Dúvida - Fender Hot Hod Deluxe III - Attenuator

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SergioTrindade
Veterano
# ago/14
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Na verdade a coisa é um pouco mais complicada no caso do HR porque ele tem um loop SS ativo. São dois estágios de pré-amplificadores que ficam em "bypass" quando não há nenhum plug enfiado nos jacks do send/return.
Quando você coloca um controle de volume entre o send e o return, ele ativa dois estágios de pré-amplificadores (duas seções de um C.I. TL072) evitando que haja maior alteração de timbre (como ocorre num pedal de volume). Se o loop não for ativo, vai afetar bastante a dinâmica o som. Como ocorre quando alteramos o botão de volume da guitarra. Isso tudo funciona muito bem para o som limpo. Contudo, a idéia de utilizar um atenuador é justamente para poder reproduzir (em menor volume) o timbre alterado pela distorção típica do módulo de potência do amp e isso só ocorre em volume alto. Essa distorção é ocasionada pela dinâmica não linear da resposta do das válvulas de potência, transformador de saída e alto-falante. Por isso se utiliza divisores de tensão e filtros no sinal já amplificado que vai para os falantes. Ainda assim, haverá sempre alteração no timbre porque o alto-falante do amp (que também tem sua parcela de participação na distorção e compressão) não é submetido ao mesmo esforço quando se usa um atenuador. Por isso para chegar num timbre mais próximo do desejado, acho muito interessante o conceito do atenuador Weber, de usar o tal speaker-motor que nada mais é que um falante que não produz som, porque não possui cone. Na prática, para quem gosta da pedada de um valvulado em alto volume, até mesmo um atenuador resistivo já é um brinquedo bem legal.

Nefelibata
Veterano
# ago/14
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EleandroGuita

Td bem, amigo?

Em primeiro lugar, gostaria de saber qual a versão do seu HRD. É o 3 ou anterior? Pq tem uma diferença boba, mas fundamental em relação a volume neles.

Abraço

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14
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Opa, tranquilo Nefelibata, o meu é um Hot Rod Deluxe iii com o painel preto, gostaria de saber sobre essa diferença que você falou.

Nefelibata
Veterano
# ago/14
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EleandroGuita

É que o pot de volume do 3 é logarítimico, permitindo um controle de volume de maneira mais gradual; os anteriores eram lineares, de forma q se passasse do 2 o volume já ficava insuportável, de forma q o volume nem aumentava mais, apenas adicionando saturação.

Se fosse o caso, eu diria pra vc começar trocando o pot de vol por um log, mas como o seu já é, seria o caso de partir pra um atenuador.

Eu tinha um HRD III até pouco tempo e usava com um atenuador Weber; Toquei algumas vezes num estúdio com um HRD 2 e tinha esse problema do volume. No III é bem mais controlável por causa do pot, mas ainda assim é muito volume.

Por conta disso comprei um Weber MIniMass 50. Que pra tocar em casa resolve bem. Ensaios fazia com volume entre 3 e até 4 e pouco, dependendo da saída dos caps da guitarra, pq a partir do 4 ele já satura sozinho, a depender dos caps.

Abraço

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14
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Fala Sergio Trindade, tranquilo, vi que você entende do assunto, pois bem, toco a muito tempo, porem este HRD é meu primeiro amp valvulado, explico: toquei em alguns outros antes deste, não achava grande coisa, onde moro não é comum amp valvulados a disposição para teste, alias eis um problema, como testar um?!?!? você tem que ficar um tempo para sentir o som, isto digo para sair de um transistorizado para as válvulas, hoje que tenho entendo oque sempre li sobre o assunto, defendo e recomendo, porem me deparo com o problema do volume, oque em partes resolvi como descrito anteriormente, nunca toquei utilizando um atenuador, alias nunca vi um ao vivo rsrsrs.
Tem muita gente que usa um atenuador?Achei o preço demasiadamente alto pelo que ele faz,.Seria a solução? Da forma que uso, altera demais o resultado final? Faço todas essas perguntas pois estou tentando melhorar o meu timbre.

