Problema Fender Hot Rod Deluxe 3 - Depois que esquenta chia, perde volume.

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# mar/13


Olá amigos,

agora pouco meu amp apresentou o seguinte problema:

Tava tocando fazia uma hora em volume moderado. Começou a chiar e rachar o som das notas graves, de repente foi perdendo volume até ficar mudo, as vzs voltava o som baixo e sumia, flutuando.

Desliguei esperei uma meia hora e liguei de novo o som tava normal, testei por um minuto e desliguei. Algum problema relacionado a calor, uma vez que o som voltou ao normal depois de esfriar?

Alguém tem alguma idéia do que possa ser?

O amplificador é um fender hot rod deluxe 3.

Obrigado

Leomju
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata
Sou o que mais opina e o que menos entende... hauhauhuaa

Mas vamos lá, creio que seja um problema de fonte, mande algum técnico ver, antes que de um problema pior.
Você sabe que o conserto desses "all tube" são meio salgadinhos, né!

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


Leomju

Pois é, o amp é praticamente novo. Fiquei triste com isso aí. Será q é algum trafo q esquenta e falha? ou algum componente afetado pelo calor?

Leomju
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata
Pode ser, nem cogitei, porque na verdade seria um tiro no escuro.
Tenho visto falar muito bem desses amps, mesmo dos mexicanos.
Não creio que seja nada grave, fique tranquilo que o bicho não deve ser tão feio quanto parece!

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


Leomju

O timbre é ótimo e mesmo em volume alto com single coils ele não dá um ruido qdo não tah tocando. Até parece q fica desligado.

Aí me deu um frio na espinha isso hj.

elciosouza
Veterano
# mar/13 · Editado por: elciosouza
· votar


amo o meu Fender Hot Rod, mas vou vendê-lo...olha que o meu é daqueles com painel prateado e os problemas são parecidos. isso deve ser mau contato nos capacitores. no meu, o problema é esse...inclusive, estou passando por isso essa semana. no meu, se eu tocar um G na sexta corda dá aquele som de mau contato, só que mais rachado. a perda de volume pode estar relacionado a um resistor...passei por isso ano passado. é um amp bom, em termos sonoros...mas dá problema pra cacete!!! o meu eu vou consertar e passar pra frente, se o o técnico que cuida do meu não encontrar uma solução. outra coisa, JAMAIS leve em uma autorizada!!! mas se o seu estiver na garantia, não tem jeito...vá neles mesmo.

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


elciosouza

qual o problema das autorizadas?

elciosouza
Veterano
# mar/13
· votar


cobram absurdamente caro e fazem um serviço absurdamente ruim. na única autorizada aqui no Rj, me cobraram R$700 para trocar os capacitores...eu era cabaço em alltubes e não conhecia nenhum técnico...paguei. depois de 4 meses...exatamente 1 mês após a garantia do serviço, o amp parou. consegui um técnico de confiança de alguns guitarristas das antigas e levei o meu. o cara abriu o amp na minha frente e me mostrou a cagada feita na autorizada...e para minha surpresa os capacitores estavam praticamente soltos e queimou um resistor. ele me cobrou R$240 pela troca do resistor, uma válvula do pré(do estoque dele) e o resistor. agora, 7 meses depois o mesmo problema, a solda dos capacitores provavelmente se desfizeram, pois está apresentyando o mesmo ruído....e ficar pagando pra soldar 2 vezes no ano não rola! a não ser que o técnico me apresente uma solução para esse problema...aí dou mais uma chance pra ele.

fconde77
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata

Antes de qualquer coisa e altamente aconselhável que leve seu amplificador a uma pessoa realmente habilitada pra fazer essa verificação...

Esse problema pode ter várias causas...

Causa mais provável
Valvulas Fúdidas - Teste as válvulas, primeiro do pré depois as do power... pode ser uma simples falha mecânica na válvula provavelmente pela qualidade da válvula e a falta de cuidado no transporte. Esses amplificadores costumam passar por mau-bocados somado no transporte fora o fato das válvulas chinesas terem vácuo fraco("soft vacuum"), elas centelham facilmente devido a gases residuais. Você verifica tudo com multímetro com ela a frio e está OK, mas quando joga alta tensão ela causa esses problemas de centelhamento inter-eletrodos entre grade screen e catodo.

Segunda Opção
Capacitor do Catodo - Pode ser capacitor do catodo em curto e quando esse capacitor falha ele coloca o bias em zero, então vc tem uma válvula em curto jogando a corrente toda no trafo de saída. (Talvez)

Menos Provável
Bias - O Resistor do bias esquenta até fumar... no seu caso vc estaria desligando sempre um pouco antes, o que seria muita coincidência.

Caso insista em fazer qualquer um dos procedimentos acima por conta própria coloque uma lampada de 60W em série entre o amplificador e a tomada.

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


fconde77

Muito Obrigado!

moro no interior do paraná próximo a londrina. Vou tentar achar um técnico por lá, já perguntei nas lojas de música de lá mas ngm conhece um técnico especializado em valvulados.

