Head valvulado Sovtek Midget 50H

    Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: edalko


    Peguei para testar e/ou adquirir um head desses.
    FOTO

    Ele tem o pré do JCM800 2204 mas com duas 6L6.
    São 50W com um volume alto pra caramba!

    Entradas low e high, controle de ganho, volume, agudo, grave, medio e presença.
    Saidas para caixa com 4, 8 ou 16 ohms.
    É amp casca grossa: sem loop, sem reverb.
    Made in Russia.

    Segundo a história, o fundador da Electro Harmonix, um comunista nato, foi para a URSS e lá fundou a Sovtek. Depois foi para os EUA e lá fundou a Electro Harmonix.

    O amp é do inicio da década de 90. E é muito compacto, sendo 2/3 do tamanho do Soldano.

    Segundo informações em foruns gringos é muito bom, tanto em sonoridade como no emprego de componentes.

    Ao testá-lo, achei um pouco parecido com a sonoridade de meu Soldano Sl60.
    Para tirar a cisma, coloquei os dois no Headbone VT, e pude notar que eles tem a mesma caracteristica de distorção. Talvez pelo uso das 6L6 no power.

    A diferença fica no fato de que o Sovtek tem mais corpo, mais graves, ao passo que o Soldano segue uma linha mais aguda.
    Considerando o ZERO o mais grave e DEZ o mais agudo, o Sovtek vai do 0 ao 7, ao passo que o Soldano vai do 4 ao 10.

    Alguém tem mais infos sobre ele?
    A aquisição compensa?

    edalko
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Forever alone...

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    edalko
    putz cara, tu que é um dos mais entendedores de grandes amps tá pedindo ajuda....xD

    eu só conhecia as válvulas Sovtek; nem sabia que fabricaram/fabricavam amps...

    edalko
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    strinbergshredder

    Quem dera kkkkkk

    Na verdade que queria mais informações sobre o porquê de os dois amps terem o mesmo tipo de drive, uma vez que o Sovtek tem o pre do jcm800 2204 e o Soldano se trata de um Fender anabolizado.

    Será pela presença das 6l6 no power?

    To numa duvida tremenda se fico com esse amp ou nao... catso!

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    edalko
    bom cara, acredito que a semelhança timbrística seja por conta das 6l6 mesmo; é característica delas...

    mas como eu não conheço muito do amp, seria bem melhor se tu pudesse postar uns samples...

    as características dele são bem atrativas, sem contar que o amanho dele é incrível; 50W com essa praticidade é maravilhoso!

    jigo__
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: jigo__
    · votar


    edalko
    kra posta uns sons pra gente ouvir!!! kkkkk

    acredito q seja por causa das 6l6 msm, mas tipo se o soldano e ele tiverem o som parecido nã compensaria passar o soldano pra frente??

    o soldano e o mark tem alguma coisa de parecida no som?? ja ouvi falar q os mark tinha um pouco do som do fender, não sei se procede...

    abçs

    edalko
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: edalko
    · votar


    jigo__

    Fala guri, blz?

    Então, a idéia é ficar com o Soldano, até porque já vendi um igual antes e me arrependi. Mesmo o Mark3 já ofereci por preço de banana aí um tempo, mas tomei gardenal e estou com ele.

    Eu estou começando a achar que a diferença entre EL34 e 6L6 é apenas o ponto de distorção, sendo que aquela distorce mais cedo do que as 6L6, de modo que elas não influenciam no timbre.
    Mas é um tiro meio cego, preciso de mais infos e de que algum entendido de um parecer.

    Quanto ao som...
    Olha eu não sou de ficar horas e horas fuçando para encontrar varios sons.
    No Mark 5, fui direto no som do Mark IV e deixei o canal 3 do gosto. No canal 2 deixei um overdrive legal, para bases mais amenas. E canal 1 já me adaptei para timbrar ele para usar o piezo da Musicman JP6, e para usar como timbre limpo nas autras guitas.
    Ou seja, já tenho um esquema pronto de equalização ali.
    Engraçado foi que notei que eu usava o Presence em torno de 5 ou 7, mas notei que usando ele entre 8 e 10 o som fica muito mais vivo.
    Mudei totalmente o modo de equalizar.

