Diferença entre caixa hand-made e de "marca"

    Autor Mensagem
    Kruspemsv
    Veterano
    # out/12


    Fala galera, procurei na busca mas não achei a duvida em específico.

    A questão é bem simples, e acredito que bem fácil: Existe diferença de eu mandar fazer uma caixa handmade com, digamos, 2x Celestion V30 entre eu comprar uma Orange com 2x Celestion V30?

    OBS: Orange é um exemplo, poderia ser qualquer caixa de marca.

    Algo afetaria o som? Existe alguma coisa entre ligar o cabo e o som sair do falante que pode ser "melhor" ou "mais bem feito"?

    Att,

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Kruspemsv

    Se o cara fizer exatamente conforme as especificações da marca, não tem porquê de ser diferente. Não acho que "a magia" esteja na marca ou se foi feita no hemisfério norte ou sul. O que você acha?

    Kruspemsv
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não acredito em "magia", e obviamente duvido que o hemisfério de fabricação do equipamento seja relevante na qualidade final do produto, afinal de contas não foi isso que eu perguntei.

    Só acredito que tenho pouco conhecimento sobre como uma caixa é feita e o que envolve a construção de uma, as vezes pode haver algum componente que vá além do meu conhecimento que influencie o som, mas pela sua resposta acredito que me precipitei em ter esta duvida.

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Kruspemsv

    Desculpe! Eu não quis ser arrogante. Disse que se for fabricada por um handmade com as mesmas peças (madeira, auto-falante, tecido ortofônico) e dimensões, não tem porquê apresentar diferença de timbre. Por isso mencionei magia e hemisfério norte e sul. A minha vontade foi só lhe ajudar com uma resposta um pouco irreverente.

    Agora, se fabricar utilizando o mesmo modelo de auto-falante, com uma caixa de dimensões diferentes, com a traseira aberta ou fechada, aí apresenta diferenças no timbre. Depende de seguir a risca as especificações.

    Kruspemsv
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Entendo, a traseira fechada/aberta influencia o som então? Qual seria o motivo, ressonância? No final das contas é mais ou menos como uma guitarra.

    Mas eu estou cotando uma caixa na Danamp, e lembro que no modelo eles sempre falam "caixa modelo orange" ou "caixa modelo mesa boogie", que deve ser o caso que você esta falando, é isso?

    Calime
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kruspemsv

    Mais punch e graves, "peso" na caixa fechada. Sobre a caixa ser modelo"x", tem a ver com a questão de ser aberta ou fechada, dimensões e espessura do medeirite(compensado) utilizado, que geralmente é 15, 18 mm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre caixa hand-made e de "marca"