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: EleandroGuita
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Eae Nefelibata, cara estou feliz de estar em um Forum onde a galera sabe do que fala. Se os anteriores a esse eram mais complicados a questão do volume, deveria ser difícil tocar em qualquer lugar. Esta caixinha que fiz, alias, não é uma caixinha, pois fiz em uma lata de atum (redonda com a tampa do Nescau rsrsrs) tem resolvido, porem quero entender qual a melhor solução. Da forma que uso, você já usou? Qual potenciômetro de volume vem exatamente no HRD iii.

Nefelibata
Veterano
# ago/14
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EleandroGuita

Que isso, amigo! Estamos aqui pra ajudar mesmo, até pq um dia eu já estive no seu lugar, com dúvidas e afins.

O por de volume do HRD III é log. A Fender mudou isso por causa das reclamações sobre o volume indomável dos modelos anteriores.

Eu nunca utilizei com um pot de vol no Loop; o que eu já fiz foi colocar um pedal de equalização no loop e diminuir o master do pedal. Esse procedimento é muito parecido com o que vc fez, é basicamente como colocar um master no Amp.

Mas, em teoria, simplesmente colocar um pot no loop, pode acarretar as perdas que o SergioTrindade disse, talvez por causa da impedância e intensidade do sinal. Um pedal é feito pra receber um sinal com uma impedância de entrada e saída projetados para isso, sendo o resultado, em tese, melhor que um simples pot que não "casa" essas impedâncias.

Ainda, como disse SergioTrindade, se a intenção de aumentar o volume for saturar o power, não vai dar certo, pq com o pedal ou pot vc está diminuindo o sinal q vai pro power, inibindo a saturação; nesse caso, a saturação acontecerá no pré e pode ser (ou não) indesejada.

Agora, se a intenção é somente segurar o volume, aí vai funcionar. Mas, o Pedal de EQ no loop é melhor que um pot, mas um atenuador na saída do amp é beeem melhor, pq vc não altera o sinal amplificado em momento nenhum; somente depois que o sinal sai do power é q o atenuador diminui a força com que ele chega no falante. E aí vc consegue saturar o power e diminuir o volume no atenuador.

Acontece que o falante pode ser parte importante do timbre, dependendo do projeto do amp e como funciona o power dele, mas, via de regra, o falante dá um timbre mais bonito quando "estuprado" pelo power. Aí ele tb pode gerar uma distorção e compressão, desejáveis a gosto do freguês.

A questão é, cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens e vc tem q ver aquilo q serve melhor a seu propósito.

Abraço

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: EleandroGuita
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Falae Nefelibata, brigadão pelo esclarecimento, entendi qual é a proposta do atenuador, preservar todas as características do amp, pois ele se encontra somente antes do falante, realmente o som do amp é muito bom quando explorando o falante, da pra sentir todas as frequências gritando, ou seja aquele agudo incrível e o grave poderoso e preciso, isso só um valvulado pode oferecer, experiencia de quem sempre teve transistorizado durante uns 20 anos.
Pelo que entendi, muitos querem saturar o amp no volume principal, no caso HRD iii é a partir do volume 6 mais ou menos, não é minha intenção utilizar desta forma, muitos dizem que o canal saturado dele não seria tão bom, na verdade, vai depender do que a pessoa procura, eu acho muito bom, utilizo um SD1 para empurrar e colorir meu timbre, e o resultado que venho obtendo, tenho gostando bastante, porem continuo a minha procura para melhorar.
Sempre utilizei efeitos digitais (pedaleira) estou trilhando outros caminhos, estou adquirindo aos poucos os pedais analógicos, pesquisando e entendendo qual melhor se encaixa as minhas necessidades, imagina você estar correndo e ter que reaprender a andar novamente, é esta minha sensação.
Assim que tiver uma oportunidade, usarei um atenuador para ver se é oque procuro, pois o preço e alto para adquirir sem ter testado com atenção antes.

Ramsay
Veterano
# ago/14 · Editado por: Ramsay
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EleandroGuita

Esse potenciômetro que você colocou no loop é só um controle de volume adicional que não propicia a saturação das válvulas de potência do Hot Hod, simples assim...

O ideal seria vc comprar um atenuador Weber que é caro e difícil de se achar.

Então, na falta do Weber, a receita do bolo é o seguinte:
Um atenuador resistivo feito com 2 resistores de fio de 50W cada.

