Dúvida sobre amplificadores e falantes

    Autor Mensagem
    edilsonaragaojr
    Veterano
    # mar/13


    Galera, meu nome é Edilson, sou frequentador do FCC há algum tempo, mas só agora resolvi pesquisar mais sobre amps e falantes, deixem eu resumir minha estória (sem H, já que não é a disciplina...):

    Sou guitarrista de quarto mesmo, gosto de tocar por diversão, com backing tracks, mas tenho um banda com amigos e toco pra me divertir. Meu equipamento é
    guitarra: Strato vintage v6 reissued left hand. Depois de muito pesquisar encontrei o que se pode chamar de um ótimo custo x benefício, ainda mais para canhoto. Gosto do timbre de strato, estilo john mayer, SRV, red hot...Mas tbm adoro um timbre marshall. Escolhi a strato pela versatilidade e a marca vintage pela construção: corpo em alder americano, ferragens wilkinson de qualidade inquestionável, captadores alnico tbm da marca wilkinson. Adorei a marca, estou satisfeito com a guitarra.

    Pedaleira: boss me 25. Sem comentários, adorei a pedaleira, uma mão na faca. Custo benefício excelente. Não sinto necessidade de mais efeitos, sinto q demoraria uma vida para dominar bem a pedaleira. No máximo, eu adicionaria a ela um overdrive estilo OCD, que possui uma boa dinâmica, pois ela já possui excelentes simulações de pedais, como o tubescreamer e o boss OD-1, além do pedal de expressão ser bem robusto (bem como a pedaleira)...

    Cubo: amp staner bold 60 compact bass amplifier....Aí está a dúvida. Tenho esse amp de baixo faz tempo, ele tem falante de 8'' e nunca chegou a me incomodar, já que toco apenas em casa. Geralmente uso minha pedaleira boss me 25 usando a saída phones dela (ideal para gravação, de acordo com o manual), pois com isso ativo a simulação de falantes e o som fica legal para um falante de 8". Caso eu use a saída output L/mono dessa pedaleira, ou seja, sem simulação de falantes (como o manual recomenda para usar com amps), o som fica meio "rachado", ABELHUDO, entendem? O dilema: testando a minha pedaleira com a banda em um amp valvulado peavey (excelente por sinal), notei que quando eu usava a pedaleira com a saída no modo phones (que utiliza SIMULAÇÃO DE FALANTES, o som ficava muito digital...). Já usando a saída output L/mono, o som ficou bem melhor, mais ORGÂNICO, casou muito bem com o valvulado...Ou seja, com meu ampzinho pequeno, tenho que usar simulação de falantes, com o amp valvulado do estúdio se eu uso a simulação de falantes, fica artificial demais...Isso é exclusivamente pelo fato de o amp ser valvulado ou tem mais a ver com o tamanho do falante? É provável que o falante de 8 não consiga digerir as frequências da minha pedaleira na saída L/mono? Pergunto isso pq gosto da distorção da pedaleira e poderia investir em outro amp com falante de 12 ou poderia investir em um valvulado com falante de 8", tipo o bugera bc15 ou o v5, caso o problema não fosse o tamanho do falante...

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lembrando que toco em casa mesmo, no estúdio eu uso o amp do estúdio mesmo...e não sinto necessidade de um amp com efeitos embutidos. Basta ele ter um canal limpo decente pra casar legal com a pedaleira, não precisa vir com reverb de mola, chorus, delay...Isso tudo eu já tenho na pedaleira.

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    edilsonaragaojr
    putz cara, pode ser varias coisas.

    com certeza o fato de um ser valvulado influencia, acho que mais que tudo. ele dá uma "amaciada" no seu som, talvez por ser digital.

    o simulador de falante faz um pouco esse papel de "amaciar" o som, por isso talvez fique melhor no seu cubinho.

    a questao do falante faz diferença sim, mas pela minha (pouca) experiencia nao faria tanta diferença pelo volume.
    os falantes pequenos (10", 8") mostram suas limitações conforme voce aumenta o volume, mas pra usar em casa em volumes baixos costuma ficar legalzinho. seria algo que com uma equalizada resolveria, o falante pequeno privilegia as frequencias agudas, mas nunca vi chegar a deixar o timbre abelhudo, isso pra mim é mais coisa da pedaleira mesmo.

    Pergunto isso pq gosto da distorção da pedaleira e poderia investir em outro amp com falante de 12 ou poderia investir em um valvulado com falante de 8", tipo o bugera bc15 ou o v5, caso o problema não fosse o tamanho do falante...
    eu nao sei te responder isso, mas vale pesquisar pelos valvulados pequenos, vai pesquisando e veja o que acha. tem varios modelos interessantes de até uns 5~10w.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki
    Valew, cara, já deu uma norteada. Pelo visto talvez seja interessante pegar um valvulado de baixa potência pra tocar aqui em casa, tipo um bugera bc15 ou v5, não sei se a diferença é só pelo fato de o v5 ter atenuado de frequência.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mais alguém?

    Winterreise
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Pelo visto talvez seja interessante pegar um valvulado de baixa potência pra tocar aqui em casa, tipo um bugera bc15 ou v5

    IMHO nessa faixa de potência/preço sempre os transistors comuns vão pro saco se comparados a um all tube. Mas pesquise mais sobre fabricantes e modelos, procure hand mades, amps novos, amps usados e etc. Já vi gente reclamando desse bugera V5. Um amp que satisfaria razoavelmente seu gosto por SRV e Mayer seria um fender pro junior, por exemplo. Vc consegue achar usado no ML numa faixa de 1200 a 1400 em média.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    edilsonaragaojr

    O falante de amplificador de guitarra tenta corta qualquer som acima dos 5.000hz, ja os falantes convencionais não ligam para isso, acima dessa frequência o som da guitarra fica abelhudo, o negocio é você comprar um amplificador propriamente dito para guitarra, de preferencia com falante de 12" eu ja gosto dos falante 10", eles gritam *...*

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Alex guitar man
    valew pelos esclarecimentos, vc por acaso é o alexromachado?

    andreztec
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    mais alguém achou estranho isso de mão na faca?

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    edilsonaragaojr

    Dnada, amigo,

    alexromachado? So ele naum!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre amplificadores e falantes