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      Chave Stand-by em valvulados - A verdade sobre

      Autor Mensagem
      Ramsay
      Veterano
      # jan/13 · Editado por: Ramsay


      Eu sou formado em eletrônica e notei que existe uma certa discrepância dos colegas do fórum sobre a necessidade ou não da chave stand-by em amps valvulados.
      Então, baseado nos datasheets das válvulas, fiz alguns cálculos simples que estão expostos abaixo:

      2x6L6 de um amp de 50W gastam pouco mais de 10W com os filamentos.
      Limite de consumo de cada válvula (tocando guitarra): 30Wx2=60W

      2xEL34 gastam cerca de 19W com os filamentos.
      Limite de consumo de cada válvula com sinal (tocando guitarra): 25Wx2=50W

      4x12AX7 consomem cerca de 7.5W com os filamentos.
      Limite de consumo de cada válvula com sinal (tocando guitarra): 1.2Wx4=4.8W

      Alguns afirmam que a chave stand-by serve para pré-aquecer os filamentos das válvulas, antes de se jogar a alta tensão DC nelas, e isto está certo, mas, o amp valvulado funciona sem isso.

      Outros afirmam que essa chave não tem utilidade nenhuma e que é só um refinamento ditado pela tradição. Eles não estão errados, mas, também não estão certos.

      Mas, tem outros que afirmam que não deve se utilizar a chave stand-by a toda hora, porque isso provoca um stress térmico no vidro das válvulas que podem rachar e eles estão totalmente errados.

      Isso porque, no momento em que se para de tocar guitarra, as válvulas, esteja o stand-by acionado ou não, começam a esfriar, porque aquela potência dissipada pelas válvulas tipo 6L6/EL34 de 50/60W+filamentos caiu para apenas a potência dos filamentos.

      Por isso, o uso da chave stand-by, sempre que se parar de tocar guitarra, é altamente recomendável, porque preserva e dá uma pequena sobrevida as válvulas de potência e aos capacitores da fonte.

      É importante frisar que os vidros das válvulas foram fabricados para suportar variações de temperatura, independente da existência ou não de uma chave stand-by.

      O que os vidros das válvulas e, as vezes, os capacitores da fonte não suportam é sobre-tensão, ou seja, um amp valvulado que na parte traseira indica funcionar com 120V e a rede elétrica da maior parte dos estados do Brasil marcar 131V ou mais.

      Com isso, a alta voltagem fornecida as válvulas de potência aumenta muito, excede as especificações das válvulas e em curto prazo, uma delas pipoca e racha, como já aconteceu comigo.

      Então, passei a utilizar um estabilizador desses de PC de 1000VA e ele baixou a voltagem da tomada que aqui varia entre 131/133V para 119/120V que é o que o amp precisa para funcionar perfeitamente sem sobreaquecer e rachar as válvulas por excesso de voltagem. Com isso, o meu amp valvulado, nunca mais apresentou problema e inclusive esquenta menos, porque afinal ele está recebendo a voltagem nos conformes, segundo o padrão de fábrica.

      O estabilizador de PC, na verdade, não estabiliza nada, mas, o simples fato dele baixar a voltagem da rede elétrica de 131/133V para 119/120V já justifica o uso.

      MMI
      Veterano
      # jan/13
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      Ramsay

      Bastante interessante. Muito bom.

      valeu!

      Skider
      Veterano
      # jan/13
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      Ramsay
      Cara, banca o tópico, e veio a calhar.
      Comprei o tal MGV30, sem a chave standbay. Qual seria o procedimento mais adequado para este caso?
      Ligar o ampli com os volumes zerados e deixa um tempo? E para desliga-lo?
      Abç, e obrigado.

      ogner
      Veterano
      # jan/13
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      Bacana!!
      Não costumo usar a chave stand by com frequencia no amp, apenas quando vou ficar longos períodos sem tocar. Depois de umas musicas tocadas, aquela parada para umas 2 longnecks de cerveja, hehehe!! E no inicio pra dar uma start no amp ( por volta de 1 minuto) antes de liga-lo.

      Ramsay
      Veterano
      # jan/13
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      MMI
      Obrigado!!

