos direito sobre isso, Ramsay! kkkkk

    lemingue
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Moro em apto e tenho um de 100W valvulado. Dá pra usar sem problema. Isso depende do amp e demais equipamentos, e, é claro, daquela peça que segura a guitarra.

    O maior inconveniente de se ter um amp de 100W é o peso que tem que carregar e o volume de espaço que ocupa. No meu caso, head, 2x12, pedalboard, rack e um estabilizador... junto com a guitarra chega a uns 90 kg facilmente.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ramsay

    Realmente, saturar o power sem nenhum vizinho ou alguém de casa te xingar é impossível. Na época que voce construiu o seu, como eu não tinha (e continuo não tendo) a mesma habilidade que voce acabei comprando um pronto. Acabei pegando esse aqui da Weber e nunca mais toquei sem ele. Voce que manja bastante dá uma olhada lá no fato dele usar um "speaker motor" diferentemente dos resistivos. Bom, sei lá o que isso significa mas o meu funciona muito bem! rsrs

    lemingue
    Moro em apto e tenho um de 100W valvulado. Dá pra usar sem problema

    Como voce deixa os knobs de volume, master e gain?

    lemingue
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    O problema é que tem gente que acha que valvulado para soar bem tem que estar sempre no talo. Não é bem assim. Existem vários tipos de amps, vários estilos de música, e, vários equipamentos...

    Meu amp é um VH100R. Dá pra tirar som hi-gain com ele só com o pré. São dois canais com boost de ganho para ambos (mais ou menos isso, na real dá pra se entender 4 canais, ou 3, depende da "interpretação"). Sem nenhum "truque", é simples, é só deixar o volume baixo mesmo, antes do um, e regular o amp (baixo, médio, agudo e presence) para não ficar fininho.

    O "truque" é usar o FX level return baixo e ligar algo no loop serial, pode ser até um cabinho apenas... e dá para subir o pot de volume numa boa (não é distorção de power). Eu não uso isso não, prefiro colocar o rack na in/out do pre/power, é menos um volume para controlar. Reduzo só um pouquinho no rack, dependendo do volume que quero tocar.

    O canal drive tem volume e ganho, como um JCM800, porém, tem mais um estágio de pre-amplificação, com mais um potenciômetro. É ganho suficiente pra qualquer som que tenho um som de heavy metal britânico. Não precisa atochar o power pra isso.

    O clean é clean... não tem o que falar dele, pode aumentar o que for que não cruncha... nunca consegui... mas, esse canal é como se fosse dois. Tem inclusive dois volumes, uma para o clean e outro para o crunch (a equalização é compartilhada), e, se quiser som de clean crunchado, é só usar o "canal clean + boost", e dá pra ter o crunch em qualquer volume.

    Olhando agora, os volumes estão:

    Canal drive: volume 1, ganho 10, boost 10 (ganho no máximo). Geralmente deixo tudo no máximo e regulo na guitarra se quero menos ganho.

    Canal clean: volume 0,5

    Canal clean + boost: volume 2,5, ganho 5 (o ganho desse é que eu mudo mais. Entre 2 e 3 fica um clean mais gordo quase crunchando, entre 3 e 7 fica um crunch, e passando disso overdrive). Nesse "canal' tem que balancear os pot de volume com o ganho.

    Não estou dizendo que atenuador não presta, mas que dá sim para tocar em volume baixo com amp de 100W, só não espere distorção de power né.

    Isso aí não é por que o meu amp é o "fodão", tem vários amps de 100 ou 50 que ficam bons em volumes baixos, outros nem tanto, como falei, isso depende de alguns fatores, entre eles o amp, claro.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    lemingue
    Canal drive: volume 1, ganho 10, boost 10 (ganho no máximo)

    Eu tinha um ampli de 100w e usava igual voce quando tava treinando sem a banda, mas isso faz a gente tirar só distorção do pré e nada do power. Como saí da banda, acabei vendendo por outros motivos e comprei um 30w com regulagem de até 1w e tocar sozinho agora é muito melhor. Na minha opinião a distorção do pré tem muito menos definição, fica tudo embolado, e é muito perceptível ao meu ver. Lógico que dependendo do que voce toca não afeta tanto assim. Mas pra tocar algo tipo blues ou um rock tipo AC/DC só com o pré e tentar depois com o power, pra mim muda muito mesmo, da água pro vinho.