    No Sovtek, aliás, estou usando ele com o Médio no talo, dando uma amenizada nos graves e agudos, e o som ficou muito bom. Ahhh e Presence no 9.

    O Soldano tem um crunch (entrada LOW) muito bom. Ele te dá um drive sem granulação, na linha de Dumble, Fuchs, etc. É difícil achar um amp ou mesmo um pedal que te dê um overdrive sem granulação.
    O Sovtek no modo LOW tbém tem essa característica.

    Acho que o Mark 5 até pode chegar no som do Soldano.
    Mas o Soldano ainda tem um pouco mais de ganho no modo High.

    Óbvio que em muitos casos a diferença sonora de um amp em outro se dá pela equalização. Vc pode muitas vezes usar um pedal de EQ para chegar em sonoridades muito semelhantes a amps famosos.
    Mas, o som é próximo. Não é o som em si.

    Lembro que eu tinha o Zendrive, um pedal que atiçou minha GAS por muito tempo.
    Após adquiri-lo, comecei a comparar a sua sonoridade com o Small Fry da Barber, o Direct Drive da Barber, e o OD-20 da Boss.
    Consegui chegar com todos eles a um som muito próximo.
    Tanto que até acabei por me desfazer do pedal, por motivos economicos.

    Mas, se tudo fosse tão fácil assim, todo mundo teria uma pedaleira Zoom e um amp Nitrous Drive kkkkk

    Essa semelhança se dá num momento, mas na hora que vc pluga um pedal de boost na frente do amp, ou coloca pedais no loop, ou mesmo abaixa o volume da guita para obter menos drive e quer que o som tenha determinada forma, vc vê que ajustar um amp para uma sonoridade semelhante à outro, não quer dizer que ele vai te dar todas as qualidades daquele amp.

    Não sei se consegui explicar, mas o Mark 3, o Mark 5, o Soldano e mesmo o Sovtek tem suas qualidades singulares.
    Seja em volume, na resposta do amp quanto ao volume da guita, na sonoridade pelo uso do fx loop, etc.

    Quanto à semelhança de som de Fender, taí um assunto que não tenho conhecimento específico, pois o único Fender que tive foi um Princeton 112 Plus, transistorizado... que não é nenhum parâmetro de comparação a um valvulado.

    abrax

    MMI
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    edalko

    Cara, esse amp parece que vai ter ir no seu feeling mesmo. Acho que só se você achar o dono antigo, senão é na sua impressão.
    Pela sua descrição e pelo que conversamos, parece ser bem bacana.

    Abraço

    Ramsay
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    edalko

    Que coincidência, hoje de manhã eu estava navegando num site grigo e estava lendo justamente sobre um desses heads Sovtek Midget 50 que apresentou defeito.

    O pré dele de fato é quase igual ao do JCM800.
    A única diferença é que enquanto no Sovtek o controle de médios, no circuito, fica junto aos controles de graves e agudos, no JCM800 o controle de médios, fica numa parte diferente do circuito, junto à válvula inversora.
    Talvez isso explique a diferença sonora.
    Abs.

    edalko
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ramsay

    Só não dá pra onfundir o Mig 50, que na verdade é uma cópia do Bassman, com o Midget 50H, que além de ter um master volume, tem o pré do JCM800, com 6l6 no power.

    MMI
    É... pela necessidade, eu não preciso do amp.
    Mas pela GAS, tá foda.
    O amp tem um som muito bacana... som gordão... com bastante grave e médio-grave. Gostei no primeiro acorde (amor à primeira vista).

    Acho que vou ficar, mas daí, pelo fato de ser um pobre, tenho que vender alguma coisa... vamos ver o que rola...
    Hoje vou testar mais, e daí darei um veredito final.

    edalko
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Testei bem o amp Sovtek ontem, e com ajuda do Ramsay vimos que o circuito é até parecido com o Soldano SL60.
    Em resumo, não preciso e não posso gastar com um amp com a mesma caracteristica sonora de um que já possuo.

    Sendo assim, não vou ficar com o amp (infelizmente).

    jigo__
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    edalko
    ahh kra mas o soldano digamos assim tem mais grife e mais possibilidades...

    ademai é um soldano, sem duvida vc estará bem servido!!!!

    abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Head valvulado Sovtek Midget 50H