      Skider
      O MGV30, por ser nacional, já está adaptado a voltagem das tomadas brasileiras e, ao ligar, vc só tem que esperar um pouco para as válvulas aquecerem.
      E, pra desligar, basta parar de tocar guitarra e acionar o interruptor, simples assim.

      ogner
      De fato, vc não precisa acionar o stand-by a toda hora, mas, quando vc o aciona dá uma leve sobrevida as válvulas de potência e aos capacitores da fonte.
      Por exemplo, hoje eu toquei guitarra por 4 horas e a cada vez que eu trocava a guitarra, eu acionava o stand-by, normalmente depois de todo um cd com Bt-Tracks.

      ALF is back
      Veterano
      # jan/13 · Editado por: ALF is back
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      Ramsay
      amém!!

      Skider
      da uma lida no primeiro post desse LINK

      nosso amigo tirou essa informação do manual do MGV...pode te ajudar!

      eu uso a chave de stand by ao ligar e ao desligar! nao faço (fazia) ideia do q estou fazendo, apenas copiava o q os outros orientavam, e assim sempre será...afinal, sou biólogo gente! husauhasHU

      Ramsay
      cara, nao sei se vc acompanhou minha novela com meu blackstar...resumindo, ele queimou:
      polarizador de valvulas
      capacitor de filtragem (??)
      diodo zener (¿¿¿¿¿¿¿)
      dobrador de tensão (??)
      diodo retificador (??)

      tudo por conta de um pico (vulgo pica) de luz! eu nao estava usando nada...o amp direto na tomada...
      na planta da casa diz q a rede aqui é aterrada...mas nao sei testar isso pra tirar a prova!

      enfim...agora o amp voltou...comprei um filtro de linha modelo UPSAI FTH 1200...vc acha q só esse bagulho ja vai resolver meu problema? essa questão da voltagem excedente, deve valer pro meu amp, ja q ele é importado (pela made in brazil) e nao fabricado pra trabalhar nas nossas redes...seria interessante eu usar um estabilizador de pc nele TAMBEM? se sim, antes ou depois do filtro de linha?
      vlw!

      edit: na descrição desse filtro de linha (upsai) fala q ele protege contra picos...mas o cara da made in brazil acha q o fusível dele queima dps da tensão passar, sendo portanto ineficaz...parece q nao há exatamente um consenso sobre isso!

      Ramsay
      Veterano
      # jan/13
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      ALF is back

      Eu já tinha lido alguma coisa sobre o seu amp que é um Blackstar HT-5, mas, não entendí direito o que aconteceu.
      Quando parou de funcionar ele deu algum cheiro de queimado?
      O som do amp simplesmente sumiu do nada?
      Me dê mais informações!!

      LeandroP
      Moderador
      # jan/13
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      Claro como água. Valeu!

      ALF is back
      Veterano
      # jan/13
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      Ramsay
      ele começou com um ruido estranho após um estalo no estabilizador do pc (ele nao tava ligado nesse estabilizador, mas foi no mesmo momento)...nao associei os fatos...apenas tentei tirar o ruido com um noise gate após ter gravado...mas resolvi gravar outro take e o ruido aumentou...aumentei o volume no maximo pra ver se era do falante...o "SSSSSSSSS"do falante aumentou naturalmente, mas o outro ruido continuava no mesmo volume e intermitente...ai começou a pipocar....voltei o volume e fui tocar, saiu um som totalmente clippado, horrivel! ai coloquei em stand by e voltei...quando voltei, o som nao voltou...mas continuava saindo som na saida emuladora...apenas no falante q nao...dai pra frente ele nao saia mais som, apenas pipocava um ruidinho baixo, o falante dava um TUM quando ligava (coisa q ele nao faz), e um cheiro de queimado começou a aparecer...concordo com o cara que disse q foi um pico de energia, pois deu mesmo um barulho no estabilizador...agora nao sei se esse filtro q comprei vai evitar q esse tipo de coisa aconteça de novo, já q alguns dizem q se der uma sobrecarga, ela passa pelo filtro antes do fusivel queimar...seria isso verdade ou mito?

      macaco veio
      Veterano
      # jan/13
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      raramnete tenho entrado no forum mas lendo este post tenho que deixar aqui uma dica (verdadeira ) que muitos nao sabem. 'E sabido e certo primeiro se liga o power (aquece os filamentos) depois o stanby (alta voltagem). Ao desligar o ampli nao importa (pode desligar os dois juntos). quando se quer dar um tempo e depois voltar a tocar, desliga-se so o stanby by, porem este tempo nao pode ser muito longo (uma meia hora no maximo). o que ocorre:
      a valvula esta em alta temperatura de funcionamento mas sem alta voltagem sem corrente circulando, comeca a formar uma oxidacao no catodo, que vai envenenando o catodo e vai degradando a valvula mais rapidamente do que a preocupacao de se esquentar o filamento primeiro para depois ligar o stanby.
      Portanto se for parar por mais de meia hora, eh melhor desligar o ampli.

