Dúvidas sobre valvulado: chavamento e configuração de válvulas

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/13


    Senhores,

    Sou completamente leigo em relação a valvulados, estou a ponto de adquirir o meu primeiro, porém, gostaria de um pouco de ajuda para não comprar gato por lebre.

    Se eu adquirir um valvulado de 60W de potência, consigo mandar instalar uma cha e para que ele trabalhe com apenas 30W ou isso já teria que sair de fábrica?

    Outra coisa: o que me disem de um amplificador com as seguintes configurações de válvulas: 2 EL344 no power e 3 12AT7EH no pré? Conseguiria tocar um bom hard rock / heavy metal com ele (não tenho como testá-lo, o vendedor disse que o amplificador tem as características de um JCM 800, vai saber)?

    OBS.: é um combo hand made com falante de 12".

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Detalhe: acabei de descobrir que o amplificador só tem o canal clean. Enfim, é um amplificador Nelson Verdura, muito bem falado em Sorocaba e região, valeria a pena pegá-lo numa troca por um valor equivalente de R$1900,00?

    Como eu usaria o drive num amplificador desses sem estragar a qualidade dele?


    Kleber Blacklock

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara, leva sua guitarra, um pedal de drive e testa o amp!!

    Quanto ao atenuador de potencia, acredito que tenha como fazer sim, vai ter que mandar em algum headmade pra fazer! 60w é bastante coisa!

    Quais sao os controles que esse amp tem ( os knobs)??

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ogner
    Fala, mestre. Então, testei o ampli sem pedal de distorção, vou te contar, o som dele dá para derrubar uma parede e ainda assim não estoura nem dá crunsh.
    Enfim, como era uma troca ou com o ampli ou com uma guitarra genérica que não me chamou a atenção, acabei pegando o ampli e hoje posso me intitular proprietário de um valvulado pela primeira vez.

    Criarei um novo tópico ainda hoje sobre ele com fotos e se tudo der cero também um vIdeo e explico certinho as configurações dele.

    Ainda assim resta a dúvida: entendo que o barato das válvulas é esperar que esquentem para que aconteça o crunch do ampli, qual a finalidade de um valvulado sem o drive das válvulas? O som seria melhor que um transistorado?

    Outra coisa: o ampli tem chave stand by, qual a forma correta de usá-la?

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Eu tive um tremendão de 100w e derruba parede mesmo uehuehue.
    A válvula funciona melhor quando atinge uma certa temperatura de trabalho, nesta temperatura os elétrons conseguem formar uma corrente entre elétrica dentro dela. Você percebe isso quando liga uma televisão de tubo, a imagem demora um pouco para aparecer na tela por este motivo, no amp vai perceber quando ligar ele, com a chave stand by ligada, o som vai demorar um pouco para aparecer.

    esquentem para que aconteça o crunch do ampli
    Não, a distorção vai acontecer se o índice de amplificação for maior do que o suportado pelo amplificador.

    Sobre a chave de stand by, ela serve para você alimentar a válvula depois que os filamentos alcançarem a temperatura ideal, da uma fuçada num tópico aqui que fala sobre isso, se eu achar eu mando.

    Sobre a qualidade de válvula e transistor, é um assunto bem discutido e complexo, mas a explicação é que a válvula acrescenta múltiplos inteiros na frequência fundamental e o transistor não. significa que a válvula filtra o sinal e deixa mais agradável.

    Recomendo que pesquise um pouco de eletrônica(amplificador operacional, filtros RC e transformadores) que vai esclarecer muita coisa, tenho muito que aprender sobre amp, mas espero ter ajudado.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    Outra coisa: o que me disem de um amplificador com as seguintes configurações de válvulas: 2 EL344 no power e 3 12AT7EH no pré? Conseguiria tocar um bom hard rock / heavy metal com ele (não tenho como testá-lo, o vendedor disse que o amplificador tem as características de um JCM 800, vai saber)?

