Mesa boogie mark III - cuidados com amp antigo

    Autor Mensagem
    fabio666
    Veterano
    # ago/12


    Pessoal,

    Tenho uma guitarra zaganin strato que está praticamente parada.
    Surgiu uma oportunidade de trocá-la por um mesa boogie Mark III.
    Vi vários vídeos sobre o amp, li vários reviews gringos nos quais o pessoal fala MUITO bem do combo.

    Vou testá-lo daqui uns dias, onde possivelmente fecharemos o negócio. Contudo sou pouco experiente com amps valvulados. Já tive um fender blues jr novo e gostava bastante, pela qualidade do som e sua simplicidade.

    Estou preocupado principalmente com os tipos de cuidados que devo ter com um amp que já deve ter uns vinte e poucos anos. Depois de algum tempo, os amps precisam de mais atenção e começam a dar problema? Em resumo, amp antigo, por melhor que seja, é como carro velho? :p

    Tem algum teste especial que posso fazer para verificar se o cara está escondendo algum defeito grave no brinquedo?

    Vi alguns relatos no fórum sobre este combo, mas bem superficiais. Alguém conhece bem o Mark III?

    Valeu, pessoal!
    Abraços!

    edalko
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    fabio666
    Conheço bem o mark 3, pois tenho um Combo Custom Shop Imbuya.

    Olha, primeira coisa, veja se não teve nenhuma troca de peças.
    Interessante seria vc postar fotos do amp para a gente dar uma olhada.
    Se for um combo, analise na parte de trás se não foram trocados componentes, como dissipador de calor, ou adição de um botão no lugar do knob de reverb para controle de volume do canal 2 (é um mod comum que o pessoal faz, mas ao inves de adicionarem um potenciometro concentrico, eles tiram o controle de reverb).

    Importante: veja se os transformadores são originais.

    Melhor seria ainda abrir o amp e ver se já não foi mexido internamente.

    Depois, é só ligar e ver o funcionamento dele, se não há estalos ou quedas bruscas de volume.
    Pode haver chiados, se tiver, bata com um lapis levemente nas valvulas. Se não apresentar ruído com as batidinhas, pode ser que os capacitores eletroliticos estejam ferrados, daí somente um tecnico pode avaliar.

    É um baita amp. EU gosto demais.
    Dependendo o modelo é uma baita troca.
    Aliás, qualquer que seja o modelo, mande bala!!!!

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    fabio666

    Como o edalko falou.... é importante verificar qual o estado do amp. Se foi bem cuidado e está todo original é um ótimo negócio. Mas como garantir isso??? Se você conhece o vendedor e confia nele, é um bom começo. Senão, o certo e levar num técnico pra dar uma olhada nele e passar o veredito.

    O item de desgaste natural mais importante são as válvulas. Estas devem ser trocadas periodicamente. Se o amp estiver bom, mas as valvulas velhas, é recomendado trocá-las por novas.

    No mais, a manutenção é a mesma que qualquer amp. valvulado. Ter sempre a tensão estável, diminuir (zerar) o volume e deixá-lo em stand by por alguns minutos antes de ligar e desligar e cuidados no manuseio e transporte para evitar danos nas válvulas. Sem segredos!!!

    fabio666
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pessoal,

    Muito obrigado pelas respostas!
    Não conheço o vendendor, ele respondeu a um anúncio meu numa comunidade do facebook sobre troca de instrumentos musicais em floripa.
    Contudo, ele parece ser um cara bacana, alguns conhecidos testaram o amp e gostaram bastante, só não o compraram por conta do preço elevado.

    Vou tentar providenciar as fotos e envio para vocês.

    Se for um combo, analise na parte de trás se não foram trocados componentes, como dissipador de calor, ou adição de um botão no lugar do knob de reverb para controle de volume do canal 2 (é um mod comum que o pessoal faz, mas ao inves de adicionarem um potenciometro concentrico, eles tiram o controle de reverb).

    edalko, é um combo sim. O vendedor me informou que adicionou um cooler recentemente e disse que o reverb não funciona. Imagino que seja por conta desta mod que vc citou.