    O problema é que tem gente que acha que valvulado para soar bem tem que estar sempre no talo

    é porque no caso da distorção, ele foi feito para ser usado assim... sem crunchar o power não aproveita 100% do amp... e na minha mera opinião não aproveita nada do amp...

    jigo__
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    lemingue
    uso a msma regulagem pra tocar aqui (ensaiar) em casa com o mesa, lembrando q pra quem toca heavy metal não importa mto a distorção do power... ja pra um timbre mais crunchado fica realmente meio xoxo o som, mas como só uso limpo, drive e dist nos canais tanto faz...

    e no meu caso digo q aproveito tudo do amp, veja bem eu tiro o som q eu curto com o amp em casa, nos ensaios, consigo tirar um puta timbre com vol mais alto e nos shows uso sem medo pq o amp de 100w tem headroom q não falta mais!

    ou seja 100w pra mim é perfeito!!! e só isso importa...

    abçs

    ps: como ja disse em post's anteriores, ja tive um amp de 50w (valvulado) q não dava conta nos shows, tenho uma banda de heavy e trash e a bateria simplesmente engolia td, mas esse ja é outro caso...

    lemingue
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Iversonfr

    Eu não vou discutir aqui qual é a melhor distorção, se é de power ou de pré. Acho que deixei claro que isso depende muito do equipamento, do tipo de som, e da capacidade do operador. Quero ver tirar um clean cristalino em volume alto no estilo dream, metallica e etc com um canal crunchado: não dá.

    Para muitos estilos o crunch de power é algo desejável, porém, ao contrário do que dissestes, a sobrecarga das válvulas de power foi um efeito descoberto lá em mil e novecentos e lá vai bolinha, quando os guitarristas não tinham um amplificador potente o suficiente para serem ouvidos no contexto de uma banda. O cara se virava com o que tinha e o volume era aumentado até o amp "pipocar" e distorcer. Eles não "foram feitos para ser assim", mas o som agradou.

    Como falei, para vários estilos concordo com você, o legal é drive de power, mas o mundo não se resume somente a isso, existe o pré, pedais, boosters, simuladores e etc, cada um com seu espaço e sua aplicação.

    Eu apenas respondi se era possível utilizar um amp de 100W em bedroom: dá, considerando o que falei. Fica melhor com um volume mais alto? Claro, mas isso se deve também a diversos fatores como pressão sonora e os falantes mais excitados. É obrigatório distorcer o power para ter "100% de aproveitamento"? Eu acho que não.

    Ainda vou ter um mini amp talvez, na linha hi-gain, algo como o que falaste, com regulagem de potência. Estou esperando os preços baixarem e chegar mais coisa por aqui. Por enquanto fico com meu trambolho. Já me desfiz de um classic 30 e de um lc-50 que usava para sair e/ou tocar com menos volume. Como parei um pouco com bandas, adivinha..., preferi ficar com o head de 100. Para sentir mesmo a diferença no volume, tem que ser algo de 10-15W pra baixo.

    Abs.

    lemingue
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    jigo__

    Não quis ficar falando de marcas, mas a mesa boogie tem uns amps que mesmo sendo potentes, consegue-se um bom som em baixo volume, tem muita regulagem, retificação, spongy, chaveamento, e se o cara tiver uns macetes na impedância de falantes e loop de efeitos, juntando tudo isso, dá para deixar o amp que é uma moça.

    Abs!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    lemingue
    por curiosidade, porque ficou com o de 100w?
    Eu tive um tremendão de 100w, foi o primeiro valvulado que tive e peguei por 400R$. peguei emprestado uma caixa meteoro 4x12 e fui todo feliz ligar o negocio. Nem sabia de nada de saturação de power pré... o amp nem tem distorção. Ai liguei um OD BOSS nele e coloquei no volume 5 no meu quarto, sem ter noção de volume. Véi..tremeu as janela e as porta tudo de casa, minha mãe sai me xingando uhueheuheuheue. depois comecei a tomar uns choque nele. Tava tocando em cima de uma cama de ferro que eu tinha, encostei na cama e grudei na guitarra. Depois dei de presente pra um carinha que trabalhou comigo e o filho dele tocava muito.
    Hoje se eu precisar de ap pra tocar com banda ou fazer som por ai, pegava um de 30w da ibanez e ja era

    lemingue
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: lemingue
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Por causa do timbre, melhor distorção, melhor clean, e etc. Só vendi a 4x12 e fiquei só com uma 2x12.

