2x12 + 1x10 em Laney LC15

    Autor Mensagem
    lgsella
    Veterano
    # ago/12


    Dei uma pesquisada sobre o assunto e não vi ninguém com uma dúvida parecida nem uma informação a respeito.

    Tenho um Laney LC15 e querendo mais corpo no timbre fiz uma 2x12 com uns falantes Novik da década de 70 que eu tinha aqui. O 1x10 do LC15 é um bom falante, mas é muito magrinho. Praticamente não se percebe os graves.

    Com a caixa pronta, os graves apareceram, o problema é que passaram dos limites. Ficou tudo muito abafado. Minha idéia, então, para compensar o excesso de graves da caixa é utilizar o 1x10 do combo.

    A questão é: como fazer isso sem ter problemas de impedância?

    O LC15 tem saída para 8 ou 16 Omhs. Não sei ao certo se é 8 OU 16 ou se é de 8 A 16. Uso os 2x12 de 8 Ohms ligados em série, o que resulta em 16 Ohms. Mas como eu poderia colocar mais um falante de 8 Ohms no meio disso tudo? Que tipo de ligação eu deveria fazer?

    Fico no aguardo!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    lgsella

    Acho que você terá que ligar em paralelo. Mas compartilho da mesma dúvida.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lgsella
    tu pode ligar, 1, 2, ou 4 falantes..... 3 falantes vc nao consegue.

    1 falante igual 8ohms.
    2 falantes, em serie=16 e em paralelo = 4 .
    4 falantes, unico jeito de ligar, liga dois em dois em paralelo, e os dois grupos de paralelos em dois, em serie, cada grupo com 4 + 4 = 8 .

    Serie: X+Y=
    Paralelo X+Y divido por X*Y=

    brunowebguitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lgsella
    Vai ficar difícil de fazer isso cara. Você tem 3 falantes de 8ohms certo. Se ligar os 3 em série terá 24ohms, se ligar os 3 paralelo terá algo em torno de 2,7ohms. Se ligar 2 deles em série, e o outro em paralelo, vai ter algo perto de 5,4ohms, se ligar 2 em paralelo, e o outro em série, terá 12ohms. Não sei como você vai fazer isso, pois nenhuma das hipóteses casa a impedância correta dos falantes. Acho que o melhor a fazer seria usar um falante de 12 e o outro de 10, assim você teria o melhor dos dois tipos...

    brunowebguitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Jeff.gomes
    O paralelo é ao contrário do que você disse. É X*Y dividido por X+Y.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    brunowebguitar
    ta certo, erro de digitação

    lemingue
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lgsella

    Não sei ao certo se é 8 OU 16 ou se é de 8 A 16.
    Pode colocar um gabinete de 8 ou um de 16, simples. O falante interno vai sempre funcionar.

    Esse som desagradável pode ser o seu falante, já pensou nisso? Leve seu combo em uma loja ou estúdio com um gabinete bom e veja se o resultado é o mesmo.

    2 falantes de 8 Ohms pode ser ligados para dar 16 Ohms (série) ou 4 Ohms (paralelo). Olha no site da celestion, tem uns esquemas de montagem de gabinetes.

    Abs.

    lgsella
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pois é, gente... Já tinha pensado nessa de ligar os 2x12 em paralelo e o terceiro em série pra fechar 12 Ohms... Só não sei até que ponto essa impedância seria segura pro amplificador.

    O LC15 marca na saída 8-16 Ohms. Assim mesmo, com um traço no meio. Se esse traço significa "ou" ou "a", não faço idéia... Talvez 12 Ohms seja aceitável.

    Outra opção seria a de 5,4 Ohms... A tendência seria ele esquentar mais, mas seria forte demais pra prejudicar um amp de 15 watts com 2 EL84?

    Quanto a qualidade dos falantes, realmente eles não são os melhores falantes do mundo, mas são decentes. São daqueles Noviks antigões que a Gianini usava nos tremendões da vida. Curti a pressão dos graves, mas tem que dar uma balanceada. Só com EQ não tá dando um resultado legal. Acredito que com o de 10" que é um Eminence Invader vou achar esse meio termo, só estou ressabiado em testar e acabar prejudicando o amplificador.

    Valeu pela ajuda e fico aberto a sugestões...

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lgsella
    É 8 OU 16... se colocar entre isso, em um deles, vai estragar teu ampli, alguma coisa vai queimar, isso depende da construção do ampli e qnts ohms foi inserido, acima ou a baixo na resistencia nominal de saida.

    lgsella
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: lgsella
    · votar


    Voltando pra contar pros camaradas daqui a enjambração que fiz... :D

    O improvável surpreende. Naquela de ligar os 3 e ter problema em casar a impedância, lembrei que tenho um Meteoro Atomic Drive de 30w jogado aqui em casa. É o primeiro amp que tive, uns 12 anos atrás. Ele tem um falante Meteoro de 8" e é 8 ohms.

    Pois bem... O que fiz foi ligar os 2x12 da caixa, o de 10 do Laney e o de 8 do Meteoro em série/paralelo e ver que merda ia dar. E não é que ficou um timbrão?

    Nessa mistureba toda, tem o gravão da caixa, a definição do 10 do Laney e aquele médio-agudo do Meteoro.

    Como toco blues, classic rock e coisas que não fogem muito dessa linha, achei um equilíbrio bem interessante. Pena que não tenho um equipamento decente de gravação... Queria compartilhar o resultado pra ver se tá legal mesmo ou se sou eu é que tô empolgado demais.

    Foda agora vai ser carregar a parafernalha toda... :D

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    lgsella

    Legal cara!

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    lgsella
    por que você não desfaz essa gambiarra toda e faz/monta/compra uma caixa 1 x 12 com um falante bom?

    Edit: alias, você pode montar esse laney num head, e usar uma boa caixa 1 x 12 ou 2 x 12... os falantes fazem MUITA diferença...

    olha como ficou o som de um fender frontman 15 ligado numa aixa 2 x 12 boa:



    lgsella
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Deco_ufrj
    Ainda ontém tive essa idéia de transformar o LC15 em um head. Algo, quem sabe, pro futuro.

    Quanto à gambiarra, é claro que uma caixa com falantes melhores faria muita diferença. Me desfiz de muito equipamento há uns 3 anos porque tinha parado de tocar. Minha caixa principal era uma 2x12 com os Vintage 30 e sei que os Noviks de R$ 100,00 o par - que não me custaram nada porque os tinha guardados aqui - jamais vão dar um resultado a altura. Acontece que, pelo custo de um Vintage 30, por exemplo, montei toda a parafernalha e obtive um resultado interessante, quem sabe até melhor. É algo provisório, certamente. Foi mais curiosidade do que qualquer outra coisa. Valeu como hobby...

    E pra mim essa experiência não deixa de significar que equipamentos baratos e tidos como inferiores podem dar um resultado surpreendente se forem trabalhados e experimentados. As vezes a molecada fica sonhando com equipos inalcansáveis, achando que só quando tiverem algo dessa ou daquela marca terão um timbre decente e não param pra experimentar o que tem em casa ou o que podem comprar com merreca.

    Valeu a dica de fazer um head do LC15! Essa idéia vou guardar pro futuro.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lgsella
    eu to pensando em fazer um head com um frontman 25r.... hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2x12 + 1x10 em Laney LC15