    Só para te explicar... Só pela configuração de válvulas, que ele não está confugurado exatamente como um JCM800. Tal amp tem 100W e leva 4 EL34, a chave da questão é que ele tem 3 ECC83 (12AX7). Ou seja, seu pré tem 60% do ganho de um Marshall por ter as ECC81 (12AT7), está de uma maneira para não distorcer, desconfio que é para um lance meio "old school", tudo no máximo e aí ele vai dar uma crunchadinha, mas tem um headroom enorme e você fica surdo antes dele dar um drive. (maneira de dizer, cheguei a tocar com um combo de 60W valvulado com tudo no máximo para sentir o lance)

    Agora a boa notícia. Ele tem um jeitão, pela configuração, de ter sido feito mesmo para ser um parente pequeno do JCM800, só que com menor potência. Ainda é bastante, então seria legal ir numa assistência técnica e pedir o chaveamente que você falou para reduzir, como sugeriram. E aproveita e troca as válvulas desse pré por 12AX7, se quiser se aproximar do referido Marshall, experimenta as JJ (eu não recomendo, não curto). Eu te daria como sugestão experimentar válvulas com sua guitarra plugada e polir o timbre que você quer.

    Abç

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    acabei pegando o ampli e hoje posso me intitular proprietário de um valvulado pela primeira vez.
    \o/

    entendo que o barato das válvulas é esperar que esquentem para que aconteça o crunch do ampli,
    Não é bem isso. O crunch vem com o aumento de sinal pras válvulas ( mais volume ) quanto mais volume mais drive. Por isso sempre falamos que amps valvulados com muita potencial, dependendo de onde vc vai usar, fica subultilizado, pois é MUITO dificil colocar volume suficiente pra mágica acontecer.

    qual a finalidade de um valvulado sem o drive das válvulas? O som seria melhor que um transistorado?
    cara, vc vai ver que ele se comporta diferente seja no clean ou com drive.
    Acostume´se a usar bastante o controle de volume da sua guitarra. Ele vai ser o dosador do sinal pro seu amp. E nada mais bacana que deixar seu amp num volume que ja esteja no crunch/drive e vc diminui o volume na guitarra, vc vai perceber que o som limpa e é daí que vem o clean mai bacana dos valvulados.
    Nãpo é setando ele clean que fica legal, mas sim dessa forma que falaei acima. Um clean quente, estaladão, cheio de harmônicos!! ( lagrima nos olhos), hauehuhaua!! É que tem muito tempo que não toco com amp!! :(

    O amigo Ramsay, fez um topico sobre a chave stand by, muto bacana!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/300158/

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    ogner

    Exatamente o que o Óg disse. O amplificador distorce quando satura a válvula. Para saturar você precisa ultrapassar o limite dela, mandar um sinal bem forte para ela "apitar", daí ela não aguenta e satura, dá o drive que a gente gosta.

    Este amp é meio "old school", ou seja um canal só, vai distorcer lá no talo e olhe lá. Mais ainda, essa configuração de válvulas, as 12AT7, são resistentes para distorcer. Não sei se ele é meio que um Plexi, mas tem jeito. Aquele Plexi do Hendrix é virtualmente impossível de dar aquele som sem ficar tonto de tanto volume. Ele parece que foi feito exatamente para isso, botar o som lá nas alturas, vai dar muito mais distorção de power. Com um bom falante de 12, em lugar fechado não vejo muito como crunchar esse amp sem pedal. Por isso que falei em trocar as válvulas de pré, eu colocaria umas Svetlana 12AX7 ou mesmo Sovtek 12AX7LPS, por exemplo, mas experimentaria Tung-Sol e outras. Isso deixaria mais acessível o crunch que o Ógner descreveu.

    Fica a sugestão.

    ogner
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ogner
    · votar


    MMI
    Isso, acredito que as 12ax7 ajudariam nesse caso sim!!

    No site do Max tem uma imagem comparativa de algumas válvulas! É bacana!

    http://www.fillies.com.br/sac.html

    o/
    Kleber Blacklock
    Tudo que os amigos Luiz_RibeiroSP, MMI é pertinente também!

    EDIT:
    Eu mesmo ja brinquei de trocar válvulas da familia 12A num amp do próprio Max que eu tinha, e a diferença é bem notável!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Kleber Blacklock
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Valeu pelo retorno!
    Então, pesquisando na internet só encontro informações de amplificadores valvulados com saturação (dois canais, ou, mesmo que possuindo um único canal, também possui saturação). Por esse motivo fiquei meio perdido em relação a esse ampli que adquiri.