Válvulas de pré eu tenho, vou testar hj. A inversora tb pode ser?
Válvulas de power vou ter q comprar pra testar.

As atuais são originais fender groove tubes. Ouço nos fóruns por aí que elas não prestam mesmo.

A propósito dos gases, elas emitem bastante luz azul dentro dos tubos. Pode ser isso? O centelhamento causando curto e distorção de crossover?

Duro eh q o problema tem essa característica intermitente, aconteceu uma vez só, o que me impede de isolar o problema tão simplesmente.

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


elciosouza

Nossa que roubo e absurdo!!! por essas e outras eu sempre acabo tentando me virar sozinho...

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


Up!

fconde77
Veterano
# abr/13 · Editado por: fconde77
· votar


Nefelibata

Então fez os testes com as válvulas, já identificou encontrou algum técnico pra mexer nele?
Comece a pensar na possibilidade de enviar para um técnico em outro estado, como o Pedrone em SP, por exemplo.

Não adianta eu ficar aqui falando o que pode ser sem ver o amp, pq tudo que disser será puro "achismo", sem contar que outros procedimentos que poderia indicar para testar as possíveis causas nem me aventuro a comentar aqui por considerar envolver grandes riscos pra quem não tenha intimidade tente fazer e resolva tentar.


A propósito dos gases, elas emitem bastante luz azul dentro dos tubos. Pode ser isso? O centelhamento causando curto e distorção de crossover?
O azulado é normal, mesmo em conjuntos casados umas ficam mais acentuado que outras.

A inversora tb pode ser?
Acho pouco provável. Ela fica ou ficou acesa alguma vez?

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


fconde77

Viajei durante todo o feriado e até agora não pude ligar novamente o amp. Vou testar novamente hj.

Fiz apenas o teste trocando as valvulas de pré. Tirei as JJ e coloquei as Groove tubes originais dele. A única diferença foi o som mais feio das GT. Hj vou tocar com mais tempo e ver o que acontece.

Verifiquei as soldas dos soquetes das válvulas nas placas e estão OK.

Se o problema se repetir vou encomendar umas 6L6 pra ver o q acontece.

A inversora tb pode ser?
Acho pouco provável. Ela fica ou ficou acesa alguma vez?


Nunca reaparei. As inversoras não devem acender? Verei mais tarde.

Obrigado pela atenção e ajuda.

carlos adolphs
Veterano
# abr/13 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Nefelibata
Boas! Meu caro, sua pane está com característica de rede AC alta. Só pra confirmar, vc está usando regulador de voltagem com ele ? Pode ficar tranquilo quanto ás válvulas por enquanto. Se as válvulas estivessem, alguma delas em pane , o problema daria de cara, ao ligar. O som de taquara se apresenta quando vc tem excesso de voltagem nas placas ou o bias das grades está baixo. Pense assim : Se a voltagem correta de entrada do ampli é 115 V ( e os Fender são) para que vc tenha cerca de 460 V nas placas, ao colocar na nossa rede, que é de 127 V, e está sempre acima, por volta de 132V, vc terá mais voltagem. Assim como a proporção é de 4 x 1, para cada volt acima na rede, seu ampli ganha 4 na alta voltagem dele. Fazendo as contas, a diferença entre o recomendado e o aplicado é de 17 Volts, que multiplicado por 4 dá 68 Volts a mais, fazendo sua alta tensão ir para 528 V, que está acima do valor de projeto. Em causa disso, vc ultrapassa a dissipação máxima de placa, fazendo com que a válvula avermelhe a placa por sobrecorrente, que causa a distorção catastrófica( as powers podem fundir), responsável pelo som de taquara. Isso é um exemplo, pois conforme a série do ampli, podem ter valores ligeiramente diferentes de projeto.
Agora, se vc usa regulador de voltagem de rede, vai direto na fonte do bias, que deve ter algum problema. Abcs.

fconde77
Veterano
# abr/13
· votar


carlos adolphs

Grande Carlos Adolphs, saudade de ver seus comentários por aqui no FCC!
Aproveitando sua participação o que teria a diser sobre o uso de um Varic pra regular essa tensão... Tava olhando aqui e fiquei na dúvida se um de 0,5Kva 2A dariam conta de valvulado de 30W ou partiria logo para um de 1KVA e 4A.
A dúvida e pq apesar desse amp( Egnater Rebel 30) ser de 30w ele tem 2x 6V6 e 2 EL84 que vc pode ir "misturando" então não sei como ficaria o consumo desse mostrinho por ele ter essas 4 válvulas

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


carlos adolphs

Muito obrigado amigo!

Eu abri o amp para checar as soldas dos soquetes e do lado de um trafo tem um adesivo 120v.

Realmente lembra um som de taquara que distorce em determinadas frequências, depois o som sumiu. Meia hora depois o amp foi ligado e funfou normalmente. Se foi um pico de tensão, a causa é consistente com a frequência do problema, que foi apenas uma vez.