Um deles de 27R (omhs) ligado em paralelo na saída do Hot Hod (ou seja, entre o vivo do jack de saída e o terra ) e o outro de 82R (omhs) ligado em série com a caixa ou alto falante utilizado.

Com isso vc vai obter uma enorme atenuação na potência do Hot Hod, vai saturar as válvulas e o som do Hot Hod vai ficar muito melhor em baixos volumes.
Esses resistores você encontra no link abaixo:
http://loja.multcomercial.com.br/resistor-de-fio-50-watts-ac50-5-de-to lerancia-0-10-a-27k.html

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14
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Falae Ramsay, pois intão, acredito que o atenuador vai ser uma ótima solução,mexo um pouco com parte de eletrônicas, monto algumas coisas, porem se você puder me passar o esquema de montagem , se possível com fotos, ficarei muito agradecido.

Nefelibata
Veterano
# ago/14
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Ramsay
EleandroGuita

realmente é bem difícil achar os webera no Brasil e quanto aparece algum usado nego enfia a faca.

Por isso comprei o meu direto com a Weber, encomendei, eles levam uma semana pra montar e não declaram valor baixo na nota, de forma q eh quase certo pagar tributo.

Mas se pensar no preço dele em si nem eh tão caro comparado a outros atenuadores de marca. Na verdade os produtos Weber acho q quase todos tem um preço justo.

Abraço

MMI
Veterano
# ago/14
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Vejam bem... A Weber é uma empresa totalmente custom e artesanal. Quando eu comprei meus falantes, ele tinham 7 pessoas trabalhando lá, isso foi quando o Ted Weber estava um pouco doente, antes de falecer. Não tem estoque, as coisas são feitas por encomenda - pediu, eles vão fabricar. Então não dá para esperar que tenha a rodo no Brasil, nem lá nos EUA tem muito, são produtos artesanais. E eu também acho o preço bem razoável pelo que fazem...

Nefelibata
Veterano
# ago/14 · Editado por: Nefelibata
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MMI

Até por isso fiquei com muito dó de um amigo q comprou um Weber estilo vintage 30 e mandou entregar na JCS pra eles fazerem o cab. Daí personalizou e tudo, mas a transportadora perdeu o cab... E Agora pra conseguir outro falante... A caixa faz outra...

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14
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Falae Ramsay, teria como você passar o esquema para montar este atenuador resistivo feito com 2 resistores de fio de 50W . Tenho uma duvida, como vai funcionar a questão do volume? Pelo que entendi não vai nenhum potenciômetro para fazer o controle.

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
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EleandroGuita
Muito pertinente! Marcando para uma eventual necessidade...

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
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Eu já coloquei um atenuador resistivo embutido (acionado por uma chave) em dois amps de 4W e 5W que fiz.
O esquema é igual ao que vem no fender EC Vibro Champ.
Basicamente é um resistor de 8ohm em série e outro de 16 ohm em paralelo com o falante de 8ohm (ou, 4 e 8 respectivamente para falantes de 8). Isso conserva a mesma impedência e reduz cerca de 50% da amplitude do sinal.
A redução do volume não é tão grande mas a alteração do timbre também é muito pequena.
É muito legal porque gosto de chegar em casá noite e ligar um ampzinho desse no talo, sem brigar com os vizinhos.
Num amp de 50W não daria para fazer isso, mas creio que dá para tocar um timbre bom em volume razoável. Vale à pena fazer a experiência porque é muito simples e barato, mas não espere uma redução absurda de volume.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14 · Editado por: SergioTrindade
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Esse é o esquema:
https://lh5.googleusercontent.com/-roVGGVNH_LU/U_J3AFwA7zI/AAAAAAAAaBk /zZUHlykEKc0/w918-h494-no/ATT-2_8ohm.jpg

Ramsay
Veterano
# ago/14 · Editado por: Ramsay
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EleandroGuita

O esquema é o seguinte:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/a/a4/Attenuator,_genera l_L-section,_reversed.svg/553px-Attenuator,_general_L-section,_reverse d.svg.png

Onde Y é o resistor de 27R e Z é um resistor de 68R (eu tinha falado 82R, mas, 68R é melhor pois altera menos o som original).