    MMI
    Cara, gostei bastante de seu link, ficou muito mais fácil entender sobre as válvulas com o comparativo entre elas.
    Sobre o chaveamento, é necessário ir numa eletrônica que trabalhem com amplificadores ou qualquer técnico formado saberia fazer algo do tipo? Tenho essa dúvida porque moro em cidadezinha do interior, dificilmente encontrarei alguém perito em amplificadores, muito menos valvulados.
    Sobre trocar as válvulas, é um procedimento "natural" do amplificador ou devido a ele usar as valvulas que citei, ao trocá-las eu estaria fazendo um procedimento fora do comum e estaria fazendo a troca por minha conta e risco? Simplificando: esse amplificador foi especificamente projetado para as válvulas que citei ou qualquer amplificador (inclusive o meu) suporta a substituição das válvular por outras diferentes?

    ogner
    Valeu pelo link da chave stand by!
    Gostei bastante da explicação dele.
    Vamos lá: quer dizer que eu ligo o amplificador com o stand by ativado (deixando o amplificador sem volume). Após 15 minutos (existe um tempo pré estabelecido ou 15 minutos seria o suficiente) posso desativar o stand by e mandar ver, certo? Assim que eu for dar uma pausa eu ativo o stand by novamente, correto? E assim, sucessivamente.
    Também gostei bastante de seu link sobre o comparativo entre as válvulas, bastante esclarecedor, muito obrigado pela paciência em me ajudar com algo em que vocês já estão "calejados", hehe.

    Vamos a algumas outras dúvidas:

    1- Esse amplificador que adquiri possui uma entrada "send" e uma entrada "return" na traseira. Pelo pouco que já vi a respeito disso, seria para ligar uma pedaleira ou algo do tipo sem que os efeitos passem pelo pré do amplificador atrapalhando assim o timbre original dele. Essa informação procede? Se sim, isso serviria para QUALQUER efeito ou apenas para simulações de amplificadores? Estou meio perdido, já que esse amplificador possui apenas o canal clean, terei que usar pedais/pedaleira para conseguir o crunch, usaria esse pedal na entrada dianteira ou no send/return?

    2 - Sendo mais específico ainda: a única pedaleira que possuo atualmente é uma G2.1u (porcaria, vendi minha RP1000 pouco antes de comprar esse amplificador acreditando que não precisaria dela), e a G2.1u não possui send/return, posso usá-la direto na entrada frontal (input)?

    3 - Em relação ao Wah-Wah, uso normalmente no input?

    4 - Já que estou com um amplificador que, aparentemente, é melhor que um transistorado em termos de timbre (até então eu estava usando um Peavey Vypyr 75W com os efeitos embutidos dele numa pedaleira controladora, ou seja, não havia necessidade de pedaleira), seria o ideal adquirir uma pedaleira melhorzinha? Não estou pensando em trocar as válvulas, já que isso me deixaria com um amplificador de um único canal saturado e sem canal clean, por isso a idéia de uma pedaleira melhor. Penso em uma http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461331868-vox-tonelab-ex-pedale ira-p-guitarra-loja-garantia--_JM ou uma http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459888989-vox-tonelab-st-pedale ira-para-guitarra-loja-nf-grtia-_JM, já que minha preocupação agora é com um bom drive para hard rock e aparentemente as Vox tem essa qualidade (obs.: nenhuma delas tem send/return, teria que ligar direto no input).

    5 - Falando de tensão de entrada: esse amplificador é 110W, onde moro a tensão é de 220. Estou usando um transformador. Apenas isso basta ou seria necessário algum filtro?

    Pessoal, novamente agradeço a prestatividade de todos. Para deixá-los ao menos cientes de que as dicas não estão sendo em vão, fiz questão de gravar um vídeo de aproximadamente 10 minutos usando o amplificador (gravei o áudio num Boss BR 80 posicionado em frente ao amplificador e o vídeo numa câmera legal, falta editar para postar) e tirei aproximadamente 20 fotos do amplificador, criarei um tópico monstro sobre ele para vocês conhecerem ele melhor.

    Abraço!


    Kleber Blacklock

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Após 15 minutos (existe um tempo pré estabelecido ou 15 minutos seria o suficiente) posso desativar o stand by e mandar ver, certo?

    Cara... No meu valvulado eu espero só uns 30 segundos a 1 minuto e já mando ver. Creio que 15 minutos seja exagero.

    Para as perguntas, vou tentar dar uma força.

