Construção de amplis valvulados - para MKazan e en

Autor Mensagem
ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04


Olá!
Gostaria de saber se alguém já construiu algum ampli valvulado, se vale a pena, quais são as dificuldades, se é necessário conhecimento avançado de eletrônica, se o custo compensa,que livros de eletrônica posso adicionar na minha biblioteca que me ajudariam nesse projeto, etc........ estou curioso pelo fato de estar interessado em construir um, em especial o P1 que está na página www.ax84.com, que tem um som bom e parece ser, pelo menos em comparação aos outros, fácil......... faço eng. elétrica (2º semestre) e por isso sobra interesse e falta iniciativa, talvez por não ter acesso ainda a essa área, mas já disposto a explorá-la................
quem quiser ajudar, comentar, agradeço desde já.........
[]s a todos......

caiohleal
Veterano
# jan/04
· votar


tem q falar com o MKazan

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


cadê o paladino dos pedais MKazan ? ........... pensei q ele ia me dar uma força..............

crowley666
Veterano
# jan/04
· votar


faz um topico assim: 'PARA O MKAZAN: SOBRE AMPS VALV.'

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


mas o tópico não é apenas para o MKazan, quem souber tb agradeço a ajuda................

meiomundo
Veterano
# jan/04
· votar


Tem uns caras que fazem; talvez no site deles tu possa ter alguma informação sobre o processo:
Esses são de Porto Alegre
http://www.hrtubeamp.com.br
http://planeta.terra.com.br/arte/andreserrano/amps.htm

Esse não sei
http://www.tubeamps.com.br

kaskudo
Veterano
# jan/04
· votar


não é dificil não, o maior problema é o trafo de saida, que crítico e são poucos profissionais que sabem enrola-lo. pq voce nao faz como eu, descola um ampi antigo (gianinni, phelpa, palmer e restaura ele??. tente este link:

http://www.firebottle.com/ampage

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


[i][/i]
e se eu comprar um trafo com especificações próximas do que eu preciso? fica mais fácil eu acho............

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


olha cara, o P1 tem uns probleminhas. primeiro de tudo: Válvula é cara.
segundo, os transformadores: ou você manda fazer (caro) ou manda importar (caro também).

e por último e não menos importante, ao instalar a válvula de potencia, você precisa fazer o ajuste de Bias. é bom ler um pouco a respeito para não queimar válvula.

de resto, a construção dele não envolve grande dificuldade.

você ja constrói pedais ou amps? se não constrói, é bom construir alguns antes de se meter a fazer um amplificador desses (por mais simples que possa parecer). existem muitos detalhes e macetes que você só aprende fazendo. é melhor aprender esses macetes em circuitos simples de 9v do que arriscar fazer uma cagada num circuito valvulado de mais de 200 volts.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


é, o meu objetivo é construir o Pentelhinho Overdrive ou MKZ Baby Distortion pra pegar um pouco de prática e daí eu começo a trabalhar com outros cicuitos...... o P1, se eu fizer ele, vai ser mais adiante, ............ vou construir os pedaiszinhos depois de acabar o semestre na facul ( merda de exames)............. no mais, foi curiosidade mesmo............ valeu MKazan........

ah, aproveitando a deixa........ vc pode me recomendar algum livro bom de eletrônica, desses tipo " guia completo para iniciantes em eletrônica " que sejam bons? o único q eu tenho é o fundamentos de eletrônica do gabriel torres e achei ele meio básico demais, e tb tou com o livro do U.S Navy Bureau - Eletrônica Curso Completo , eu acho..... em .PDF............. novamente agradeço pela ajuda......

[]s.........

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


ZakkWyldeEMG
cara, tem um de eletrônica muito legal q tem de tudo um pouco sobre analógica. eu não lembro o nome, mas tem na biblioteca. eu vou procurar lá e depois dou o nome aqui.
eu nunca li livro nenhum de eletrônica. preciso comprar uns. tudo oq eu aprendi foi (o básico) com professores e depois aprofundando tudo pesquisando na net.

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


ZakkWyldeEMG
a propósito, falando do P1, eu morro de vontade de fazer o Hi Octane, q é uma variação do P1 só q com 4 estágios de pré-amp. da um puta ganho!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


fui dar uma ouvida no som do Hi-Octane, ......... pqp mto bom!!!!!!!!!! Tem um ganho fenomenal para um ampli desse porte...... tb gostei do demo do Hi-Octane com a 6N1P na potência........
por ser uma variação do P1, não chega a ser difícil construir o HO (pelo menos eu acho)....... ainda considerando q vc já em experiência em eletrônica, MKazan.......... vai fundo cara......

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


vc já deu uma olhada no November? esse sim é coisa de loco....... uma sonzera bem " plexi "......show de bola........18 watts....

