Falante Celestion Vintage30 parou de funcionar

    Autor Mensagem
    goonies
    Veterano
    # jan/13


    tenho uma caixa 2x12 réplica da mesa com 2 falantes celestion vintage30. Tem uns meses apenas. Um dos falantes parou de sair som e o outro continua. Aconteceu enquanto estava tocando.

    Será que queimou o falante? isso é muito difícil acontecer, tenho outros falantes há muitos anos e nunca pararam de funcionar.

    agradeço quem puder me ajudar. Para complicar mais ainda estou sem carro para levar na assistência..

    abs

    Hitman
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    seu falante tem quantas entradas?
    ele e em estereo?

    Invalid User
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Que amplificador tava usando?

    goonies
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    goonies,

    A caixa só tem uma saída de 8ohms. Estava usando um Plexi 100W. Eu estava usando há uns 4 meses sem problema nenhum. Derrepente um dos falantes parou de sair som. Num sei se queimou. Ontem retirei o falante e ele está perfeito sem nenhum rasgo, está intacto.

    Estou torcendo para ser algo na fiação. Comprei esses falantes novos há pouco tempo.

    Valeu

    Hitman
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    goonies
    o volume estava alto?
    tudo bem que a combinacao tem 140w, mas nao tem muuuuito espaco pra respirar.
    mas mesmo assim, nao creio que seja isso.

    o falante nao faz som nenhum? ele fez algum barulho quando parou, como foi?

    boblau
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    goonies

    se vc tirou o falante, faz um teste simples.

    Pegue dois fios e ligue em cada pólo do falante (+ e -) e ligue/desligue em uma pilha de 1,5 volts, se o cone se mexer é um problema na fiação da caixa, se não se mexer o problema é no falante mesmo.

    Hitman
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    goonies
    boblau
    se vc tirou o falante, faz um teste simples.

    Pegue dois fios e ligue em cada pólo do falante (+ e -) e ligue/desligue em uma pilha de 1,5 volts, se o cone se mexer é um problema na fiação da caixa, se não se mexer o problema é no falante mesmo.


    e se der certo, lembre-se de deixar o cone na posicao original pra nao ter problemas de fase

    goonies
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hitman
    boblau

    não fez nenhum barulho, parou de sair som enquanto eu tocava. Senti o volume diminuir e só o outro falante sai som. Sempre uso o volume no 9 ligando os dois canais com o canal grave no 6 e uso um boost na frente. Venho tocando assim desde sempre e essa caixa aguentava sem peidar. Foi derrepente,

    Uma dúvida, dá choque ou posso segurar os fios com a mão? sou leigo nisso..

    Pode ser pilha de 9V ou precisa ser 1.5V acho que a única que tenho é aquela palito AAA do controle remoto da TV. Serve essa?

    valeu!!!!!

    Hitman
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    um plexi no vol 9.... isso sim eh timbre. haha

    boblau
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pode segurar os fios com a mão sim, 1,5 Volts mal se percebe com a língua... Não use 9 Volts, pode travar o cone. A tua pilha do controle remoto serve, mas tem que ter alguma carga, não pode ser daquele controle remoto que vc trocou a pilha em 2008....

    Não esqueça de desligar os fios do alto falante que estão conectados à caixa.

    lokiol
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: lokiol
    · votar


    goonies
    Cara, mas o mais recomendado é usar a combinação de falantes que a soma dê mais ou menos o dobro da potência.
    Ainda mais em valvulados que as valvulas esquentam, a compressão aumenta, e , consequentemente, a intensidade do volume também.
    Espero ter ajudado.

    goonies
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    finalmente entendi por que meus falantes estão queimando. Perdi 4 ou 5 falantes vintage30. fica aí a dica para quem não quiser perder seus falantes :)

    O último novo par(caixa 2x12) de vintage30 que estava usando liguei meu head(plexi 100W no volume máximo) com meu BBpreamp de boost, como sempre diz.

    Um dia, resolvi colocar a mão na caixa dos falantes. E estava SUPER quente, aí abri a tampa e coloquei a mão nos falantes. Quase não dá para encostar. SUPER quente mesmo. Calor e eletrônica são como o he-man e o esqueleto.

    Parei de tocar e esperei esfriar. Liguei o ampli novamente mas sem o BBpreamp. Liguei a guitarra direto no input do ampli sem nada.

    Resultado:

    Depois de tocar uns minutos a caixa não esquentou, coloquei a mão no falante e esquentou pouco. Desliguei o ampli esperei um tempo e liguei novamente usando um atenuador THD hotplate. nada esquentou.

    O ampli no volume máximo + pedal = Muito mais volume, parece que aumenta mais de 3db.

    100W valvulado no talo + pedal de overdrive + 120W de falante = Aquecimento = queima de falante.

    Hitman
    Veterano
    # out/14
    · votar


    pelo que me lembro a regra eh ter 1.5 ou 2x a potencia como seguranca

    Nefelibata
    Veterano
    # out/14
    · votar


    goonies

    Eu já acho q tem alguma coisa errada aí. Não faz sentido vc ter um falante q o fabricante diz que ele aguenta X e daí ele não aguenta. Eu usei amp de 40 watts muito tempo com um falante de 50 watts no talo.