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # jan/13
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      Amplificadores valvulados possuem de fabrica, alguma proteção contra sobretensão? nem que seja um varistor?

      LeandroP
      Moderador
      # jan/13
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      Eu ligo o power, e depois de alguns minutos (uns 3 minutos +/-) ligo o stand by. Pra desligar eu desativo o stand by e em seguida o power.

      JC_Junior
      Veterano
      # jan/13 · Editado por: JC_Junior
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      Não sei se vou me fazer entender, mas vou tentar.

      Eu vejo da seguinte forma:

      Esses amps, na verdade "não possuem" a chave power, quando você coloca o amp na tomada ele já está ligado, alimentando as válvulas o deixando em modo de espera, ou seja, em Stand By.

      Fazendo uma analogia, é como se você ligasse seu valvulado diretamente na tomada com a chave Power já acionada e, pra tocar, utiliza a chave Stand By.

      Espero que eu tenha sido claro.

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # jan/13
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      JC_Junior
      Possui chave power sim, se não tive-se o transformador ficaria quente e os filamentos ficariam ligados, tendo a necessidade de puxar a tomada para desligar o equipamento.

      Ramsay
      Veterano
      # jan/13
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      ALF is back

      O fato é que talvez se o HT-5 estivesse ligado no estabilizador do PC, talvez o defeito não teria acontecido, simples assim...
      Eu não acredito que um pico de energia tenha queimado o HT-5, porque esses picos de energia são rápidos, enquanto que o amp valvulado tem uma percepção lenta e nem percebe esses picos de energia.

      O filtro de linha Upsai não vai resolver o seu problema, porque ele não abaixa a voltagem da rede elétrica para o nível que o HT-5 precisa para funcionar sem risco de queima.

      Por isso eu sugiro que vc compre e use no HT-5 um estabilizador desses de PC, de 600VA pra cima, de preferência sem relés.

      macaco veio

      Interessante!! Confesso que eu nunca ouví falar disto!!
      Mas, é válido.
      Portanto, sigam o conselho do colega macaco veio e nunca deixem o amp valvulado em stand-by por mais de 30 minutos.

      ALF is back
      Veterano
      # jan/13
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      Ramsay
      entendi cara...em um teste rapido aqui, usei o filtro e notei q diminuiu bastante o ruido do amp...entao acho q é legal eu usar o filtro pra essa finalidade...no caso eu devo usar o estabilizador tbm, mas ele deve ficar antes ou dps do filtro? eu ligaria o estabilizador na tomada, o filtro no estab e o amp no filtro...ou o contrario? ou nao é legal usar os 2 juntos? (rs)

      lokiol
      Veterano
      # jan/13
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      ALF is back

      Cara, tem que olhar a voltagem da sua tomada. Aqui em casa fica em torno de 120v a 123v, é bom... Quando eu ligo no estabilizador cai pra 110v, e dá ruido no amp e nos pedais...
      Normalmente esses "estabilizadores" só abaixam a voltagem pra não ter perigo do nível subir muito. Se você quiser realmente estabilizar, compre um Módulo Estabilizador.

      ALF is back
      Veterano
      # jan/13
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      lokiol
      hummm...isso eu não sabia! Mas acho q em uma rede aterrada, com o filtro e o estabilizador juntos eu não teria problemas né? Não tenho aquele aparelho pra medir voltagem aqui, mas acho interessante usar o estab tbm pra abaixar essa voltagem, já q o blackstar foi feito pra trabalhar em uma rede estável, de 110v...se for um pouco abaixo, melhor q acima, né?

      ogner
      Veterano
      # jan/13 · Editado por: ogner
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      Não querendo ser chato. Mas mais um ponto pró pros amps handmades nacionais (os bons)!! hehehe!!

      o/

      EDIT: Me referi não a ter a chave de stand by, mas ja serem aparentemente mais apropriados a nossa rede eletrica!
      o/

      LeandroP
      Moderador
      # jan/13
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      ogner

