Valvulados e tensao nominal

    Autor Mensagem
    fraalex
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: fraalex


    Vi uns tópicos tratando desse assunto, mas, meu deus, a discussão tava muito louca. Gostaria apenas aqui saber dos especialista (por favor sem achismos) o quanto é mito e o quanto é verdade que uma pequena diferença de tensão afeta o funcionamento e a durabilidade de um valvulado.

    Não devemos usar um amp de 120v em rede de 127v?

    Eu já medi os valores do meu bassman 100 e n havia nenhuma alteração. No esquema diz q ele joga 470 na placa e ele de fato joga 470v na placa. Grades etc tb apresentavam valores idênticos ou quase iguais aos do esquema.

    Porém, o meu Traynor yba 200, aparentemente, apresenta valores mais altos que os do esquema. O esquema sugere 565v de placa e eu meço 610v de placa. A grade tem no esquema 560v e eu meço 591v no pin 4. Mas não sei se há no caminho do circuito algo que aumente essa tensão, pq n tenho tnto conhecimento de eletrônica. Não me parece haver.

    Mas fica essa questão e minha dúvida para quem realmente entende: 7v mudam a forma de operar do amp?


    obrigado

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    120 para 127 passa tranquilo.

    Acho até 120 um valor ótimo para especificar um amp...cai bem nas redes 115V antigas e nas redes novas de 127V.

    O que fica um pouco fora são os amps antigos de 110 operando em 127, aí os filamentos sofrem um pouco no longo prazo e o bias desloca, mas funciona também.

    Bog
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Bog
    · votar


    fraalex
    Não devemos usar um amp de 120v em rede de 127v?

    Não, a não ser que você aceite correr certos riscos.

    Mas fica essa questão e minha dúvida para quem realmente entende: 7v mudam a forma de operar do amp?

    O efeito não é este. Não é que os 7v a mais mudem o comportamento do amp. 127v está na faixa de tolerância para um produto desenhado para trabalhar com 120v. Não é para ter problema nenhum com 127v.

    O problema é que uma rede de 127v não vai te entregar sempre 127v cravado. Existe uma faixa de tolerância, que vai até 133v, ou se forem aceitos valores precários, 140v. E estes são os valores que estão fora da faixa de tolerância para um produto regular feito para trabalhar com 120v. O que quer dizer que uma tensão que é considerada "ideal" para a tua rede pode até ser considerada "aceitável" para o teu amp, mas uma tensão que seria "precária" para a tua rede seria "crítica" para o teu amp. E algum caso de sobretensão (que pode ou não ser normal, dependendo do lugar onde você mora - varia até de bairro para bairro) pode torrar o amp.

    Desta forma, o amp pode funcionar por anos sem dar problema (o que é bem provável), como pode também pifar em 1 semana, ou mesmo ter uma redução arbitrária na sua vida útil. Não tem como prever. Não é uma regra do tipo "ligou, pifou", nem "ligou, alterou o comportamento".

    Deixando claro que eu não falo aqui de amplificadores de guitarra, mas sim das faixas de tolerância que existem no fornecimento. Trabalhei com isso nos idos de 2001/2002, por isso conheço um pouco da situação. Sinceramente, espero que as coisas tenham melhorado nestes 10+ anos, embora ache pouco provável...

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    fraalex

    Olá.
    Vc pode medir muitas tensões num ampli valvulado, mas a única que não deve variar muito é a tensão dos filamentos.
    Se for 6,3v AC, é essa a tensão que deve ser medida.
    As outras tensões podem variar com a calibragem do Bias, ou mesmo ter diferenças com o esquema.
    Mas a tensão do filamento tem tudo a ver com a vida útil das válvulas. Tanto faz se a tensão é maior ou menor, a vida útil será reduzida.
    Caso essa tensão esteja fora para determinado aparelho, use um regulador de voltagem para ele.
    Abs

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Tem algumas infos nesse tópico (antigo até)...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/70322/

    A realidade é que os projetos tem que tolerar uma variação de tensão. Se não tolera, não está apto a rodar no Brasil ;)

    fraalex
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: fraalex
    · votar


    Pessoal, obrigado pelas dicas.

    Pedrone, que honra ter uma resposta sua neste tópico

    Matec, vc sempre dando informações do mais alto valor, vc que me ajudou tanto na modificação do regulador de tensao de bias no bassman ...

    Bog, minha rede é bem estável. Joga sempre cravados 127v, pois sou da zona sul do Rio de janeiro e moro ao lado de uma sub. A manutenção dos trafos aqui na região é constante. Agora à meia noite tá dando 127.2v na tomada, horário q tensào costuma subir. Nos picos baixaria, mas aqui se matém constante.

    Bom, a conclusão que cheguei é que n afeta em nada rodar um amp de 120v em 127v

    Pedrone, aproveitando, tenho um Ampeg CL USA, mas que roda em 220v. Sei q ele tem um tap no primário de 120v. Vale a pena eu fazer a mudança de 220v p 120v? O chassi esta lacrado ainda.

    abç a todos

    fraalex
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: fraalex
    · votar


    Ah, só uma informação extra p quem consultar este tópico.

    O DUOVOX 150B, com a chave em 110v, não tolera rede de 127v pq ele trabalha no limite da valvula. Bom seja por isso ou não é fato que o fusível queima após uns 15 min de uso. Ao utilizá-lo em 220v, com um autotrafo jogando exatos 220v, o fusível não queima mais. E olha q eu substitui o de 5a por um de 2.5, que é bem no limite mínimo para um amp em 220v. O ideal é de 3a. Mas nunca queimou - fa 2 anos.

    abç

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    fraalex

    Pedrone, aproveitando, tenho um Ampeg CL USA, mas que roda em 220v. Sei q ele tem um tap no primário de 120v. Vale a pena eu fazer a mudança de 220v p 120v? O chassi esta lacrado ainda.

    Vale sim, vai dispensar um chato transformador externo que iria ser levado como apêndice com o amp para todo o lugar que fosse usar em 120V.

    Parece ser comum o uso de trafos com vários taps (mesmo que fiquem escondidos), pois facilita a adequação do aparelho a diferentes clientes no mundo.

    É a globalização, com a Fender quebrando e a Gibson vendendo Les Paul por R$ 4000,00 :)

    fraalex
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Obrigado, Pedrone.

    Caramba, n sabia q a Fender estava quebrando e de fato tenho visto gibson bem mais barata e até Music man sting ray made in China. É o Sting ray, não aquele ray 34, a série pobre da Indonésia. Agora tb existe Fender Jaguar made in china. E o proprio ampeg passou a ser feito na China.

    Sorte q ainda existem pessoas fazendo equipamento de qualidade, como o Augusto Pedrone

    abç

    big nouse
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: big nouse
    · votar


    bora desenterrar esse tópico com uma pergunta simples , para as feras daqui , foi discutido amplamente sobre os males causados pela energia acima da capacidade do amplificador , minha pergunta é a seguinte ! tenho um marshall dsl100h desses novos , to com ele a 3 anos zero problema, mais esses dias bateu uma preocupaçao pq ele é 230 volts , e eu só consigo aqui 218 a 220 volts , pra finalizar usando de 10 a 12 volts a menos tb ferra o amp?

    Ramsay
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    big nouse
    Pelo contrário, usando de 10 a 12V a menos aumenta a durabilidade das válvulas e dos demais componentes do amp.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    E a única consequência é um headroom, e um volume um pouco menor. Vou chutar uns 5~10W a menos. Nada perceptível.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulados e tensao nominal