Blackstar Ht-20 Troca de Valculas

    Autor Mensagem
    Korff
    Veterano
    # fev/13


    Ola galera,

    Sou leigo no assunto e peço a ajuda de vocês , tenho o ht-20 a um ano , e queria dar um upgrade nas valvulas , no site dele diz que ele vem com 2x ECC83 e 2x 12BH7A .

    Queria troca-las pois vou fazer uma viajem aos estados unidos e lá e bem mais barato comprar isso.

    Eu tinha em mente as valvulas da Mesa Boogie, pois ja toquei em um e o som é animal. É possivel fazer isso e se sim quais delas eu deveria usar?

    Agradeço a ajuda pessoal!

    Vlw!

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Korff
    Eu tinha em mente as valvulas da Mesa Boogie, pois ja toquei em um e o som é animal. É possivel fazer isso e se sim quais delas eu deveria usar?
    Tenha em mente que o timbre do amplificador vem do seu circuito como um todo, e não apenas da marca ou modelo da válvula.


    no site dele diz que ele vem com 2x ECC83 e 2x 12BH7A
    Errado. Vem com 2 ECC83 ( conhecida também com 12AX7, válvulas do préamp) e 2 EL34 (válvulas do power amp).

    Creio que você pode sim comprar válvulas da Mesa Boogie, mas acho desnecessário. Elas são mais caras que as outras, pois são altamente selecionadas ( devido a algumas questões técnicas do amp). Você pode optar por válvulas JJ / Tesla, Svetlana, etc. Basta dar uma procurada...

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    brunowebguitar
    Que combinação de valvulas aumentam ou melhoram o clean neste amp?

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Marthin87
    Cara, nesse amp em particular eu acho que não tem muito o que fazer. O drive de pré dele não vem 100% das válvulas, ele tem clip de semicondutores no meio...
    Eu chutaria algum outro modelo da família 12XXX com menos ganho, mas não sei se muda muita coisa...

    MMI
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Korff

    É verdade, são 2 12AX7 e 2 EL34.

    A troca de válvulas não vai fazer seu amp ter som de Mesa Boogie. Na verdade, vai mudar o som, mas nem sempre vai ser legal, depende do seu gosto.

    De toda forma, a Mesa não faz válvulas. Nem a Marshall, nem a Fender, nem nenhum. Quando você testa um amp, não está testando válvulas. As válvulas da Mesa são compradas da Sovtek e nem são tão super selecionadas assim.

    O lance é experimentar diferentes válvulas e ver qual se adapta melhor ao que você espera.

    Hitman
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Minha preferencia sao kt88 ou 6ca7.
    Mas isso porque todo metal e eles tem o som que eu curto.

    Se voce nao toca alto, nao vai ver diferenca no som, e mesmo assim, a diferenca nao eh gritante.

    Korff
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Uhmm Galera qual vocês me indicam colocar nesse amp então, 2x de pré e 2 no power, eu gosto de tocar um rock mais pesado, heavy metal e etc...

    Hitman
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Korff
    as valvulas do pre duram BEM mais que as do power, nao vejo necessidade de troca-las agora, a nao ser que esteja atras de um som diferente mesmo.
    tendo iso em mente...

    Assiste uns videos comparativos de valvulas. Eu curto aquele som grande, BEM pesado com pastante grave, por isso digo que minha escolha seria ou KT88 (se for tocar base) ou 6ca7 se envolver mais solos pq o 6ca7 tem bem mais medio. Essas valvulas fazem parte dos "big bottles", eles sao bem grandes e nao cabem em qualquer amp.

    A valvula do power em si nao vai definir se voce vai tocar metal ou nao, so vai dar um toquezinho no timbre, o que define isso sao os pre, mas de pre ja nao manjo nada.

    Espero ter ajudado um pouco!

    MMI
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Korff

    Você não pode trocar suas EL34 por EL84, KT88 ou qualquer outra. Não são intercambiáveis - a não ser usando os Yellow Jacket, mas isso é outro papo.