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


ZakkWyldeEMG
pode crer, esse november é irado!

cara, quer uma dica no P1 e no Hi Octane?
não monta em cubo não. monta como se fosse cabeçote. assim fica mais fácil de transportar e testar com várias caixas.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


é mesmo....... ainda mais se construir eles com uma chave seletora de impedância, fica mais fácil o cara colocar a caixa , seja uma 1x12 ou uma 4x12........

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


ZakkWyldeEMG
é... mas para a chave seletora de impedancia, vai precisar de um transformador especial, com o enrolamento secundário de várias saídas. isso não vai te sair barato.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


mas como ficaria então, caso eu não conseguisse o transformador adequado para selecionar as impedancias e ainda assim quisesse utilizar o ampli com diferentes caixas?

kaskudo
Veterano
# jan/04
· votar


uma boa tambem é montar um hibrido.... montei um p/ meu filho com 1 12ax7 no pré (tipo fender) e um ci tda7296 (amplificador dmos 60W) na saída. é bem simples e tudo saiu por menos de 150,00

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


ZakkWyldeEMG
use sempre caixas da mesma impedancia.
a maioria das caixas é 4 ohms ou 8 ohms.

kaskudo
é, assim é bem fácil de fazer sim.
mas o barato do P1 e do High Octane é saturar o pré e depois saturar a potencia.
como eles tem pouca potencia (menos de 10W), da pra saturar legal a válvula da potencia sem ficar o som muito alto.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/04
· votar


outra coisa q eu gostaria de saber...... o P1 é originalmente feito com válvulas EL-84 na potência...... o site tb possui um documento que mostra a potência dele com 6L6...... quão difícil seria colocar uma Sovtek 6550 na potência ? quais seriam as modificações no circuito a fim de q ele esteja habilitado a funcionar com a 6550?

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


ZakkWyldeEMG
olha cara, eu não manjo tanto assim de válvula, mas sei q você terá q mudar o circuito de Bias, os resistores do cátodo e do anodo e talvez tenha q mudar o enrolamento primário do transformador de saída. mas não sei como devem ser essas modificações.
manda um e-mail lá pros caras e pergunta.

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/tom/files/6550_se1.gif
aqui tem um estágio de potência com 6550, quem sabe você consegue adaptá-lo.

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


ZakkWyldeEMG
presente de natal atrazado para você:
http://ax84.com/media/ax84_m216.gif

é o substituto com 6550 para o estágio de potencia do Hi Octane. acho q pode ser inserido sem problemas no P1 tb.

Diflydream
Veterano
# jun/04
· votar


Olá pessoal, eu estou construindo um Marshall JCM 800 modelo Zakk Wylde, porém com uma chave (igual ao JCM 800 do Slash signature) que diminui a potência de 100W para 50W.

Bom, é bem fácil de montar, mas os maiores problemas encontrados são:
Trafos de saída e de potência (São bem caros).
Capacitores (Precisam ser bons, senão não tem conversa. Eu comprei mica de prata para os filtros, Eletrolíticos da Sprague e o restante Orange drop 716p isso também foi caro).
Válvulas (também é caro pois são 3 12ax7 e 4 6550).

E o falante, a não ser que tenha dinheiro suficiente para comprar os Celestion, prefira os da Snake, que são bem superiores aos Selenium para Amplificador.

cacildo poncio
Veterano
# jun/04
· votar


Diflydream
pode mandar link do site que tirou o esquema?

gt,

silvio_rp
Veterano
# jun/04
· votar


http://ax84.com/media/ax84_m234.gif

Com esse esquema fica bem facil montar o november!!

O foda de valvulado eh que eh bom se informar bastante pra saber oq esta fazendo e nao só ir montando a deus dara como um bolo!!

Diflydream
Veterano
# jun/04
· votar


cacildo poncio
Membro[b][/b]

Putz, nem tem site foi o Alan Carter (Técnico) da Marshall que me mandou. Ele me deu as dicas de capacitores bons, etc... ficou que segundo ele o meu vai ficar igualzinho o do Zakk, pois as edições de venda são diferentes do q ele usa. Você tem e-mail ??? Eu posso te passar os datasheet por e-mail. Tenho tb o do Slash e se vc quiser algum me fale q eu peço para ele.

BJ_1
Veterano
# jun/04
· votar


Diflydream
ai irmao se tem o dom de mandar os dois para mim
mrbjunior_1@hotmail.com
valeu
abraços

silvio_rp
Veterano
# jun/04
· votar


Diflydream
tem como me mandar??
silviorp@feb.unesp.br

Aí eu posso colocar em algum site pra galera interessada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construção de amplis valvulados - para MKazan e en