Os dois terminais da esquerda vc liga num plug P10 que é ligado num dos jacks de saída de alto-falantes do amp.
Os dois terminais da direita vc liga no alto-falante.

Com esse esquema você consegue uma baita atenuação sem prejudicar muito o som original e consegue aumentar muito mais o knob de volume do amp sem que a altura do som aumente tanto.

Se quiser usar um potenciômetro de fio, ele tem que ser ligado entre o terminal direito do resistor de 68R e o alto-falante.
Mas essa configuração já está no limite e, por isso, a adição de um potenciômetro mais prejudicaria que ajudaria ao som, além do que potenciômetros de fio com dissipação de 50W são caríssimos (mais de Duzentos Reais) e difíceis de se encontrar por aqui.

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: EleandroGuita
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Falae galera, tranquilo, vi que postaram dois esquemas, na verdade sou bem leigo no assunto, pegarei os esquemas e irei na casa de um amigo que entende de eletrônica, porem se tiverem fotos deles prontos, fica bem mais fácil. Fico agradecido pelas postagem, agradeço a paciência, peço desculpas se estou sendo muito persistente, é que realmente entendo pouco.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
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Se você liga um HR de 8 ohm nesse esquema de resistores de 27R e 68R, vai ter uma impedância final equivalente de ((68+8)*27)÷((68+8)+27)≈20 ohm. Imagino que vai forçar o transformador de saída do amp.
Usando o divisor de voltagem de Z=8 e Y=16 a impedância equivalente final de 8ohm não será alterada.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14 · Editado por: SergioTrindade
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O reostato também não é tão caro se você procurar bem. Comprei desse tipo para o atenuador que vou montar: http://www.ebay.com/itm/Wirewound-Ceramic-Potentiometer-Top-Rotary-Rhe ostat-Resistor-100W-50ohm-/291078622970?pt=UK_BOI_Electrical_Component s_Supplies_ET&hash=item43c5a34efa
O meu atenuador será de 100W para um JCM 2203. Para 50W o reostato é ainda mais barato.

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14
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Fala SergioTrindade, tranquilo, gostei desse lance do potenciômetro cerâmico, esse produto já chegou pra você ?
Quero se possível acompanhar este teu projeto, ver fotos, lugares onde você tem conseguido as peças, onde moro é muito complicado conseguir estes itens, muita vezes o pessoal das eletrônicas nem conhecem as peças. Por fim, acredito que vai ficar muito bom o seu atenuador. Irei correr atrás para fazer o projeto indicado pelo Ramsay, acredito que toda experiencia é muito valida.
A solução que encontrei utilizando um potenciômetro A100K Log. no Loop do HRD iii tem resolvido tranquilamente as minhas necessidades, tanto para tocar em casa como nos ensaios, porem entendi que não é a melhor solução para se extrair tudo que o Amp. pode oferecer.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
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Recebi o reostato sim, mas meus projetos sempre andam como as obras do PAC. A questão é que o uso potenciômetro não é um atenuador e sim uma melhoria no Amp que sempre teve um controle deficiente de volume. Se isso resolve o seu problema de poder tocar com um timbre legal no volume pretendido, já está ótimo. Já vi relato de um cara que tinha o mesmo Hr e tinha o problema exatamente inverso. Tocava em lugares de tamanho médio e não conseguia chegar a um volume razoável sem rachar a distorção.
A única coisa que você deve tomar cuidado é que, uma vez descasada a impedância nessa proporção, é possível, em tese, que você possa queimar o transformador de saída. Na prática não sei até onde vai esse risco.

EleandroGuita
Membro Novato
# ago/14
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Vou pesquisar sobre esta questão de impedância, realmente existes varias variáveis sobre este assunto, alcançar oque se quer é um tanto complicado, o que soa muito bem para mim pode não soar para outro, porem tem que pesquisar e ir testando, sempre cuidando ao máximo se isso não esta afetando algo no equipamento.

Ramsay
Veterano
# ago/14
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Se você liga um HR de 8 ohm nesse esquema de resistores de 27R e 68R, vai ter uma impedância final equivalente de ((68+8)*27)÷((68+8)+27)≈20 ohm. Imagino que vai forçar o transformador de saída do amp.
Usando o divisor de voltagem de Z=8 e Y=16 a impedância equivalente final de 8ohm não será alterada.