    O teu ex-amp sem esses problemas elétricos, é um bom amp, mas para se usar com pedais mesmo.

    Também acho que 30W dão conta do recado. Quando comprei o head essa era a moda: combo de 30W e 1x12. Pra mim não deu. Não tinha nada com o timbre que eu queria. O mais próximo era o LC-30. A questão do volume nem me incomoda, o que estressa é o peso. Quando comprei não existia mini-head hi-gain. Aqui no Brasil só se achava de 100, raramente um de 50. Já até rodei o meu em 50W (tirando duas válvulas), mas fica melhor em 100W.

    Pra tocar em casa e sentir muita diferença tem que ter uns 15W pra menos. Na real, a metade da potência de uma amp de 100W é um de 10W. Estou esperando os "mini" ficarem mais baratos. Tô de olho em alguns na linha do ironheart que tão na expomusic mas só vão chegar nas no final do ano (irt30 ou studio). Se inventassem um "mini VH100R" eu compraria um.

    Abs.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    lemingue

    Caaalma... rsrsr tentei deixar bem claro que apesar do que disse depende muito do que se quer, posso ter me expressado mal. Com eu disse, dependendo do que voce toca não afeta tanto assim, além do que disse que é minha mera opinião. No meu caso afeta, no caso do nosso amigo jigo__ como ele bem disse, não afeta quase nada pelo que ele toca.

    Tenho sim ainda a opinião de que isso é subutilizar toda a capacidade de distorção do amp, mas ninguém precisa concordar em tudo e com todos. Como voce bem disse, além do power também existe o fato dos falantes não estarem sendo puxados usando o atenuador, mas acho que a vantagem do power é muita. Não tive muitos amplis como muitos daqui, tive esse 100w e agora tenho um jcm800 de 50w e o 30w, e adivinha? continua alto pra cacete! por isso achei muita vantagem o atenuador, pra mim se tornou item indispensável, não sei como vivia sem ele... abraço!

    lemingue
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Iversonfr

    Não estressei não amigo. Sei que quando se escreve aqui falta a entonação de voz e etc. Vi que pro que tu tocas, blues e rock, é isso mesmo. Só não acho que um amp é subutilizado se não for "fritado", tem coisa que tem que ser clean e alto.

    tive esse 100w e agora tenho um jcm800 de 50w e o 30w, e adivinha? continua alto pra cacete!
    Por isso que fiquei com o de 100. Alto por alto, como não estou mais saindo direto, fiquei com o que agradou mais. Já sabia de atenuadores e etc, só que em vez de gastar grana num, prefiro esperar e pegar um hi-gain low watt ou com controle de potência. Pra quem tem a grana contada as coisas tem que ser beemmm planejadas. Nesse mês comprei uma Nova System para ver se ela pode substituir meu conjunto G-major/GCP, quero diminuir o peso sem perder a qualidade do som, por isso, para eu pegar um head menor, tem que ser "o head". E quanto a atenuadores, sei que têm utilidade, mas, a idéia de carregar mais uma caixinha não me agrada nem um pouco (fora o preço). Não digo que nunca vou te um, mas agora não está nos meus planos.

    Abs!

    pequenogafanhoto
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Como construir um atenuador desse?

    Se for comprar pronto, os modelos mais baratos afetam muito a qualidade do som?

    Ramsay
    Veterano
    # out/16
    · votar


    pequenogafanhoto
    Atenuador barato não só afeta a qualidade do som pra pior, como pode até queimar o amp valvulado.
    Que eu saiba, só o Pedrone é que fabrica (ou fabricava) um atenuador bom e relativamente barato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não usar Atenuador de potência? Sem chance!