Mini Rectifier: vamos resolver o problema da voltagem?

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edalko
Veterano
# mai/13 · Editado por: edalko


Infelizmente, muitos como eu que acabaram por adquirir esse maravilhoso amp, nos deparamos com um problema:

Dependendo da rede elétrica, o amp começa a pipocar, some o som ou fica desligando.

Para resolver esse problema, eis que surge o Pedrone que ao enviar as suas observações para a Mesa Boogie, teve reconhecida a sua solução para o problema.

1) Change R8, the mute timing resistor from a 1M5 to a 560K
2) Change C47, the mute timing cap from a .082 to a .22-- note that the
positive end of the cap points toward the rear of the amp. Also, the new
larger cap can mount into the holes as shown-- it's the same as the original
cap.
3) Add a 1kuf 25V cap to the +16V supply, in parallel with C44

FOTO da ALTERAÇÃO

Super simples, não???
Não...

Como é um problema recorrente, e parece que de fácil solução, acho que seria interessante que colocássemos as informações de forma bem esmiuçada, para que não precisemos levar o amp para um tecnico ou mesmo gastar com fretes.

Hoje fui comprar as 3 peças.
Primeiro problema:
qual a wattagem do resistor de 560k???
Olhei vários (1/8, 1/4, 1/2, 1,W, 3W e 5W) e nenhum se assemelhava àquele da imagem acima.
Se notarmos, a especificação de 560k é = verde-azul-amarelo-dourado
Só que na imagem é verde-azul-preto-laranja-marrom (???)

Segundo problema:
Qual a voltagem do caps de .22??
Catei um de 250v, mas creio que o original é de 100v. Problema???

Terceiro problema:
Segundo o Pedrone ele está usando capacitor eletrolítico de 2200uf de 25V.
Contudo, na imagem não dá pra ver muito perfeitamente aonde são feitas as ligações.
Ao que parece, o positivo desse capacitor adicional é ligado no resistor de 560k recém instalado, e a perna negativa junto à perna negativa do grande capacitor azul original.
Certo???
http://s24.postimg.org/mrxf5mo7p/minirecto_mod.jpg


DICAS MÍNIMAS E VITAIS PARA QUEM VAI SE AVENTURAR NO MOD:

Se bobear, pode morrer!

a) use um piso de borracha como isolante
b) descarregue os capacitores antes, para não tomar choques (tem na net vários esquemas de descarregadores de capacitores, geralmente um resistor de 470ohms ou um de 1k5 15v ligado a uma presilha em cada ponta, conecte as extremidades ao capacitor e deixe por alguns minutos).
c) nunca deixe bebidas à mesa
d) certifique-se de trabalhar com ferramentas isoladas (cabo emborrachado)
e) nunca trabalhe com o amp ligado à rede elétrica

Se tiver na dúvida, leve para um técnico.

Matec
Membro
# mai/13
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edalko

Existe algum esquema desse ampli em algum lugar prá baixar?

Matec
Membro
# mai/13
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edalko

O resistor de 560k pode ser de 1/4 de watt.
As cores diferentes significam que é um resistor de 560k de tolerância 1%
Capacitor de 250v melhor que 100v .
A sua conclusão é logica, quanto à posição do eletrolítico.
Mas com certeza com um esquema tudo ficaria mais claro.
Abs

edalko
Veterano
# mai/13 · Editado por: edalko
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Matec
Ainda não consegui um esquema na net.

Segundo o Pedrone: 560k x 1/8w ou maior,,,,.22 x 63v ou maior....

Matec
Membro
# mai/13
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edalko

Então não estamos errados sobre os componentes...
Eu também já tinha procurado o esquema na net, e nada, só veio
o manual do proprietário. Talvez o Pedrone tenha um de trabalho dele, mas é o dele...

Abs

edalko
Veterano
# mai/13 · Editado por: edalko
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Matec
É.. daí já é explorarmos demais. VOu ver se acho pela Mesa Boogie um esquema.

O Pedrone (esse é O cara), já deu a dica do eletrolítico:

"negativo do eletrolítico novo na perna prateada do eletrolitico azul do seu desenho....perna positiva do novo capacitor no resistor de 560k..."

Valeu Pedrone!!!!

edalko
Veterano
# mai/13
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Não sei não, acho que é bug do amp mesmo.

Medi hoje por várias vezes a rede elétrica aqui e deu 126,5V.
Ou seja, não pode ser por voltagem baixa.

Contudo, o problema SÓ OCORRE:

No canal 1, modo CLEAN, em 10W, com o loop ativado.

Favor testarem os seus amps nessa configuração, para ver se não começa a dar uns estalos e o amp acaba desligando.