      O meu é handmade (Acedo Audio). Pelo fato de eu morar na Grande São Paulo me facilita as coisas também. Levei o meu cabeçote (depois de um ano) pro Paulo Acedo dar uma checada antes do término da garantia. Pense num cara atencioso... E tá tudo em ordem, em estado de novo. Pensei em futuramente comprar um cubo menor, com menos potência com falante de 8"... Adivinha de quem eu vou comprar ;-)

      Todos os amplificadores dele tem chave de stand by. Ele não usa chave de meia potência, e sim um potenciômetro de ganho, que no meu ponto de vista é muito mais versátil.

      ogner
      Veterano
      # jan/13
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      LeandroP
      Conheci o Paulo, fui na oficina dele pegar o meu!!
      o/
      Pega o 276 com 12", velho!! Vai por mim. E se vc conversar 2 minutos com o Paulo sobre isso ele tb vai te falar a mesma coisa!! hehehe!!

      Skider
      Veterano
      # jan/13
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      ALF is back
      Eu tinha visto... heheh; Baixei o manual ontem. Estou gostando até agora.

      Ramsay
      Vlw demais. Era isto mesmo que eu estava fazendo, mas com receio. kkkk

      ogner
      É vero.

      LeandroP
      Moderador
      # jan/13
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      ogner

      Então, eu tenho um com falante de 12", do tipo cabeçote e caixa. O falante de 8" é mais pra pegar o busão com o ampli na mão mesmo, mais leve, menor.

      Rock With Salad
      Veterano
      # jan/13
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      Mas, afinal:

      Estabilizador de PC, módulo estabilizador ou filtro de linha ?

      ALF is back
      Veterano
      # jan/13
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      Estabilizador de PC, módulo estabilizador ou filtro de linha ?
      ou os 2 ou os 3 juntos??

      lokiol
      Veterano
      # jan/13
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      Rock With Salad

      Estabilizador de PC: Se sua casa tem uma voltagem alta, entre 128v a 135v (pode medir com um multímetro, que se compra por uns 20 a 25 reais), o Estabilizador de PC abaixa em uns 10v, fazendo com que fique mais próxima da que o aparelho precisa para funcionar perfeitamente, porém não é legal usá-lo em casas que já tem uma estabilidade na rede elétrica, pelo menos pra usar com equipamentos de guitarra, baixo, etc, pois amps, pedais podem precisar de mais voltagem, e por ter abaixado com o estabilizador, pode ocorrer ruídos inconvenientes. Ele impede do aparelho "queimar" quando der picos de energia. Repito, se a rede elétrica da sua casa é estabilizada, aconselho usar um filtro de linha como eu, muitas vezes ele pode proteger de certos picos de energia.

      Módulo Estabilizador: O mais indicado. Com um bom módulo estabilizador, você terá uma energia realmente estabilizada para trabalhar corretamente com o seu aparelho. Além dele proteger de curtos e picos de energia.

      Filtro de linha: Te possibilita colocar mais de 1 aparelho ligado na mesma tomada, dá uma certa "estabilizada" na energia, e pode proteger o seu aparelho de picos de energia.

      Megadave
      Veterano
      # jan/13
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      Sempre usei o meu com o stand by ligado, pelo que percebi isso não faz mal, pois eu não paro de tocar por periodos acima de 10 mins.

      Marthin87
      Veterano
      # jan/13
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      Então seria legal usar uma tomada com estabilizador ( se for o caso) para o amp e outra tomada com filtro de linha para os pedais. Se houver um pico de tensão na tomada usadas para os pedais, as fontes tem a função de segurar a bronca.
      Minha dúvida é: Meu amp só funciona em 127V, uso somente filtro de linha. Toco em lugares com tomadas de 220V e uso um transformador daqueles simples. Tenho que usar o estabilizador neste caso?
      Ramsay
      Bom tópico, hein?

      lokiol
      Veterano
      # jan/13
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      Marthin87

      Cara, usar estabilizador pra amp, se a energia é legal, vai dar ruido desnecessário. Você usa o estabilizador de PC quando a voltagem excede bastante o normal. Se o lugar tiver um bom aterramento, qualquer pico que der vai pra terra e não vai atrapalhar em nada, pode ligar direto na tomada.

      Parronchi
      Veterano
      # jan/13
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      Ramsay
      Olá tudo bom?
      Venho agradecer seu tópico e suas postagens que além de conhecedor,ajuda todos a entender melhor sobre a chave standy by.
      Muito bom e parabens

      Eduardo Parronchi-Especialista de produtos METEORO

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