    Estou achando que o problema é outro; ou são estes trafos zuados que a marshall as vzs colocam nos amps; alguma outro problema no amp; talvez até ligação errada dos falante pro amp (série/paralelo) que pode zuar a impedância e dar zica.

    Amigo, mande um email pra celestion, explica o que aconteceu com vc. Pra mim não tem cabimento queimar 5 falantes bons usando dentro da potência normal dele.

    Abraço

    Nefelibata
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Hitman

    pelo que me lembro a regra eh ter 1.5 ou 2x a potencia como seguranca

    isso aí é meio lenda... por exemplo, antigamente se usava muito plexi de 100 watts com uma 4x12 de greenbacks de 25 ou 30 wats. Ou seja, potencia dos falantes no limite ou pouco acima. Normal.

    Abraço

    Hitman
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Nefelibata
    sim, conheco gente que faz isso, porem vive mexendo em seus equipamentos. nao me contam as storias de terror por traz. haha

    goonies
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Nefelibata
    Eu já acho q tem alguma coisa errada aí. Não faz sentido vc ter um falante q o fabricante diz que ele aguenta X e daí ele não aguenta. Eu usei amp de 40 watts muito tempo com um falante de 50 watts no talo.

    Estou achando que o problema é outro; ou são estes trafos zuados que a marshall as vzs colocam nos amps; alguma outro problema no amp; talvez até ligação errada dos falante pro amp (série/paralelo) que pode zuar a impedância e dar zica.

    Amigo, mande um email pra celestion, explica o que aconteceu com vc. Pra mim não tem cabimento queimar 5 falantes bons usando dentro da potência normal dele.


    A impedancia da caixa e do cabeçote estavam exatas. O falante esquentava e depois de um tempo queimava.

    O ampli que eu usei era top de linha da marshall YJM100 Um dos melhores já construídos. Um volume monstro! sem atenuador é impossível chegar perto. O boost força ainda mais. O ampli entrega 180 W para os falantes que tem 120W, Sem contar que 16omhs tem mais enrolamento de cobre e pode esquentar mais, hoje uso falante de 8 omhs.

    Usei por um tempo sem o boost com os falantes novos e não tive mais problema. Vendi o ampli já.

    Agora estou com um plexi superlead 1959SLP e uso no talo com 2x12 vintage30 e não tenho problemas de aquecimento, mas não uso o boost com o volume no máximo mais.

    Estou usando um variac com 110V. ajustei o bias para 70% que deu 42mV pino 3 leu 411V.

    Diminiur de 127V para 110V fez uma diferença incrível, acho que 127/128 força demais o ampli. O ajuste de bias deu uma diferença impressionante na variação do timpot.

    Ramsay
    Veterano
    # out/14
    · votar


    goonies

    O que fazia os Vintage 30 queimarem era um curto em espiras do primário do trafo de saída do YJM100.
    Umas poucas espiras em curto já são suficientes pra queimar alto-falantes, válvulas de potência e até o próprio trafo de saída.

    Que bom que resolveu e vendeu o amp defeituoso.
    Coitado de quem comprou...

    E quanto ao Variac, o ideal é ajustá-lo de forma a que marque a voltagem mostrada na parte traseira do seu novo amp, porque senão os filamentos da válvulas ficam sub-alimentados reduzindo a qualidade sonora do amp.

    Em tempo, o voltímetro que vem nos variacs não é muito preciso.
    O ideal é vc comprar um multímetro digital de R$30,00 e ajustar a voltagem do variac com ele.

    goonies
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ramsay
    O que fazia os Vintage 30 queimarem era um curto em espiras do primário do trafo de saída do YJM100.
    Umas poucas espiras em curto já são suficientes pra queimar alto-falantes, válvulas de potência e até o próprio trafo de saída.

    Que bom que resolveu e vendeu o amp defeituoso.
    Coitado de quem comprou...

    E quanto ao Variac, o ideal é ajustá-lo de forma a que marque a voltagem mostrada na parte traseira do seu novo amp, porque senão os filamentos da válvulas ficam sub-alimentados reduzindo a qualidade sonora do amp.

    Em tempo, o voltímetro que vem nos variacs não é muito preciso.
    O ideal é vc comprar um multímetro digital de R$30,00 e ajustar a voltagem do variac com ele.


    sim, recuperei a tensão pelo multimetro e deixei 110V. O transformador tem opção de 110V, 220V e 230V. Precisa trocar o fusivel para mudar para 220.

    Acredito que se vem escrito 110V o transformador pode trabalhar bem nessa voltagem, né?

    Eu imaginei que o ampli pode trabalhar melhor com a voltagem indicada, senti até uma queda no volume.

    valeu

    Nefelibata
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ramsay
    goonies

    Então era bem aquilo que imaginei: os famosos trafos meia boca da marshall.

    Pra mim não tinha cabimento os celestions ficarem queimando se a impedência e a potência estava dentro do limite.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falante Celestion Vintage30 parou de funcionar