Construindo preamp valvulado hi-gain, pra jogar na saida transistorada de 2 staner 15" BX200 e

    Autor Mensagem
    rock_simpsom
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: rock_simpsom


    Bom, enquanto vou garimpando tranformadores e valvulas retificadoras soquetes, vou fazer um preamp pra ensaios com 3 valvulas que tenho aqui, (12au7 > 12ax7 > 12au7), depois vou jogar essa saida do pre na entrada dos amps, pulando a parte do pre dos 2 staner.

    Eu ja faço isso mas uso pedais da digitech e o som é legalzinho melhorou mt depois q modifiquei os amps pra nao passar pelo equalidado, vendo essa melhora tremenda achei bacana fazer um pre amp o mais hi-gain possivel com as 12au7 junto.

    São 3 valvulas, então temos 6 estágios, no primeiro quero usar uma 12au7 pra amplificar o sinal sem muito ruido e passar o sinal já bem quente pro proximo estagio.

    No segundo estágio já queria começar os 4 estagios em cascata e no ultimo fazer um estagio de catodo seguidor pra diminuir a impendancia de saida do pre, visto que é preciso que a impendancia de saida do meu pre seje de menor impendancia que a entrada do ampli modificado, pra nao haver perdas.

    to meio perdido aqui, tenho algumas dúvidas:

    Qual a corrente de placa máxima pra cada triodo de uma 12ax7 e principalmente da 12au7, não quero estraga-las por excesso de corrente.

    Vi que em muitos amps é usado em torno de 4.5mA as vezes 5.4mA decorrente de placa, mas e nas 12au7???

    Qual a porcentagem ideal pra ter uma boa durabilidade?? uns 70% da corrente máxima? cmo quero hi-gain ai tem que ser no limite das 3 valvulas.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    rock_simpsom

    Nas 12AU7, considerando a voltagem de alimentação DC em torno de 250V a corrente não deve exceder 20mA (10mA em cada triodo).

    Não sei se seria uma boa vc usar uma 12AU7 no 1º estágio, porque apesar de reduzir ruído ela tem uma impedância de entrada menor que não casa muito bem com a alta impedância de uma guitarra para high gain.
    Por isso, com as válvulas que vc tem a melhor configuração seria: 12AX7->12AU7->12AU7

    Mas, para High-Gain, o ideal é: 12AX7->12AX7->12AX7.

    rock_simpsom
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    Claro, Ramsay, é uma pena eu nao ter mais duas 12ax7, mas por enquanto queria ir construindo alguma coisa pegando mais experiencia.

    valeu as dicas, já vão me ajudar bastante... vou tentar achar um trafo aqui pra ajusta a impendancia da entrada pra poder usar essa 12au7 no primeiro estagio.

    outra coisa depois quando comprar as outras 12ax7 vou usar essas 12au7 pra fazer um boost nem 3.5k por ai, e tb quero fazer um filtro de grave pra reduzir uns 4db nos 200Hz, mas ainda to vendo isso direitnho.

    rock_simpsom
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    Eu to achando que dois amp da staner é até demais, sem falar que um dele estragou o falante e eu tive que colocar um selenium de merda ali. (GS150), ai ja vai começa a caga o som.

    Então to afm de aproveitar as outras peças do GS150, que eu ja penssava em desmontar, posso usar o trafo dele pra alimentar uma 5u4-GB e fazer a fonte com retificação valvulada com indutores e tal. se o trafo do GS150 não aguentar eu tenho mais um de 3.2A que já alimenta o filamento pelo menos.

    Então com uma fonte com retificação valvulada c/ 5u4gb, um pre com essas 3 valvulas, a saida continua transistorada com os toshiba, um falante "descente" que é o bx200 15" é o melhor q eu tenho, não seria mais bacana fazer isso?

    Menos potencia e mais qualidade no pre e na fonte.

    o que vcs acham?

    e quantos amperes é o trafo dos staner???

    quando ve até faço um circuito novo de saida com esses trasistor toshiba, pra se adequar melhor no novo pre e nova fonte.

    rock_simpsom
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ja reuni tudo que vou precisar, ja desmontei o gs150 c\ selenium que vai ser um futuro amp de voz, to separando tudo que precios, soldador já ta ligado..

    vamo ve no que vai da.. ainda não fiz nenhuma saida de potencia mas nao deve ter muito mistério.

    rock_simpsom
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    vou pegar os dois trafos, do bx200 e do gs150, pra ligar um no outro e improvisar uma fonte de isolamento. 220/24 > 24/220, não sei se é 24v o secundario mas a ideia é essa, já tiro do secundario do primeiro trafo a tensao pro filamento da 5u4-gb, depois vou tentar regular isso, mas como um 78012 só aguenta 1A não sei como fazer isso, mais uma coisa pra pesquisar, e o B+ pego no final do 2º trafo,.

    Eles devem ser iguas, pelo menos quando abri o BX200 uma vez me lembro que eram bem parecidos, então nao vai ter um dele sobrecarregando o outro.

    pelo tamanho dos trafos acho que to bem servido de corrente, falta ver certinho quanto é essa corrente,preciso saber se vai aguentar a valvula retificadora e a saida power do bx200.

    rock_simpsom
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Falei com o Marques, uma amigo meu que tá sempre estudando e criando coisas incríveis com válvulas, pena que não tenho muito contato com ele.

    Ele disse pra eu fazer uma saida push pull e estudar mais os harmonicos, taxa de distorção harmonica.

    Acho que vou fazer isso mesmo, vai ficar bem melhor e nem vou gastar muito, vou dar uma analizada nas saidas de amps valv.

    é isso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construindo preamp valvulado hi-gain, pra jogar na saida transistorada de 2 staner 15" BX200 e