    1- Esse amplificador que adquiri possui uma entrada "send" e uma entrada "return" na traseira. Pelo pouco que já vi a respeito disso, seria para ligar uma pedaleira ou algo do tipo sem que os efeitos passem pelo pré do amplificador atrapalhando assim o timbre original dele. Essa informação procede? Se sim, isso serviria para QUALQUER efeito ou apenas para simulações de amplificadores? Estou meio perdido, já que esse amplificador possui apenas o canal clean, terei que usar pedais/pedaleira para conseguir o crunch, usaria esse pedal na entrada dianteira ou no send/return?

    Vamos lá... O send/return ou loop de efeitos, é uma seção do amp que fica entre o pré amplificador e o power. Ele serve pra inserir os efeitos que normalmente são usados depois das distorções, como chorus, delay, reverb e modulações em geral, a fim de não embolar o som do efeito com o som do drive. Já experimentou ligar um delay antes de um drive mais forte? Embola tudo... O loop existe pra isso, pra você usar o drive do amp sem embolar com os efeitos. Isso vale pra boa parte dos efeitos, não só simuladores. Se quiser ligar uma simulação direto no return do amp serve também, mas aí seria desperdiçar o power do amp, o que eu não acho vantagem no caso de um valvulado. Você citou que o pedal só possui canal clean, e teria que usar pedais de drive ou distorção, nesse caso, use-os no input mesmo. Pedais de drive no loop não costumam fica muito bons.

    2 - Sendo mais específico ainda: a única pedaleira que possuo atualmente é uma G2.1u (porcaria, vendi minha RP1000 pouco antes de comprar esse amplificador acreditando que não precisaria dela), e a G2.1u não possui send/return, posso usá-la direto na entrada frontal (input)?

    A pedaleira não precisa ter send/return pra usar com o send/ return do amp, a menos que queira ligar no tal 4cable method. Se você usar essa pedaleira na frente do amp, e usar simulações nela, vai misturar o preamp dela com o do amp e isso geralmente não dá resultados muito legais. Você pode ligar da seguinte forma:

    Guitarra > Input do amp > Send do amp > Input da pedaleira > Output da pedaleira > Return do amp

    O único porém de usar assim é que serviria melhor pros efeitos de modulação apenas, eu creio. Talvez usando esse método se colocar um drive lá na pedaleira não fique muito bom, mas aí só se sabe testando.

    3 - Em relação ao Wah-Wah, uso normalmente no input?

    Sim.

    4 - Já que estou com um amplificador que, aparentemente, é melhor que um transistorado em termos de timbre (até então eu estava usando um Peavey Vypyr 75W com os efeitos embutidos dele numa pedaleira controladora, ou seja, não havia necessidade de pedaleira), seria o ideal adquirir uma pedaleira melhorzinha? Não estou pensando em trocar as válvulas, já que isso me deixaria com um amplificador de um único canal saturado e sem canal clean, por isso a idéia de uma pedaleira melhor. Penso em uma http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461331868-vox-tonelab-ex-pedale ira-p-guitarra-loja-garantia--_JM ou uma http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459888989-vox-tonelab-st-pedale ira-para-guitarra-loja-nf-grtia-_JM, já que minha preocupação agora é com um bom drive para hard rock e aparentemente as Vox tem essa qualidade (obs.: nenhuma delas tem send/return, teria que ligar direto no input).


    Se você é um cara que não usa muitos efeitos, eu recomendaria uns pedaizinhos. Eu mesmo só uso chorus, delay, um drive, um wah e um reverb, e sou feliz! Lógico que pedaleiras boas em amps bons tendem a dar bons resultados, mas no meu caso, eu não comprei uma pedaleira mais cara porque uso poucos efeitos, então não haveria sentido.

    Em todo caso... Se possível, teste o máximo de opções antes de tomar uma decisão.

    5 - Falando de tensão de entrada: esse amplificador é 110W, onde moro a tensão é de 220. Estou usando um transformador. Apenas isso basta ou seria necessário algum filtro?