Vc aconselha algum bom regulador de voltagem? pode ser estabilizador de PC? (tenho um parado)

carlos adolphs
Veterano
# abr/13
· votar


fconde77
Fala, grande! É estive afastado, meio sem tempo, pois voltei a voar, agora pela Azul e precisava estudar. Mas agora tá de boa. Quanto ao Variac , vai no de 1K, para evitar possíveis sobreaquecimentos, vc vai acabar comprando ampli maior , mais tarde, mesmo...Ahahahah !
Nefelibata
Pode ser um de PC sim, mas para o teu Hot Rod tem que ser de no mínimo 600VA-700W.Abcs.

fconde77
Veterano
# abr/13
· votar


carlos adolphs

Obrigado, depois da uma passada no tópico que criei(copiei ...rs) sobre aterramento.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/299941/
E da uns pitacos pra complementar as informações que coloquei lá e corrigir as besteiras que acabei escrevendo lá também.

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


carlos adolphs

Estive tocando agora por uns 40 minutos initerruptos em volume moderado e não houve qualquer sinal de problema.

Tomara q tenha sido apenas um pico de tensão mesmo. Vou providenciar um estabilizador de tensão!

Novamente muito obrigado, gosto muito desse amp e tava triste por pensar q ele poderia estar ferrado.

Abraços

carlos adolphs
Veterano
# abr/13
· votar


fconde77
Excelente artigo! Se alguêm o ler e ainda perguntar como se faz ou para que serve vai precisar se tratar, pois tá com problema! Parabéns!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


vish, tava querendo um amp desse :(.
carlos adolphs
A tensão alta no amp pode explicar o som característico, mas e as soldas soltarem do capacitor ? sera que ele tem uma ilha pequena na placa?

Pesquisei no google " fender hot rod deluxe III pcb " e vieram um monte de fotos da placa do amp com coisa torrada!

carlos adolphs
Veterano
# abr/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Boas! Solda soltando de capacitor, só nos seguintes casos: solda mal feita e com material de baixa qualidade, resistores de alta dissipação soldados direto nos capacitores, com excesso de aquecimento. Para boas soldas, use solda marca Best ou equivalente, com liga 60/40. Abcs.

Nefelibata
Veterano
# abr/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


carlos adolphs

Obrigado Carlos!

Arrumei um estabilizador de pc antigo aki, tem quase uns 15 anos de idade eheheh, mas é de 1 kva. Atrás dele as tomadas são de 110v. Resolveu totalmente o problema. De fato era a tal oscilação na tensão da rede elétrica.

Inclusive agora tou usando um atenuador q eu encomendeu da Weber, as válvulas FRITAM quente pacas e o som perfeito.

Obrigado novamente!

abraço

tmiranda1972
Veterano
# abr/13
· votar


Olá amigos,

agora pouco meu amp apresentou o seguinte problema:

Tava tocando fazia uma hora em volume moderado. Começou a chiar e rachar o som das notas graves, de repente foi perdendo volume até ficar mudo, as vzs voltava o som baixo e sumia, flutuando.

Desliguei esperei uma meia hora e liguei de novo o som tava normal, testei por um minuto e desliguei. Algum problema relacionado a calor, uma vez que o som voltou ao normal depois de esfriar?

Alguém tem alguma idéia do que possa ser?

O amplificador é um fender hot rod deluxe 3.

Obrigado


Olá amigo.
Acredito que as valvulas do power foram pro saco é muito comum nestes amps, leia aqui um artigo que escrevo sobre.

tmiranda amps e variações de voltagem.

tmiranda1972
Veterano
# abr/13
· votar


verifique se quando o som abaixa, as valvulas do power estão ficando com um laranja forte, olho quando ligar e depois que o som baixar.

elciosouza
Veterano
# abr/13
· votar


Miranda, vc tem toda razão. o meu já tive problema com os capacitores e o último, que eu achei que fossem os capacitores, na verdade foi uma das válvulas do power. já vi que vou ter que fazer um bom investimento em proteção se eu quiser continuar com amp valvulado.

elciosouza
Veterano
# abr/13 · Editado por: elciosouza
· votar


esse seria uma boa?? sou leigo...vc diz no seu artigo que um variac de 10 amperes está bom...como eu nã achei com essa especificação...gostaria de saber quantos Kva seriam suficientes. abç!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469412288-regulador-controlador -transformador-voltagem-variac-20-kva-_JM

e o tranformador? esse seria o suficiente?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466800324-autotransformador-tra nsformador-2000va-110-220-e-220-110-ar-_JM

Nefelibata
Veterano
# abr/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


tmiranda1972

obrigado pela resposta.

O som não tah abaixando mais pq tou usando um estabilizador de 1 kva. Mas o som tah rachando qdo uso distorção (no canal limpo mesmo com pedais diversos, não uso o canal dist. do amp).


qdo eu saturo power tb o grave tah rachando, qto mais saturação mais racha.

Se eu abaixo o pot dos graves diminui um pouco o problema de rachar o som. Será q as válvulas de power foram pro saco naquele pico de voltagem?

Como a perda de volume aconteceu somente aquela vez, depois passei usar o regulador de voltagem q entrega 110 V não aconteceu mais, não pude verificar a cor das válvulas.


abraço

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


Up!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema Fender Hot Rod Deluxe 3 - Depois que esquenta chia, perde volume.