SergioTrindade
EleandroGuita

O valor do resistor de 68R foi conseguido através de experimentação ao longo de 4 anos de uso e representa o limiar máximo de atenuação antes que o som original comece a se degradar de forma sensível e o resistor de 27R é uma aproximação do resistor de 25R utilizado no Dr.Z Airbrake que é um dos melhores atenuadores do mercado.

Sérgio, esses 20 ohms que vc calculou forçam menos o trafo de saída do que o esquema que vc postou que é convencional e vai atenuar muito menos do que a configuração com os valores que eu postei.

Quanto ao reostato, só comprando lá fora sai barato, porque por aqui, tem que se mandar fazer sob encomenda e o preço é o absurdo que eu falei antes.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
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O esquema que postei conserva a mesma impedância original de 8 ohm, pois [(8+8)*16]/[(8+8)+16]=8.
O que força mais o primário do trafo é usar a impedância maior.
Segundo muitos fabricantes, se você ligar o amp (PP) sem nenhum vai ter uma impedância infinita e o trafo vai para o saco.
Por isso, muitos amps (inclusive o HR) tem um jack fechado na saída que coloca em curto o secundário do transformador de saída caso não haja um plug enfiado.
Isso porque é melhor deixar em curto (impedância zero) que aberto sem carga.
Nunca vi uma explicação teórica para o fato (também não parei para pesquisar), somente relatos em artigos técnicos que mencionam um fenômeno chamado efeito "feed-back".
Segundo dizem, a tensão AC no secundário deve ser consumida, caso contrário produzirá uma tensão reversa no primário (na proporção da razão de espiras (Zp/Zs = (Np/Ns)^2 = (Vp/Vs)^2). Isso gera um a tensão gigante no secundário podendo danificar o módulo inclusive criando arco voltaico entre os enrolamentos. Por essa razão, alguns amps (inclusive o HR) possuem como proteção um par de diodos R3000 de 3.000V ligando as extremidades do primário ao chassis, justamente com a finalidade de dissipar essa energia em caso de haver feedback de alta tensão. Eles dissipam a tensão reversa quando esta superar 3mil volts.
Já cheguei a ligar acidentalmente outros amps PP sem carga por poucos segundos e não aconteceu nada, mas dizem que ocorre casos onde as válvulas e o trafo vão para o saco.
Não sei até onde é verdade a história, mas já vi relatos de gente que queimou OT's de amps JCM-800 por ligar em gabinetes com impedância muito acima da selecionada. Alguns manuais de amplificadores (inclusive do JCM) também recomendam não ligar em cargas de impedância maior que a especificada sob o risco de danificar o amp.
Não conheço o circuito do Dr.Z Airbrake mas todos os atenuadores que conheço trabalham com uma impedância resultante próxima ou menor à da carga original, podendo chegar a zero no ajuste mínimo.
Evidentemente, o curto no secundário também vai sobrecarregá-lo de corrente, mas geralmente suporta esse esforço por um bom tempo. O fio do enrolamento secundário é quase como um fio de varal, o primário é um fio de cabelo.

SergioTrindade
Veterano
# ago/14
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Outro esquema que parece barato e promissor é usar, um transformador comum como carga de reação. Vi em algum lugar um esquema que usa um transformador de 240V/30V-160Va no lugar do speaker motor.
O secundário de 30V é usado no lugar do resistor Z, o Y é de aproximadamente 8ohm ou menos. No primário de 240v (ou 220V) é ligado um resistor de 335R/100W (dois de 760R/50W em paralelo) para consumir a tensão gerada.
Nunca testei mas, em tese, produz um som mais natural com menos perda de graves e atenuação dos agudos.
No exemplo desse esquema, o valor de Y varia entre 10,78 ohm e 0 ohm, conforme muda a posição do reostato.
http://i1237.photobucket.com/albums/ff463/bmf5150/16-OhmReactiveAttenu atorRevCLight.jpg

Ramsay
Veterano
# ago/14 · Editado por: Ramsay
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SergioTrindade

Engano seu.
Se vc ligar a saída de 8 ohms de um amp num alto-falante de 8 ohms, o casamento de impedância vai ficar ok e tudo bem.
Mas, se vc ligar nessa saída de 8 ohms um alto falante de 16 ohms vai haver um certo descasamento de impedância, mas, o trafo de saída, com certeza, vai trabalhar bem mais folgado.
Tanto que eu uso assim há 4 anos, o amp esquenta pouco, e o som quase não é deturpado apesar da alta atenuação obtida.