    Boa pergunta... Pra essa eu não tenho uma resposta com experiência própria, porque meu valvulado tem seletor de voltagem. Em todo caso, eu uso um filtro de linha que dizem que tem proteção contra ruído da energia e contra picos de voltagem.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    conheço o Nelson Verdura pessoalmente e já testei muitos dos seus amplificadores e já fui proprietário de um,

    na caso do seu amplificador ele provavelmente foi feite de acordo com o esquema de um Fender, porque a maioria dos amplificadores que o Nelson Faz é em cima deste esquema, ele sempre faz com 3 12ax7, ou alguma válvula equivalente, mas não como o esquema do Marshall em cascata

    Seria 1 12ax7 no pre, um lado da válvula amplifica o primeiro estagio sai pro volume e controles grave, medio agudo, e volta pro segundo estágio, do que saí desta primeira válvula ele manda direto na inversora

    A 2 12ax7 é a inversora do amplificador

    A 3 é a válvula do circuito send return

    Ou seja seu amplificador é feito só pra timbres limpos dificilmente você irá satura-lo no pre como um Marshall 1959 ou Plexi

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    Sobre o chaveamento, é necessário ir numa eletrônica que trabalhem com amplificadores ou qualquer técnico formado saberia fazer algo do tipo?

    Um técnico em eletrônica hoje em dia sabe trocar placas no computador. rsrsrs

    Brincadeiras a parte, eu levaria num cara que vive de mexer em amplificador, hoje em dia ninguém mais mexe com as peculiaridades das placas e trafos dos valvulados. Mesmo porque, dizem, esses valvulados podem te eletrecutar se tiver uma besteira. Eu não brinco com isso, brinquei acima (antes que apareça um técnico em eletrônica aqui para me massacrar). Fios, soldas e componentes não são tudo a mesma coisa. Hoje em dia quase ninguém sabe lidar ainda com válvulas, são projetos muito antigos ou amplificadores de guitarristas...


    Simplificando: esse amplificador foi especificamente projetado para as válvulas que citei ou qualquer amplificador (inclusive o meu) suporta a substituição das válvular por outras diferentes?

    Já que você viu o link, todas aquelas válvulas são intercambiáveis. Tem a mesma pinagem, vão funcionar uma substituindo a outra. Boa notícia, né?

    Agora a má notícia... Alguns amps foram feitos para se trocar as válvulas indiscriminadamente, á vontade. Outros precisam de algum acerto. Por isso que te disse para ir numa assistência, lá inclusive vai ter válvulas para experimentar.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Rapaz, que aula!
    Só tenho a agradecer!

    Fábio Santiago
    Maravilha, alguém que conhece o Verdura! Bom saber que é um cara que sabe o que está fazendo. Valeu pelo retorno!

    MMI
    Rapaz, não só vi o link como salvei nos favoritos, o seu link e o do ogner.
    Muito obrigado pelos esclarecimentos!

    Enfim, tentei de tudo aqui para editar o vídeo que gravei com o áudio separado, não consegui. Já está a caminho o tópico definitivo do amplificador, assim que eu aprender a fuçar com o Vegas eu posto o vídeo, por enquanto, só o áudio mesmo...

    Segue o link do novo tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/300580/

    Valeu, pessoal!


    Kleber Blacklock

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Rapaz, que aula!
    Só tenho a agradecer!


    Que nada... hehehehe

    Tem muito cara muito mais entendido sobre o assunto que eu. E talvez eu até devo ter escrito alguma besteira no texto. Mas enfim, muito obrigado! Estou a disposição pra contribuir com o pouquinho de experiência que tenho. Ainda tenho muita coisa a descobrir no meio dos efeitos e da amplificação valvulada.

    No mais, uma dica final. No fim das contas, seus ouvidos são seus guias. Procure testar o máximo de possibilidades antes de tomar alguma decisão. Siga seus ouvidos e encontre o seu som!

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    O amplificador dele não tem a 3 valvula de estágio do pre tipo cascata, pra fazer drive igual o JCM 800 e o Plexi peavey windsor , ele só tem 1 valvula de pre, a próxima seria a inversora, que já faz parte do power, e a válvula do loop de efeitos

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Fábio Santiago
    O amplificador dele não tem a 3 valvula de estágio do pre tipo cascata, pra fazer drive igual o JCM 800 e o Plexi peavey windsor , ele só tem 1 valvula de pre, a próxima seria a inversora, que já faz parte do power, e a válvula do loop de efeitos

    E isso significa o que? Que não tem drive?

    Então se o som é só clean mesmo, já nem precisa se preocupar com o loop e essas coisas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre valvulado: chavamento e configuração de válvulas