Duvida com Transistor

    Autor Mensagem
    olimpiojr
    Veterano
    # jun/13


    Olá boa tarde, eu ganhei faz um tempo um amplificador da Staner Kute 16, de um amigo da escola, o avo dele era técnico e tinha já arrumado algumas vezes, por fim a caixa acabou se desmontando toda, so me restou o amplificador e o falante todo rasgado, hehe bom como tenho como hobby eletrônica iniante, resolvi reativar ele e notei que os transistor de potencia não são os especificados na placa, os que estão são estes: TIP41C 035, TIP41C 110, e os especificados na placa são: 2x TIP31C e ai há diferença no som? porque foi colocado? Espero que possam me ajudar obrigado!

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    olimpiojr
    Olá, os transístores TIP 41C suportam correntes de 3 Amperes e tensões de 100 Volts, os TIP 31C suportam correntes de 1 Ampere e tensões de 100 Volts.
    O que foi feito está certo, e se foi feito é porque os TIP31C não aguentaram a corrente e queimaram.

    Diferença no som? Nenhuma. Se o som é ruim é porque o ampli já tinha o som ruim.
    Abs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    olimpiojr
    Matec
    Boas, Olímpio! Aproveitando o tópico, vamos dar uma "refinada", com o objetivo de apurar as causas do mau som.
    O TIP31C é para 100V/ 40W/3A de coletor/1A de base e ganho Hfe entre 10 e 25.
    O TIP41C é para 100V/65W/6A de coletor/2A de base e ganho Hfe entre 15 e 30.
    Analisando então a situação, veremos que o 41 suporta mais. Mas isso é muito simplório. Seria mais correto dizer que dá mais potência , pode drenar mais corrente e precisa de mais corrente de base para que isso aconteça. Até aí, tudo bem. Ocorre que para fazer isso tudo como manda o manual, vc tem que mexer em duas coisas : no transistor DRIVER e na FONTE. Como o 41 tem mais ganho que o 31 , ele vai deixar passar mais corrente pela mesma excitação, com isso drenando mais corrente da fonte. Quando isso acontece, a voltagem da fonte abaixa, pois não suporta a sobrecorrente e reduz a voltagem sobre o Driver, criando uma instabilidade na alimentação. Isso se traduz em distorção indesejado no som.
    Assim vc tem duas opções : ou instala os originais 31C e deixa tudo como está ou reforça a fonte e modifica a polarização do driver ou até mesmo troca ele por um de corrente ligeiramente maior, para fazer os devidos ajustes.
    A Staner sempre teve excelentes projetos de ampli, motivo pelo qual, em geral não aceita troca de tipos de componentes , devido à precisão do circuito. Note que o TIP41C não é o substituto do 31C, apenas pertence à mesma família. É como vc ter um irmão mais velho, ambos podem fazer o mesmo serviço, respeitando as particularidades de cada um, mas não são equivalentes.
    Abcs.

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: olimpiojr
    · votar


    carlos adolphs
    [b]Matec[b/]
    Muito obrigado pela explicação, fui conferir oque você disse sobre a fonte e o driver, a fonte (transformador) é original não foi modificada tem ate o selo da Staner nela, já não posso afirmar que são os transistores do drive, mas achei dois deles trocados, os originais escritos na placa são: BD 136, BD 135, já os que estão são respectivamente : BI 041, DI 292, e então creio que deve haver outros problemas em relação a isto, espero ter passado certo as informações sou iniciante, estudo eletrônica em casa hehe, espero que possam me ajudar, abç.

    Matec
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Matec
    · votar


    carlos adolphs

    Realmente os chips da minha memória estão precisando ser trocados, e mais uma vez vc está certo sobre esses transístores. Na próxima vou fazer uma pesquisa antes de escrever.
    Quanto ao Staner, ainda acho o som muito ruim!

    olimpiojr

    Só prá constar os outros transístores que vc viu BI 041 e DI 292 são respectivamente 2SB 1041 e 2SD 1292 e parecem fazer parte do projeto desse ampli.