Acho que vou ter que fazer o mod mesmo...

maxbqi
Veterano
# mai/13
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edalko
Cara, acredito que seja alguma coisa relacionada a voltagem. Eu quando estava procurando um amp pesquisei muito na net sobre o minirect. Não vi quase ninguem reclamando. O maximo que vi foi problemas de valvulas ruins.

Eu ando tendo problemas de interferencia com o meu Mark V, mas é por causa da rede do meu prédio. Além disto, a ultima vez que fui no Brasil tive problemas com o meu BJr esquentar demais na rede brasileira. O que estou pensando em fazer é pegar um bom regulador de voltagem e resolver todo o problema que estou tendo aqui e para quando eu voltar de vez para o brasil. É uma solução cara, mas comparada aos investimentos que tenho em equipos acho que vale a pena. Devo pegar um AR-1215 ou um P1800AR da Furhman. To pesquisando a respeito e amadurecendo a ideia.

Abs

Matec
Membro
# mai/13 · Editado por: Matec
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edalko
Pela resposta da Mesa Boogie, que o Pedrone repassou, os caras criaram um sistema de muting que talvez sirva prá evitar que o ampli faça ruídos na hora de ligar ou desligar. Ou então para comutar os canais. Não sei ao certo. Só que os espertos não contavam com a rede de força do Brazil zil zil que numa hora está em 129 v e noutra está em 105 v. Com essa variação de tensão e mais outras cositas que esses gênios andaram criando (que eu estou interessado em saber o que são) o ampli engasga mesmo. Esse mod que eles mandaram deve praticamente eliminar a sensibilidade desse sistema, evitando em parte que o muting funcione.

maxbqi

É bom fazer um investimento desses, vai te poupar de um monte de dores de cabeça no futuro. É pena que por aqui equipamentos equivalentes a esses não são fácei$ de se ter. A maior dificuldade é sair carregando por aí mais uma tralha.

Ramsay
Veterano
# mai/13 · Editado por: Ramsay
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edalko

Edalko, o dourado é a tolerância de 5% do resistor.

O preto(um 0)+laranja(3 zeros) = amarelo (4 zeros). Então, preto+laranja=amarelo.

Essa diferença ocorre porque um resistor é de metal filme e o outro de carbono.
Quanto a dissipação eu sugiro usar 1/2W.

O cap de .22uF pode usar de 250V mesmo que tá na boa, mas como é que vc sabe que o cap original é de 100V? Nas imagens não dá pra ver isto (há não ser que vc tenha visto no seu próprio Mini Rectifier).

Quanto ao 3º problema, pelo que dá pra ver da foto o capacitor de 1kuf 25V está bem em paralelo com o resistor de 560K e, aparentemente, está ligado mesmo no negativo do capacitor eletrolítico e o outro lado desse capacitor vai ligado no outro ponto do resistor de 560K, não vejo nenhum erro nisto.

Agora, vc postou em outro tópico que ligando o Mini-Rectifier numa tomada normal de 127V o problema não acontecia e só acontecia se ligasse o amp num estabilizador que reduzia a voltagem da rede a 120V ou menos.

Então, eu pergunto: O que aconteceu?? Deu treta no Mini-Rectifier mesmo ligado na nossa rede elétrica normal de 127V??

edalko
Veterano
# mai/13 · Editado por: edalko
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Ramsay
Então, valeu pela ajuda.
To pirando com esse amp aqui...kkkk

Testei aqui em casa direto na tomada, e medi direto e ela estava com 126,5V direto. E deu o problema.

Na verdade, o problema SÓ OCORRE se eu uso o canal 1 em 10W. Se uso em 25W o problema não ocorre.

Eu poderia ter feito o mod que o Pedrone disse, mas estou com receio que isso altere a timbragem original do amp.
Como o Matec disse, esse mod pode desabilitar um esquema anti-hum do amp, daí eu posso estar arrumando uma coisa e piorando outra...
Seria legal se o Pedrone, que foi quem descobriu o problema, postasse aqui qual é o bug e porque ele acontece, e quais os efeitos positivos e negativos desse mod...


------------------------
Testei o amp pela manhã hoje.
Canal 1 em 25W e canal 2 em 10W.
Soou perfeito alternando os canais com o foot.

Liguei depois o canal 1 em 10W, e toquei um pouco. Nenhum problema.
PQP!

AugustoPedrone
Veterano
# mai/13
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A modificação principal se refere a inclusão do capacitor de filtragem extra. As modificações do resistor e do capacitor de .22 tem a ver com a estabilidade do transistor que faz o sistema de mute. Nos valores originais (1M5 e .082) o sistema fica instável em baixas tensões. Com a modificação temos a atuação perfeita.

Esse foi o texto que mandei para o representante Mesa no Brasil, que encaminhou a matriz americana, de onde o Sr. Matthew de lá (não veio o sobrenome) encaminhou a mensagem com as correções sugeridas.