O que não pode é fazer o contrário, ou seja, ligar um alto falante ou um resistor de 8 ohms numa saída de 16 ohms, porque aí, o amp vai pro saco.
E, obviamente, também não se pode deixar o amp sem nenhuma carga ligada na saída, porque aí queima mesmo o trafo de saída.

Atenuadores resistivos com impedâncias casadas como o do circuito que vc propôs são os que apresentam o maior índice de queima de amps, ou seja, a pessoa está tocando e, de repente, do nada, o amp começa a fumaçar e queima.

Quanto a esse novo circuito que vc postou, que utiliza um trafo de força no lugar do speaker motor, confesso que achei bem interessante, apesar de nunca ter visto nada igual, por isso, salvei o esquema aqui, pra, quem sabe, um dia testar.
Mas, o reostato duplo de 16 ohms/100W inviabiliza o projeto, porque nem no ebay se encontra. O único reostato duplo que achei por lá deve dissipar no máximo uns 5W por seção. Talvez ele exista em outras lojas estrangeiras, mas, a muito $$$.

http://www.ebay.com/itm/VINTAGE-ROSENTHAL-DOUBLE-CERAMIC-POTENTIOMETER -100-100-OHMS-124-WM50-USED-/301261758584?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=i tem462499a078

SergioTrindade
Veterano
# ago/14 · Editado por: SergioTrindade
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Usando carga de maior impedância apenas o secundário trabalha com "folga". O primário é o ponto fraco do transformador de saída.
Tenho uma dúzia de valvulados e em quase todos gosto de usar mais falantes dando impedância final na metade. Faço isso pelo timbre e para preservar alguns falantes que custam muito mais que um simples transformador.
Nunca esquentam mais ou menos por causa disso. Em alguns desses amps eu mesmo fiz os trafos de saída e percebi na prática a fragilidade do primário. São milhares de espiras na espessura e um fio de cabelo, basta interromper em um único ponto para inutilizar o trafo. O enrolamento do secundário é por volta de 16 AWG num amp de 50W. Como possui apenas algumas dezenas de espiras é mais fácil e barato dimensioná-lo com mais margem de segurança (aumentando o calibre do condutor) sem aumentar o tamanho do trafo.
Já liguei amps com a saída em curto para fazer medições no circuito por um pequeno lapso de tempo e nunca aconteceu de queimar o secundário, aliás nunca tive qualquer problema nenhum com transformador de saída. Também desconheço qualquer caso de queimar amp por causa de atenuadores.
O circuito resistivo que sugeri não é um aparelho atenuador é um elemento que já vem no amp Fender EC Vibrochamp, EC Vibrolux, etc.

Ramsay
Veterano
# ago/14 · Editado por: Ramsay
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SergioTrindade

Cara, o primário de um trafo de saída não é tão frágil quanto vc pensa.
Ele aguenta queima e estouro de válvulas sem se danificar.

Percebe-se claramente que vc não sabe do que está falando. Vc tem alguma formação em eletrônica??

E vc tá viajando quando fala que a espessura do fio do trafo de saída é a de um fio de cabelo!!! Se assim fosse, um trafo de saída não duraria um minuto.
Fios da espessura de um fio de cabelo só são usados em captadores e nunca em um trafo de saída, mesmo que seja de um amp com 1W de saída.

Cara e se vc colocar o secundário do trafo de saída em curto, não só o primário, mas, todo o trafo vai fumaçar e queimar rapidinho!!

Depois dessas suas afirmações esdrúxulas eu duvido muito que vc tenha enrolado algum trafo de qualquer espécie na sua vida!!

E a queima de amps por uso de atenuadores com impedância justa está bem descrita nos mais diversos fóruns estrangeiros.

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