    O item de desgaste natural mais importante são as válvulas. Estas devem ser trocadas periodicamente. Se o amp estiver bom, mas as valvulas velhas, é recomendado trocá-las por novas.

    Isso aí, Jinkxs. Esse é um cuidado que estou disposto a ter.

    Manjo pouco (ou melhor, nada!) de eletrônica, não vou saber avaliar os transformadores e se amp foi mexido. O vendedor me disse que as válvulas foram trocadas recentemente, portanto vou observar o brilho destas e questão do som mesmo (quedas bruscas de volume e ruídos, como me vocês indicaram).

    To meio sem grana e o cara está disposto a pegar uma volta baixa na troca; vários reviews indicam esse amp como um amp pra vida toda, penso que se tiver algum defeito escondido (que não se apresente apenas por esses testes que farei) dá pra investir uma grana com um técnico que vai deixar o amp como novo.

    Concordam?

    Valeu!!!
    Abraço!!

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    manda bala rapaz!

    Mas e essa sua strato zaganin, ta parada pq? Que outra guitarra vc está usando que supere uma Strato do Zaganin?

    fabio666
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    juninholiveira
    Cara, pra ser sincero acho o som dela absurdamente foda!
    Mas peguei uma gibson sg standard e me dei melhor com a pegada. Sei lá, me adaptei ao braço estilo taco de baseball e à ponte fixa. :p
    Mas uma vez que o cara é um "strateiro", não tem comparação da zaganin em relação a timbre e acabamento.
    Enfim, é uma questão de gosto. :)

    Pessoal, como faço para postar uma foto do amp?
    Tenho o link do anúncio, estou com medo de ser classificado como propaganda.

    Abraço!

    fabio666
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Nada como uma pesquisa no google. :)

    http://imageshack.us/photo/my-images/585/mesaboogie.jpg/

    edalko
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    fabio666
    Bonitão o amp.
    Mas duas coisas merecem uma análise:
    1o. o Mark3 ja vem com cooler. Se o cara instalou mais um, algum problema o amp tem.
    2o. essa coisa de reverb nao funciona poder ser coisa simples (fiozinho interno da calha de reverb que se soltou, ou mesmo o cabo que liga a calha de reverb no amp que tem problema, ou ainda a valvula do reverb que foi pro saco). No entanto, pode ser coisa mais grave no circuito... e se for isso o conserto é caro, e tem poucas pessoas no Brasil que mexem decentemente num amp desse gabarito.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    edalko: Mark3 ja vem com cooler. Se o cara instalou mais um, algum problema o amp tem

    Seria muita "frescura"!

    Brincadeira! Belo amp, um sonho de consumo. :)

    Parabéns!

    fabio666
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MauricioBahia
    Valeu! To muito feliz com a possibilidade. Tava pensando em pegar outro blues jr (vc tem um, certo?), pq é um amp muito bom, e tem preço bacana.
    Mesa é um sonho de consumo mesmo, nem cogitava por conta do preço. Tomara que dê certo! :)

    edalko
    Muito obrigado pelas suas dicas. Sempre bom poder contar com os colegas mais experientes. Acho que cooler parou de funcionar, por isso o remendo no amp. rs
    Dá pra dar um chute e imaginar se é mais provável que o problema esteja isolado no reverb? Pq daí imagino que um pedal legal de reverb ligado no loop do brinquedo deve resolver o problema. Agora se o problema for mais generalizado (no circuito principal do amp) acredito que vai apresentar mais problemas além do reverb. Estou certo?

    Li bastante sobre o combo, esse que vou pegar é o blue stripe. Parece que um dos stripes que o pessoal gosta bastante. =D
    Hoje a noite o cara vai testar minha zaganin e eu vou conhecer o mesa. Se der negócio, aviso pra vocês.

    Valeu!!
    Abraço!!

    edalko
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    fabio666

    Para testar o amp leve um cabo RCA duplo, que é o utilizado para ligar o reverb. Se ele não funcionar, retire a calha (solte os 4 parafusos), e veja se um fio interno não se soltou. No meu já aconteceu isso.

    O meu é Blue Stripe tbém. Adoro o som desse amp!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mesa boogie mark III - cuidados com amp antigo