    O que você deve fazer é colocar as válvulas no seu amp e ver como fica. Não tem muito jeito. Mesmo válvulas do mesmo fabricante e mesmo modelo tem diferenças, por isso que dá para pedir nas lojas pares casados, ou com alto ganho, ou com baixa microfonia.

    No power sua escolha TEM que cair sobre as EL34. Restam as diferentes marcas e modelos, eu gosto das Svetlanas russas (não essas genéricas que apareceram). Mas tem as JJ, Tung-Sol etc., varia o som e a capacidade e forma de saturação. Não é tanto, isso tem mesmo que experimentar.

    No pré já muda muito de figura. As 12AX7 mudam bastante o som do amp, a distorção, principalmente na posição V1. Os fabricantes tem sub tipos, por exemplo, a Sovtek (já que você gostou das do Mesa) tem as 12AX7 WA, 12AX7 WB e 12 AX7 LPS. São diferentes, ainda assim não adianta muito falar por exemplo que eu tenho uma Sovtek 12AX7 LPS que soa legal, porque depende de gosto, depende do amp, depende do Bias e ainda assim minha 12AX7 LPS pode não ser igual a sua. Tem que testar uma a uma, se seu amp precisar tem que acertar o Bias individualmente, para ver se está do seu gosto. Ou então arriscar pegar alguma e ver no que dá, vendo as descrições "generalizadas" que tem nos sites como The Tube Store ou Tube Depot.

    Não tem muito como te ajudar aqui.

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    MMI
    Deu uma clareada boa nesse assunto.

    marcoamf
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Moderador
    · votar


    Regras do Fórum Cifra Club
    3. É proibido!
    3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

    Hitman
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    MMI
    EL34 por EL84, KT88 ou qualquer outra.
    No power sua escolha TEM que cair sobre as EL34

    EL34 e 6CA7 podem ser trocadas, nao?
    e nao necessariamente SO EL34, so ajustar o bias pra qualquer outro tipo de valvula que voce quiser, sejam 6550, 6l6, kt77, kt88, e assim por diante...

    Schenker
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Schenker
    · votar


    Esquece as valvulas da Mesa, são horríveis (são Sovtek com o stamp da Mesa simplesmente). só agora que eles fizeram contrato de fornecimento com a Tesla.

    se quer algo mais pesado, vai de Tesla mesmo, excelente custo-benefício (se quer algo mais refinado vai nas gold plate). algo com mais grave usa as KT77 que são EL34 encorpadas.

    agora, se vc quer realmente entrar na onda de tone conosseurs, vai de Tungsol ou Genealec ou Philips NOS (mas, prepare o bolso, vai gastar uns 300 - 350 usd no set completo).

    marcoamf
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Primeiro peço desculpas pelo post editado acima.

    Tenho um amplificador Pedrone Pegasus, que segue é um Plexi + JCM800 (originalmente seria EL34). Mandei fazer já com as KT77 e digo que o timbre dele é insano. Depois ainda troquei as JJ que o Pedrone colocou por um par escolhido a dedo da Watford Valves, melhorou mais ainda, acrescentou um monte de harmônicos nele.

    Que eu saiba, em termos de soquete, as KT77 usam o mesmo que as EL34 (vale conferir pra ter certeza). Será necessário fazer ajuste de bias, que pelo que vi, nos Blackstar a coisa é muito simples (pra quem entende). Tem um controle de ajuste de bias que se faz com uma chave de fenda enquanto mede a resposta no circuito. Vi um cara no YouTube fazendo isso.

    As KT77 tem graves mais fortes e médios mais harmônicos que as EL34. Os agudos ficam menos estridentes, que no meu caso eu prefiro. Se você quer aqueles agudos tipo solo do Slash, talvez seja melhor ficar com as EL34 mesmo. Minha referência foi o canal Plexi, pra ficar parecido com os 65 Amps Royal Albert (timbre do Rich Robinson do Black Crowes).

    De qualquer forma, trocar as válvulas originais (mesmo relativamente novas) do Blackstar por umas melhores vale a pena. É um ampli excelente mas na minha opinião, peca na escolha das válvulas originais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blackstar Ht-20 Troca de Valculas