Minhas avaliações foram as seguintes:

"A linha de alimentação de 16 e 12V é responsável pelo acionamento dos relés de chaveamento das diversas funções do amplificador, além de alimentar os filamentos de uma das válvulas 12ax7.

Esta linha é derivada de um enrolamento de 14 volts retificados em onda completa, e filtrada por um capacitor de 1500uF, formando a linha de 16V. Estes 16V passam por um integrado regulador de tensão para gerar a linha de 12 volts.

A linha de 16V tem, entre outras responsabilidades, que alimentar o cirucito de Mute, que evita o "pop" nas trocas de funções do amplificador cortando o áudio (mute) nos momentos que existe qualquer chaveamento.

A linha de 12 volts alimenta os relés e o filamento da primeira 12ax7. Os relés que chaveiam a seção de áudio tem baixo consumo de corrente, mas os relés responsáveis pela mudança pentodo (25W)- triodo (10W) são bem maiores e com maior consumo - necessário, já que comutam altas tensões e carecem de maior isolamento.

De acordo com as medições, o amplificador assim que ligado apresenta funcionamento correto, em todos os modos e funções de uso.

Mas com o aumento da temperatura interna (uso normal) a linha de tensão de 16V passa a apresentar alto "ripple" (ondulação na tensão retificada), provavelmente por sensibilidade do capacitor de filtragem a alta temperatura no interior do aparelho.

Com isso, ao mudarmos para o modo Triodo os relés de alto consumo de corrente derrubam ainda mais a linha de 16 volts, ocasionando um acionamento indevido do circuito de mute e fazendo o som "picotar" ser cortado totalmente. Esta situação ocorre com maior frequencia caso a rede AC esteja abaixo da especificada para o amplificador - 120 volts no caso.

Para a correção do problema uma sugestão é inserir em paralelo com o capacitor de 1500uF um outro maior, exemplo 4700uF por 25V. Desta forma garantimos que a filtragem da linha fique em valores suficientes para o funcionamento em qualquer circunstância.

Em testes de bancada, com a inserção do capacitor sugerido conseguimos manter o funcionamento do amplificador no modo 10 watts com o amplificador aquecido e com tensões de rede tão baixas quanto 80 Vac. "

Abraços !

vinibassplayer
Veterano
# mai/13
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voltagem ñ, tensão.

AugustoPedrone
Veterano
# mai/13 · Editado por: AugustoPedrone
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Voltagem está certo ? Clique aqui...

Matec
Membro
# mai/13 · Editado por: Matec
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AugustoPedrone

Valeu Pedrone . Explicação impecável.
Mas eu ainda queria saber como os caras tiram 25 W de 2 EL84!
Abs

edalko
Veterano
# mai/13 · Editado por: edalko
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Tenho que dizer uma coisa: CHUPA GN !!!

Pedrone
Perfeito.
Não tinha dúvidas da veracidade das informações, tanto que já promovi o mod, e está tudo bem.

Agradeço imensamente a disponibilização dessas informações, pois hoje em dia é difícil ver alguém compartilhar conhecimento de graça.
Valeu

AugustoPedrone
Veterano
# mai/13 · Editado por: AugustoPedrone
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Matec

Na medida com carga fixa, aumentando até o início da clipagem de power, medi 18 watts RMS no osciloscópio,,,mas não conta para ninguém por favor.

Mas o tipo de medida que o fabricante anuncia é "dyna-watt" que deve ter outros critérios de medição, diferente do usual RMS, o que pode levar a valores diferentes.

edalko
Veterano
# mai/13
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AugustoPedrone
esse amp dá 18 watts RMS medidos no osciloscópio

Os caras são bons mas ainda não fabricam o impossível. Marketing é tudo!
Porém, uma coisa a Mesa é boa: em conseguir ótimos timbres limpos e altos com apenas 2 x EL84

Matec
Membro
# mai/13
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AugustoPedrone

Entendi. Logo vamos ter watts IHF para valvulados. Depois Pico-a-Pico. E por fim Watts mensais. Para dar um número enorme!
Até tu Brutus, ou melhor, Boogie!
Obrigado

edalko
Veterano
# mai/13
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Matec
Será que esse dyna-watt seria uma espécie de pico, ao estilo do PMPO?

Matec
Membro
# mai/13
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edalko

Provavelmente. Mas por enquanto ainda estão no IHF. Que só mente um pouco. Logo a concorrência vai começar a mentir também. E vamos chegar nos 2000W com um par de EL84!
Aguarde
Abs
CHUPA GN !!!
????

Hitman
Veterano
# mai/13
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AugustoPedrone
Na medida com carga fixa, aumentando até o início da clipagem de power, medi 18 watts RMS no osciloscópio,,,mas não conta para ninguém por favor.