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Matec
    Mesmo? É estranho pois na placa não indica estes modelos, uma vez cheguei a achar o esquema na internet, mas eu perdi no longo do tempo, po então não entendi o porque ali hehe, vlw.

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    olimpiojr

    Peraí que eu estou com a zica hoje!
    Esses transístores TIP41B (e TIP42B) são do Kute 25, que os usam na saída.
    Parece que fizeram um upgade no seu Kute 16 para Kute 25, sem mexer na fonte. Fica mais robusto, e só. Não fica mais potente.
    Porém nas minhas viagens eu troquei as bolas e me corrigindo digo que esses 2SB1041 e 2SD1292 não fazem parte do projeto da Staner . Também vou corrigir os posts mais tarde.
    Na minha opinião talvez esses sim devessem ser trocados pelos originais.
    Eu consequi o esquema do Kute 16 e estou postando aqui, junto do Kute 25.
    https://imageshack.com/a/img542/8515/7zc4.jpg
    https://imageshack.com/a/img818/3672/wemq.jpg
    https://imageshack.com/a/img198/508/r6an.jpg
    Abs

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: olimpiojr
    · votar


    Matec
    É realmente você trocou as bolas hehehe, e sim os BD 135 e BD 136 eles aparecem no projeto mas foram substituídos no meu amp, então fica a duvida a gosto acho eu, trocar os 4 transistores e por os originais ou apenas recolocar os de potencia (originais), e substituir por novos do drive (manter a modificação), e também quero substituir os dois capacitores da entrada da fonte os 2200 uF 50V, eles estão vazando já por baixo, o amp estava tendo descargas também acho que o problema poderia ser esses capacitores.

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    olimpiojr
    Pelo que sei, e não tenho dúvidas disso, recolocar os BD 135 e 136 é melhor, (esses outros 2sb1041 e 2sd1292 também são um par complementar e são próximos dos BDs mas eu não trabalhei com eles ainda ).
    Quanto aos TIPs vai do seu gosto. Contando é lógico que esses TIP41C estejam funcionando bem .
    Já os capacitores, demorou!!! Troque mesmo. Eu já teria trocado antes de ligar o aparelho!
    Quanto ao aparelho em si, escreva se ele chegar a funcionar bem.
    Abs

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Matec
    Valeu cara! Amanhã quando sair do trabalho, quero ver se já compro esse material, é mixaria, e vou já repor amanhã a tarde se puder, só não prometo o som dele logo em seguida porque faz dois dias que desmontei a guita pra revisão e umas complementações, e também vou ter que arranjar um outro alto falante ou mandar recondicionar o original já andei pesquisando sai uns 30 pila, mas vou mantendo o contato pra informação, eu agradeço a ajuda, e espero poder resolver tudo logo, obrigado abç.

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Matec
    Opa, só pra da uma atualizada troquei hoje os transistores pus eles na mesma posição dos antigos, estou certo não ? o lado do desenho no caso, não cheguei a consultar o coletor e tudo mais, aproveitei e já substitui todos os pots que estavam velhos, so não troquei ainda os capacitores pois só tinha de 63v na eletrônica e eram bem mais caros que os de 50v, porque eu não sei mas vou esperar ate vir os certos, e já refiz algumas ligações que estavam bem mal, aos poucos vou arrumando ao todo já gastei 17 $.

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    olimpiojr
    Olá. Transístores na mesma posição, certo. A parte metálica de transístor é ligada ao coletor que é o pino do meio. Até que vc está no lucro. R$17,00 é um ótimo investimento por um amp. Mesmo que vc gaste 3x isso no final. ainda é lucro, e vc ainda se diverte com as montagens.
    Abs

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Matec
    Pô com certeza né, hehe, mas eu vou reformar o chassi dele tbm, já tenho as tintas aqui de um tempo guardadas, e vou procurar umas madeira pra fazer a caixa so estou na dúvida se faço head ou caixa amplificada mesmo, essa semana so vou repor os capacitores e ele já vai pro primeiro teste hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida com Transistor