Mas o tipo de medida que o fabricante anuncia é "dyna-watt" que deve ter outros critérios de medição, diferente do usual RMS, o que pode levar a valores diferentes.


O mesmo foi feito com o Marshall Major?

edalko
Veterano
# mai/13
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Matec
Postei o mod explicando o caso do problema em outro forum, e os caras ficaram suspeitando da idoneidade e veracidade das informações prestadas pelo Pedrone. Ao inves de contribuirem para o fato, como o amp de alguns nao apresentou defeito, resolveram zoar com o tópico. Gentilmente pedi que excluíssem o tópico, o que foi feito.
Aliás, cancelei até o meu cadastro naquilo, pois é um fórum de alguns para alguns.

Matec
Membro
# mai/13
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edalko
Agora eu entendi. Mas não esquenta não. No dia que eles precisarem eles vão vir aqui ler o que vc escreveu. Talvez sejam membros da seita "Nós Amamos Mesa Mesmo Que Ele Não Funcione".


Hitman

Talvez tenham feito um pouco com o Major, mas que ele é potente, ele é.
É possível que ele não tenha ficado tão famoso como os outros Marshalls mais pelo timbre mesmo.

Hitman
Veterano
# mai/13
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edalko
Matec
estranho.

nao ouvi falar de nenhuma reclamacao dele por aqui.

Isso eh uma coisa especifica da rede eletrica brasileira?

Matec
Talvez tenham feito um pouco com o Major, mas que ele é potente, ele é.
É possível que ele não tenha ficado tão famoso como os outros Marshalls mais pelo timbre mesmo.


..tudo bem que ele tinha kt88
..mas ate ai, vejo bastante amp de 100-120w com 4 kt88.
(sim, sou leigo)

Matec
Membro
# mai/13
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Hitman
As reclamacões sobre o Mini rectifier apareceram no meio do outro post
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/296887/ , e parece que não foram poucas. A rede elétrica brasileira é um teste de qualidade infalível, se funciona bem aqui, então tá aprovado.

Tudo é uma questão de compromisso.
Eu também vejo amplis de 30W com duas 6L6.
E li sobre 100W com duas EL34.
A primeira é fácil, basta adaptar o projeto.
A segunda precisa de muito empenho, pesquisa e um estoque enorme de EL34's.
Mas tudo isso existe.
Abs

Hitman
Veterano
# mai/13
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Matec
quand disse nao ouvi falar de nenhuma reclamacao dele por aqui. eh pq nao moro no brasil, e aqui (canada) nao escutei reclamacao quisquer.

saquei. valeu!

edalko
Veterano
# mai/13
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Hitman
Eu num post acima até disse que o problema não poderia ser devido à rede elétrica, pois, se o amp dá problema com baixa tensão, ou seja, menos de 120V na rede, aqui em casa estava dando uma média de 126,5V.
De notar, ainda, que o "defeito" somente ocorre com um tempo de uso no canal 1, modo Clean, em 10W.
Se a pessoa quer um clean limpo mesmo, nao vai usar em 10W, de modo que o problema nao vai aparecer.
Mas li várias reclamações no sentido de o amp perder potencia e dar umas engasgadas que vem sendo diagnosticadas nos foruns como resultantes de válvulas defeituosas. Talvez com o tempo, cheguem no mesmo veredicto daqui. Só sei que válvula não é, porque troquei todas e o problema continuou, antes de me decidir fazer o mod.

edalko
Veterano
# mai/13
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Só para corroborar toda a lição do Pedrone, eu havia mandado um e-mail para a Mesa Boogie, informando do meu problema e a possível necessidade da troca daqueles componentes, como fora informado pela Mesa ao Pedrone. Resposta:

Greetings
Thanks for your email. Here is what our tech had to say:

If the amp is dying in the 10W mode, then all he needs to do is add the kef 25V cap that is listed below.

Hope this helps.
Thanks
Kris

Kris Dilbeck
Product Specialist/Export Parts
Mesa Boogie Ltd.
1317 Ross St
Petaluma, CA 94954
(707) 778-6565 Ext.382



la Pergunta:

Hi I bought a Mini Rectifier, Amplifier extraordinary. However, my mains is 127V but ends ranging between 115V and 139V. The amplifier is presenting snaps on and off a few times. A friend said you reported some changes in some components. Proceeds?
"1) Change R8, the mute timing resistor from a 1M5 to a 560K
2) Change C47, the mute timing cap from a .082 to a .22-- note that the
positive end of the cap points toward the rear of the amp. Also, the new
larger cap can mount into the holes as shown-- it's the same as the original
cap.
3) Add a 1kuf 25V cap to the +16V supply, in parallel with C44"

RJB
Membro
# mai/13
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Alguem esta tendo esse problema no modo 25W? No meu caso aparecem os mesmos sintomas,mas em 25W,apesar de todos falarem que o problema só acontece em 10W.

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